Mazda Mx5

Entretanto está a fazer 3 meses que o MX-5 foi legalizado e ainda estou à espera do DUA.
O carro já me aparece há 2 semanas no site das finanças mas até agora ainda nada, nunca estive tanto tempo à espera do DUA...

com férias pelo meio e tudo, esse tempo está dentro do "normal"
esperei 5 ou 6 meses quando foi do meu mx5

E atualização do ruído do escape do MX-5: Já foi à vida! [kiss][kiss][kiss][kiss]
Estavam em falta dois parafusos 10mm mais perto da zona do motor nas proteções por baixo numa zona meio escondida, daí não os ter apanhado.
Colocaram os 2 parafusos em falta e ficou resolvido.

Deixei hoje o MX-5 na minha oficina para eles verem aquilo com tempo.
No sábado fiz um total 500km e tudo perfeito. Daqui a nada estou comprador de pneus.
E estou também a pensar trocar para o 5W-30 no fim do ano, por descargo de consciência dos dias de calor como o de sabádo em que leva algum calor.
Vais mudar de 0w20 para 5w30?

Se for o caso não precisas de o fazer,esse motor é concebido para isso.

Em motores nipónicos não tens problema nenhum em manter 0w20 ; 0w16 ; 0w12 ; 0w8 e daqui a 2/4 anos irá sair uma visocosidade bem aguada...

É só manter o que o construtor recomenda em primeiro.

Esticadas fortes podes cortar em dois o serviço do motor e passar a serviço severo,é o combustivel em si que acaba por degradar a viscosidade do óleo.

Cuidado com óleo de competição nesses motores independemente da viscosidade devido ao zinco,faz mais mal do que bem e acaba por degradar orgãos internos do motor e contaminar catalizador (esta parte do catalizador é só em algumas situações).

Nesse motor com 0w20 benificias de um motor lubrificado logo desde a partido do motor e ajuda a arrefecer o mesmo mais rapidamente também.

5w30 só passaria se o veículo fizesse muito track days,e cerca de 90% de circulação em AE em ritmos acelerados.

Cuidado com as normas.

Em 0w20 ILSAC GF- 6 ; ACEA C6 ; API SP ( RC) .

Em 5w30 , API SP ,ACEA C3 a partir de 2021.

Vais mudar de 0w20 para 5w30?

Se for o caso não precisas de o fazer,esse motor é concebido para isso.

Em motores nipónicos não tens problema nenhum em manter 0w20 ; 0w16 ; 0w12 ; 0w8 e daqui a 2/4 anos irá sair uma visocosidade bem aguada...

É só manter o que o construtor recomenda em primeiro.

Esticadas fortes podes cortar em dois o serviço do motor e passar a serviço severo,é o combustivel em si que acaba por degradar a viscosidade do óleo.

Cuidado com óleo de competição nesses motores independemente da viscosidade devido ao zinco,faz mais mal do que bem e acaba por degradar orgãos internos do motor e contaminar catalizador (esta parte do catalizador é só em algumas situações).

Nesse motor com 0w20 benificias de um motor lubrificado logo desde a partido do motor e ajuda a arrefecer o mesmo mais rapidamente também.

5w30 só passaria se o veículo fizesse muito track days,e cerca de 90% de circulação em AE em ritmos acelerados.

Cuidado com as normas.

Em 0w20 ILSAC GF- 6 ; ACEA C6 ; API SP ( RC) .

Em 5w30 , API SP ,ACEA C3 a partir de 2021.

É só mais porque eu utilizo o carro mesmo quando está muito calor, e frio em portugal não é tão extremo como na Alemanha.
É que eles lá metem o 0w20 mas cá a mazda mete o 5w30 como já referido por alguns utilizadores.
No sábado estavam 42º marcados no quadrante...

E outra, óleo OEM ou de outra marca?

Normalmente o 0-20 é para climas muito frios. São óleos de baixa viscosidade, para evitar fricções excessivas a frio. Em portugal um 5-30 é o standard.

e atenção que os filtros devem ser a condizer com o óleo. Já uma vez atestei 1/2 litro com 15-40 em lugar de 5-30 (para desenrascar) e volta-e-meia o sinal de pressão baixa acendia por causa do filtro, que retinha algumas partículas do 15-40

não era num MX5, fiquem descansados [;)]

Normalmente o 0-20 é para climas muito frios. São óleos de baixa viscosidade, para evitar fricções excessivas a frio. Em portugal um 5-30 é o standard.

e atenção que os filtros devem ser a condizer com o óleo. Já uma vez atestei 1/2 litro com 15-40 em lugar de 5-30 (para desenrascar) e volta-e-meia o sinal de pressão baixa acendia por causa do filtro, que retinha algumas partículas do 15-40

Nada a ver atualmente 0w20 é para todo o tipo de temperaturas.

Quer faça -20 como 40 não muda nada.

É só mais porque eu utilizo o carro mesmo quando está muito calor, e frio em portugal não é tão extremo como na Alemanha.
É que eles lá metem o 0w20 mas cá a mazda mete o 5w30 como já referido por alguns utilizadores.
No sábado estavam 42º marcados no quadrante...

E outra, óleo OEM ou de outra marca?
Óleo OEM ou de outra marca é exatamente igual.

O importante é que cumpra as normas construtor e adaptar os serviços à condução praticada.

O que é que os filtros têm a ver com o lubrificante,sobretudo aqui na europa?

sim 0-20 dá para todas as temperaturas.. mas como é mais caro só se justifica em climas frios
Hoje em dia está ao mesmo preço,ou pouco mais do que o 5w30.

5w30 só recomendo quando o veículo só faz praticamente AE e o fabricante o recomende também.

Quanto aos filtros e o 15w40 e a luz de aviso de pressão de óleo acender é praticamente impossivel,se ela acende o problema ou está no sensor de pressão,ou na bomba.

Quando a pressão interna do filtro aumenta a válvula de bypass abre e deixa o filtro em caudal livre,isto é válido para filtros normais e ecológicos.

Quanto aos filtros e o 15w40 e a luz de aviso de pressão de óleo acender é praticamente impossivel,se ela acende o problema ou está no sensor de pressão,ou na bomba.

Quando a pressão interna do filtro aumenta a válvula de bypass abre e deixa o filtro em caudal livre,isto é válido para filtros normais e ecológicos.

obg pela nota. No meu caso penso que a luz só acende no caso de pressão baixa.. pelo menos é o que diz no manual.. possivelmente o sensor está a jusante do filtro?

Voltar
Superior