Melhor Seg. C

Basicamente a questão colocada pelo user, - a meu ver, num fórum de automóveis, onde se calhar 90% são completamente doidos por carros - , é quase impossível de responder. Isto porque quem adora automóveis não os compra por status, mas sim por coração (ou cabeça, às vezes [:D]) e não para impressionar quem quer que seja.

E há outra coisa que não percebo nessa questão do status quando relacionado com carros...

Se eu for bem sucedido profissionalmente, tiver dinheiro e algumas excelentes casas (uma na cidade, outra no campo, outra na praia, etc.) a malta amiga e conhecida vê aquilo e pensa "porra, este gajo tá bem na vida"). Como são meus amigos essa questão de impressionar ainda pode fazer sentido e portanto nesse contexto percebo a sua importancia.

Agora o carro? Quem é que eu vou impressionar com o carro? O gajo que está parado ao meu lado no semáforo? Alguém que passa na passadeira? Um vizinho que não conheço de lado algum? Mas qual a vantagem de impressionar essas pessoas. Qual pode ser o interesse de mostrar status perante pessoas que nos são estranhas?

Estou a ser o mais franco possível, não percebo qual o interesse de impressionar pessoas que nos são estranhas...

edit:
Do anterior não gostava, do atual gostei. Andei uma semana com um de empréstimo, na versão mais potente a gasolina e muitíssimo bem equipado e gostei de o usar.
Ainda assim no segmento C o meu modelo de eleição é, há mais de 30 anos, o VW Golf.

Audi A3, BMW S1 ou Mercedes A são proposta que não me suscitam o menor interesse.

São gostos, normalmente, em certas actividades comercias, estas pessoas acabam por ser prejudicadas, conheço um canalizador cuja tabela varia consoante o carro que está parado na entrada da casa onde vai, ele diz, se pode pagar o bm pode pagar mais 10 euros por hora!

O golf, no segmento C, para mim (para quem quer projectar uma determinada imagem), é o caminho a seguir, é quase um carro de culto, projecta uma diferente e melhor iamgem do que os chamados premium. Pessoalmente, e como já referi, comprava o Volvo v40

São gostos, normalmente, em certas actividades comercias, estas pessoas acabam por ser prejudicadas, conheço um canalizador cuja tabela varia consoante o carro que está parado na entrada da casa onde vai, ele diz, se pode pagar o bm pode pagar mais 10 euros por hora!

O golf, no segmento C, para mim (para quem quer projectar uma determinada imagem), é o caminho a seguir, é quase um carro de culto, projecta uma diferente e melhor iamgem do que os chamados premium. Pessoalmente, e como já referi, comprava o Volvo v40

Esses "profissionais" não vão muito longe, já foi o tempo do chico-espertismo do fazer o preço pela cara do cliente.

O carro, imagina o mini clubman (para onde estou mais inclinado) servirá para sair com amigos, com família pouco, mas também com contactos profissionais, dado que até sou um tipo bastante social estará imensamente presente nas iterações sociais, muito mais que a casa.

Queres o carro como instrumento de afirmação social e até profissional, percebo isso.
Acho contudo que o facto de dares tanta importância a isso vai fazer com que uses, inconscientemente, o carro como muleta para ter dar confiança. Aprende a viver sem ela e vais ver que o carro vale menos que essa confiança.
Pois, o que uns podem ver como "exclusivo" outros podem ver como um brinquedo (mini), outros pensam só quanto maior melhor, ou só as premium é que são boas, por cá um Crossover e antes deles as carrinhas também eram vistas como "mais carro" do que um simples hatchback.

Resumindo o "status" está na cabeça de quem compra, quando perceberes isso farás uma escolha melhor.

E agora a sério, julgo que o Lexus cumpre bem esse propósito, para além de ser um bom carro, é sóbrio mas exclusivo com óptima qualidade, o A3 limo também passa uma boa imagem.

Então deixa lá ver se percebo.....

tens um carro que é um charuto, que te leva do ponto a ao ponto b, por um preço relativamente barato.
Queres agora um segmento C, cheio de cagança, possivelmente acima dos 30K, para sair com os amigos, com a familia pouco (terá de levar com o charuto) e com a socialite, pq és um tipo muito social.

No fundo para mostrar aos vizinhos e amigos. A familia vai no charuto. Não sei se tens filhos, ou se é para passeares o pai e a mãe, mas isto faz tão pouco sentido, que .........

Queres o carro como instrumento de afirmação social e até profissional, percebo isso.
Acho contudo que o facto de dares tanta importância a isso vai fazer com que uses, inconscientemente, o carro como muleta para ter dar confiança. Aprende a viver sem ela e vais ver que o carro vale menos que essa confiança.
Pois, o que uns podem ver como "exclusivo" outros podem ver como um brinquedo (mini), outros pensam só quanto maior melhor, ou só as premium é que são boas, por cá um Crossover e antes deles as carrinhas também eram vistas como "mais carro" do que um simples hatchback.

Resumindo o "status" está na cabeça de quem compra, quando perceberes isso farás uma escolha melhor.

E agora a sério, julgo que o Lexus cumpre bem esse propósito, para além de ser um bom carro, é sóbrio mas exclusivo com óptima qualidade, o A3 limo também passa uma boa imagem.

Vocês têm que perceber que eu estou bem consciente do que sou, e de qual a minha posição na sociedade. Talvez por isso consiga raciocinar sobre estas questão de forma +- coerente.
Eu serei usarei muito menos o carro como muleta (que todos usamos o carro ou outra coisa qq), que estou claramente a dizer que quero que o carro passe determinada imagem (lexus,mini) que uma pessoa qualquer que aqui venha dizer que o status não vale nada e que compras-se pela qualidade e etc e depois compra um 116d.
o 116d (o com motor 1.6d) é completamente banal em termos mensurareis, os termos que vcs tanto queriam que tivesse em conta e no entanto é dos carros mais vendidos actualmente, e por pessoas que se lhes perguntarem nem sabem o que é o status. (agora é que cai o carmo e a trindade)

Bonito Post !

A net é fantástica, permite a toda a gente partilhar a sua opinião e até um bocadinho de si.

Claro que boa parte tem uma opinião que muitas vezes nem nos interessa nem é pedida, mas no teu caso habitualmente acrescentas algum valor e dizes coisas interessantes.

P.S.: Eu gosto de partilhar os meus carros, livros e discos (lá estou eu a dar uma opinião que ninguém pediu, nem interessa a ninguém :sh))

E digo-te mais. Gosto mais dos meus carros ao fim de uns bons anos do que quando os compro. Por duas razões:

1º porque se vai criando uma relação de intimidade. Foi por exemplo no carro x que o meu filho veio da maternidade, da mesma forma que que foi no carro y que fui sozinho passear pela europa após o falecimento da minha mãe,... Há uma relação de companheirismo, o carro, como um bom amigo ou um animal de estimação, acompanha-nos nos bons e maus momentos. É um meio de encontrar liberdade e prazer... O.T. Ainda um dia farei um "coast to coast" nos EUA, deve de ser uma coisa do outro mundo. O homem, a sua maquina e a natureza.

2º (E esta o hiace vai já dizer que se relaciona com status, embora seja um outro tipo de status...) Qualquer panhonha compra um carro novo, mas tê-lo num estado impecável de manutenção ao fim de 10 ou 20 anos, isso é que já não é para todos. Requer dedicação, gosto, paixão (porque não repetir). O contrário da compra consumista de quem compra um carro para mostrar aos outros.

Sim, eu sou daqueles maluquinhos que procuram lugares longe da confusão para não me baterem no carro. [:D]

Então deixa lá ver se percebo.....

tens um carro que é um charuto, que te leva do ponto a ao ponto b, por um preço relativamente barato.
Queres agora um segmento C, cheio de cagança, possivelmente acima dos 30K, para sair com os amigos, com a familia pouco (terá de levar com o charuto) e com a socialite, pq és um tipo muito social.

No fundo para mostrar aos vizinhos e amigos. A familia vai no charuto. Não sei se tens filhos, ou se é para passeares o pai e a mãe, mas isto faz tão pouco sentido, que .........

E o que tens tu a ver com quem eu meto dentro do carro? até posso nem ter família.
Quando falei em família referia-me a família alargada, o núcleo familiar é parte integrante.

Não se percebe como é que há tantos classe A e tantos series 1 e tantos A3, não se percebe. com tanto megane e astras e c4 e 308 e focus bons, que fazem exactamente ou melhor o que os outros fazem...

E o que tens tu a ver com quem eu meto dentro do carro? até posso nem ter família.
Quando falei em família referia-me a família alargada, o núcleo familiar é parte integrante.

tem lá calminha, não te enerves.

Só comentei, com base ao teu post anterior, quando falavas com quem é que ias dar utilização ao carro.

Por mim fechou a loja, pq tu tens muito tempo livre e eu tenho mais que fazer.

E digo-te mais. Gosto mais dos meus carros ao fim de uns bons anos do que quando os compro. Por duas razões:

1º porque se vai criando uma relação de intimidade. Foi por exemplo no carro x que o meu filho veio da maternidade, da mesma forma que que foi no carro y que fui sozinho passear pela europa após o falecimento da minha mãe,... Há uma relação de companheirismo, o carro, como um bom amigo ou um animal de estimação, acompanha-nos nos bons e maus momentos. É um meio de encontrar liberdade e prazer... O.T. Ainda um dia farei um "coast to coast" nos EUA, deve de ser uma coisa do outro mundo. O homem, a sua maquina e a natureza.

2º (E esta o hiace vai já dizer que se relaciona com status, embora seja um outro tipo de status...) Qualquer panhonha compra um carro novo, mas tê-lo num estado impecável de manutenção ao fim de 10 ou 20 anos, isso é que já não é para todos. Requer dedicação, gosto, paixão (porque não repetir). O contrário da compra consumista de quem compra um carro para mostrar aos outros.

Sim, eu sou daqueles maluquinhos que procuram lugares longe da confusão para não me baterem no carro. [:D]

E não gostas de levar um amigo a dar uma volta contigo num carro, ou até passar-lhe o volante para as mãos ? ou a tua mulher, ou os teus filhos ? e o mesmo com os livros ? e depois falar sobre eles ?

E não gostas de levar um amigo a dar uma volta contigo num carro, ou até passar-lhe o volante para as mãos ? ou a tua mulher, ou os teus filhos ? e o mesmo com os livros ? e depois falar sobre eles ?

Eu gosto. Gosto muito dos meus momentos a solo no carro, mas também aprecio muito a partilha da experiência. Por esse motivo é que o "egoísmo" dos automóveis de 2 lugares por vezes me faz alguma confusão.

Percebo essa relação que tens com os carros, eu também me afeiçoo pelas coisa que vou passando, só que no meu caso é com as motos, os carros já perdi a paixão e são cada vez mais apenas o meio de transporte. Tive uma moto 10 anos e a presente já vai em quase 6 anos, quando começo a pensar nos passeios e aventuras vem-me um sorriso aos lábios.
E louvo-te a paciência de andares a dar troco ao menino que criou este tópico pois nitidamente é só trolanço e vê-se que tem um gosto especial em picar-te...

A minha mulher e os meus filhos claro que sim, não tanto por isso me dar prazer, mas porque também não sou uma besta, sei dominar os meus instintos mais primários. [:D]

Em relação a gostar de levar alguém a dar uma volta só se tiver umas belas pernas... E passar o volante para as mãos de um amigo só muito dificilmente, porque efetivamente não gosto que conduzam os meus carros.

edit:
Percebo essa relação que tens com os carros, eu também me afeiçoo pelas coisa que vou passando, só que no meu caso é com as motos, os carros já perdi a paixão e são cada vez mais apenas o meio de transporte. Tive uma moto 10 anos e a presente já vai em quase 6 anos, quando começo a pensar nos passeios e aventuras vem-me um sorriso aos lábios.
E louvo-te a paciência de andares a dar troco ao menino que criou este tópico pois nitidamente é só trolanço e vê-se que tem um gosto especial em picar-te...
Concordo contigo, as motos mais ainda. Só que as motos não têm sido uma presença tão constante na minha vida. Tive motorizada dos 16 aos 18. Moto dos 18 aos 32 e depois só voltei a ter quase aos 50...

Última edição:
A minha mulher e os meus filhos claro que sim, não tanto por isso me dar prazer, mas porque também não sou uma besta, sei dominar os meus instintos mais primários. [:D]

Em relação a gostar de levar alguém a dar uma volta só se tiver umas belas pernas... E passar o volante para as mãos de um amigo só muito dificilmente porque efetivamente não gosto que conduzam os meus carros.

Curioso como cada um é diferente. Eu sou daqueles que teria uma garagem automóvel partilhada com 1 ou 2 amigos de longa data, que apreciam tanto ou mais que eu automóveis e nos quais confio plenamente.

Eu gosto. Gosto muito dos meus momentos a solo no carro, mas também aprecio muito a partilha da experiência. Por esse motivo é que o "egoísmo" dos automóveis de 2 lugares por vezes me faz alguma confusão.

Os melhores carros de conduzir normalmente são de 2 lugares.

Por exemplo, eu já conduzi cerca de 20 porsches diferentes, o melhor e mais caro foi o 911 991 S, no entanto do ponto de vista apenas da condução não bate os Boxster e Cayman.

Por isso digo que o Cayman GT4 deve ser das melhores coisinhas que o dinheiro pode comprar.

Voltar
Superior