Morte e Reencarnação

citação:Originalmente colocada por ^_Sniper_^

Por exemplo na actualidade, esse ser a que chamas de Deus já te deu provas da sua existência ou já apareceu pessoalmente perante alguém?
Eu por acaso também tenho muitas dúvidcas neste tema, mas, sublinho, existem muitas coisas que sabemos existirem e que não se vêem!...

Quais? O ar que respiramos, os mais variados gases que existem, os ultravioletas, os infravermelhos, as ondas rádio...

citação:Originalmente colocada por Vortice

Que Força inteligente é esta que criou todo o Universo, que pôs ordem em todo ele?
Então e a teoria apresentada pela ciência, o Big Bang?
Não vejo qual é a contradição entre Deus e o Big Bang. Eu disse que Deus é a Causa Primária (não primeira, é diferente) de todas as coisas.
Causa primária logo tas a afirmar que se trata da causa principal, que por consequência passa a ser a primeira, não vejo onde está a diferença.

citação:Originalmente colocada por Torres
O Big Bang é como Deus. Tens de acreditar nas "provas" dos cientistas :D
As "provas" não são dos cientistas, as provas são o próprio Universo e qualquer pessoa, cientista ou não-cientista, pode analisar, confirmar ou refutar as provas. Só há um pequeno pormenor: é muito difícil refutar factos...

De qualquer forma a teoria do Big Bang não elimina Deus. Existe algo que a ciência dificilmente desvendará. A ciência dá a conhecer as leis da natureza, no entanto não consegue explicar PORQUE são assim.

Porque razão o electrão tem a carga eléctrica que tem? Porque que é que as constantes fundamentais da física têm os valores que têm? Para mim, Deus manifesta-se nestas questões.

Relativamente à visão tradicional do Deus que rege as nossas vidas... cada um que olhe à sua volta e tire conclusões...

Que Força inteligente é esta que criou todo o Universo, que pôs ordem em todo ele?
Então e a teoria apresentada pela ciência, o Big Bang?
Não vejo qual é a contradição entre Deus e o Big Bang. Eu disse que Deus é a Causa Primária (não primeira, é diferente) de todas as coisas.
Causa primária logo tas a afirmar que se trata da causa principal, que por consequência passa a ser a primeira, não vejo onde está a diferença.
Porque te estás a basear numa cronologia física. Fora do físico não faz sentido falar em tempo, tudo é eterno, tudo é presente. Mas nisso já estamos a dar um grande passo na conversa...

citação:Originalmente colocada por eu

O Big Bang é como Deus. Tens de acreditar nas "provas" dos cientistas :D
As "provas" não são dos cientistas, as provas são o próprio Universo e qualquer pessoa, cientista ou não-cientista, pode analisar, confirmar ou refutar as provas. Só há um pequeno pormenor: é muito difícil refutar factos...

De qualquer forma a teoria do Big Bang não elimina Deus. Existe algo que a ciência dificilmente desvendará. A ciência dá a conhecer as leis da natureza, no entanto não consegue explicar PORQUE são assim.

Porque razão o electrão tem a carga eléctrica que tem? Porque que é que as constantes fundamentais da física têm os valores que têm? Para mim, Deus manifesta-se nestas questões.

Relativamente à visão tradicional do Deus que rege as nossas vidas... cada um que olhe à sua volta e tire conclusões...
Os meios utilizados para estudar, são...cientificos...
Tudo se resume ao que se decide aceitar.

Assim cometes o mesmo erro que ele. A existência de vida não prova a existência de Deus, nem a existência do Universo leva a deduzir inteligência, e o Universo (o muito pouco que conhecemos dele) é um lugar caótico, muito longe de seguir uma ordem. As "provas" de existência (ou não existência) de Deus dependem de cada um e não é por serem reais para um que as tornam reais para o outro.

Porquê muito longe de seguir uma ordem? A evolução das espécies não teve e tem uma ordem? As cadeias alimentares não têm uma ordem? O movimento dos planetas não tem uma ordem?
Não, a evolução das espécies é condicionada, geralmente ao meio envolvente e às suas alterações. As cadeias alimentares é o mesmo que a evolução, se se extinguir uma espécie, tod a acadeia alimentar pode desmoronar. E o movimento dos planetas por mais certinho que possa parecer, está dependente de um numero infindável de coisas, mais não seja de um fenómeno gravitico na area, geralmente também algo aleatório. Por exemplo, o movimento dos planetas no sistema solar irá ser diferente daqui a uns milhões de anos, quando o Sol envelhecer e a sua massa aumentar.

Não, a evolução das espécies é condicionada, geralmente ao meio envolvente e às suas alterações. As cadeias alimentares é o mesmo que a evolução, se se extinguir uma espécie, tod a acadeia alimentar pode desmoronar. E o movimento dos planetas por mais certinho que possa parecer, está dependente de um numero infindável de coisas, mais não seja de um fenómeno gravitico na area, geralmente também algo aleatório. Por exemplo, o movimento dos planetas no sistema solar irá ser diferente daqui a uns milhões de anos, quando o Sol envelhecer e a sua massa aumentar.
Não vejo qual é a contradição entre o que disseste.Existe sempre um princípio de causa-efeito em tudo aquilo que referiste, não é isso uma ordem?

Não vejo qual é a contradição entre o que disseste.Existe sempre um princípio de causa-efeito em tudo aquilo que referiste, não é isso uma ordem?
Não!
Uma espécie pode ir a seguir perfeitamente uma ordem (imaginária) da evolução, vir um meteorito e destrui-la completamente. Um planeta pode estar muito quietinho, surgir um buraco negro na vizinhança do sistema solar e alterar-lhe a órbita. Causa-efeito só pode ser ordem quando a mesma causa tiver sempre o mesmo efeito, se for diferente não é uma ordem. Ordem implica que algo será sempre dentro de uns determinados parametros. 1 2 3 4 5 6 7 é a ordem dos numeros, se vier um cometa que me retira o 2 fico com 1 3 4 5 6 7, mas se o cometa tirar o 6, houve na mesma causa efeito, mas o efeito foi diferente, logo o causa-efeito, não obedeceu a uma ordem. É por isso que é um evento aleatório. ;)

Não!
Uma espécie pode ir a seguir perfeitamente uma ordem (imaginária) da evolução, vir um meteorito e destrui-la completamente. Um planeta pode estar muito quietinho, surgir um buraco negro na vizinhança do sistema solar e alterar-lhe a órbita. Causa-efeito só pode ser ordem quando a mesma causa tiver sempre o mesmo efeito, se for diferente não é uma ordem. Ordem implica que algo será sempre dentro de uns determinados parametros. 1 2 3 4 5 6 7 é a ordem dos numeros, se vier um cometa que me retira o 2 fico com 1 3 4 5 6 7, mas se o cometa tirar o 6, houve na mesma causa efeito, mas o efeito foi diferente, logo o causa-efeito, não obedeceu a uma ordem. É por isso que é um evento aleatório. ;)

Acho que estás a levar a palavra ordem muito à letra, uma ordem não tem que ser algo rígido como uma sequência de números 123456, se quiseres não lhe chames ordem, chama-lhe lei, lei de causa-efeito. Para uma dada causa obténs um determinado efeito. O facto de como referiste existir uma determinada espécie que a dada altura foi exterminada por um meteorito em nada contradiz a existência de uma ordem ou lei, não é pelo facto do efeito ser o da exterminação da espécie, que deixa de seguir uma ordem ou lei.

Mas acho que a conversa já se desviou um bocado do tema principal, e nem tu me vais conseguir convencer nem vice-versa, não é?:)

Não!

Acho que estás a levar a palavra ordem muito à letra, uma ordem não tem que ser algo rígido como uma sequência de números 123456, se quiseres não lhe chames ordem, chama-lhe lei, lei de causa-efeito. Para uma dada causa obténs um determinado efeito. O facto de como referiste existir uma determinada espécie que a dada altura foi exterminada por um meteorito em nada contradiz a existência de uma ordem ou lei, não é pelo facto do efeito ser o da exterminação da espécie, que deixa de seguir uma ordem ou lei.

Mas acho que a conversa já se desviou um bocado do tema principal, e nem tu me vais conseguir convencer nem vice-versa, não é?:)
É o que eu tenho estado a dizer desde o inicio :D ;) :)

Eu acredito em Deus, mas sei perfeitamente que por palavras é impossível descrevê-lo...simplesmente porque Deus vai para além da nossa perspectiva...por exemplo, dizemos que Deus é infinito, mas é impossível para nós conseguir visualizar o conceito de infinito!Há muita coisa que nós não conseguimos explicar, pois se conseguissemos explicar tudo, eramos iguais a Deus, o que não faz sentido (para os católicos claro), visto ele ser o Criador, a Entidade Perfeita.

Contudo, acho que dificilmente a pessoa se deixa convencer que Deus existe, apenas por palavras, é preciso a pessoa ter o espírito "aberto", sentir que Deus existe, que está presente, e não chegar a essa conclusão só pelo que os outros dizem...É claro que outra pessoa pode nos orientar, nos ajudar a "abrir o espírito", a procurar Deus, mas isto das duas uma, ou acontece por iluminação (uma pessoa acredita verdadeiramente, e encontrou a sua fé naturalmente), ou por procura/busca...

Pessoalmente não sei explicar porque é que acredito em Deus, porque pra mim é uma coisa óbvia pois já convivo com Ele há muito tempo, sinto-o, e sinceramente já não consigo imaginar-me sem Fé...sem ela não conseguia encontrar o sentido de muitas coisas!...

Bem como o texto ja vai grandinho e não respondi objectivamente ao tópico: não tenho medo da morte, mas acho que é uma grande mudança e como todas as mudanças, criam em nós uma certa expectativa, um sentimento de ignorancia, por não sabermos o que resulta dessa mudança...e sim, acredito na vida após a morte.

cumps;)

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior
e sinceramente já não consigo imaginar-me sem Fé...sem ela não conseguia encontrar o sentido de muitas coisas!...
Acho que tocaste no ponto fulcral...

As pessoas têm a necessidade de encontrar um sentido para a vida e para a morte. Daí a importância das religiões e de Deus para milhões de pessoas.

Tanta conversa e também não respondi directamente ao tópico.

Tenho medo da morte, uma vez que representa a passagem para algo desconhecido (penso que todo o ser humano teme o desconhecido), mas também pelo tipo de morte que possa ter.

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior
e sinceramente já não consigo imaginar-me sem Fé...sem ela não conseguia encontrar o sentido de muitas coisas!...
Acho que tocaste no ponto fulcral...

As pessoas têm a necessidade de encontrar um sentido para a vida e para a morte. Daí a importância das religiões e de Deus para milhões de pessoas.
Como referiste e muito bem as religiões, é algo em que a pessoa se apoia, para a sua vida/morte ganhar um sentido, apoiando-se assim em algo fictício para muitos, e "real" para outros tantos seguidores dessas "entidades perfeitas".

Iniciei este tópico com um sentimento de revolta dentro de mim.

Alias, o mais importante para mim era saber se realmente existe algo para alem da morte ... não porque estou a pensar em realizar suicidio, nem porque tive agora uma duvida existencial mas sim por uma serie de acontecimentos que ao longo da minha levam-me a esta interrugatória.

Afinal, eu conheço e acho que todos conheçemos pessoas que acabam por falecer de uma forma estupida e ingloria e outros que falecem sem nunca terem tido hipotese de ser alguem ou mesmo de ter simplesmente nascido.

Desculpem este pequeno desabafo, mas estou farto de ficar a saber que um conhecido morreu porque foi atropelado quando passava um passadeira, ou faleceu porque o coração parou quando passeava de bicileta, outro faleceu quando ainda lhe faltava pouco para nascer ...

Ante-ontem uma amiga minha faleceu devido a uma queda de um banco do café, tudo porque escorregou ou outra coisa qualquer e foi bater com a cabeça no chão. Foi o suficiente para declarar-la como um óbito. pergunto-me eu não se isto é uma morte justa mas porra (desculpem esta palavra), ela estava de ferias com os pais e apenas tinha 15 anos...

existirá alguma justiça na morte.

PS: Desculpem este longo desabafo!

PS: O tópico é vosso, é meu, é de todos, podem fugir ao tema se quiserem porque alias, no meio de esti tudo, muitas vezes me pergunto ... será que Deuz existe?

EDIT:

Caso achem necessário alterar o título do tópico, podem dizê-lo

Deus (ou o conceito que é normalmente associado ao termo) não existe. No entanto, existem pessoas que, afirmando que acreditam em deus, quando o tentam explicar andam bastante perto do que realmente ele poderá ser. Por outro lado, este conceito, apesar de limitado por determinados factores específicos, varia de indivíduo para indivíduo. Como exemplo, por vezes quando uma pessoa se vê numa espiral de situações que degeneram em desânimo de viver, necessita de acreditar em “algo” para ter força para continuar… aqui está deus. Mas atenção, está apenas aqui, “dentro” desta pessoa, irremediavelmente “moldado” por ela. No fundo, deus é mais uma das criações do homem, proporcionada pela relativa complexidade da obra humana (quanto mais completo o “ambiente”, mais complexos os seus resultados – arrisco-me a dizer que dentro de mil anos deus será um “conceito” que actualmente não temos simplesmente capacidade para assimilar).

Tudo o que sejam generalizações têm tanto valor (não estou a dizer que não o tenham) como obras de ficção…

Eu acho que as pessoas estão muito limitadas quando se fala em vida depois da morte.

90% das pessoas fala logo em Deus, no ceu e nas religiões...

Eu não tenho religião e acredito na vida depois da morte.

Como ja sabem ja passei por algumas coisas estranhas, que explorei exaustivamente a procura d uma explicação ciêntifica, e que nunca encontrei.

Abram mais os vosso horizontes. ;)

Não têm medo da morte? [}:)]
É claro que têm medo da morte. Toda a gente tem, mesmo aqueles para quem ela já seria uma benção!
Quando alguém diz que não tem medo de morrer, tem medo é de como morre dá-me vontade de rir. É a mesma coisa...
A morte é o expoente máximo do desconhecido e da incerteza. É provavelmente a única coisa que de facto mostra o quão poderosa é; arbitrária, aleatória, sem moral ou qualquer forma de piedade. Morrem novos, velhos, inocentes, malévolos, ricos e pobres, com sofrimento, sem sofrimento, saudáveis ou doentes, etc...
Pior que tudo...toda a gente sabe que pelo menos certo tem a morte. Isto para um ser humano é o pior que pode haver, já que o incerto e a noção do livre arbitrio é o que dá capacidade de nos desenvolvermos, evoluirmos e de melhorar quem somos. A morte surge como o impedimento certo a este objectivo; a unica certeza da humanidade. Motivo pelo qual a noção de vida após a morte surge; a necessidade de "não terminar ali".
Mas o mais giro de tudo, é que "ela" pouco liga a se têm medo dela ou não. ;)
[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

citação:Originalmente colocada por mccrow
pergunto-me eu não se isto é uma morte justa mas porra (desculpem esta palavra), ela estava de ferias com os pais e apenas tinha 15 anos...

Nestas situações é normal fazer este tipo de perguntas, mas apenas porque imaginamos um Deus que intervém na nossa vida de uma forma física.

Na minha opinião, Deus é o Universo e manifesta-se apenas nas leis da natureza, não é um ser divino que intervém nas nossas vidas. MAs é apenas a minha humilde interpretação...

citação:Originalmente colocada por mccrow
pergunto-me eu não se isto é uma morte justa mas porra (desculpem esta palavra), ela estava de ferias com os pais e apenas tinha 15 anos...

Nestas situações é normal fazer este tipo de perguntas, mas apenas porque imaginamos um Deus que intervém na nossa vida de uma forma física.

Na minha opinião, Deus é o Universo e manifesta-se apenas nas leis da natureza, não é um ser divino que intervém nas nossas vidas. MAs é apenas a minha humilde interpretação...
então, que é que controla a morte? A vida? ou a morte e vida são duas pequenas partes da naturesza controlada por Deus

Voltar
Superior