Lexus vs Alfa Romeo

Um dos problemas da Alfa Romeo em Portugal chama-se....Alfa Romeo !! Passo a explicar:

1) Quando comprei o Golf V, decidi experimentar o 147, pois gostava do carro esteticamente e já tinha algumas referencias positivas do JTDM. Na altura tinha um Golf IV. Fiz test-drive com o Director de Vendas de uma concessão. Não gostei muito do interior do carro, e no fim do test-drive disse-lhe isso mesmo e expliquei porquê.
Ele perguntou-me que carro tinha e eu disse-lhe. A sua resposta foi: "Ah pois, se vem de um Golf não pode gostar mesmo, pois estes Alfas (147 restyling) são bons, mas ainda não atingiram o patamar de qualidade dos Golf".
OK, sem entrar em considerações sobre qual é melhor, uma vez que não é esse o objectivo do meu post, ter um Director de Vendas de uma concessão a dizer-me isto - mesmo sendo verdade - não me dá confiança nenhuma no produto.

2) O site da Alfa. Qualquer caganita de site de uma qualquer caganita de marca tem um configurador e os respectivos preços. Se eu pretendo visualizar um qualquer modelo da AR limito-me a ver umas fotos...se quero saber o preço, tenho que consultar a imprensa... mau, mau, muito mau !!

Estes dois exemplos, podem, na minha opinião, ilustrar muita coisa. São duas falhas graves.
A 1ª, em termos do processo de venda, e a 2ª na falta de informação importante disponivel.
Tens toda a razão.

Já não é o primeiro relato deste tipo que oiço.

Tentar vender um produto e dizer que os outros são melhores...

Como Alfista conhecedor minimamente do que é a ALFA ROMEO, penso que um dos pre-requisitos no CV para vendedor, deveria ser ser Alfista...

Quantas vezes não fui/vou eu ao Grande Centro em Alfragide, e pareço transparente, e se eu gosto de ALFAs, FIATs...

E até sou lá cliente bem antigo!!!

Já lá fui inclusivé para comprar, e acabei por desistir, tal é o desprezo que nos dão...

Quanto ao site, sim, faltam lá algumas coisas essenciais, mas penso que já esteve bem pior, ou seja, penso que caminha para ficar melhor...

( assim espero pelo menos )

O maior problema do grupo FIAT em Portugal vem mesmo de dentro, quase como um cancro que vai minando tudo o resto...

E atenção, nao fiz os comentarios com qualquer intenção depreciativa.

Reconheço as melhorias qualitativas levadas a cargo pela AR nos ultimos anos...só que acho que a marca poderia ter maior expressão se tivesse - em PT - uma direcção de marketing e vendas mais activa... de cuja ineficiencia citei 2 exemplos.

Se tens um bom produto e nao o sabes vender... esse produto levará muito mais tempo a ser bem aceite ! ;)

o problema é que a maioria dos concessionáriso Alfa são partilhados. aliás, pessoalmente, não conheço nenhum concessionário 100% Alfa Romeo.

no entanto, a Alfa está em processo de "re-estruturação". a nova linha a seguir está a ser testada no Reuno Unido e se tudo correr bem será imposta no resto da Europa.
As coisas estão a mudar, não podemos esperar é que mudem do dia para a noite.

Tens toda a razão.

Já não é o primeiro relato deste tipo que oiço.

Como Alfista conhecedor minimamente do que é a ALFA ROMEO, penso que um dos pre-requisitos no CV para vendedor, deveria ser ser Alfista...

...

Tb não vou tão longe ! Mas naturalmente tem que conhecer muito bem o que está a vender...e isso aplica-se a qualquer marca.

Mas por exemplo, todos sabemos que cada marca tem os seus pontos fortes e fracos... bastava exaltar os pontos fortes do produto e minimizar um pouco os fracos que era - para mim - o suficiente para estar a desempenhar um bom papel comercial !

o problema é que a maioria dos concessionáriso Alfa são partilhados. aliás, pessoalmente, não conheço nenhum concessionário 100% Alfa Romeo.

no entanto, a Alfa está em processo de "re-estruturação". a nova linha a seguir está a ser testada no Reuno Unido e se tudo correr bem será imposta no resto da Europa.
As coisas estão a mudar, não podemos esperar é que mudem do dia para a noite.

De facto era um concessionario partilhado.

De facto era um concessionario partilhado.

é assim, isso não significa que automáticamente seja mau mas pronto... com jeitinho nem sequer têm vendedores dedicados. às tantas de manhã vende Fiat's, à tarde está a vender Alfas e no outro dia de manhã Lancias...

mas como referi, a Alfa está a trabalhar para mudar as coisas.

Quem me dera que todos os vendedores tivessem tanta honestidade, todos os carros têm pontos fracos ou são melhores ou piores que outros nalgumas coisas.

Quanto ao resto concordo, a representação da AF em portugal é mázinha.

Mas é mais do que evidente, que a partir dos 80's as coisas foram diferentes, estando (IMHO) novemente a subir.
Mas é algum segredo que nos finais da decada de 80 e principios de 90, a Alfa tinha dificuldades e uma gama pobre ?

Não, não é segredo nenhum, dai eu ter dito o que disse.

Tb não vou tão longe ! Mas naturalmente tem que conhecer muito bem o que está a vender...e isso aplica-se a qualquer marca.

Mas por exemplo, todos sabemos que cada marca tem os seus pontos fortes e fracos... bastava exaltar os pontos fortes do produto e minimizar um pouco os fracos que era - para mim - o suficiente para estar a desempenhar um bom papel comercial !
Claro que eu exagerei um bocado, mas era essa a ideia.

Se se vender algo de que se gosta, presta-se um melhor serviço. [;)]

Como eu já tenho vindo a dizer , a Alfa nos ultimos anos não tem nada que "agarre" por assim dizer.

O 1Alfista comprovou o que eu disse...

A minha última e não muito recente experiência com a AR também não foi grande coisa.

Tentei marcar um test-drive de um 159 2.4 no Stand (Alfragide), disseram-me que logo que fosse possivel me ligavam. Entretanto como passaram uns dias e nada, sairam uns anúncios de imprensa com um nº para marcar test-drives e liguei para lá a tentar por essa via, disse expressamente que só o 2,4 me interessava, não queria o 1.9.

Passado uns minutos ligaram-me do stand de Alfragide muito atrapalhados a desculparem-se por ainda não terem ligado e lá se marcou.

O TD propriamente correu bastante bem, andei uns bons 80 km com o vendedor, que depois de começar a ter confiança na minha condução até me dizia numa curva "sempre a fundo, para ver o ESP a corrigir o carro" [:D]
e não disse nem ai nem ui quando numa aberta aflorei os 215, enfim pela forma como decorreu o TD lá compensou a desorganização inicial.

O problema ainda mais grave da assistencia e concessões de venda da Ar é que é generalizada a quase toda a europa...[8b]

O problema ainda mais grave da assistencia e concessões de venda da Ar é que é generalizada a quase toda a europa...[8b]
É verdade.
O exemplo paradigmático é a Inglaterra.
Em Portugal tenho conhecimento que alguns concessionários ainda se vão "safando" (vulgo, prestando um serviço aceitável ao cliente) mas é à custa da carolice dos funcionários e gerentes.

É verdade.
O exemplo paradigmático é a Inglaterra.
Em Portugal tenho conhecimento que alguns concessionários ainda se vão "safando" (vulgo, prestando um serviço aceitável ao cliente) mas é à custa da carolice dos funcionários e gerentes.

é precisamente por lá que a Alfa vai dar inicio aos novos métodos a seguir.

quando o problema das concessões da Alfa estiverem resolvidos, o grau de satisfação vai subir imenso.

Last edited:
Por breves momentos e voltando ao tópico inicial Lexus vs AR; qdo saiu o IS220d fui vê-lo ao stand da 2ª Circular (o único em Lx?) achei um atendimento do mais "cagónis" que experimentei, pior que a Baviera da Expo (aó bateram no fundo), demonstraram desprezo total, indisponibilidade para me mostrar o produto, quando perguntei características, equipamento etc, limitaram-se a mostrar (não deram) o catálogo a e a dizer para ver o carro.

Já meio irritado perguntei a política de descontos, aí desisti e não desci ao nível do menino, a resposta foi: (grande sorriso de vitória?!) ahhh isso não fazemos na Lexus!
Levantei-me e fui embora...

Há boa maneira portuguesa, e por ir na desportiva, ténis, t-shirt, barba por fazer e por ter aparecido de FIESTA 1.25 TECNO (carro de reserva da casa dos meus pais, pois ainda não tinha carro) fui mau atendido.
Já fui de maneira semelhante (descontraído e relax) a outro stand da BMW onde fui recebido de forma exemplar e profissional, como toda as pessoas devem ser.

Maus profissionais existem em todo o lado!

Já fui à AR da Av Ant Aguiar (2004) e fui muito bem atendido, queria comprar o 147 1.6 para a maria, e a compra esteve quase fechada - era um de serviço com 2 meses e 3.000kms - mas à última a teimosa optou por um Astra 1.7cdti com grande pena minha.

Back