Megane Break ou outras???

citação:Originalmente colocada por colin

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Houve aqui quem tenha dito que o Megane 1.5 DCI era mais económico que o Focus 1.6 TDCI... mas não é bem assim! Eu acho que os 2 são económicos e nenhum deles se destaca. Têm os 2 praticamente os mesmos baixos consumos. Quando as pessoas dizem que o Megane é mais económico é um engano. Essas pessoas parecem-lhe que o Megane gasta menos porque faz mais kms com o depósito, mas nem tudo o que parece é. É que ter mais autonomia nem sempre significa gastar menos. Neste caso o Megane faz mais kms mas não é por gastar menos!!! É por o depósito do Megane ser maior (60 litros) que o do Focus (52 litros). Se gasta o mesmo que o Focus e se tem um depósito maior, então tem que fazer mais kms (mais autonomia) que o Focus! É natural! Agora, dizer que é mais económico... é mentira! Atenção que não estou a chamar mentiroso a ninguém. Apenas estou a dizer que as pessoas que disseram aquilo estavam pura e simplesmente enganadas! Não quero ferir susceptibilidades! ;)

Hmm... Eu falei muito bem dos consumos do 1.5 dci e sei muito bem as diferenças entre consumo médio aos 100km e autonomia. Por acaso nunca experimentei o 1.6tdci mas já conduzi outros carros, supostamente com melhores consumos e, para mim, o megane destaca-se. Lá por eu fazer 1200km com um deposito do megane e fazer 700 com o do polo tdi, não quer dizer nada em termos de consumos. Mas EU faço as contas e vejo que o tdi gasta muito mas muito mais, não havendo razões para tal (diferenças de 1 litro/100km ou ainda um pouco mais)...

Quando disse ao autor do tópico que o megane é mesmo muito bom em consumos, expliquei o porquê da minha afirmação e acho q ele ficou convencido. É o que interessa;). Eu não me considero faccioso neste ponto, até porque odeio a Renault. É a vida.

cumps
Vejo que não entendeste aquilo que eu disse. Estava apenas e só a comparar 2 carros em questão neste tópico: o Megane DCI e o Focus TDCI! Não estou nem vamos meter outros carros ao barulho! Para que é que metes um Polo TDI no meio??? Já agora, para desvirtuar ainda mais, porque não meter no meio um Range Rover diesel com um daqueles motores enormes e bêbados??? [8] [8)]

Já foi aqui dito e demonstrado que os consumos dos 2 (Megane e Focus) são muito idênticos. Sendo assim, a razão da maior autonomia do Megane é essencialmente o depósito maior, isto se os 2 forem conduzidos da mesma forma, claro!

Na parte do meu post que sublinhaste, eu referi "nem sempre" para determinados casos. No caso do Megane vs. Polo é natural que o Polo tenha menos autonomia por gastar mais e por ter um depósito mais pequeno. Lá está, por isso é que eu disse "nem sempre"!!! Porque há casos e casos!!! O caso do Megane vs. Focus é um desses determinados casos em que se ajusta o que eu disse "É que ter mais autonomia nem sempre significa gastar menos"!!!

Aquilo que disse no post anterior penso estar bem explícito e, se a mensagem for lida com a devida atenção, é facilmente entendida. Para bom entendedor, meia palavra basta!

E tu deste a entender que quem diz que o megane gasta menos é porque está iludido pela sua enorme autonomia. E eu disse que é falso, eu não meço consumos aos 100 pela autonomia. Dei os exemplos para provar que sei distinguir as duas coisas.

E não compares o range rover com o polo. Dei o exemplo do Polo porque o motor que tem (1.4tdi), pela sua construção, seria natural que tivesse um consumo menor. Verifica-se que consome bastante mais e que nada tem a ver com a sensação de maior/menor autonomia.

Em minha opinião não estou a desvirtuar nada. Estou a fazer notar que realmente não se misturou autonomias com consumos médios nas opiniões dadas anteriormente. E a tentar fazer ver que não faz sentido insinuar que houve misturas.

Tenho um clio 1.5 dci de 105cvs que é mais pesado que um megane (não a carrinha) e faço consumos de 5 litros na boa... Em estrada 4.5/4.8 ... Sinceramente dúvido muito que qq focus faça isso. Na pior das hipóteses de esticar e tal 5.5.

E o motor tem uma disponibilidade incrível para um 1.5. E já testei mts outros desta cilindrada ou parecida, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e até 1.7 ...

citação:Originalmente colocada por colin

E tu deste a entender que quem diz que o megane gasta menos é porque está iludido pela sua enorme autonomia. E eu disse que é falso, eu não meço consumos aos 100 pela autonomia. Dei os exemplos para provar que sei distinguir as duas coisas.

E não compares o range rover com o polo. Dei o exemplo do Polo porque o motor que tem (1.4tdi), pela sua construção, seria natural que tivesse um consumo menor. Verifica-se que consome bastante mais e que nada tem a ver com a sensação de maior/menor autonomia.

Em minha opinião não estou a desvirtuar nada. Estou a fazer notar que realmente não se misturou autonomias com consumos médios nas opiniões dadas anteriormente. E a tentar fazer ver que não faz sentido insinuar que houve misturas.
Houve algumas pessoas que disseram que o Megane DCI gasta menos que o Focus TDCI. Não disse quem, muito menos tu.

Concordo plenamente contigo que não se deve misturar autonomia com consumo médio.

Quando eu alertei a questão da autonomia foi porque reparei que houve quem disse neste tópico que o Megane gasta menos que o Focus. Então se é dado adquirido que os consumos de ambos são baixos e praticamente equivalentes (dados unanimes de variadas fontes, até mesmo da imprensa), porque razão dizem que gasta menos??? Expliquem-me, se faz favor porque eu não entendo porquê!!! Eu pensei logo que a única explicação lógica é possívelmente as pessoas terem a ilusão de que o Megane gasta menos que o Focus por outro motivo (não estou a dizer que estejas nesse lote, até vejo que não)! E qual seria esse motivo? Eu entendi que devia alertar que não me parece gastar menos mas sim ter mais autonomia e as pessoas não saberem disso e julgar que gasta menos que o Focus! Ou então dizem isto sem saber que o Focus também é poupado! Eu não estou contra ti. Até concordo contigo no que dizes. Eu só acho que há pessoas que se calhar estão iludidas pelas razões que apontei. Pergunto eu: se ambos comprovadamente gastam quase o mesmo, então diz-me porque é que há quem diz que o Megane gasta menos que o Focus??? Não bate a bota com a perdigota! Sabem algo que nõs não sabemos, será? Não será como eu penso, que é por fazerem 1200kms no Megane e no Focus não irem além dos 900kms que ficam logo a pensar que o Megane gasta menos que o Focus??? Eu dei a entender que quem diz que o megane gasta menos é porque poderá estar a ser iludido pela sua boa autonomia. É que as pessoas quando dizem isto fizeram-me logo pensar desta forma, que como já disse não concordo e como acho que se pensam assim estarão enganadas. Entendes o que estou a pensar e que me fez alertar para o facto?

Para provar o que digo, coloco aqui uma citação do post do Carlos Andrade que me parece ter caído no esquecimento.

citação:como se fosse por grande diferença:

MEGANE 1.5 DCI 105cv:

Urbano 5.8 l/100km

Extra-Urbano 4.1 l/100km

Combinado 4.7 l/100km

FOCUS 1.6 TDCI 109cv:

Urbano 6.2 l/100km

Extra-Urbano 4 l/100km

Combinado 4.8 l/100km

citação:Originalmente colocada por lz200

Tenho um clio 1.5 dci de 105cvs que é mais pesado que um megane (não a carrinha) e faço consumos de 5 litros na boa... Em estrada 4.5/4.8 ... Sinceramente dúvido muito que qq focus faça isso. Na pior das hipóteses de esticar e tal 5.5.</u>
E o motor tem uma disponibilidade incrível para um 1.5. E já testei mts outros desta cilindrada ou parecida, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e até 1.7 ...
Não acreditas? Olha para o meu post anterior na parte onde está citação do post do Carlos Andrade... diz-me então, já acreditas que faz esses consumos, ou não?

Digo-te que o Focus faz na boa médias de 5L/100kms em estrada (com tacto no pé direito até menos), 5,5 a 130/140kms/h em AE e em cidade faz entre 6 a 6,5. Isto, claro está, em condução normal sem preocupações no consumo.

Se teimas em não acreditar, então faz uma pesquisa por Focus e verifica o que dizem dos consumos.

Tenho um clio 1.5 dci de 105cvs que é mais pesado que um megane (não a carrinha) e faço consumos de 5 litros na boa... Em estrada 4.5/4.8 ... Sinceramente dúvido muito que qq focus faça isso. Na pior das hipóteses de esticar e tal 5.5.</u>
Não acreditas? Olha para o meu post anterior na parte onde está citação do post do Carlos Andrade... diz-me então, já acreditas que faz esses consumos, ou não?

Digo-te que o Focus faz na boa médias de 5L/100kms em estrada (com tacto no pé direito até menos), 5,5 a 130/140kms/h em AE e em cidade faz entre 6 a 6,5. Isto, claro está, em condução normal sem preocupações no consumo.

Se teimas em não acreditar, então faz uma pesquisa por Focus e verifica o que dizem dos consumos.

Eu em estrada (70/80) faço 4 litros e não 5.A 100 faço uns 4.5/4.7 130/140 faço 5 litros, nunca fiz 6 litros com este carro mas pouco ando em cidade por isso... 5.5 é o máximo a puxar de vez em quando.

E o que vem de papel a mim não me diz nada...ou o que as marcas anunciam... E não era por aí q escolhia um ou outro... só referi os consumos que O MEU FAZ. Não os que li por aí... E mais um colega meu tem um focus 1.6 de 110 cvs e não faz consumos abaixo dos 6 litros... 6.5

PS: Era apenas a minha opinião...n kero entrar numa de conflito.
E mais, gosto bastante do Focus...

Eu em estrada (70/80) faço 4 litros e não 5.A 100 faço uns 4.5/4.7 130/140 faço 5 litros, nunca fiz 6 litros com este carro mas pouco ando em cidade por isso... 5.5 é o máximo a puxar de vez em quando.

E o que vem de papel a mim não me diz nada...ou o que as marcas anunciam... E não era por aí q escolhia um ou outro... só referi os consumos que O MEU FAZ. Não os que li por aí... E mais um colega meu tem um focus 1.6 de 110 cvs e não faz consumos abaixo dos 6 litros... 6.5

PS: Era apenas a minha opinião...n kero entrar numa de conflito.
E mais, gosto bastante do Focus...
Eu sei que é a tua opinião, que não queres entrar em conflito tal como eu não quero! Tudo bem, não há crise! ;) :) Eu só te estava a responder à tua dúvida do Focus não fazer os consumos que apontaste.

A questão é que não podes generalizar apenas uma opinião de alguém que tem um focus 109cvs que não faz abaixo dos 6. E como é a condução dele? O motor desse Focus está em condições? Seja que carro for, o melhor consumo é feito com o pé direito!!!

Conheço users deste forum que têm Focus e alguns dizem que não conseguem fazer abaixo dos 6 e outros que conseguem fazer 5 ou 5,5. Mas na generalidade, aqueles que dizem fazer bons consumos admitem a preocupação de uma condução ajustada para tal. Por isso é que te convidei a fazeres uma busca para confirmar o que te estou a dizer.

Eu tenho uma SW de 90cvs e este motor é apenas um pouco mais poupado que o de 109cvs, mas por uma ligeira vantagem. Digo-te que numa pequena viagem de 22 kms fiz uma média de 3,6 com condução super-económica. Se nessa viagem praticar uma condução normal, faço entre 4 e 4,5. Em estrada a 90/100kms/h faço consumos de 4,5 a 5. Em AE a 120kms/h faço 5,5. Em cidade faço entre 6 e 6,5. Claro que se lhe apertar, os consumos aumentam, mas felizmente a média não sobe muito a pique. Mas mesmo assim felizmente é um motor que consegue fazer facilmente abaixo dos 7L. Haja aqui alguém com um Focus que ajude a comprovar isso.

EDIT: estava a esquecer que o Clio só pode fazer excelentes consumos com esse motor. Se o Megane faz consumos baixos, então o Clio também tem que fazer! E é uma bélíssima aposta neste caso! Por isso, estás de parabéns.

Nem é preciso haver alguém a comprovar eu acredito perfeitamente.
:)

Os dci têm fama de gastar pouco e gastam... O peugeot 207 com esse motor tb gasta mt pouco... mas é mais leve. Mas n será por aí.

Sei que esse motor é mt poupado mt mais que o de 109cvs. Aliás num comparativo da autohoje os que gasta menos é o 207 de 90cvs e o dci de 105 cvs... os outros eram corsa e punto 1.3 de 90, yaris de 90 e Peugeot e o clio.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

compra um carro de que gostes. se querias a mégane, é uma boa escolha, e vai em frente.

É difícil ficar mal servido no segmento.

O que é mais engraçado e, felizmente para o consumidor e ambiente, é que hoje em dia há muitas propostas interessantes em termos de economia de combustível, até mesmo entre motores a gasolina. Já tenho reparado em testes na imprensa que os valores de consumo de combustível são muito equiparados e bastante comedidos. Eles só dizem que o carro x ganha aos pontos o carro y porque estão a comparar e a julgar forçosamente, mas advertem sempre que são diferenças tão mínimas que acabam por não ser sequer um factor negativo na escolha de um carro.

Exemplos do que digo são os motores 1.5 DCI, 1.6 TDCI, 1.3 CDTI/Multiject, 1.9 TDI... entre eles as diferenças não são muito notórias, mas são todos económicos.

Viva a tecnologia! lol

lol a única coisa que n ajuda é o IA neste país e o próprio preço dos carros por culpa deste.. de resto é vdd. os motores sofreram uma evolução estrondosa nos últimos anos...:)

E sim tb eu não era pela diferença de 1 ou 2 litros que comprava carro X ou Y.... Hj em dia eles realmente gastam mt pouco... e diferenças mínimas, sem poder de influência no meu caso. nunca seria por aí.

As marcas anunciam sempre valores mt optimistas, gosto dos testes da AH quando eles levam os carros para sítios para esse tipo de testes de consumos... o igual ao meu no teste vem bastante parecido ao meu que tenho, no que toca a consumos... agora o que a marca anuncia por vezes... ui.

??????? Não me venham com a tanga de ver média ponderada... Eu disse quem não faz cidade gasta menos...

Já o meu 1.5dci de 105 cvs nos utilitários tirando cidade é dos que gasta menos juntamente com o 206 de 90 cvs...

Boas.

Segunda já cá deve estar, a opção foi por uma Megane de 105 CV, cinza platina Exclusive.

Obrigado.
Rui

citação:Originalmente colocada por phalhas

Boas.

Segunda já cá deve estar, a opção foi por uma Megane de 105 CV, cinza platina Exclusive.

Obrigado.
Rui

Boa sorte que vai mesmo ser precisa.

Sorte com o concessionário, sorte com a fiabilidade, sorte com marca.
Para ser precisa tanta sorte, mas valia a compra de outro carro :)

citação:Originalmente colocada por João Dias

citação:Originalmente colocada por phalhas

Boas.

Obrigado.
Rui

Boa sorte que vai mesmo ser precisa.

Sorte com o concessionário, sorte com a fiabilidade, sorte com marca.
Para ser precisa tanta sorte, mas valia a compra de outro carro :)

Olha que por aqui a troca por uma Mégane dCi tb está a ser ponderada...e sendo um modelo já maduro já é menos propenso a problemas;) Quanto á assistencia...a de lamego é boa e isto é uma vila autentica...;)

Phallas, parabens pela Megane. Se puderes faz um DB e mete umas fotos para o pessoal apreciar [B)][B)][B)]

Back