Mazda Mx5

Bem...o review demorou por falta de tempo e por falta de ter um dispositivo com teclas...sim pq isto de tacteis para escrever um texto como deve ser....eu ainda sou à antiga....

Tive a sorte de uma manhã de sol, (sim pq hoje amanheceu com chuva) e mais sorte ainda de fazer o test-drive só com a minha esposa. Foram apenas 30 minutos...e como já tinha referido fiz anteriormento o percurso com o meu Pug GT...

Cons:

*Ummm tenho de me esforçar...a bossa da transmissão do lado do pendura (who cares? quem se preza está a conduzir....a minha Maria não vai ler isto LoL)...
*Continuo a achar o ecrã tactil algo desnecessário (para mim) e os 2000 euros de diferença entre o Essence e o Evolve...demasiado...
*Não sou atleta...mas mesmo sendo...é impossivel sair do carro de maneira elegante...
*O efeito que já referiram aqui de ficar farto do carro após uns meses....ummm quem sabe mas duvido que passe o efeito "UAU" ao ver o carro...
*O que testei era preto...para mim a pior carro para aquele carro.
* (Já reparam que no fundo isto não são contras?)

Pros:
*O cantar metalico do escape...e é sincero...e não barulho sintetizado das colunas como um Clio....é empolgante...viciante...e pede por mais..mais mais...
*Falaram em andar acimas das 4000 rpm....acho que pouco andei abaixo das 6000 :p ....mas a culpa é do carro não minha...
*Os travões são demais...o baixo peso ajuda mas fiquei MUITO surpreendido....dão uma sensação de segurança incrível.
* A 2ª longa....talvez....vi mal ou chegando às 7000 rpm ele já está nos 120 km/h? Mas não desgosto dessa característica.....
*Confortável....muito mais que o meu....pneus mais pequenos...mais altos...mas esperava que fosse mais seco...mas não...é um carro bastante amigo do dia-a-dia e aposto que das voltas pelos buracos de qualquer cidade portuguesa.
*O motor não parece ter 131 cv...e quando vamos a 70 parece que vamos a 120...mas atenção...é um carro que tb dá gozo ir a 40....aliás...até o propio ligar do carro....onde ele (parece que incitando)...dá uma aceleradela...dá gozo...
*Isto pode ser algo bom ou mau...mas TODOS olham para ele....e isso acho que é algo que vai demorar a passar pq É LINDO!
*Brincalhão....em curva..em apoio....soltar o acelerador é um convite...para o rabo dizer olá....e que gozo dá....mas sempre de uma maneira segura...nada de sentir que vamos dizer adeus à vida....
*A posição de condução mesmo com apenas regulação em altura do volante é bastante comoda...visibilidade plena (não fosse pequeno o carro).
*Não liguei a esse factor...mas acredito que pode ser poupado....mesmo aqui na Madeira...fazer abaixo de 10....em condução semi-desportiva....
*Confesso que não fechei a capota....mas...a não ser que esteja a chover (ou muito sol) acho que isso não vale a pena.....não fechei mas abri....um mecanismo que até o meu André consegue lidar.
*Pega do volante...tacto mecanico da caixa...posição dos pedais....PERFEITO.
*Os pneus são muito bons.....o límite deve chegar bem tarde....
*Os acabamentos interiores são identicos ao Mazda 2....mas pareceram-me mais sólidos....(será o feitiço Mx-5 e são a mesma coisa?)
*Sabiam que existem uns mini compartimentos atrás dos bancos?

Bem....é obvia a minha opinião não?

Se não fossem alguns factores...nenhum a ver com o carro ....comprava já hoje...mas....algum dia estará cmg.....Soul Red....Essence.

Quem poder que compre...será um futuro clássico...aposto nisso.....

Tenho a certeza que para alguns a cópia FIAT será sempre melhor que original.

Eu pelo que já vi visualmente do Fiat prefiro o Mazda, mas aqui ao contrário de outros "irmãos" gémeos, o motor será diferente...e isso pesa...na opção e no preço. O 1.4 Multiair de 135 cv é diferente a este atmosférico...nem me atrevo a dizer se melhor ou pior.

Já conduzi o 1.4 no 500 Abarth e já conduzi o 1.5....a minha opinião? O 1.4 tem mais punch mas prefiro o 1.5...

Tenho a certeza que para alguns a cópia FIAT será sempre melhor que original.
Qual original? O mx-5 de 1991?
É que este é tão original Fiat como Mazda, uma vez que é um projecto conjunto...
Qual é o original para ti, o BRZ ou o GT86?
Aqui o fanboy não admite que sejam tão originais um como o outro, pois ja preve que efectivamente o Fiat seja melhor, tem melhores motores, melhor aspecto etc...
Assim ao dizer que este é o original fica já o argumento para o futuro... [:D]

Última edição:
Espero que a copia FIAT seja mais barata ainda !! Para ter argumentos.

Tem todo o aspecto de ser o oposto. O MX-5 está com preço de combate e com um setup bastante espartano, tanto quanto é de esperar em carros actuais para mercado de massas. Quase que apostava que o Fiat vai tentar jogar numa proposta ligeiramente mais potente, ligeiramente mais pesada e ligeiramente mais equipada... logo mais cara.

Mas vamos ver. Posso enganar-me :)

Sempre ouvi dizer que o que falta no MX-5 para ser perfeito é uma versão turbo.

Se o Abarth tiver as mesmas características do Mazda (o Fiat já foi confirmado que será mais soft), e somando o binário e potência extra do caracol, facilmente se tornará num ícone!

É que este é tão original Fiat como Mazda, uma vez que é um projecto conjunto...
Aqui o fanboy não admite que sejam tão originais um como o outro, pois ja preve que efectivamente o Fiat seja melhor, tem melhores motores, melhor aspecto etc...
Não é por repetires uma falácia que passa a ser verdade.

O caso do BRZ e GT86 não tem nada a ver o projecto foi iniciado do zero e a Toyota tem uma forte participação na Subaru. As suspensões foram aproveitadas do Impreza, o bloco também é Subaru, mas a cabeça e sistema de injecção foi trabalhada pela Toyota. Os carros usam os mesmos componentes, são iguais em tudo excepto na afinação.

No caso do 124 para MX-5 é um "bocadinho" diferente.
A Mazda partiu de uma plataforma própria já existente, a do NC, desenvolveu essa plataforma o carro como quis e bem entendeu.
A FIAT pega agora nessa plataforma e faz o que bem entender.

Não é por repetires uma falácia que passa a ser verdade.

O caso do BRZ e GT86 não tem nada a ver o projecto foi iniciado do zero e a Toyota tem uma forte participação na Subaru. As suspensões foram aproveitadas do Impreza, o bloco também é Subaru, mas a cabeça e sistema de injecção foi trabalhada pela Toyota. Os carros usam os mesmos componentes, são iguais em tudo excepto na afinação.

No caso do 124 para MX-5 é um "bocadinho" diferente.
A Mazda partiu de uma plataforma própria já existente, a do NC, desenvolveu essa plataforma o carro como quis e bem entendeu.
A FIAT pega agora nessa plataforma e faz o que bem entender.

Isso a mim pouco me importa, não é um factor muito importante, mas realmente não entender que o Mazda é 100% Mazda e que o 124 é no mínimo 50% Mazda é demasiada persistência...

a questão de quem é pai do carro é um tanto indiferente

que o MX-5 é claramente um Mazda ninguém duvida, e não vai alienar a enorme base de fãs que tem.

a fiat tem espaço para fazer qualquer coisa um pouco diferente, assim queira.

Isso a mim pouco me importa, não é um factor muito importante, mas realmente não entender que o Mazda é 100% Mazda e que o 124 é no mínimo 50% Mazda é demasiada persistência...
Mas o homem insiste que é 50/50, já se sabe o que a casa gasta, quando entram italianos ao barulho o Jedi fica cego. [:D]
Mas sim concordo que isso não é o mais importante, para mim quanto mais afastado vier o 124 tanto melhor. Fiquei com pena da Alfa abandonar o projecto, podia ser que viesse um carro com uma estética arrebatadora e com um motor mais forte que o miata.

Sobre o 124 se aquelas imagens são o produto final fiquei muito desiludido.

Considerando que a Fiat quer também criar impacto nos EUA, presumo que herdará o 1.4 do Abarth, com 160hp(162cv), colocando-o 5hp acima do MX5 2.0 que os americanos têm.
Não sei é se veremos o mesmo nivel de cavalagem neste lado do Atlântico.

Também conduzi hoje o mx-5 1.5 de 130cv.

Foi ao encontro do que esperava. Não desiludiu mas também não surpreendeu.

Para quem já conduziu o ícone de 1990 consegue encontrar muitas semelhanças na condução, o baixo peso é comum em ambos e torna o carro muito ágil e divertido. Não passa muito disso - fácil e divertido. Na minha opinião faltam-lhe uns 30 ou 40cv para nos fazer suar e passar o limite da diversão para a emoção (estou curioso com o 2.0 160cv [kiss]). Falta-lhe um pouco de força para soltar a traseira e aguentar, com facilidade o carro "de lado".

PROS:
A caixa é perfeita, muito mecânica, curta e precisa. Gostei do escalonamento da mesma, tal como gostei da direção muito precisa.
A posição de condução foi fácil encontrar e é muito muito boa, mas pior que a de um Porsche Boxster 981 (dos novos) por exemplo. Gostei do desenho do capot, de ver duas bossas no mesmo (faz lembrar os Porsche :) )
O som do escape é engraçado se pensarmos que estamos perante um 1.5 de 4 cil.
Gostei também das velocidades que se atingem em curva e da facilidade em andar rápido. É um carro confortável e mesmo em pisos fracos absorve bem as irregularidades permitindo andar rápido nessas condições.
O consumo a velocidades estabilizadas é à volta dos 6 litros.
Simplicidade do mecanismo da capota

CONTRAS:
Não gostei dos (salvo erro) Yokohama que o equipavam, pois não transmitiam o que se passava na estrada.
Não gostei nada dos espaços de arrumação que são praticamente nenhuns :( A mala também é pequena.
O ecrã achei que tinha poucas funcionalidades. Podiam colocar medição de forças G, nº de rotundas feitas de lado [:D], etc. coisas engraçadas num veículo divertido. Creio que o ecrã está um pouco mal aproveitado

Resumindo, gostei do carro. É um brinquedo. Mas não me completa. Agora quero por as patas no 2.0 para ver se me surpreende [:cool:]

Não é um projecto conjunto não.

Eu coloquei exactamente essa pergunta no workshop da apresentação do MX-5 ao clube MX-5 ao quadro da Mazda orador, e a resposta foi esta: "O desenvolvimento e projecto é inteiramente da responsabilidade do centro de desenvolvimento da Mazda Japão".

A Fiat pegará na plataforma existente colocar-lhe-á apenas o grupo propulsor e interiores redesenhados, e alterações nos painéis frontais e anteriores, e pagará por essa utilização.

Voltar
Superior