Mínimos, para que servem?

Importas-te de me dizeres onde moras para te ir ai apreender a carta? [8b] Eu às vezes pergunto o que é que a malta andou a fazer nas aulas de código, será que andou a olhar para as miudas?

Já meteram ai o código, os mínimos (faróis de presença) apenas são usados para sinalizar o veículo quando este se encontra imobilizado!

E percebam uma coisa, as luzes não servem apenas para ver, ser visto pelos outros condutores é uma óptima forma de evitar acidentes!.

Uma coisa tão simples como as luzes (que só têm 3 posições) e ninguém as sabe usar [8b]
Castelo Branco[:p]

ainda tens de aprender???? que andaste a fazer na escola de condução????
agora se tens que aprender para ficares prevenido das asneiras que se fazem isso sim concordo contigo, e chegaras a uma altura que te interrogaras se deves conduzir como aprendeste e segundo o codigo ou se te as-de juntar a cambada que conduz como se ve no dia a dia.
bem espero que nao passa para o "outro" lado pois apesar de sermos poucos somos bons tem é sempre atençao as asneiras dos outros e tenta "adivinhar" certas manobras que normalmente acontecem com certo tipo de veiculos e pessoas

Naturalmente que quando me referi ao "aprender" falei na "Experiência" e não propriamente na teoria.
Mas posso-me gabar de ser pessoa para voltar a pegar no dito livro sempre que ache necessário. ;)

Eliselotus disse:
conceitos novos em portugal mas muito em voga onde se morre menos: condutor recem encartado NAO SABE TUDO.
E IMPOSSIVEL SABER O CODIGO TODO, POR MAIS QUE SE ESTUDE E SE CONDUZA.
com um ensino de conducao como o tuga, E BOM QUE O CONDUTOR ASSUMA QUE TEM MUITO PARA APRENDER. senao mata e/ou morre mais cedo do que esperava.
o condutor mais perigoso e aquele que assume que nao tem nada a aprender e ja e bom condutor.
Eu próprio não diria melhor.
Ainda bem que estamos em sintonia.

Última edição:
Eu uso muitas vezes os minimos à noite quando o percurso que faço está muito bem iluminado pelos candeiros de rua, e faço-o obviamente dentro de uma localidade(quase sempre cidade!!)

E qual é a lógica disso?

Achas que gastas menos bateria fazendo-o?? Então para quê colocar a tua viatura menos visivel??

No meu caso, até mesmo num dia com um sol radiante, uso sempre os médios ligados! Não é uma questão de ver melhor mas de ser visto!

Aliás, se não fosse a situação da passagem de nivel, acho que devia mesmo haver um mecanismo no carro que assim que se "desse á chave", os médios ligavam logo... Há motas assim...

Cumprimentos

E qual é a lógica disso?

Achas que gastas menos bateria fazendo-o?? Então para quê colocar a tua viatura menos visivel??

No meu caso, até mesmo num dia com um sol radiante, uso sempre os médios ligados! Não é uma questão de ver melhor mas de ser visto!

Aliás, se não fosse a situação da passagem de nivel, acho que devia mesmo haver um mecanismo no carro que assim que se "desse á chave", os médios ligavam logo... Há motas assim...

Cumprimentos

Eu também faço como tu. Na maior parte dos países onde é obrigatório usar os médios, muitos dos carros também acendem os médios quando ligas o carro.[;)]

nao sei quem foi o seu(ou teu) instrutor mas ele devia ou ser ja de idade avançada ou dava aulas após o almoço [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

O que escrevi foi
Aliás, se quiséssemos ser mesmo correctos, deveríamos por defeito usar os máximos, também chamados luzes de estrada, e só quando viesse trânsito de frente, mudaríamos para os médios, chamados de luzes de cruzamento (por algum motivo).

Artigo 61.º
Utilização de luzes
1 Sempre que, nos termos do artigo 59.º, seja obrigatória a utilização de
dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem
utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou
enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma
visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m
daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada
ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;

c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro à retaguarda, sempre que as condições meteorológicas ou
ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar
equipados.
2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

Como vês, o que escrevi não está incorrecto, mas apenas incompleto.

Ou seja, sempre que a visibilidade seja superior a 100m, sempre que nos cruzemos com outros carros, com pessoas ou animais, ou sempre que o veículo a nossa frente vá a menos de 100m, devemos usar os "médios".
Nos restantes casos devemos usar os "máximos". E não assim tão poucos.
O que acontece frequentemente é que os "médios" são utilizados quase na totalidade do tempo, não sendo dado o devido uso aos "máximos".

P.S.
Por acaso tive um instrutor que considero ter sido extremamente competente e muito bom formador a todos os níveis.

Para além disso, como já referi atrás, tento manter-me informado, e considero ser suficientemente inteligente para ler e compreender o que leio.

Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.

Luzes de presença, visíveis a 150m....
Atrás não há médios nem máximos, o de nevoeiro é só para quando há nevoeiro e os restantes são para assinalar manobras....

E qual é a lógica disso?

Na minha opinião essa treta da passagem de nivel é igual ao que se passa dentro de uma cidade como por exemplo Lisboa onde há 1001 subidas e descidas todas elas com diferentes inclinações. Como tal nestes casos tambem se devia usar os mínimos, ainda que o código não o diga.[:vm)]
Deu para perceber????:confused:

E qual é a lógica disso?

Na minha opinião essa treta da passagem de nivel é igual ao que se passa dentro de uma cidade como por exemplo Lisboa onde há 1001 subidas e descidas todas elas com diferentes inclinações. Como tal nestes casos tambem se devia usar os mínimos, ainda que o código não o diga.[:vm)]
Deu para perceber????:confused:

Com mínimos à noite, quem vem dos cruzamentos ou nos espelhos, deve ser visto que é uma maravilha. [:p] Então se vierem mais carros de médios, melhor ainda vê o de mínimos. [:p]

Porque razão se têm que utilizar os mínimos, à noite, nas passagens de nível enquanto se espera? A única explicação válida que encontro é para o caso de haver um desnível (ou inclinação), pois aí os médios encandiariam os que estivessem no outro lado da passagem.

Ao pé de minha casa há um estacionamento ligeiramente inclinado. Quando aí estaciono à noite, recuando, passo a desligar os médios, pois já vários condutores que vinham de frente me fizeram antes sinais de luzes. Fiquei intrigado, no ínício, mas logo percebi do que se tratava.

deve ser para poupar, a luz tá cara
[:)] [:)]
Já agora acho que se esqueceram duma utilização dos minimos (embora indirecta): ligando os minimos permite ter luz no... tablier... pis só assim consigo justificar (:sh) ) que de noite se circule com apenas minimos ligados!!! Caso contrário... fica tudo muito escuro dentro do automóvel...[:D]

Esqueçe, não vale apena continuar, cada um com a sua....[:p] [:p] [:p] [:p]

Não é "cada um com a sua". Há uma lei, neste caso um código de estrada e este tem ser cumprido e respeitado. Mais importante que o código da estrada, é o bom senso de cada um... Penso que não é muito difícil perceber, ou é?

e tu estás a responder a um tópico com quase um ano como se fosse perfeitamente actual?

Sim, o tema do tópico é perfeitamente actual! [:p] De qualquer das formas só estou a responder ao tópico, porque ele estava cá para cima, ou porque alguém editou alguma coisa, ou algo do género. Até porque não ando com muito tempo nem para ver os tópicos "actuais", quanto mais os antigos. Mas obrigado pela observação.

Edit: Já percebi o que aconteceu, estava a ver este tópico http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47174 , que foi encerrado e colocado o link deste. Acontece. Claro que se eu quisesse comentar neste tópico o faria, tivesse "quase um ano" ou mais, sem que ninguém tivesse nada a ver com isso, mas como disse não tenho tempo nem paciência para andar a ver tópicos mais antigos nesta altura.

Última edição:
Eu ando sempre com os médios... De manha, de noite, com chuva, ceu limpo, novoeiro... depois de ligar o carro, é ligar as luzes, meter a marcha e seguir.

Pra mim andar com luzes (mesmo de dia) é sempre uma mais valia, e como carro não vai gastar mais por isso... penso eu!! tb se gastar que se lixe. Não é significativo.

Já consegui evitar um susto (talvez pequena batida) porque o outro carro vinha com os medios. Não sei se batiamos, mas pelo menos um susto apanhava-mos. Se não fosse o reflexo dos medios nos meus espelhos...

Portanto os minimos pra mim não servem pra nada!! Só utilizo os minimos por breves instantes quandoe stou a rodar o botão pra meter os medios [:D]

Voltar
Superior