Vai parecer cliché, mas...
Os gostos são mesmo assim, por vezes mais racionais do que noutros momentos, e podem muitas vezes ser semelhantes ou completamente díspares do resto das opiniões da malta.
O que importa no final da linha é aquilo que nos move!
Do que adienta comprares o carro certo (imaginado que tal existe) se não é aquele que dá gozo de andar?
Eu tenho um patinho feio para a maioria das pessoas, mas acredita que se for à garagem é o primeiro a sair comigo, nem que seja para ir ao pão. E porquê? Porque é aquilo que me move.
Fazes muito bem em obter informações sobre os diferentes jipes, ajudam a aclarar o teu objectivo, mas além dos problemas crónicos de cada modelo, o importante é encontrares uma unidade que esteja bem estimada e bem mantida. Este indicador é por vezes uma garantia!
Em relação aos valores dos Disco TD5, acho-os um pouco caros, mas o mercado anda maluco e sem grandes ofertas.
Há ano e meio um amigo vendeu o DiscoII TD5 completamente revisto e estimado em garagem, com projecto de homologação para guincho, luzes auxiliares, pneus, snorkel, estribos, parachoques, roof-rack personalizado por menos de 12k. Na altura achei a venda cara. [

]
Em opinião pessoal, gosto bastante do modelo em si, mas talvez comprasse algo diferente.
Um pajero abas-largas faz o mesmo por menos dinheiro, e com o que sobra podes colocar-lo completamente adaptado ao teu gosto. Mas como digo, são gostos, e o teu pode ser diferente!
Faz um boa compra! E depois, caso sejas da AML e pretendas dar uma voltinha para ambientar, diz-me algo.
Terei todo o gosto.