Mazda Mx5

Boa tarde

Fui hoje a inspecção e chumbaram-me o carro por ter as molas de rebaixamento do catálogo de acessórios mazda e não estarem averbadas no livrete. Foram adquiridas juntamente quando encomendei o carro em 2017

Já pedi tanto a Mazda Portugal como á Santogal para de darem uma declaração que me permita averbar no livrete.

Já sei que vai ser uma daquelas novelas. Qualquer novidade partilho aqui.

Se levantaste o carro novo, 0km, com as molas já montadas, a culpa é do concessionário por alterar as características originais do carro sem realizar o seu registo no livrete.

Deixa o carro no concessionário e eles que resolvam. Email para 'a marca' deve ser eficaz também.

O que nao entendo e pq nao se pode alterar as molas do carro. Entao quando um carro com o desgaste precisa de trocar molas/amortecedores tem de ir a oficina da marca trocar?

Não se podem alterar as características originais do automóvel sem averbamento. Se precisa trocar molas / amortecedores, colocas originais ou equivalente a original.

Se montares uns bilstein de melhor qualidade ou outro que tenha cor diferente do preto habitual já foste. Se colocares uns rascos de 3a linha tipo ridex, semelhante aos originais, já está tudo bem.

As molas do catálogo da Mazda para o ND penso serem eibach, para um 'inspetor' minucioso é chumbo certo.

Last edited:
Não se podem alterar as características originais do automóvel sem averbamento. Se precisa trocar molas / amortecedores, colocas originais ou equivalente a original.

Se montares uns bilstein de melhor qualidade ou outro que tenha cor diferente do preto habitual já foste. Se colocares uns rascos de 3a linha tipo ridex, semelhante aos originais, já está tudo bem.

As molas do catálogo da Mazda para o ND penso serem eibach, para um 'inspetor' minucioso é chumbo certo.

O meu veio com os bilstein(amarelos), como é que eles sabem se os originais ou superiores?

O meu vai à 1ª inspecção em Nov, tem Pack Sport, com amortecedores Bilstein e molas Eibach pro-kit do catálogo Mazda

Espero não ter problemas...

Os Bilstein são de série no Sport

As molas é que não, mas fonix estão no catálogo da Mazda...

Ehehehe... pincel preto nisso antes de montar, sempre, sempre!... e acabou os problemas ;)

Epah eu comprei o carro com as molas e pedais em aluminio já montados 0 km, não tive oportunidade de pintar kkk. Será que também tenho de averbar os pedais??? kkk

Na minha primeira inspecção nada foi dito e foi no mesmo sitio

Para quem quiser saber o centro de inspecção foi no autodromo do estoril na controlauto

Vamos ver a resposta da Mazda Portugal. Depois partilho.

Last edited:
Em PT não é permitido fazer nada a um carro. Zerinho sem averbar.
Este assunto de molas e rebaixar já me consumiu bastante.
Se não vem averbado no livrete... meia bola em força e esperar pela sorte.

O mal é que essas coisas dão nas vistas. Vêm todos com cores berrantes, amarelos, vermelhos, roxos...
Coilovers são ainda mais tcharammm pq além da cor tem mais aparato.

Suspensão sport e molas de rebaixamento o melhor é mesmo pintar pq tirando esse pormenor "ostensivo" não é fácil topar como coils e deve passar.
E alguns centros são mais lixados que outros. Claro que se entra lá uma Ibiza a raspar no chão...não é mto esperto.

Last edited:
O ND não tem flange atrás?

No meu ex, mudei a panela e aquilo troca-se em 10min sem elevador, perfeitamente fácil de fazer para ir a IPO.

Tenho noção que este tópico é dedicado ao Mazda MX-5, mas como se está a comentar a reprovação numa inspecção periódica obrigatóra dum exemplar desses porque tem montado umas molas da suspensão (do catálogo de acessórios da própria marca) fico algo surpreendido com esse tipo de procedimentos por parte de alguns inspectores, só se a viatura em causa se encontra tão rebaixada que na utilização do dia à dia possa tornar-se algo perigosa (será o caso) ?

Deixo aqui o exemplo do Citroen Saxo Cup 1.6i 16v adquirido em Junho de 1997 e logo em Dezembro desse ano (ou seja em 1997) mandei montar uma barra anti-aproximação nas torres da suspensão anterior (frontal) para tornar a frente ainda um pouco mais incisiva e acreditam que nunca em alguma inspecção periódica algum inspector se referiu à mesma (nem um pouquinho). Não sei o porquê, mas será porque a mandei pintar logo na cor da carroçaria e por isso a maioria presumirá que veio assim de origem (duvido um pouco pois até está sob a mesma um autocolante da "Sparco") e saliento que nunca esta viatura com os seus 26 anos foi a tais inspecções pela "porta do cavalo":

Há coisa de 2 semanas fiz a 2 IPO do abarth, o inspetor chamou-me ao fosso e diz enquanto aponta para as molas" eu não o chumbo, mas pode ter problemas com a policia e convem averbar ou terr declaração" .
o meu carro sai da linha de montagem com molas eibach vermelhas produzidas especificamente para ele e nem se vendem cá fora (não são prokit aftermarket) e nem sequer é acessorio ou extra como havia com o kit esseesse.

Só me ri enquanto disse que para isso tambem tenho de ter certificado dos vidros, portas ou bancos pois foi tudo montado na mesma linha de produção e faz parte do COC daquele modelo.

Eu ando no dia a dia com ele rebaixado e não raspa em lado nenhum. E acreditem que já passei bastantes lombas que mais parecem rampas de saltos na estrada e passo sem problemas e totalmente de frente e sem cuidados, não preciso de entrar de lado. Aliás, nem há problemas nos rolos na inspecção nem na fossa. Mas mesmo assim chumbaram-me apesar de tudo o resto estar ok. Também me fez confusão pois as molas pertencem ao catálogo de acessórios da Mazda. Veremos o que a Mazda e a Santogal têm a dizer sobre o assunto...

001.jpg

Last edited:
Eu ando no dia a dia com ele rebaixado e não raspa em lado nenhum. E acreditem que já passei bastantes lombas que mais parecem rampas de saltos na estrada e passo sem problemas e totalmente de frente e sem cuidados, não preciso de entrar de lado. Aliás, nem há problemas nos rolos na inspecção nem na fossa. Mas mesmo assim chumbaram-me apesar de tudo o resto estar ok. Também me fez confusão pois as molas pertencem ao catálogo de acessórios da Mazda. Veremos o que a Mazda e a Santogal têm a dizer sobre o assunto...

Por curioso que molas tens no teu ? São específicas para o RF ou são as do SF?

O meu parece que ficou mais rebaixado na frente.
c698a18262ec89a1298fe90e10a09919.jpg

Last edited:
São as molas de catalogo da mazda. São eibach pro kit - 3cm. Não tem molas distintas para softtop nem RF. Pelo que ouvi falar as eibach pro kit do mercado americano rebaixam menos do que a versão europeia. No meu caso, encomendei o carro assim que saiu o RF + as molas. Quando levantei o carro já tinha as molas e o kit de pedais em aluminio instalados.

Ok, pq existem molas específicas para o RF uma vez que tem mais 60kG no eixo de trás.
Mas 3 cm parecem muito,no meu foi 2.6cm medidos e pareceu muito mais baixo.
Estranho.

Não te incomoda o ruído com o tecto aberto nos pilares?

Back