Melhor Seg. C

Agora fiquei curioso com a definição de labrego!!??
É a que vem no dicionário, uma pessoa rude, grosseira ou malcriada. Ora, como já escrevo e julgo ser pacífico de aceitar, essa não é a forma com a sociedade em geral olha para Juízes e Médicos. Alguém que seja médico ou juiz, só por isso já está nos píncaros do prestigio social, é uma especia de mecanismo de ascensão social imparável.

O facto de o carro contar para a imagem é uma coisa.
Fazer disso critério primordial e decisivo para a escolha de um modelo é outra.
É isto.

Apesar de ser uma junção de critérios, qual é o problema de esse ser o critério primordial?
Cada um valoriza o que entende valorizar.
O problema é que nunca é o primordial, como tenho estado a tentar insistentemente explicar.

O carro só puderá resultar primordial em meios muito humildes. E mesmo assim...

É a que vem no dicionário, uma pessoa rude, grosseira ou malcriada. Ora, como já escrevo e julgo ser pacífico de aceitar, essa não é a forma com a sociedade em geral olha para Juízes e Médicos. Alguém que seja médico ou juiz, só por isso já está nos píncaros do prestigio social, é uma especia de mecanismo de ascensão social imparável.

É isto.

O problema é que nunca é o primordial, como tenho estado a tentar insistentemente explicar.

O carro só puderá resultar primordial em meios muito humildes. E mesmo assim...

Não há médicos nem juízes rudes, grosseiros e malcriados?

Qual é mesmo o problema de escolher um carro pela imagem que ele transmite?

Portanto eu entendo que o user quer um carro que projecte boa imagem, não é nada de mais :confused:

Claro que não. Aliás, todos os carros "transpiram" qualquer coisa. Uns mais desportivos, outros mais clássicos, outros mais pragmáticos, etc.

Mas como disse o PePa, escolher exclusivamente por aqui... tem que se lhe diga.

E como estamos num fórum podemos sempre brincar (sem ofensas, claro) com todas as situações.

Como dizia Gil Vicente, e dado que estamos numa de "latins," ridendo castigat mores

Não há médicos nem juízes rudes, grosseiros e malcriados?

Qual é mesmo o problema de escolher um carro pela imagem que ele transmite?
Tu leste o que eu escrevi? O que estou a dizer é que não é assim que a sociedade os vê, e o status parte da forma como a sociedade nos olha.

Neste assunto a minha ou a tua opinião não interessam para nada, a única coisa que interessa é a forma como os vários estratos sociais nos vêm. Quem se preocupa com o status está preocupado com a forma como a sociedade o olha.

Ora, o que tenho aqui estado a defender, porque é essa a minha experiência, é que nas classes sociais mais elevadas os carros não têm a relevância que têm nas classes mais humildes. Nas classes sociais mais elevadas há outras coisas mais importantes, acima de tudo, o sucesso profissional, o prestigio profissional.

Portanto quando uma pessoa com uma profissão vulgar compra um carro com o intuito de dessa forma se confundir com uma pessoa bem sucedida, bem educada, etc. Sai-lhe o tiro pela culatra porque os carros não impressionam esse tipo de pessoas.

Last edited:
É a mesma coisa que comprar um relógio (não interessa a marca) muito caro.

Este tipo de peça, num homem especificamente, serve muito além do simples mostrar as horas e provavelmente aqui neste caso já não mete confusão a algumas pessoas...

Portanto, um carro que demonstre estatuto?
hqdefault.jpg

É de marca premium e todos vão olhar pra ti. Está feito.

Attachments

• article-2293493-18A81B29000005DC-163_634x421.jpg
    article-2293493-18A81B29000005DC-163_634x421.jpg
    35.9 KB · Views: 0
Last edited:
Tu leste o que eu escrevi? O que estou a dizer é que não é assim que a sociedade os vê, e o status parte da forma como a sociedade nos olha.

Neste assunto a minha ou a tua opinião não interessam para nada, a única coisa que interessa é a forma como os vários estratos sociais nos vêm. Quem se preocupa com o status está preocupado com a forma como a sociedade o olha.

Ora, o que tenho aqui estado a defender, porque é essa a minha experiência, é que nas classes sociais mais elevadas os carros não têm a relevância que têm nas classes mais humildes. Nas classes sociais mais elevadas há outras coisas mais importantes, acima de tudo, o sucesso profissional, o prestigio profissional.

Portanto quando uma pessoa com uma profissão vulgar compra um carro com o intuito de dessa forma se confundir com uma pessoa bem sucedida, bem educada, etc. Sai-lhe o tiro pela culatra porque os carros não impressionam esse tipo de pessoas.

Não discordo disso, acrescento até que, os carros nas classes sociais mais elevadas são um dado adquirido, o estranho será alguém dessa classe não ter determinado tipo de carro.
Alguém que financeiramente não tem impedimentos, tem todos os bem materiais disponíveis terá outras motivações, nomeadamente o "poder".
De qualquer das formas, o carro complementa sempre a imagem da pessoa, o estatuto. Não é por nada que o CEO tem atribuido determinado carro e o chefe de vendas outro tipo de carro.
Não há como fugir a isto.

Estas histórias toda a gente conhece.

O empresário que tem um carro modesto para visitar clientes para passar a imagem de que tem pouco dinheiro e poder tirar partido disso.

Há aqui um erro. Os primeiros não querem impressionar os segundos.

Querem apenas ser primus inter pares

[:D]

Portanto eles querem mesmo impressionar os seus pares. E conseguem.

É a mesma coisa que comprar um relógio (não interessa a marca) muito caro.

Este tipo de peça, num homem especificamente, serve muito além do simples mostrar as horas e provavelmente aqui neste caso já não mete confusão a algumas pessoas...
Pronto, ok, não queres confiar na minha palavra, vamos então por outro meio. Vou-te fazer perguntas.

Porque será que algumas das pessoas mais influentes da nossa sociedade não gastam muito em carros? Dou o exemplo do Belmiro, do Soares dos Santos, do Jardim Gonçalves, etc. Nenhum deles tem carros como os de um futebolista de sucesso. Porque será?

Outra coisa. Sabes que um carro demasiadamente caro até pode ser visto como um inconveniente? Imagina um tipo de 19 anos que quer atrair raparigas bonitas e inteligentes, não lhe basta que sejam bonitas. Se o gajo alardear um belo carro ele vai engatar as boas e burras, porque as inteligentes vão pensar "este gajo é um parvalhão, daqueles que por usar as calças do pai pensa também ser um grande homem". Pelo contrario se o mesmo jovem usar um carro vulgar e impressionar a rapariga com o seu encanto pessoas, quando chegar o inevitável momento dela descobrir por alguém que o gajo tá carregadinho de dinheiro, o seu pensamento vai ser "Boa! Para além de inteligente é também rico!".

Há aqui um erro. Os primeiros não querem impressionar os segundos.

Querem apenas ser primus inter pares

icon_smile_big.gif

Portanto eles querem mesmo impressionar os seus pares. E conseguem.
Bem visto. [:D]

Last edited:
Jbranco ou outra pessoa, um dia normal, pela manhã acordas, tomas banho, vestes uma roupa, calças uns sapatos, colocas um relógio, eventualmente um anel, uma pulseira, já pensaste o porquê de serem essas peças especificamente, porque não outras diferentes.

Pronto, ok, não queres confiar na minha palavra, vamos então por outro meio. Vou-te fazer uma pergunta.

Porque será que algumas das pessoas mais influentes da nossa sociedade não gastam muito em carros? Dou o exemplo do Belmiro, do Soares dos Santos, do Jardim Gonçalves, etc. Nenhum deles tem carros como os de um futebolista de sucesso. Porque será?

Sabes que um carro demasiadamente caro até pode ser visto como um inconveniente? Imagina um tipo de 19 anos que quer atrair raparigas bonitas e inteligentes, não lhe basta que sejam bonitas. Se o gajo alardear um belo carro ele vai engatar as boas e burras, porque as inteligentes vão pensar "este gajo é um parvalhão, daqueles que por usar as calças do pai pensa também ser um grande homem". Pelo contrario se o mesmo jovem usar um carro vulgar e impressionar a rapariga com o seu encanto pessoas, quando chegar o momento dela descobrir por alguém que o gajo tá carregadinho de dinheiro o seu pensamento vai ser "Boa! Para além de inteligente é também rico!".

Bem visto. [:D]

Mas só me estás a dar razão, o carro serve para passar determinada imagem, seja para que lado fôr. claro que não nos define.

J Branco,

Quem te parece ter mais status o Tony Carreira (cantor) ou o Vitor Gaspar (ex-ministro) ?

Pergunto, porque confesso que estou com dificuldade em perceber o que entendem por status, pensei que tinha essencialmente a ver com dinheiro. :sh)

Jbranco ou outra pessoa, um dia normal, pela manhã acordas, tomas banho, vestes uma roupa, calças uns sapatos, colocas um relógio, eventualmente um anel, uma pulseira, já pensaste o porquê de serem essas peças especificamente, porque não outras diferentes.
Porque são aquelas de que gosto. Por exemplo não uso anel de casamento porque não gosto de usar anéis. Uso relógio (mecânico sempre) pela mesma razão que gosto de carros e motos, adoro mecânica, seja ela o motor de um avião ou a mecânica de um relógio.

J Branco,

Quem te parece ter mais status o Tony Carreira (cantor) ou o Vitor Gaspar (ex-ministro) ?

Pergunto, porque confesso que estou com dificuldade em perceber o que entendem por status, pensei que tinha essencialmente a ver com dinheiro. :sh)

Já o escrevi várias vezes. O dinheiro por si só de pouco serve, e pode até atrapalhar.

Nas classes mais elevadas o Vitor Gaspar terá mais status enquanto o Carreira sera quase despresado (como ainda recentemente foi possível constatar por uns comentários infelizes feitos por um tipo de PS que já foi ministro) porque as elites tendem a valorizar mais o lado intelectual de académico e economista.

Nas mais baixas tenderá a acontecer o contrário, o Carreira terá mais status porque as pessoas apreciam a sua música, o Vitor Gaspar menos (ou até será odiado) porque as pessoas não têm formação para apreciarem, seja de que forma for, o seu trabalho.

Olha, uma que é transversal a todos os perfis sociais: O Ronaldo é mais admirado pela forma como joga, ou pelo dinheiro que tem? Mesmo àquele nível, o que será verdadeiramente importante? [;)]

Last edited:
Porque são aquelas de que gosto. Por exemplo não uso anel de casamento porque não gosto de usar anéis. Uso relógio (mecânico sempre) pela mesma razão que gosto de carros e motos, adoro mecânica, seja ela o motor de um avião ou a mecânica de um relógio.

Já o escrevi várias vezes. O dinheiro por si só de pouco serve, e pode até atrapalhar.

Nas classes mais elevadas o Vitor Gaspar terá mais status enquanto o Carreira sera quase despresado (como ainda recentemente foi possível constatar por uns comentários infelizes feitos por um tipo de PS que já foi ministro) porque as elites tendem a valorizar mais o lado intelectual de académico e economista.

Nas mais baixas tenderá a acontecer o contrário, o Carreira terá mais status porque as pessoas apreciam a sua música, o Vitor Gaspar menos (ou até será odiado) porque as pessoas não têm formação para apreciarem, seja de que forma for, o seu trabalho.

E achas que gostas dessas porquê? os outros nada têm a ver com isso?
Nem vale a pena responderes, já estamos a entrar no campo da sociologia.

E achas que gostas dessas porquê? os outros nada têm a ver com isso?
Nem vale a pena responderes, já estamos a entrar no campo da sociologia.

Há um filme francês fabuloso sobre isso. Chama-se "O Gosto dos Outros".

É muito complicado avaliar até que ponto a linguagem estética e a tendência da "moda" é um gosto nosso ou construído por sugestão e por dinâmica de grupo.

Basta que nos centremos na origem da palavra "moda" e no seu conceito matemático.

(pah, eu devia ter ido para línguas.... [:D])

Granda palhaçada de tópico, leva-me a pensar que isto é para o troll.

Que tal comprares o carro que melhor se ajuste ao que tu queres e c@gares para a "imagem" que pensas que determinado automóvel dá em relação a outro?

Btw, se queres exclusividade compra um Brera.

Back