Mazda 3 (2019)

mazda-3-auto-a-prima-vista.jpg

mazda-3-auto-a-prima-vista.jpg

"(...)Motor a gasolina surpreendente

Se o motor diesel é quem domina no mercado europeu, com 69% das vendas no segmento C, a realidade é que são as unidades a gasolina cuja procura mais cresce, com 21,5% em 2018, contra uma queda dos motores a gasóleo de 14,4%, o que explica a aposta da Mazda nestes últimos. O novo Skyactiv-G 2.0 tem dois litros de capacidade (1988 cc), fornece 122 cv e possui uma série de truques na manga.

Tradicionalmente neste segmento, os motores têm menos cilindrada, recorrendo a um turbocompressor para incrementar a potência e, especialmente, a força. A Mazda seguiu um outro caminho, incrementando a cilindrada e retirando o turbo. Com isto, a marca nipónica consegue valores de consumo igualmente baixos a rodar devagar, mas não os vê aumentar consideravelmente sempre que o condutor decide adoptar um ritmo mais apressado.

all-new-mazda3_2019_technical-3-skyactiv-g-2-0.jpg

Skyactiv-G 2.0

Como se isto não bastasse, a ausência do turbo permite ainda não ter de montar um filtro de partículas, obrigatório para cumprir com as exigências do WLTP nas unidades sobrealimentadas. Ainda assim, a marca teve de recorrer a argumentos extra para limitar os consumos desta unidade que chega a ter o dobro da capacidade de alguns concorrentes. Uma das soluções foi a desactivação dos cilindros, com este quatro cilindros a funcionar apenas com dois sempre que o condutor levanta o pé do acelerador ou o pressiona muito levemente.

Ainda para cortar nos consumos, o que a Mazda estima entre 0,5 a 0,7l/100 km, o Skyactiv-G 2.0 está equipado com um sistema Mild Hybrid, ou híbrido “suave”, essencialmente uma solução que recorre a um pequeno motor eléctrico (6 kW) alimentado por uma pequena bateria (0,17 kWh), que ajuda a colocar o motor em funcionamento em condições de Start&Stop, fornecendo ainda uma potência extra no momento do arranque e sempre que o condutor acelera, diminuindo a necessidade de gasolina. Com isto, o Mazda 3 que anuncia 197 km/h consome apenas 5,1 l/100 km.(...)"

Novo Mazda 3 chega a Portugal cheio de truques

Ao menos na próxima década vou deixar de ver nos forúns/grupos/whatever Mazda a conversa do: tirei DPF, fiz repro para mais 100cv, ficou a consumir menos 2L/100.....e nem deita fumo[8b][:D]

A cor polymetal grey fica muito bem neste 3. Mas parece que não está disponível no sedan.

Atenção que estou-me a guiar pelo config espanhol.

Gosto mais do interior do que exterior.

Aquela grelha frontal não me convence, qualquer dia vamos ter a frente do Mazda 3 100% em grelha [:D]

Este carro tem mesmo muito bom aspeto.Aliás todos os carros da Mazda ultimamente, são muito bonitos na minha opinião.

Sim, o pessoal que faz reviews normalmente anda a explorar o comportamento do chassis, acelerações, levar as rotações lá acima ....
Numa utilização normal, a acompanhar o restante tráfego o consumo deve ser inferior. Diria próximo de 6 litros /100km...

Isso parece-me muito mas muito optimista, se mesmo em algumas reviews anda pelos 8

Anda pelos 8 a puxar forte e feio.

Tens aqui a versão 2.0 155hp americana:

Menos de 5L em "cruzeiro", média de 7 misto, pelo que na versão que temos por cá devemos esperar algo em torno dos 6.5L.

Back