Lexus vs Alfa Romeo

Um dos problemas da Alfa Romeo em Portugal chama-se....Alfa Romeo !! Passo a explicar:

1) Quando comprei o Golf V, decidi experimentar o 147, pois gostava do carro esteticamente e já tinha algumas referencias positivas do JTDM. Na altura tinha um Golf IV. Fiz test-drive com o Director de Vendas de uma concessão. Não gostei muito do interior do carro, e no fim do test-drive disse-lhe isso mesmo e expliquei porquê.
Ele perguntou-me que carro tinha e eu disse-lhe. A sua resposta foi: "Ah pois, se vem de um Golf não pode gostar mesmo, pois estes Alfas (147 restyling) são bons, mas ainda não atingiram o patamar de qualidade dos Golf".
OK, sem entrar em considerações sobre qual é melhor, uma vez que não é esse o objectivo do meu post, ter um Director de Vendas de uma concessão a dizer-me isto - mesmo sendo verdade - não me dá confiança nenhuma no produto.

2) O site da Alfa. Qualquer caganita de site de uma qualquer caganita de marca tem um configurador e os respectivos preços. Se eu pretendo visualizar um qualquer modelo da AR limito-me a ver umas fotos...se quero saber o preço, tenho que consultar a imprensa... mau, mau, muito mau !!

Estes dois exemplos, podem, na minha opinião, ilustrar muita coisa. São duas falhas graves.
A 1ª, em termos do processo de venda, e a 2ª na falta de informação importante disponivel.
Tens toda a razão.

Já não é o primeiro relato deste tipo que oiço.

Tentar vender um produto e dizer que os outros são melhores...

Como Alfista conhecedor minimamente do que é a ALFA ROMEO, penso que um dos pre-requisitos no CV para vendedor, deveria ser ser Alfista...

Quantas vezes não fui/vou eu ao Grande Centro em Alfragide, e pareço transparente, e se eu gosto de ALFAs, FIATs...

E até sou lá cliente bem antigo!!!

Já lá fui inclusivé para comprar, e acabei por desistir, tal é o desprezo que nos dão...

Quanto ao site, sim, faltam lá algumas coisas essenciais, mas penso que já esteve bem pior, ou seja, penso que caminha para ficar melhor...

( assim espero pelo menos )

O maior problema do grupo FIAT em Portugal vem mesmo de dentro, quase como um cancro que vai minando tudo o resto...

E atenção, nao fiz os comentarios com qualquer intenção depreciativa.

Reconheço as melhorias qualitativas levadas a cargo pela AR nos ultimos anos...só que acho que a marca poderia ter maior expressão se tivesse - em PT - uma direcção de marketing e vendas mais activa... de cuja ineficiencia citei 2 exemplos.

Se tens um bom produto e nao o sabes vender... esse produto levará muito mais tempo a ser bem aceite ! ;)

o problema é que a maioria dos concessionáriso Alfa são partilhados. aliás, pessoalmente, não conheço nenhum concessionário 100% Alfa Romeo.

no entanto, a Alfa está em processo de "re-estruturação". a nova linha a seguir está a ser testada no Reuno Unido e se tudo correr bem será imposta no resto da Europa.
As coisas estão a mudar, não podemos esperar é que mudem do dia para a noite.

Tens toda a razão.

Já não é o primeiro relato deste tipo que oiço.

Tentar vender um produto e dizer que os outros são melhores...

Como Alfista conhecedor minimamente do que é a ALFA ROMEO, penso que um dos pre-requisitos no CV para vendedor, deveria ser ser Alfista...

...

Tb não vou tão longe ! Mas naturalmente tem que conhecer muito bem o que está a vender...e isso aplica-se a qualquer marca.

Mas por exemplo, todos sabemos que cada marca tem os seus pontos fortes e fracos... bastava exaltar os pontos fortes do produto e minimizar um pouco os fracos que era - para mim - o suficiente para estar a desempenhar um bom papel comercial !

o problema é que a maioria dos concessionáriso Alfa são partilhados. aliás, pessoalmente, não conheço nenhum concessionário 100% Alfa Romeo.

no entanto, a Alfa está em processo de "re-estruturação". a nova linha a seguir está a ser testada no Reuno Unido e se tudo correr bem será imposta no resto da Europa.
As coisas estão a mudar, não podemos esperar é que mudem do dia para a noite.

De facto era um concessionario partilhado.

De facto era um concessionario partilhado.

é assim, isso não significa que automáticamente seja mau mas pronto... com jeitinho nem sequer têm vendedores dedicados. às tantas de manhã vende Fiat's, à tarde está a vender Alfas e no outro dia de manhã Lancias...

mas como referi, a Alfa está a trabalhar para mudar as coisas.

Tb não vou tão longe ! Mas naturalmente tem que conhecer muito bem o que está a vender...e isso aplica-se a qualquer marca.

Mas por exemplo, todos sabemos que cada marca tem os seus pontos fortes e fracos... bastava exaltar os pontos fortes do produto e minimizar um pouco os fracos que era - para mim - o suficiente para estar a desempenhar um bom papel comercial !
Claro que eu exagerei um bocado, mas era essa a ideia.

Se se vender algo de que se gosta, presta-se um melhor serviço. [;)]

A minha última e não muito recente experiência com a AR também não foi grande coisa.

Tentei marcar um test-drive de um 159 2.4 no Stand (Alfragide), disseram-me que logo que fosse possivel me ligavam. Entretanto como passaram uns dias e nada, sairam uns anúncios de imprensa com um nº para marcar test-drives e liguei para lá a tentar por essa via, disse expressamente que só o 2,4 me interessava, não queria o 1.9.

Passado uns minutos ligaram-me do stand de Alfragide muito atrapalhados a desculparem-se por ainda não terem ligado e lá se marcou.

O TD propriamente correu bastante bem, andei uns bons 80 km com o vendedor, que depois de começar a ter confiança na minha condução até me dizia numa curva "sempre a fundo, para ver o ESP a corrigir o carro" [:D]
e não disse nem ai nem ui quando numa aberta aflorei os 215, enfim pela forma como decorreu o TD lá compensou a desorganização inicial.

O problema ainda mais grave da assistencia e concessões de venda da Ar é que é generalizada a quase toda a europa...[8b]
É verdade.
O exemplo paradigmático é a Inglaterra.
Em Portugal tenho conhecimento que alguns concessionários ainda se vão "safando" (vulgo, prestando um serviço aceitável ao cliente) mas é à custa da carolice dos funcionários e gerentes.

É verdade.
O exemplo paradigmático é a Inglaterra.
Em Portugal tenho conhecimento que alguns concessionários ainda se vão "safando" (vulgo, prestando um serviço aceitável ao cliente) mas é à custa da carolice dos funcionários e gerentes.

é precisamente por lá que a Alfa vai dar inicio aos novos métodos a seguir.

quando o problema das concessões da Alfa estiverem resolvidos, o grau de satisfação vai subir imenso.

Última edição:
Por breves momentos e voltando ao tópico inicial Lexus vs AR; qdo saiu o IS220d fui vê-lo ao stand da 2ª Circular (o único em Lx?) achei um atendimento do mais "cagónis" que experimentei, pior que a Baviera da Expo (aó bateram no fundo), demonstraram desprezo total, indisponibilidade para me mostrar o produto, quando perguntei características, equipamento etc, limitaram-se a mostrar (não deram) o catálogo a e a dizer para ver o carro.

Já meio irritado perguntei a política de descontos, aí desisti e não desci ao nível do menino, a resposta foi: (grande sorriso de vitória?!) ahhh isso não fazemos na Lexus!
Levantei-me e fui embora...

Há boa maneira portuguesa, e por ir na desportiva, ténis, t-shirt, barba por fazer e por ter aparecido de FIESTA 1.25 TECNO (carro de reserva da casa dos meus pais, pois ainda não tinha carro) fui mau atendido.
Já fui de maneira semelhante (descontraído e relax) a outro stand da BMW onde fui recebido de forma exemplar e profissional, como toda as pessoas devem ser.

Maus profissionais existem em todo o lado!

Já fui à AR da Av Ant Aguiar (2004) e fui muito bem atendido, queria comprar o 147 1.6 para a maria, e a compra esteve quase fechada - era um de serviço com 2 meses e 3.000kms - mas à última a teimosa optou por um Astra 1.7cdti com grande pena minha.

Voltar
Superior