Mazda Mx5

Andando debaixo do carro está tudo sólido sem abanar.
Notámos foi uma folga grande na junta da falange com a panela.
Foi feito um novo aperto na panela e o problema ficou resolvido, durante 3 km.
Ainda vou ter que brincar com aquilo um bocado...

Já conseguiste resolver o problema?

Desde que tenho o mx5 tenho passado por vários mx5, é engraçado como fazem quase sempre sinais de luzes 😅

Já conseguiste resolver o problema?

Desde que tenho o mx5 tenho passado por vários mx5, é engraçado como fazem quase sempre sinais de luzes 😅

tenho atualizações mas ainda não são as que quero.
Meti a minha mulher a acelerar o carro em ponto morto/com embraiagem premida e meti-me a andar à volta do carro para localizar o ruído.
Da zona da panela/falange não é, nem se ouve nessa zona.
Curioso que o ruído ouve-se muito dentro da cabine e pouco quando estou fora.
Está localizado ali mais ou menos na zona da caixa/segundo catalizador, onde há muitos parafusos e peças metálicas [:D].
A caixa ponho logo de parte pois ele faz o som com a embraiagem premida e a caixa em repouso.
Agora aquele segundo catalizador tem ali uma espécie de proteção que não me inspira confiança.

Já vi nos foruns miata.net um user que teve que retirar esta proteção.
Eu já lhe andei a mexer mas ainda não notei diferença no som.
Agora tirei 2 parafusos e abri-a um pouco a ver se o ruído muda de tom ou volume, amanhã ao almoço saio com o carro a ver...
Se o som continuar igual, vou meter a panela de origem e ver se desaparece ou se persiste e depois logo vejo.

Em termos de cumprimentar, cumprimento sempre mas raros são os MX-5 que vês no Alentejo.
Vi muitos foi em Itália, os gajos lá adoram MX-5 e Z4.

Não está fácil 😬 gabo-te a paciência, acho que se fosse comigo já tinha voltado o escape de origem, boa sorte com isso! 🤞

Em que zona de Itália? Por onde andei não vi nenhum mx5.

Não está fácil 😬 gabo-te a paciência, acho que se fosse comigo já tinha voltado o escape de origem, boa sorte com isso! 🤞

Em que zona de Itália? Por onde andei não vi nenhum mx5.

Em Milão e Bolonha, devo ter visto, sem exagero, mais de 20 MX-5 e mais 20 Z4

Tirei a proteção do segundo catalizador mas o ruído persiste...
Amanhã vou-lhe trocar o óleo da caixa com mais espaço por baixo e analiso melhor.
Parece mesmo o tubo de escape a vibrar contra alguma coisa, mas nem faz sentido. Um grande mistério que para aqui vai.
Deve ser amanhã que lhe meto a panela de origem. O meu medo é com a panela de origem estar tudo bem e depois trocar para outra cobalt ou de outra marca e volto ao mesmo...

IMO, não será da Cobalt.

Ou alguma protecção metálica inferior está mal apertada, (tem n parafusos) ou a junta da panela, fora do sitio.
Já verificaste se a panela nao toca nas proteccoes termicas superiores, ou algum suporte está fora das borrachas ou a tocar nalguma parte metalica?

Estou frustrado mas frustrado a sério com o barulho, não encontrei novamente nada de especial debaixo do carro. O barulho já me começa a irritar profundamente.
A troca do óleo da caixa também já me arrependi, uma trabalheira do crl.

330i, a tua caixa ficou mais "notchy" com a troca do óleo?

Estranho, não encontrares esse barulho....

Com franqueza, não notei grande diferença na caixa, quer nas engrenagens quer no manueamento.
Nos primeiros momentos pareceu-me mais macia, mas acho que era só associação..

É, vai ser uma última tentativa e depois vou deixar na oficina para eles verem com tempo. Aquilo da última vez foi sem marcação e pensámos que era uma coisa mais óbvia...

E já percebi a razão do carro não ter praticamente ferrugem nenhuma por baixo. Tem um tratamento completo, é uma espécie de cera em toda a superficie inferior.

Last edited:
Trocaste o óleo do diferencial?

O problema pode ser esse, a Mazda pode vender o óleo para o diferencial normal, se for autoblocante deve levar um aditivo anti fricção. Ou óleo para diferenciais lsd conforme indiquei já com o aditivo.
Isso que se ouve pode ser a fricção de umas anilhas com uns dentes que o diferencial tem lá dentro... Provavelmente acontece mais em aceleração a sair de velocidades baixas.

Se for, deves me um almoço [:D]

Last edited:
Trocaste o óleo do diferencial?

O problema pode ser esse, a Mazda pode vender o óleo para o diferencial normal, se for autoblocante deve levar um aditivo anti fricção. Ou óleo para diferenciais lsd conforme indiquei já com o aditivo.
Isso que se ouve pode ser a fricção de umas anilhas com uns dentes que o diferencial tem lá dentro... Provavelmente acontece mais em aceleração a sair de velocidades baixas.

Se for, deves me um almoço [:D]

Não troquei óleo do diff [:D].
O mais provavel é ser também placebo como o 330i...

Ok :( ainda bem que trouxe a carteira...

Olha vê os apertos dos parafusos por baixo, em especial da frame de alumínio que liga a caixa ao diferencial. Quando mudaram o óleo podem ter desapertado algo...
​​​​​

[:)]

Last edited:
Entretanto está a fazer 3 meses que o MX-5 foi legalizado e ainda estou à espera do DUA.
O carro já me aparece há 2 semanas no site das finanças mas até agora ainda nada, nunca estive tanto tempo à espera do DUA...

Deixei hoje o MX-5 na minha oficina para eles verem aquilo com tempo.
No sábado fiz um total 500km e tudo perfeito. Daqui a nada estou comprador de pneus.
E estou também a pensar trocar para o 5W-30 no fim do ano, por descargo de consciência dos dias de calor como o de sabádo em que leva algum calor.

Last edited:
Back