Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por TerraVerde
os motores Peugeot 1.9TD e 1.5 atmosférico que bombas possuem?
ou então, onde consigo pesquisar a informação?
obrigado
citação:Originalmente colocada por António Ribeiro
Cuidado com o uso indiscriminado de óleo vegetal. O óleo vegetal tem na sua composição ácidos gordos e poliálcoois que podem arruinar o motor, tanto em tubagens como em injectores. Também há que atender ao grau de viscosidade. Se for muito viscoso, os injectores e a bomba podem ir para o galheiro.
Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito
Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.
Em 2009 os Renault commom rail vão estar preparados para andar com biodiesel a 30%.citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Pelo que sei, o gasóleo já vem com cerca de 5% de óleo vegetal, isto em França.
Pena não ter um diesel bem mais rodado para fazer uma mistura de 10 a 15%... Conheço quem o já tenha feito num Saxo 1.5 D, mas para já e como ainda estou a pagar o carro não quero arriscar, pois outra despesa não vem a calhar...
Quanto ao problema da cristalização do óleo... Os Citroën 1.5 D aquecem o gasóleo apesar de não ser feito através de circuitos eléctricos.
citação:In terms of fuel economy and CO2 emissions reduction, the Renault lineup is among the most efficient in the world today. The company#8217;s objective is further improvement. By 2008, Renault will sell one million cars emitting less than 140 grams of CO2 per kilometer, of which one-third will emit less than 120 grams.
In addition, 50% of gasoline-powered engines for sale in Europe in 2009 will have the ability to operate with a mixture of gasoline and ethanol. By the same date, all diesel engines will be able to operate with 30% diester [B30 biodiesel].
citação:Originalmente colocada por BlackXR3i
Entao e isto nao dá para carros recentes, com turbo e comom rail?
Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança[xx(]
citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por BlackXR3i
Entao e isto nao dá para carros recentes, com turbo e comom rail?
Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança
--------------------------------------------------------------------------------
Feitas as contas, parece realmente não compensar.
2 aéreos por depósito? Parece-me pouco, ainda para mais tratando-se de um depósito descomunal e de haver sempre um coeficiente de risco associado a esta prática...é que há azar com a bomba injectora lá se vai o investimento num instante!