Melhor Seg. C

Mazda Cx3, já sei que vão dizer que não é seg. C. Mas é interessante, pese embora, tenha concorrência pesada nesse campo, x1 gla countryman... Não era bem essa zona que procurava.

Eu não ia "dizer"... já o "disse", ao indicar que a base é o MAZDA 2. [;)]

E a sua concorrência, será mais o RENAULT CAPTUR, NISSAN JUKE... ao contrário do X1 ou GLA.

Eu tenho 50 anos e posso-vos garantir que o novo clubman me fica lindamente. Sei isso porque já andei muitos dias num. [:cool:]

Até pode fazer... Mas ainda não vi nada que prove que status seja uma palavra portuguesa.
Qualquer dicionário de português...

Eu não ia "dizer"... já o "disse", ao indicar que a base é o MAZDA 2. [;)]

E a sua concorrência, será mais o RENAULT CAPTUR, NISSAN JUKE... ao contrário do X1 ou GLA.

Ok, as que é bem bonito é, ao pé de um captur parece um Ferrari.

Mas realmente o que me fica melhor quando circulo lá por Cascais a caminho da Quinta da Marinha é a versão John Cooper Works Convertible. [br:)]

Olha que não, apesar de ser uma marca com uma imagem jovem, os clientes tendem a ter bem mais que 20 anos... Até porque aos 20 anos, na generalidade não dá € para comprar um mini.

Os pais compram. Mas como te disse, conheço pouco, é a imagem que tenho, o que não quer dizer que seja a realidade. Nem pensei que fosse um segmento C...

Se queres segmentos C com estatuto e que não sejam "comuns" só tens duas escolhas.
Têm que ser de marcas premium não alemãs e nesse caso tens o Volvo V40 e o Lexus Ct200h. O Volvo está mesmo a precisar de um facelift logo aguardava por isso. O Ct200h é de uma marca premium, super-fiável e tem uma imagem de ser muito evoluído tecnológicamente.
O Mini também é boa escolha mas é mais comum.
Comprar um crossover do segmento B também é opção porque frequentemente se encontram ao preço de carros do segmento C.

Esta questão dos "segmentos" com os SUVs e/ou Crossovers ficou bastante baralhada.

Independentemente do que se quer de um C, o meu conselho principal passa sempre por "visitar" os modelos mais recentes no mercado.

O meu segundo conselho passa por não dar mais valor à opinião de terceiros do que à nossa. Mesmo que os terceiros sejam a desinteressada e muito imparcial imprensa da especialidade.

Eu vejo a exclusividade de outra forma, que tal um segmento C com extras mais fora dos equipamentos base?

O Lexus tem boa imagem e exclusivo qb, tirando esse um Mini com equipamento mais especifico

Tem mais status o Ricardo Salgado de Fiat 500 do que o Sócrates de Mercedes S. Até os vigaristas têm diferentes status e, mais uma vez, não é pelo carro que lá chegam. [:D]

Pronto, já não brinco mais com essa questão. Peço desculpa, acho essa questão do status dos carros tão irrelevante que só me dá para brincar com o assunto. :)

Eu vejo a exclusividade de outra forma, que tal um segmento C com extras mais fora dos equipamentos base?

O Lexus tem boa imagem e exclusivo qb, tirando esse um Mini com equipamento mais especifico

Eu por acaso não vejo dessa forma...
Um seg C base vem equipado com tudo o que é essencial num carro. Que exclusividade teria um qualquer megane por ter sensores de tudo e mais alguma coisa, GPS, teto panorâmico, led e câmara de marcha atrás? Sim são uma mais valia, mas pouco acrescentam ao estatuto do carro.

Tem mais status o Ricardo Salgado de Fiat 500 do que o Sócrates de Mercedes S. Até os vigaristas têm diferentes status e, mais uma vez, não é pelo carro que lá chegam. [:D]

Pronto, já não brinco mais com essa questão. Peço desculpa, acho essa questão do status dos carros tão irrelevante que só me dá para brincar com o assunto. :)

Porque estás a pegar na questão ao contrário... Não é o carro que define o estatuto da pessoa, ninguém disse isso.
Mas se não entendesses o conceito de estatuto vs carro, não terias um serie 7 em casa, já dou de mão beijada o desportivo s4...

Estatuto é um conceito universal.
Mas a nossa definição de estatuto vem exactamente da interpretação romana do mesmo. Tem um duplo sentido: situação da pessoa a nível de propriedades e situação da pessoa no seio da Res Publica.

Ora, para um romano o estatuto media-se através do seguinte:
Authoritas - o quanto a sua opinião era respeitada
Virtus - a coragem do romano na guerra
Honos - a honradez do romano
Fundus e Villa - propriedade agrícola com as suas casas, que quanto maior e mais rica, mais importância dava ao romano
Cursus honorum - a "via da honra", ou seja, a participação política dele: tribunos da plebe, edis da plebe, edis curuis, questores, censores, pretores, cônsules.

Hoje em dia será o mesmo para o português:
Valor dado à nossa opinião
Se somos considerados pessoas de coragem, capazes de enfrentar problemas
A nossa seriedade e honradez
A nossa riqueza e propriedades, imobiliária e mobiliária
Vida política, especialmente participação em órgãos da República, centrais ou locais

É por esta razão que, na ideia de certas pessoas, se liga o estatuto à posse de um determinado número de bens, neste caso de um automóvel como um Mercedes-Benz A.
Mas, voltando aos nossos antepassados, isso é o mesmo como acontecia durante o tempo de Roma: um romano herdava 0,5 hectares de terreno (o denominado heredium - o terreno de um cidadão), mais tarde conseguia para si a sua família uma pequena villa com um fundus de 5 hectares. Óptimo não é? Mas o que é que se compara a um romano com 10.000 hectares de terreno, tal como existiam alguns no sul da Lusitânia, no convento Pacense?

Porque estás a pegar na questão ao contrário... Não é o carro que define o estatuto da pessoa, ninguém disse isso.
Mas se não entendesses o conceito de estatuto vs carro, não terias um serie 7 em casa, já dou de mão beijada o desportivo s4...
pegando no exemplo do carro da minha mulher (não meu). Quando ela vai ao seu volante o carro tem imenso status, se for o pai dela lá se vai o status todo (agora fui mau [:D]). Quem tem estatuto são as pessoas, não os objetos. [;)]

Uma princesa ao volante de um mini continua a ser uma princesa, um labrego ao volante de um mercedes continua a ser um labrego. [;)]

edit: O prof. Rebelo de Sousa não vê o seu estatuto reduzido por conduzir um comum Mercedes A, porque o seu estatuto é proveniente da sua atividade de mui ilustre jurista e académico. Percebes a ideia? :)

Last edited:
JBranco, eu sei que é offtopic, mas poderia dar um breve feedback acerca do clubman. Por exemplo, confirmam-se melhores materiais e construção que aquilo a que a Mini nos tem habituado ?

pegando no exemplo do carro da minha mulher (não meu). Quando ela vai ao seu volante o carro tem imenso status, se for o pai dela lá se vai o status todo. Tás a ver a ideia? Quem tem estatuto são as pessoas, não os objetos.

Uma princesa ao volante de um mini continua a ser uma princesa, um labrego ao volante de um mercedes continua a ser um labrego. [;)]

É aqui que continua a estar o teu erro.

Eu conheço várias pessoas com um estatuto elevado na nossa sociedade que muito para lá do estatuto que têm, são uns autênticos labregos.
Não é por serem uns labregos que deixam de ter um estatuto elevado.

Não gostas do(a) Clubman?

Adoro a traseira e as portas traseiras de abrir para o lado.

Em British Racing Green fica um espetáculo.

Falando concreto, acho que precisas de um carro = ao do prof. Marcelo.

Gasta pouco, estaciona-se em "qualquer" lugar e com jeito vai bastante longe.

(É um Merc. A)

JBranco, eu sei que é offtopic, mas poderia dar um breve feedback acerca do clubman. Por exemplo, confirmam-se melhores materiais e construção que aquilo a que a Mini nos tem habituado ?
Aquele que me emprestaram era de demonstração e estava carregado ao máximo de equipamento, por isso tinha um excelente aspeto, tanto interior como exterior. E tratava-se da versão a gasolina mais potente e com caixa automática.

Nesse contexto gostei muito dos acabamentos que efetivamente me pareceram melhores do que os que antes encontrei noutros minis, como por exemplo no de 5 postas. Finalmente é um mini capaz de transportar 4 pessoas e alguma bagagem. Não é um Golf mas cumpre os mínimos, é por exemplo mais funcional do que o S1. Por exemplo é mais fácil aceder ao interior do Clubman do que ao do S1, porque enquanto o clubman é alto e tem umas portas de boas dimensões o S1 é baixo e as postas são minúsculas.

Back