Motas económicas.

Se vale o esforço só tu podes saber ; )

E mais, a comprar usado não se pode ser muito esquisito, há que escolher dentro daquilo que se arranja em melhor estado.

Só acho é que, se gostares mesmo da coisa, passados uns tempos começas a achar que a moto deveria ter mais motor... Coisa que com uma 600/750 já é mais complicado de acontecer.

Digo mais, para mim, o ponto de equilibrio está nas 750. Podes enrolar punho +- à vontade como numa 600, sem ter o receio que sentes nas 1000. A manutenção/consumos não vareiam muito...

Se soubesse o que sei hoje, tinha ficado pela Z750 que tive. Na altura vendi-a porque as peças de desgaste custavam um preço absurdo (Agora, segundo nova politica do importador reduziram 50%). Mas como era de serviço, foram só factores que me fizeram vender e comprar a actual 600.

Posso também dizer que a diferença de andamento é menor que aquilo que esperava, são muito idênticas. A grande diferença é que a 750 tinha motor sempre que queria e a 600 tenho de andar senpre a reduzir.

No fundo é o mesmo que se passa com os carros : ))

Não te precipites.

Já agora, não é a tua 1ª mota, pois não?

Cump.

É mesmo a minha 1ª mota.

No entanto, na minha família há bastantes motas entre 300cm3 e 1150cm3.

O meu avô comprou a primeira em 1969 e um tio meu ainda a mantém (mandou restaurá-la toda).

Se calhar a virtude estará mesmo no meio termo que são os 750cm3.

O problema é que nas 750 há menos escolha (e são mais caras) que nas 500.

Como não tenho urgência em comprar (afinal é só um capricho) vou vendo o mercado para ver o que vai aparecendo.

Ando novamente com ideias de comprar uma moto e queria a vossa ajuda.

Como a economia é muito importante para mim, gostaria que me indicassem modelos e respectivos consumos (ou indicarem sites).

A ideia é descobrir a naked, de 450 cm3 para cima, que seja a mais económica.

Ora as motas mais económicas são as scooters a 4T! Como queres naked's cg 125, cb 250 e cb 500 reinam [;)]. O problema é arranjar em bom estado em usados pois a malta da estafetagem não as larga! A escolha acertada seria a CB 500 (>450)!

ps. Espero que tenhas consciencia da "porrada" que vais levar em AE.. caso não estejas a pensar por vidro.

POis, da 900 também nunca ouvi dizer nada. Acho que só vi uma uma vez. Despertou-me a atenção por ter duas ponteiras de escape...

Tens aqui as especificações em francês...

Moteur : 4 cylindres en ligne, 4 T,
refroidi par eau, double ACT,
4 soupapes par cylindre ;
919 cm3 (71 * 58 mm) ;
106 ch à 9000 tr/mn ;
9,2 mkg à 6500 tr/mn;
boîte 6 v ;
transmission secondaire par chaîne. - Cadre : poutre supérieure en acier et berceau interrompu ;
susp.AV fourche téléhydraulique, déb. 120 mm ;
susp.AR monoamortisseur, dèb 128 mm ;
frein AV 2 disques Ø 296 mm, étriers 2 pistons ;
frein AR 1 disque Ø 240 mm, étrier 1 piston ;
roues AV/AR 17";
réservoir 19 L ;
poids à sec 194 kg - avec pleins : 218 kg.

Pelo que se vê, é muito parecida à 600, mas com uma grande vantagem, o binário : )

Cump.

Ora as motas mais económicas são as scooters a 4T! Como queres naked's cg 125, cb 250 e cb 500 reinam [;)]. O problema é arranjar em bom estado em usados pois a malta da estafetagem não as larga! A escolha acertada seria a CB 500 (>450)!

ps. Espero que tenhas consciencia da "porrada" que vais levar em AE.. caso não estejas a pensar por vidro.

Raramente vou andar na AE com a mota.

A mota é mais para passeios de fds. Estradas nacionais e tal...

POis, da 900 também nunca ouvi dizer nada. Acho que só vi uma uma vez. Despertou-me a atenção por ter duas ponteiras de escape...

Tens aqui as especificações em francês...

Moteur : 4 cylindres en ligne, 4 T,
refroidi par eau, double ACT,
4 soupapes par cylindre ;
919 cm3 (71 * 58 mm) ;
106 ch à 9000 tr/mn ;
9,2 mkg à 6500 tr/mn;
boîte 6 v ;
transmission secondaire par chaîne. - Cadre : poutre supérieure en acier et berceau interrompu ;
susp.AV fourche téléhydraulique, déb. 120 mm ;
susp.AR monoamortisseur, dèb 128 mm ;
frein AV 2 disques Ø 296 mm, étriers 2 pistons ;
frein AR 1 disque Ø 240 mm, étrier 1 piston ;
roues AV/AR 17";
réservoir 19 L ;
poids à sec 194 kg - avec pleins : 218 kg.

Pelo que se vê, é muito parecida à 600, mas com uma grande vantagem, o binário : )

Cump.

Pois, como é mais para passeios e não para velocidades o binário seria mais agradável na 900, mesmo que tivesse menos cavalos.

E também tem um "ar mais musculado".

O problema é que são raras em 2ª mão, uma 600 é mais fácil de encontrar.

Eu aconselho a Ducati Monster 600.
A manutenção está dentro do normal assim como os consumos para a classe, mais litro menos litro.
São relativamente fáceis de encontrar no mercado de usados e por um bom preço.
E a nível de fiabilidade também não tenho, nem conheço, nada a apontar!

Gosto muito da monster, mas tenho uma ideia contrária, acho que consomem até menos que as concorrentes, o problema (mais que conhecido) são as manutenções...

Então a nova 695 está demais : )

Cump.

Gosto muito da monster, mas tenho uma ideia contrária, acho que consomem até menos que as concorrentes, o problema (mais que conhecido) são as manutenções...

Então a nova 695 está demais : )

Cump.

Bem, a mim não me parece, mas também não estou muito informado acerca dos valores de outras marcas!

Tenta encontrar publicações inglesas ou espanholas. Acho que os teste são muito mais completos.

Em termos de consumos, é complicado... Tenta fazer uma pesquisa no google pelo modelo que pretendes, e depois é precisa muiiita paciência para tentar encontrar o que nos interessa.

Vê os seguintes sites:
motoplanete.com
moto-station.com

Cump.

Voltar
Superior