Melhor Seg. C

Não é um Punto, mas é um Fiat (Idea).
Também é chefe de estado, mas a sua influência estende-se para lá de qualquer fronteira (pronto, na Coreia do Norte talvez não).
Outra maneira de fazer um "statement".

mi_4222802964997090.jpg

Obrigado, cá está um belo exemplo para o jbranco perceber o conceito carros VS status.

E ainda ninguém falou no supra sumo segmento C Skoda Octavia... [:D] [:)]
Olha que o VRS já é exclusivo

Agora fui.

Principalmente é isso sim. A boa formação e sucesso profissionais é o que mais conta para o status de um homem ou mulher já adultos. A que depois acrescem também aspetos como, por exemplo, a forma mais ou menos aplicada e bem sucedida como se criaram os filhos.

Coitados dos desempregados, ficam temporariamente sem estatuto.

E sim a profissão é uma grande fatia do status individual.

Um trolha, mora no bairro social, conduz um fiat uno com uma porta de cor diferente, anda com roupa de gosto duvidoso, é para o que tem dinheiro, mas é bom pai, cumpridor , não tem lá muito boa formação, não teve oportunidade, mas é honesto.

Tem determinado estatuto na sociedade, nada que se compare ao Sr. Dr. do posto médico, mas nada que se envergonhe.

Mas determinado dia, saiu-lhe o euromilhões.
Deixou de ser trolha, mas não passou a ser nada, apenas rico, continuou honesto, bom pai, cumpridor mas sem formação boa... o que mudou foi mesmo os aspectos visíveis, os tais que queres teimar em não englobar no estatuto, mudou-se para uma casa para uma de 1 milhão de euros, comprou uma mão cheia de carros para poder variar, compra roupa nas melhores marcas, come nos melhores restaurantes, tem alguns amigos novos mas mantém os mesmo de sempre...

enfim, será que continua com o mesmo estatuto? o dinheiro e tudo o que o dinheiro comprou fez-lhe um extrememakeover ao estatuto? diria que sim.

O lexus é uma boa achega para o caso.

já o resto, quer queiras quer não, apesar de achares que ligas zero a status, está presente em quase tudo o que fazes e compras, a menos que vivas isolado numa montanha qualquer.

Não nego que esteja presente mas daí a condicionar a minha decisão de compra vai um esticão valente como quem cai do armar ao pingarelho ao viver na montanha.
Para mim tem mais "status" ter um carro com boas performances e um bom motordo que um símbolo no capot.

Suponhamos que tenho à volta de 35.000€ para um segmento C "bonzinho"

Teria que ponderar muito...
31k Ford Focus 2.0 TDCi 150
33k Skoda Octavia Break 1.8 TSI 180 DSG
33k Lexus CT200h
35k DS 4 2.0 BlueHDi 150
36k A3 2.0 TDI 150
36k Mercedes-Benz A 200 d 136
38k A3 1.8 TFSI 180 Sport S tronic

Da mesma maneira se tiver 120€ posso comprar uma camisa da Sacoor ou 3 da Giovanni Galli, sabendo que naquilo que define uma camisa (corte, tecido, acabamento) as da Sacoor não são notoriamente superiores à da Giovanni Galli.

Acho que se queres comprar o Mini Clubman só tinhas que perguntar pelos prós e contras do carro. . Assim vens com conceitos de estatuto e perde-se o propósito de discutirmos se o Clubman será ou não uma boa escolha. Melhor segmento C? Talvez não seja..mas também não é isso que procuras. Compra o carro que os vizinhos vão gostar.

Não nego que esteja presente mas daí a condicionar a minha decisão de compra vai um esticão valente como quem cai do armar ao pingarelho ao viver na montanha.
Para mim tem mais "status" ter um carro com boas performances e um bom motordo que um símbolo no capot.

Suponhamos que tenho à volta de 35.000€ para um segmento C "bonzinho"

Teria que ponderar muito...
31k Ford Focus 2.0 TDCi 150
33k Skoda Octavia Break 1.8 TSI 180 DSG
33k Lexus CT200h
35k DS 4 2.0 BlueHDi 150
36k A3 2.0 TDI 150
36k Mercedes-Benz A 200 d 136
38k A3 1.8 TFSI 180 Sport S tronic

Da mesma maneira se tiver 120€ posso comprar uma camisa da Sacoor ou 3 da Giovanni Galli, sabendo que naquilo que define uma camisa (corte, tecido, acabamento) as da Sacoor não são notoriamente superiores à da Giovanni Galli.

Não estou a dizer que guias a tua vida de acordo com a imagem que queres passar aos outros, mas daí a dizer que não se liga nenhum ao status vai um esticão grande.

Sabes que ainda podes comprar camisas mais baratas que na giovanni galli com a mesma qualidade, mas suponho que este seja o patamar mnais baixo por onde te sentes confortável usar.
Eu também posso dizer que tenho 200 ou 300€ para uma camisa hugo boss (nem sei se é isso que custam) mas como não ligo a status compro uma da sacoor por 120€...

Eventualmente até teremos o mesmo entendimento para o que significa status.
Agora vires para cá dizer que um carro não "dá" status e que qualquer labrego compra um carro é apenas provocação na senda do outro tópico.

de uma forma geral status é a posição que de terminado individuo ocupa numa sociedade, mas essa posição que ocupa não acaba em si mesma, e o status de determinado individuo não pode ser definido apenas porque ele é "empresário" ou "médico". tudo o que rodeia o individuo, acrescenta algo ao seu status, incluindo o carro que conduz ou a roupa que veste.

Estás a imaginar-te por exemplo a ir ao dentista, e enquanto esperas vês que ele chega num carro todo xuning (não é o kit amg), com roupa velha e suja, e quando te vai atender a bata tem nódoas e está rota.
ele até pode ser o tipo mais simpático e correcto e educado e até competente, mas se isto não acrescenta algo (negativo) ao estatuto do homem então eu não sei o que é o estatuto.

Logo, o carro acrescenta status à pessoa, quer se queira ou não. Mais que não seja, que a pessoa se está nas tintas para carros e marcas, o que até pode ser muito mau se a pessoa for vendedor de automóveis...

Tanta asneira junta.... [8b]

Olho para um CT200 e vejo tudo menos desportividade.
Vejo sim um carro feio, que sei que tem um comportamento que não é nada de especial, tanto a nível de motor, como de carroçaria.

A minha citação vinha de uma outra citação cujo primeiro carro era um Focus ST. Depois aquela referência no fim ao Lexus baralhou tudo. Sorry! [:D]

Acho que se queres comprar o Mini Clubman só tinhas que perguntar pelos prós e contras do carro. . Assim vens com conceitos de estatuto e perde-se o propósito de discutirmos se o Clubman será ou não uma boa escolha. Melhor segmento C? Talvez não seja..mas também não é isso que procuras. Compra o carro que os vizinhos vão gostar.

Se releres o 1º post vai reparar que é:
o melhor seg C de acordo com as premissas: a,b,c...
O carro que os vizinhos iam gostar era um classe A ou A3 ou 120D, coisa que eu não ia gostar.
Com este tópico já entrou outro ao barulho o lexus, se quiseres acrescentar algo construtivo podemos discutir se quiseres continuar como alguns outros users a discutir o conceito de status nos automóveis também podemos, que não seja por isso.

Obrigado, cá está um belo exemplo para o jbranco perceber o conceito carros VS status.

Olha, e quem tem mais estatuto:
- O Papa, líder de milhões, num Fiat Idea?
- O médico de família com 400 utentes num Audi A4?

[:D] Esta é para ver se tu percebes...

Olha, e quem tem mais estatuto:
- O Papa, líder de milhões, num Fiat Idea?
- O médico de família com 400 utentes num Audi A4?

[:D] Esta é para ver se tu percebes...

Ê pá... tenho mesmo de explicar tudo...

No caso do Papa, um carro muito caro e exclusivo e desportivo... faria o quê à sua imagem, ao seu estatuto? (vá, a resposta deixo para tu chegares lá)

MAs isto é serio?! vá malta, deixem lá de alimentar o Troll que ele vai-se embora naturalemente, senão só às 20:00 quando os pais dele chegarem a casa [:D]

Não é um Punto, mas é um Fiat (Idea).
Também é chefe de estado, mas a sua influência estende-se para lá de qualquer fronteira (pronto, na Coreia do Norte talvez não).
Outra maneira de fazer um "statement".

A resposta já te tinha sido dada e tu até já fizeste citação dela... [:D]

MAs isto é serio?! vá malta, deixem lá de alimentar o Troll que ele vai-se embora naturalemente, senão só às 20:00 quando os pais dele chegarem a casa [:D]

Também queres discutir o termo estatuto? ou vieste só mesmo passar tempo?

Não estou a dizer que guias a tua vida de acordo com a imagem que queres passar aos outros, mas daí a dizer que não se liga nenhum ao status vai um esticão grande.

Sabes que ainda podes comprar camisas mais baratas que na giovanni galli com a mesma qualidade, mas suponho que este seja o patamar mnais baixo por onde te sentes confortável usar.
Eu também posso dizer que tenho 200 ou 300€ para uma camisa hugo boss (nem sei se é isso que custam) mas como não ligo a status compro uma da sacoor por 120€...

Falso, é o patamar onde a qualidade de preço é ideal para mim e as de preço inferior têm qualidade notoriamente inferior, algo palpável e mensurável como já referi. Se as da primark ou springfield fossem melhores usaria sem qualquer problema.
Também há diferenças qualitativas em outras marcas melhores que a GG que também tenho, mas na maioria das vezes não justifica o aumento exponencial de preço, que é apenas justificável pelo marketing e "status" que têm.

Certas marcas e certas escolhas pautam-se por pagar um extra apenas pelo facto de ser a marca x, isso acho um desperdício de dinheiro dado que não obtenho satisfação pessoal alguma em ostentar marcas, obtenho sim em saber que tenho algo que foi um bom investimento e que obtive o melhor que podia com o meu dinheiro.

Ê pá... tenho mesmo de explicar tudo...

No caso do Papa, um carro muito caro e exclusivo e desportivo... faria o quê à sua imagem, ao seu estatuto? (vá, a resposta deixo para tu chegares lá)
Então não percebo qual é a tua duvida.
O carro acrescenta ou não alguma coisa ao status da pessoa?
O que eu estou a ver se percebes (para usar a forma que tu usaste) é que o status não é grandemente influenciado pelo carro que se conduz, ou se tem estatuto social, ou não se tem, o carro pouco ou nada altera para além da aparência. O mais que um carro pode fazer é dar uma falsa aparência de status alguém que realmente não o tenha, é a forma mais fácil de alguém passar pelo que realmente não é.

Não requer estudo, não requer muito dinheiro, não requer ser bom chefe de família, não requer ser bom filho, não requer ser benemérito,... Não requer nada de muito complicado.

Portanto acaba por apenas impressionar (ou dar o tal "status" que tanto te preocupa) perante pessoas pouco informadas.

Back