Mazda 3 (2019)

Não comprava nenhum Mazda 3 2.0G de 122cv até ver e experimentar, se possível, o 2.0G de 150cv que vai sair brevemente.

Esse sim, deve ser um motor mais capaz e talvez superior ao Skyactiv X em andamento e talvez parecido em consumos.

Não comprava nenhum Mazda 3 2.0G de 122cv até ver e experimentar, se possível, o 2.0G de 150cv que vai sair brevemente.

Esse sim, deve ser um motor mais capaz e talvez superior ao Skyactiv X em andamento e talvez parecido em consumos.

Superior ao Skyactiv X não acredito. Mas, deve ser um motor bem satisfatório, vamos ver a que preços chega cá.

Comparar o 1.0 EB 125cv com o 2.0 120cv da Mazda não faz sentido nenhum, e basta ter 2 dedos de testa para ver que os 1.0 nessa faixa de potência vieram substituir os 1.4 e 1.6 atmosféricos até 110/120cv, não os 2.0. para o 2.0 será mais justo comparar com o 1.5eb, que tanto há na versão de 150 como 120cv.
Quando chegar ao focus o 1.0eb mild hibrid com 155cv que já há no Puma, aí sim fará sentido comparar com este 2.0 da Mazda, que bem se sabe que vem demasiado "castrado" para cumprir na questão das emissões e consumos.

Quanto ao resto, comparar preços de tabela é extremamente parvo, comparar preços de carro novos com carros usados (independentemente de terem 5 meses ou 1 ano), mais parvo é.

Tanto um como outro carro são dos meus favoritos no segmento, e dando a minha opinião pessoal, tendo um Fiesta 1.0 125cv, provavelmente não compraria o focus com o mesmo motor (preferia mais, 1.5), mas o Mazda, tendo em conta a nossa fiscalidade a estes motores 2.0, dificilmente compraria um com apenas 120cv.
Sobre a questão da fiabilidade, já era tempo das pessoas pararem com as teorias dos atmosféricos serem teoricamente mais fiáveis, basta ver o mercado para perceber que não é necessariamente assim, simplesmente há motores que são bem ou mal paridos em cada um dos tipos.

Só para acrescentar, o adversário do 1.0 EB na Mazda em termos de performance é o 1.5, que até tem uma versão com 130cv, e que equipa a maioria dos modelos.

Não concordo. Um produto avalia-se na mesma gama. O 2.0 é a entrada de linha para o M3 como o 1.0 é a entrada de linha no Focus. Ser 2.0 não quer dizer muito: estas motorizações são de economia.

Não esquecer que o Focus equipado com o 1.5 manda-se para os 33.000€, que independentemente de descontos, não acredito que se coloque no mesmo patamar de preço do M3 2.0.

Eu acho que são ambos óptimos produtos. O Mazda 3 tem diversos pontos a ser favor: qualidade de construção ímpar no segmento, glamour incomum, maior promessa de fiabilidade e claro, todo o conjunto de características que têm sido a imagem da marca: caixa deliciosa, precisão de condução, etc...

Por outro lado, o Focus é um carro na mesma linha de condução precisa, perde inequivocamente na qualidade de materiais e design (no meu entender), mas não deixa de ser um excelente produto, particularmente porque na versão base consegue ser mais barato (se acreditarmos nos fortes descontos).

Com isto, se o Focus base vs M3 base me custasse + de 5000€ a menos, pensava duas vezes. Se o Focus 1.5 150cv estivesse no mesmo patamar de preço do M3 base, idem. No entanto, ao mesmo preço e com versões equiparadas (25.200€ vs 26.000)...acho que o M3 é um produto superior e seria a minha escolha (frente ao Focus e frente a qualquer outro do mesmo segmento).

Mas atente-se que o Focus não está sozinho, e existe também outra concorrência à altura: O Kia Ceed 1.4 T 140cv é um carro muitíssimo interessante, com uma motorização estupenda e tem um price tag bastante apelativo...com 22 base e 24K para a GT Line (pre-desconto), são praticamente menos 10K que o Focus 1.5 com apenas + 10cv!

Ambos dão muito que pensar e penso que sejam a justificação para não se verem muitos M3 na estrada. O M3 tem outro "requinte", mas para o típico consumidor existem outras propostas de valor mais interessantes.

Última edição:
E continua a desonestidade intelectual e comparar preços base.

Mas acham que se fosse 800€ de diferença não se viam muitos mais mazdas3 que Ford Focus por aí?

Acham que anda tudo a dormir e ninguém se apercebe que pode comprar um mazdas3 ao mesmo preço que um Focus? Só vocês é que estão acordados?

A verdade é que maior parte das propostas de negócios ve Focus a sair a quase 20k e mazdas3 acima dos 30k ...esta é que é a realidade.

Agora andar aqui a achar que as pessoas que compram Focus não olham para os concorrentes e pedem propostas antes de acabar por escolher um dos mais vendidos em todo o Mundo em vez de um que não se vê em quase lado nenhum porque lhes apetece...apesar de ter motor maior...só vocês é que descobriram o ouro!

Última edição:

Mas acham que se fosse 800€ de diferença não se viam muitos mais mazdas3 que Ford Focus por aí?

Acham que anda tudo a dormir e ninguém se apercebe que pode comprar um mazdas3 ao mesmo preço que um Focus? Só vocês é que estão acordados?

A verdade é que maior parte das propostas de negócios ve Focus a sair a quase 20k e mazdas3 acima dos 30k ...esta é que é a realidade.

Agora andar aqui a achar que as pessoas que compram Focus não olham para os concorrentes e pedem propostas antes de acabar por escolher um dos mais vendidos em todo o Mundo em vez de um que não se vê em quase lado nenhum porque lhes apetece...apesar de ter motor maior...só vocês é que descobriram o ouro!
dei o meu exemplo prático e quase fui chamado de mentiroso...

A diferença não é de 10000€, peçam mais propostas ou comprem um Mazda com um ano, dada a superior qualidade do Mazda é preferível a um Focus novo, para mim.
Mas isso fica ao critério de cada um.

A diferença não é de 10000€, peçam mais propostas ou comprem um Mazda com um ano, dada a superior qualidade do Mazda é preferível a um Focus novo, para mim.

Estragaste tudo quando comparaste o preço de um carro novo com um usado.
Até podes utilizar isso como decisão pessoal, mas para analisar o mercado não tem lógica, porque se vais por aí, também tens o outro com 1 ano ainda mais barato, ou um com 2 ou 4 anos de segmento acima que vai ser melhor em tudo.

Eu até nem acho o preço do Mazda 3 elevado, tal como de outros modelos da Gama, mas convenhamos que a nossa fiscalidade e o facto do 3 pagar o dobro de IUC da maioria dos concorrentes no mercado, se agora é mau, daqui a 10 ou 20 anos ninguém lhe pega. São 1000€ em 10 anos, ou 2000 em 20, não é pouco [;)]

Para este modelo ser apetecível deveria estar pelo menos no patamar dos 150cv, mas o ideal até é mais.
Ainda para mais agora com a próxima escalada de potência dos 1.0/1.2 para 150/160cv ajudados por motores eléctricos que melhoram a performance e os consumos, a margem de "mais motor" dos atmosféricos "castrados" fica mais complicada.

Estragaste tudo quando comparaste o preço de um carro novo com um usado.
Até podes utilizar isso como decisão pessoal, mas para analisar o mercado não tem lógica, porque se vais por aí, também tens o outro com 1 ano ainda mais barato, ou um com 2 ou 4 anos de segmento acima que vai ser melhor em tudo.

Eu até nem acho o preço do Mazda 3 elevado, tal como de outros modelos da Gama, mas convenhamos que a nossa fiscalidade e o facto do 3 pagar o dobro de IUC da maioria dos concorrentes no mercado, se agora é mau, daqui a 10 ou 20 anos ninguém lhe pega. São 1000€ em 10 anos, ou 2000 em 20, não é pouco [;)]

Para este modelo ser apetecível deveria estar pelo menos no patamar dos 150cv, mas o ideal até é mais.
Ainda para mais agora com a próxima escalada de potência dos 1.0/1.2 para 150/160cv ajudados por motores eléctricos que melhoram a performance e os consumos, a margem de "mais motor" dos atmosféricos "castrados" fica mais complicada.

O Mazda 3 começa em 26.000€, o Focus começa em 24.200€. São os preços oficiais.

Descontos é outra discussão e dependem de cada concessionário, de cada vendedor, das campanhas, etc..

Uma vez que no Japão, Mazda e Suzuki trabalham como partners em alguns modelos/motores, já imaginaram o que era um Mazda 3 com motor 1.2 turbo (by Suzuki)?

Foi o caso que eu coloquei, por pouco mais de 20 mil já tens um M3 com cerca de 5 mil km... só há uma caracteristica que afasta os compradores, ser um motor 2.0 a gasolina que como sabem assusta imenso.. experimentem dizer a alguém que vão comprar um 2.0 a Gasolina... dizem-te logo, uiii isso deve gastar..

Não concordo. Um produto avalia-se na mesma gama. O 2.0 é a entrada de linha para o M3 como o 1.0 é a entrada de linha no Focus. Ser 2.0 não quer dizer muito: estas motorizações são de economia.

Não esquecer que o Focus equipado com o 1.5 manda-se para os 33.000€, que independentemente de descontos, não acredito que se coloque no mesmo patamar de preço do M3 2.0.

Completamente errado. Entre os 25 e os 27 arranja-se o 1.5EB, consoante haja algum tipo de desconto a acrescentar ao habitual ou não.

Do mesmo modo que o 1.0EB st-line aparece a 25.500 e a Expofor estava a faze-los a 20k chave na mão, já incluindo todas as despesas de transporte etc.

Os valores do configurador Ford já se sabem estar quase sempre fora da realidade.

Completamente errado. Entre os 25 e os 27 arranja-se o 1.5EB, consoante haja algum tipo de desconto a acrescentar ao habitual ou não.

Do mesmo modo que o 1.0EB st-line aparece a 25.500 e a Expofor estava a faze-los a 20k chave na mão, já incluindo todas as despesas de transporte etc.

Os valores do configurador Ford já se sabem estar quase sempre fora da realidade.

Isso é o preço do Fiesta, se o Focus sai por 20k€ não admira que a Ford tenha perdido 99% dos lucros o ano passado andam a dar os carros e ainda é um modelo recente

tudo bem que os americanos são muito agressivos em descontos mas um Mazda com um ano também se arranja por esse preço com um ano e é um carro melhor com bastante melhor qualidade

Esses 20k pelo Focus era o ST tal como vem de série? Fiz simulação na semana que saiu em PT e mesmo com desconto de frota ficava acima dos 20k, com alguns extras, tipo full led, etc.

Bem merecido apr:)

HmgfNk6.jpg

Voltar
Superior