Livros - O que andam a ler?

claro...ele nem iria dizer o contrário. Eu também só comentei depois de ler o livro: mas é preciso saber-se relativamente bem dos contextos históricos reportados para se poder perceber do que está errado.

Fora o falhanço total do livro, as personagens são desensaboradas...

Já o Equador era uma historia de ficção baseada em alguns elementos historicos logo existia muita coisa que historicamente estava errada, mas era para ser mesmo assim. Se ele vai a contar a historia tal e qual ela se passou na realidade deixa de ser romancista e passa a a ser historiador.

Mas tenho que ler o livro primeiro para poder ter uma opinião mais concreta.

Já o Equador era uma historia de ficção baseada em alguns elementos historicos logo existia muita coisa que historicamente estava errada, mas era para ser mesmo assim. Se ele vai a contar a historia tal e qual ela se passou na realidade deixa de ser romancista e passa a a ser historiador.

Mas tenho que ler o livro primeiro para poder ter uma opinião mais concreta.

Na minha opinião, essa conclusão está redondamente errada. É certo que uma obra literária (neste caso um romance) pouco deve ter a ver com uma publicação de História: no romance o autor está à vontade para criar o mundo como bem entender.

O problema é quando o mundo que o autor retrata - e alguns até afirmam que se baseiam em apurados estudos histórico, como foi o caso do M.S. Tavares - é um mundo passado real, até com personagens e acontecimentos históricos verdadeiros. Para o fazer, tem necessariamente que conhecer o contexto histórico que está a romancear: de outro modo perde completamente o seu objectivo.

Vou dar um exemplo: se eu escrever um romance sobre o D. Afonso Henriques e escrever que ele era "na verdade" um homem Africano que tinha subido até à Europa, e que para o fazer tinha utilizado uma bicicleta a motor.
Eu estaria a criar um mundo - que não existiu... Ao mesmo tempo que pretendia retratar a forma como se formou o reino de Portugal.
Não é verdade que isto significaria que não percebo nada de História? E de que sou totalmente incapaz de vos retratar a dita época? Se não consigo compreender, decifrar e apresentar a nossa História, porque é que me baseio nesta para romancear?

Porque é um clichê comercial?

Quem ler este livro em particular vai ficar com noções erradas da História, ou vai ler observações completamente sem "graça"...

Estou a ler este:

o%20pecado%20de%20darwin.jpg

Também estou a ler o "Rio das Flores" do MST. Ainda vou no início, não posso confirmar ou desmentir o que foi dito aqui, no entanto, por aquilo que já deu para ver, parece-me estar uns furos abaixo do Equador, do qual gostei bastante.

Agora meti-me a ler o Oliver Twist de [SIZE=-1]Charles Dickens, já vou mais ou menos a meio, e recomendo, até porque a escrita do Dickens neste livro é bastante agradável, e estabelece uma boa relação com o leitor. Fiquei bastante surpreendido, pois pelo que me lembrava dos desenhos animados lol, não gostava nada desta personagem, mas o raio do livro é bom.
[/SIZE]

Eu ando a ler o Rio das Flores de M.S.T., como pelos vistos muitos estão a ler aqui... e a seguir pretendo ler o Sétimo Selo de José Rodrigues dos Santos...

Ainda estou no início do Rio das Flores... que por acaso não me está a prender como prendeu Equador... mas espero que não desiluda... afinal de contas era para ter comprado outro livro mas acabei por comprar este mais porque gostei bastante do Equador... espero não me vir a arrepender de não ter comprado o outro...

:)

Se tiveres mesmo curiosidade, sugiro que peças um emprestado. Não vale a pena gastares o dinheiro.

Eu é que precisava deste conselho antes de o ter comprado para mim... Agora vamos ver se pelo menos escapa... até agora ainda não deu para ver... só deu para ver, como já referi, que não me está a prender tanto quanto Equador...

Já agora não queres aconselhar um excelente livro para ler depois deste e do Sétimo Selo que me vão emprestar?! Gosto de romances históricos, clássicos, etc... acho que o mais difícil é escolher um... entre tantos livros... [:D]

Está em lista de espera.[:D]

Impressões até agora?

Um de cada vez e vai-se lendo, lol!

Bem é o primeiro livro dele que leio, estou mesmo, mesmo no inicio, ainda só li umas 30 páginas, por isso ainda estou a "entrar" no mundo do livro.
Se já leste a sinopse está certíssima, o estilo narrativo é surpreendente, estranha-se um pouco ao principio, é preciso alguma concentração até te habituares mas depois torna-se muito interessante e o texto começa a fluir. Para já é o que posso dizer, ainda não é muito, mas estou a gostar.

Já agora não queres aconselhar um excelente livro para ler depois deste e do Sétimo Selo que me vão emprestar?! Gosto de romances históricos, clássicos, etc... acho que o mais difícil é escolher um... entre tantos livros... [:D]

Pois...que tarefa hercúlea! Atribuir a excelência a um livro é muito complicado. Mas vou listaralguns muito bons. Vou apenas referir livros com boas traduções em português (e portugueses tamém, claro)

Romances históricos:

José Saramago, O memorial do convento.

Marguerite Yourcenar, As memórias de Adriano.

A colecção Roma Sub-rosa do Steven Saylor (apesar de ser policial, o autor é um conhecido investigador da história clássica romana. em termos de promenores é muito bom)

Bernard Cornwell, a colecção do Sharpe (para quem gosta de romances históricos que se debrucem muito sobre história militar)

Cristian Jacq, qualquer obra (é um egiptólogo de "primeira água")

Richard Zimmler, O último cabalista de Lisboa (foi colocado num post acima)

Irvin Yalom, Quando Nietzcshe chorou e o A cura de Schoppenhauer (para quem gosta de romances que historicizam a filosofia. Ambos muito bons)

Umberto Eco, O nome da rosa (uma visão impecávelmente retratada do monaquismo medieval e da noção de medo como acesso ao Paraíso)

Umberto Eco, Baudolino (outro excelente retrato da época imperial medieval. É preciso referir que o autor é um dos principais medievalistas europeus)

Simon Scarrow, O vôo da águia (sobre Roma. O resto da colecção também é agradável)

David Liss, A conspiração de papel (sobre um crime na Londres do séc XVIII. É delicioso ler as descrições que faz de pormenores dessa época)

Maria João da Câmara, Crónica de amor e de mar (não diria excelente, mas a autora fez uma "coisa" que muitos romances históricos não conseguem atingir: aplicou a linguagem e os trejeitos da época)

etc...

Clássicos (a que te referes aqui? Literatura clássica (Roma, Grécia)? ou clássicos ocidentais...vou por estes)

Jorge Luís Borges, A biblioteca de Babel

Aldous Huxley, Admirável mundo novo; e o 1984 de Orwell.

Gabriel Garcia Marquéz, Cem anos de Solidão

Dostoievsky, Crime e Castigo

Leo Tolstoi, Guerra e Paz

Milton, O Paraíso perdido

Hemingway, Por quem os sinos dobram

Somerset Maugham, O véu pintado
Somerset Maugham, O fio da navalha (excelente)
Somerset Maugham, A lua e cinco tostões (baseado em Paul Gaugin)

Homero, Ilíada
Homero, Odisseia

Vergílio, Eneida

Platão, República

Heidegger, Carta sobre o Humanismo (útlimo título que refiro sobre filosofia "contemporânea")

James Joyce, Ulisses

José Saramago, A jangada de pedra e o Ano da Morte de Ricardo Reis

Thomas Pynchon, O leilão do lote 49

Agustina Bessa-Luís, Sibila, Vale Abrãao, etc...

Max Hastings, Nemesis (sobre a invasão do Japão. Não é um clássico, mas vais ser muito provavelmente...)

faltam aqui vários (muitos, muitos), que aqui não referi porque teria que passar aqui as próximas horas a escrever :). Coloquei títulos já relativamente longes no tempo.

Excluí campos como poesia (julgo que coloquei 2 ou 3), teatro (ex: Shakespeare) ou ensaios.

Espero que isto ajude a escolher outro título. Se quiseres um leque maior é só dizeres [:D]

Um de cada vez e vai-se lendo, lol!

Bem é o primeiro livro dele que leio, estou mesmo, mesmo no inicio, ainda só li umas 30 páginas, por isso ainda estou a "entrar" no mundo do livro.
Se já leste a sinopse está certíssima, o estilo narrativo é surpreendente, estranha-se um pouco ao principio, é preciso alguma concentração até te habituares mas depois torna-se muito interessante e o texto começa a fluir. Para já é o que posso dizer, ainda não é muito, mas estou a gostar.
Eu já li "Ontem Não Te Vi em Babilónia", era só mesmo para saber se estavas a gostar.[;)]

À escrita dele já eu estou habituado![:D]

E adoro![;)]

Já me deste leitura para um ano ou mais... dependendo do tempo livre o do interesse despertado pelo livro...
Adoro romances históricos... e já li livros de Bernard Cornwell... já li de Dostoievsky... mas li foi os irmãos karamázov...

Por acaso tenho o Memorial do Convento cá em casa mas como não fui eu que comprei.... e como está no meio de vários que já li esqueço-me sempre que ele ali está à espera de ser lido...

Poesia eu gosto... e tenho alguns livros, mas de poetas portugueses, como Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Antero de Quental, tenho um livro com uma selecção de vários poemas de várias poetisas...

Depois devo confessar que já comecei a ler também Baudolino... mas como o livro era da Biblioteca Municipal... e eu estava numa altura sem grande tempo livre... acabei por entregá-lo e esquecer-me de requisitá-lo novamente... é que nem sempre há vontade e tempo de ir de propósito à biblioteca com uma lista de livros pra requisitar e ler... o que é uma pena... :(

Mas vou escolher um desses para ler depois destes 2 que estou e vou ler...

Depois quando acabar... volto a chatear-te com nova lista... eheheh!!!

Infelizmente a minha próxima leitura vai ser mesmo:

- Criação de Porcos, Kelly Klober.

Claro que vou tentanto acompanhar com o "Sapatos de Rebuçado.."

Já me deste leitura para um ano ou mais... dependendo do tempo livre o do interesse despertado pelo livro...
Adoro romances históricos... e já li livros de Bernard Cornwell... já li de Dostoievsky... mas li foi os irmãos karamázov...

Por acaso tenho o Memorial do Convento cá em casa mas como não fui eu que comprei.... e como está no meio de vários que já li esqueço-me sempre que ele ali está à espera de ser lido...

Poesia eu gosto... e tenho alguns livros, mas de poetas portugueses, como Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Antero de Quental, tenho um livro com uma selecção de vários poemas de várias poetisas...

Depois devo confessar que já comecei a ler também Baudolino... mas como o livro era da Biblioteca Municipal... e eu estava numa altura sem grande tempo livre... acabei por entregá-lo e esquecer-me de requisitá-lo novamente... é que nem sempre há vontade e tempo de ir de propósito à biblioteca com uma lista de livros pra requisitar e ler... o que é uma pena... :(

Mas vou escolher um desses para ler depois destes 2 que estou e vou ler...

Depois quando acabar... volto a chatear-te com nova lista... eheheh!!!

não é chatice nenhuma apr:)

eu gosto de debater sobre livros...o cansaço é que não me facilitou a elaboração da lista.

Uma lista sobre poesia e ensaios seria interessante.

Voltar
Superior