Meti 10% O.V...(06/06/2006) já cheguei aos 30%

O que mais me preocupa é o stress provocado na bomba devido à maior densidade do óleo vegetal e maior viscosidade!

Há alguma informação sobre estas particularidades ?

Parabens pela coragem, força nisso, é triste ver moderadores do forum a avacalhar[8)][8)]mas enfim, continua a relatar as experiencias com o oleo vegetal.

Abraço

Já não me ria à muito tempo como me ri hoje ao ler estes comentários todos. Ainda bem que o pessoal leva isto para a brincadeira!!! :D

Sobre o topico em si, é bom saber que existe pessoal corajoso para experimentar estas coisas. Mas como em tudo na vida, temos os newcomers e os followers, e alguem tem que ser um newcomer. Força com a experiencia e vai postando os resultados.

Acho é engraçada uma coisa: se isto corre bem e a moda pega mesmo, já pensaram no aumento do preço do oleo de fritar vai ter? As marias vão-se passar "isto agora andam a meter oleo de fritar nos carros, e agoras as lojas estão sempre subir-lhe o preço" :D

É maneira do pessoa reduzir os fritos e baixar o colestrol... [:p]

Entao e isto nao dá para carros recentes, com turbo e comom rail?
Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança[xx(]

Conheço gajos que misturam no AX 14D oléo de cozinha devidamente filtrado com gasóleo e é sempre a andar...

citação:Originalmente colocada por TerraVerde

os motores Peugeot 1.9TD e 1.5 atmosférico que bombas possuem?

ou então, onde consigo pesquisar a informação?

obrigado

O 1.5 D tanto pode ter BOSH como Lucas...

Os meus Saxo têem BOSH, o anterior AX creio que teria a Lucas...

é deveras triste...
só gente pobre de espirito se pode por a falar assim à toa sobre coisas que nao assimila.
o unico problema do oleo vegetal é a viscosidade que a temperaturas baixas pode causar a sua cristalizaçao na BI e dar cabo daquilo tudo.
ora, em portugal e ainda para mais durante o verao nao ha crise com frio nem se corre o risco de isso acontecer.
evidente que convém deixar o carro aquecer para que se possa puxar pelo motor.
óleo vegetal directo é diferente de biodiesel.
ah, e os carros modernos com common rail e afins podem usar desde que seja em percentagens baixas. já os diesel "old school" podem andar quase a 100% sem alteraçoes no motor.
a diferença principal que se nota é mesmo o odor emanado pelo escape (cheira a óleo queimado).
agradecia, e penso falar por quem leva isto a sério e está francamente interessado em ficar a conhecer este novo tipo de poupança de €€€, que quem nao tem nada de positivo a acrescentar a este tópico deixasse os comentarios idiotas para si e se abstivesse de os partilhar neste espaço.
já agora, tenho um uno td que anda, para já, com percentagens de 20-25% óleo vegetal. comprei no carrefour, 3ltrs a 2euros, o que dá aí uns 66cent/ltr.
penso que nao deve exceder a percentagem de 25-30 de oleo vegetal no seu fiesta se a sua bomba nao for bosch. a partir desses valores o risco de causar problemas aumenta.
cumps

Cuidado com o uso indiscriminado de óleo vegetal. O óleo vegetal tem na sua composição ácidos gordos e poliálcoois que podem arruinar o motor, tanto em tubagens como em injectores. Também há que atender ao grau de viscosidade. Se for muito viscoso, os injectores e a bomba podem ir para o galheiro.

Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito

Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.

Em relação ao cheiro, não existem filtros que possam atenuar o odor a fritos? Já me lembrei daqueles filtros de cozinha, mas com o calor podem incendiar...

E parabéns pela experiência e pelo tópico, apesar de eu ser contra os motores diesel devo dizer que é de louvar este tipo de experiencias. Pena que este fórum não seja conhecido pelos seus utilizadores "open minded" como se pode ver nas questões do gpl e do bioetanol / biodiesel.

Pelo que sei, o gasóleo já vem com cerca de 5% de óleo vegetal, isto em França.

Pena não ter um diesel bem mais rodado para fazer uma mistura de 10 a 15%... Conheço quem o já tenha feito num Saxo 1.5 D, mas para já e como ainda estou a pagar o carro não quero arriscar, pois outra despesa não vem a calhar...

Quanto ao problema da cristalização do óleo... Os Citroën 1.5 D aquecem o gasóleo apesar de não ser feito através de circuitos eléctricos.

citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

Cuidado com o uso indiscriminado de óleo vegetal. O óleo vegetal tem na sua composição ácidos gordos e poliálcoois que podem arruinar o motor, tanto em tubagens como em injectores. Também há que atender ao grau de viscosidade. Se for muito viscoso, os injectores e a bomba podem ir para o galheiro.

Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito

Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.

sendo devidamente aquecido antes de entrar na BI nao haveria qualquer problema no uso de oleo vegetal.
o que descreveste aí foi a transformaçao do óleo em biodiesel, o que só tem um interesse relativo...
dificilmente consegues fabricar biodiesel em casa, já que é muito arriscado e precisas de materiais que nao sao assim tao faceis de obter, bem como de um sistema de para controlar imaculadamente a temperatura da mistura...
bem mais facil é ir a um supermercado e trazer meia duzia de litros de óleo de fritura normal e espetar com isso dentro de um depósito quase cheio de gasoleo.
o ideal é conseguir percentagens que rondem os 50/50 ou até superiores, agora durante o verao...claro que nessa situaçao convem adicionar mais umas coisas à mistura, nomeadamente, 1/2litro de oleo 2T e uns 2 litros de gasolina. voilá, tá feita a mistura para poupar uns cobres.
é preciso cuidado é em deixar o carro aquecer antes de puxar por ele. além disso se este tiver dificuldades em pegar a frio é porque ja tem óleo demais.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Pelo que sei, o gasóleo já vem com cerca de 5% de óleo vegetal, isto em França.

Pena não ter um diesel bem mais rodado para fazer uma mistura de 10 a 15%... Conheço quem o já tenha feito num Saxo 1.5 D, mas para já e como ainda estou a pagar o carro não quero arriscar, pois outra despesa não vem a calhar...

Quanto ao problema da cristalização do óleo... Os Citroën 1.5 D aquecem o gasóleo apesar de não ser feito através de circuitos eléctricos.
Em 2009 os Renault commom rail vão estar preparados para andar com biodiesel a 30%.

citação:In terms of fuel economy and CO2 emissions reduction, the Renault lineup is among the most efficient in the world today. The company#8217;s objective is further improvement. By 2008, Renault will sell one million cars emitting less than 140 grams of CO2 per kilometer, of which one-third will emit less than 120 grams.

In addition, 50% of gasoline-powered engines for sale in Europe in 2009 will have the ability to operate with a mixture of gasoline and ethanol. By the same date, all diesel engines will be able to operate with 30% diester [B30 biodiesel].

citação:Originalmente colocada por BlackXR3i

Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança[xx(]

Feitas as contas, parece realmente não compensar.

2 aéreos por depósito? Parece-me pouco, ainda para mais tratando-se de um depósito descomunal e de haver sempre um coeficiente de risco associado a esta prática...é que há azar com a bomba injectora lá se vai o investimento num instante!

citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por BlackXR3i

Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança

--------------------------------------------------------------------------------

Feitas as contas, parece realmente não compensar.

2 aéreos por depósito? Parece-me pouco, ainda para mais tratando-se de um depósito descomunal e de haver sempre um coeficiente de risco associado a esta prática...é que há azar com a bomba injectora lá se vai o investimento num instante!

Estou de acordo para um carro com algum valor.

Se for um carro já muito antigo, pode compensar até porque o objectivo não se fica pelos 10% de óleo. O objectivo é bastante mais ambicioso e então se for com óleos já usados...[8D]

Boas!

Hoje foi dia de oficina!! Não tem nada a ver com esta experiência. Foi mesmo um rolamento da roda traseira a gripar. Já foi mudado... 55€ e já rola.

Consumos ainda não dá para ver, até porque só fiz ainda 110km.
O carro costumava fazer 6.2lt/100km e já ouvi dizer que podia reduzir.

Outra coisa de realçar: Realmente estou a fazer esta experiência para poupar uns trocos mas também a pensar no ambiente!
Outro aspecto é que o carro já não é novo e a perda não será total.
Já disse e repito, sei os riscos que corro e estou aqui para os assumir!

A terra podia até nem ser redonda! Mas alguém defendeu a sua teoria, meteu-se num barco e... não é que o gajo tinha razão!!!
Isto começou quando li algures que o primeiro motor Diesel "queimava" óleo de amendoim.

Um dia poderei tirar as minhas conclusões, boas ou más!!!

Fiquem bem!

Depois de 3 páginas com comentários parvos, é bom ver que na 4ª página as coisas parecem ter regressado à "normalidade" (se bem que neste fórum essa palavra começa a ter contornos mais tristes)...

Boa sorte com a experiência.

Se eu ainda tivesse o meu Polo 1.4d de '92, era gajo para enfiar uns litros para o depósito, de vez em quando...

Voltar
Superior