Mazda 3 (2019)

Vamos cá ver:

Este 2.0 garante consumos na mesma linha ou até mais baixos que os tri-cilíndricos turbinados, com metade da cilindrada.

Vão sempre existir diferenças entre um motor turbinado e um motor atmosférico. A opinião perante a motorização depende do hábito do condutor. Mas, as prestações deste bloco estão perfeitamente alinhadas com o restante segmento.

O ser atmosférico, proporciona uma maior agradabilidade na exploração da caixa, fruto da maior progressividade do motor. Mas, deixa cair o "kick" do turbo, que muito boa gente se habitou e talvez por isso estranhe a sua falta.

A garantia, é uma garantia. Não é a melhor, nem é a pior. Pessoalmente mais depressa sinto o meu dinheiro seguro a investir num Mazda com 3 anos de garantia do que num Renault com 7 [;)]

A qualidade está lá e a fiabilidade também. É a génese da marca, não me preocuparia.

Vamos cá ver:

Este 2.0 garante consumos na mesma linha ou até mais baixos que os tri-cilíndricos turbinados, com metade da cilindrada.

Vão sempre existir diferenças entre um motor turbinado e um motor atmosférico. A opinião perante a motorização depende do hábito do condutor. Mas, as prestações deste bloco estão perfeitamente alinhadas com o restante segmento.

O ser atmosférico, proporciona uma maior agradabilidade na exploração da caixa, fruto da maior progressividade do motor. Mas, deixa cair o "kick" do turbo, que muito boa gente se habitou e talvez por isso estranhe a sua falta.

A garantia, é uma garantia. Não é a melhor, nem é a pior. Pessoalmente mais depressa sinto o meu dinheiro seguro a investir num Mazda com 3 anos de garantia do que num Renault com 7 [;)]

A qualidade está lá e a fiabilidade também. É a génese da marca, não me preocuparia.

Apesar de reconhecer esses valores à marca, tenho contacto praticamente diário com um CX-3 e tem dado alguns problemas: já teve de trocar o volante porque a pele estava a descascar com menos de um ano, o espelho retrovisor esquerdo deixou de rebater automaticamente e já se nota algum desgaste nos materiais interiores das portas junto às janelas, isto para não falar dos problemas já conhecidos de DPF do 1.5 Skyactiv-D. ISto num carro de Julho de 2017..

Vamos cá ver:

Acho que resumidamente, é isto apr:)

Apesar de reconhecer esses valores à marca, tenho contacto praticamente diário com um CX-3 e tem dado alguns problemas: já teve de trocar o volante porque a pele estava a descascar com menos de um ano, o espelho retrovisor esquerdo deixou de rebater automaticamente e já se nota algum desgaste nos materiais interiores das portas junto às janelas, isto para não falar dos problemas já conhecidos de DPF do 1.5 Skyactiv-D. ISto num carro de Julho de 2017..

O meu 3 tem 4 anos e 75.000 km. Tem a pele da manete de mudanças a descascar junto ao embutido com o esquema das mudanças, e tem um defeito a crescer (expandir) no canto do sistema de navegação/rádio - por enquanto tem uma área de 1 cm2, e não interfere com o uso normal, vamos lá ver quanto mais vai expandir. De resto não me lembro de mais nada que esteja mal no carro ou tenha dado problemas. Os interiores ainda estão impecáveis e sem ruídos parasita, mesmo com jante 18".

Como disse atrás, o meu anterior Renault avariou duas peças fundamentais nos primeiros 3 anos.

Apesar de estar satisfeito com a qualidade de montagem e dos materiais do meu Mazda, também tive alguns problemas resolvidos em garantia. Fora da garantia também me vão trocar o volante, isto porque o concessionário referiu que a marca substituiu volantes mesmo fora do período da garantia.

Tenho umas dúvidas na escolha do carro.

Primeiro, quem tem a cor soul red, a cor enjoa? Parece uma cor gira mas que ao fim dos anos arrepende se de não ter ido para uma mais neutra.
Outra coisa, dá muito nas vistas? Quando dá, às vezes vão aparecendo uns riscos aqui e ali de pessoas maldosas.

Estou indeciso entre essa cor e o polymetal grey.

Outra coisa, o motor 2.0 de 122 cavalos desenvolve bem? dá para uma brincadeiras (em segurança) com amigos(as) certo? [:D]
De consumos já vi que é razoável.

Tenho umas dúvidas na escolha do carro.

Primeiro, quem tem a cor soul red, a cor enjoa? Parece uma cor gira mas que ao fim dos anos arrepende se de não ter ido para uma mais neutra.
Outra coisa, dá muito nas vistas? Quando dá, às vezes vão aparecendo uns riscos aqui e ali de pessoas maldosas.

Estou indeciso entre essa cor e o polymetal grey.

Outra coisa, o motor 2.0 de 122 cavalos desenvolve bem? dá para uma brincadeiras (em segurança) com amigos(as) certo? [:D]
De consumos já vi que é razoável.

Brincadeiras num seg C FWD de 120cv? Não me cheira mas depende do conceito de "brincadeira".

Apesar de estar satisfeito com a qualidade de montagem e dos materiais do meu Mazda, também tive alguns problemas resolvidos em garantia. Fora da garantia também me vão trocar o volante, isto porque o concessionário referiu que a marca substituiu volantes mesmo fora do período da garantia.

Desgaste acentuado, ou simplesmente a pedido do cliente, colocam novo (sem despesa),?

2019-Mazda-3-Skyactiv-X-05.jpg

2019-Mazda-3-Skyactiv-X-29.jpg

2019-Mazda-3-Skyactiv-X-40.jpg

"(...)Va come un buon benzina aspirato. Ed eccoci, finalmente, a come va lo Skyactiv-X. Bene, detto in una parola, ma più nel dettaglio questo propulsore si può paragonare a un buon aspirato di pari prestazioni. La progressione, infatti, è rapida e regolare e si mantiene vivace fino al limite dei 6.500 giri, accompagnata da una rumorosità da benzina sportiveggiante, quindi non particolarmente contenuta ma gradevole. Un indicatore nel display centrale del sistema multimedia mostra quando il motore funziona con l’accensione per compressione e nel corso del test, sulle statali, nei paesi vicino a Francoforte e in un breve tratto di autostrada, ho verificato che anche con l’acceleratore a tavoletta tale modalità di funzionamento si mantiene fino a oltre 4.000 giri. La messa a punto sembra molto accurata e solo se si fa attenzione si rileva un leggero gradino nell’erogazione che segna il passaggio all’accensione tradizionale della miscela stechiometrica (ovvero al normale comportamento di un benzina). Inoltre, attorno a 1.500 giri sotto carico, in salita e con una marcia alta, ho avvertito una lieve irregolarità: va detto comunque che il motore che ho provato è di preproduzione e ci sono ancora i margini per un affinamento.

Comunque, la guida è molto piacevole, grazie anche all’ottimo accordo tra il motore e l’eccellente cambio manuale, agevolato dalla gestione intelligente del motogeneratore a cinghia a 24 Volt (che consente di ottenere l’omologazione come ibrido): nei cambi di marcia in salita il motore viene brevemente frenato (generando corrente) in modo da evitare che salga di giri disturbando la linearità della progressione. Nelle scalate, invece, non è stata adottata la “finta doppietta” che dando automaticamente un colpo di acceleratore porta il regime del motore al valore che avrà una volta innestato il rapporto inferiore, rendendo così più uniforme la decelerazione, in particolare nella guida impegnata.

Consumo da valutare. Per un aspetto fondamentale dello Skyactiv-X, ovvero il consumo, non mi posso esprimere, visto che il giro di prova è stato connotato da continue esplorazioni dell’intero campo di regimi del motore con il gas a tavoletta per valutare l’andamento dell’erogazione di potenza. Dobbiamo pazientare fino a quando potremo provare la vettura coi nostri strumenti. Per il momento posso solo riportare i dati dichiarati per la Mazda 3 equipaggiata di pneumatici da 18", che nel nuovo ciclo di omologazione Wltp sono di 5,8 litri/100 km col cambio manuale e 6,3 con l’automatico."

L’Otto che funziona come un diesel
[br:)]

Voltar
Superior