Se o nosso mercado fosse prioritário para esta marca possivelmente teriam optado por outro caminho, infelizmente não é... nem nunca foi. Diga-se a verdade a Mazda sempre vendeu pouco por cá e mesmo tendo uma boa oferta penso que seria preciso algo mais para ter a aceitação merecida, não sei porquê mas estranhamente tenho reparado que quem não liga a carros e nunca teve um mazda na garagem acha que é uma marca de qualidade inferior.

De reparar que um Mazda 3 que é um carro muito bem nascido em todos os aspectos, com motor 1.5 de 105cv começa nos 18.000€. Um Polo 1.2 TSI de 90 cavalitos ronda os 16.000€. E um Golf 1.2 TSI de 85 burros manda-se para o 21.000€. No entanto Mazda 3 coisa rara de avistar por aí isto também torna o nosso mercado pouco apelativo aos olhos da marca, muito teria de ser feito para mudar as coisas e uma marca tão pequena terá outras prioridades - digo eu...
Guia do Automóvel - Preços dos Novos
A Mazda tem como mercado número 1 os US e aí a cilindrada será menos preocupante. Em seguida é o mercado doméstico que arrecada mais vendas. Em 3º lugar vem a Europa e muito pertinho a China a colar-se ao número de vendas do velho continente. Também muito relevante é o mercado Australiano que sozinho vende metade do conjunto dos países europeus.
• Mazda - global vehicle sales by region 2014 | Statistic
Ainda sobre a opção da Mazda no que toca aos motores eles gabam-se que ao possuir neste momento apenas uma familia de motores muito aproximados têm poupado uns cobres no que toca à calibração e afinação dos motores.
É que esta coisa toda do Skyactiv foi bem jogado, soa muito high tech mas na prática tem uma componente muito forte de racionalização e corte nos custos de produção. Quem tem acompanhado algumas noticias sobre a Mazda desde que a Ford abandonou o barco sabia que ia ser dificil, a imprensa especializada agourava a desgraça no capítulo financeiro para estes nipónicos dizendo que seria impossivel sobreviver sozinha...
Por enquanto pelo que se tem visto está a dar-se bem mas vamos ver se assim continua, ainda é cedo para falar. Eu cá espero que a sorte favoreça os audazes.