Mazda CX-3 (2014/15)

Suponho que não seja só o nosso mercadinho domestico a ditar as regras, se marcas como Ford, FCA, PSA, Renault... andam a investir fortunas no downsizing, será por alguma razão. Se a Mazda caga nesses mercados, eles é que sabem.

Só sei uma coisa, este CX3 com uma mecânica, tipo ecoboost 125cv, para quem não queira complicações com a trampa dos FAP e faz à volta de 15.000 kms ano, ia ser uma opção muito atrativa por um valor prox. dos 20.000€. O 2.0 calculo que acresça perto de 5000€ só em IA.

Última edição:
Suponho que não seja só o nosso mercadinho domestico a ditar as regras, se marcas como Ford, FCA, PSA, Renault... andam a investir fortunas no downsizing, será por alguma razão. Se a Mazda caga nesses mercados, eles é que sabem.

Só sei uma coisa, este CX3 com uma mecânica, tipo ecoboost 125cv, para quem não queira complicações com a trampa dos FAP e faz à volta de 15.000 kms ano, ia ser uma opção muito atrativa por um valor prox. dos 20.000€. O 2.0 calculo que acresça perto de 5000€ só em IA.
Talvez ainda venham versões hi-power do 1500cc.
Este motor já foi confirmado que vai estar disponível no mx-5 e certamente não vem com 105cvs.

Preço para o 1.5 SKYACTIV-G?
< 20k ?
Sim, confirmo que fica mesmo abaixo desse valor na versão base.

As faltas de equipamento mais evidentes são o ar-condicionado automático (vem com manual) as jantes de liga leve e o tablet colado no tablier (continua a ter entrada USB).
Claro que vem com toda a parafernália de airbags e "ESPs", sistema start-stop, assim como a chave Keyless e computador de bordo.

Se o nosso mercado fosse prioritário para esta marca possivelmente teriam optado por outro caminho, infelizmente não é... nem nunca foi. Diga-se a verdade a Mazda sempre vendeu pouco por cá e mesmo tendo uma boa oferta penso que seria preciso algo mais para ter a aceitação merecida, não sei porquê mas estranhamente tenho reparado que quem não liga a carros e nunca teve um mazda na garagem acha que é uma marca de qualidade inferior.:confused:
De reparar que um Mazda 3 que é um carro muito bem nascido em todos os aspectos, com motor 1.5 de 105cv começa nos 18.000€. Um Polo 1.2 TSI de 90 cavalitos ronda os 16.000€. E um Golf 1.2 TSI de 85 burros manda-se para o 21.000€. No entanto Mazda 3 coisa rara de avistar por aí isto também torna o nosso mercado pouco apelativo aos olhos da marca, muito teria de ser feito para mudar as coisas e uma marca tão pequena terá outras prioridades - digo eu...
Guia do Automóvel - Preços dos Novos

A Mazda tem como mercado número 1 os US e aí a cilindrada será menos preocupante. Em seguida é o mercado doméstico que arrecada mais vendas. Em 3º lugar vem a Europa e muito pertinho a China a colar-se ao número de vendas do velho continente. Também muito relevante é o mercado Australiano que sozinho vende metade do conjunto dos países europeus.
• Mazda - global vehicle sales by region 2014 | Statistic

Ainda sobre a opção da Mazda no que toca aos motores eles gabam-se que ao possuir neste momento apenas uma familia de motores muito aproximados têm poupado uns cobres no que toca à calibração e afinação dos motores.

É que esta coisa toda do Skyactiv foi bem jogado, soa muito high tech mas na prática tem uma componente muito forte de racionalização e corte nos custos de produção. Quem tem acompanhado algumas noticias sobre a Mazda desde que a Ford abandonou o barco sabia que ia ser dificil, a imprensa especializada agourava a desgraça no capítulo financeiro para estes nipónicos dizendo que seria impossivel sobreviver sozinha...
Por enquanto pelo que se tem visto está a dar-se bem mas vamos ver se assim continua, ainda é cedo para falar. Eu cá espero que a sorte favoreça os audazes. :)

E acrescentando ao seu lógico e sério raciocínio, acrescentaria, se me der licença...

... Para os amantes das marcas ditas de referência, que tanto apostam no downsizing... Porque é que para tal, se socorrem de tecnologia de terceiros e não avançam elas com motores próprios ??? Mercedes com motor Renault, BMW 1.4 Diesel com motor Toyota, e por aí adiante...

Daqui, os meus elogios para a Mazda, pela aposta ganha e pela lição de "bem construir motores" que está a dar aos grandes... que ao que parece, querem ser cada vez maiores, mas com os motores alheios....

Aprecio esta audácia, afinal os David's incomodam, e bastante, os Golias ...

Um abraço

As faltas de equipamento mais evidentes são o ar-condicionado automático (vem com manual) as jantes de liga leve e o tablet colado no tablier (continua a ter entrada USB).
Claro que vem com toda a parafernália de airbags e "ESPs", sistema start-stop, assim como a chave Keyless e computador de bordo.

Parece-me razoável, vai depender também do preço desses extras que falas e mais alguns.

Talvez ainda venham versões hi-power do 1500cc.
Este motor já foi confirmado que vai estar disponível no mx-5 e certamente não vem com 105cvs.

AC auto até dispenso na boa mas jantes, sobretudo num carrinho destes é que não podem faltar. Se ficar perto dos 20.000 esse 1.5 e se subir para perto dos 120cv, parece-me uma opção mt interessante mesmo.

É pena basear-se no mazda2.. É difícil dar 25.000€ por um diesel do segmento "B".. Por esse preço há o QQ do segmento "C"...

Para mim, este Mazda deveria alinhar os preços pelo 500L ou pelo Mokka

diesel 1.5 com 100 cvs é pouco 2.0 a gasolina é demais, a gama Mazda esta muito bem conseguida mas com estes motores pelo menos na europa nao penso que a marca possa crescer a ver vamos se surgem novos motores, acredito que sim. Mas a espera é uma seca :sh)

Muito,muito bom. apr:)

Com relacao aos motores, de facto os gasolina estão um pouco desfasados da nossa micro realidade, mas a sua valia é por demais recolhecida,simplesmente para português, não dá... já o diesel, tem tido imensos elogios no Mazda 2, este CX3 pouco mais pesará, pelo que e de creer que o seu desempenho não fique muito aquém .

Barato será de certeza. Ao nível do Juke.
Não se esqueçam que baseia-se infelizmente no Mazda 2 e não no Mazda 3

Parece-me que serão uns 22.000€ a diesel.

Preferiria dar mas uns 3.000€ e ter um carro baseado no segmento C e não no B

Voltar
Superior