Motas económicas.

Realmente a utilização a dar será mais estradas nacionais e secundárias (raramente irei à AE) por isso é que acho que a cb 500 me enche as medidas em tudo.

A paixão é que me faz olhar para a hornet (estética) no entanto a razão puxa-me para a CB500 (mais económica, menos virada para "aventuras").

No máximo irei fazer deslocações de 30 kms com ela (trabalho), ou seja, 60 kms por dia. É que se começo a gostar muito começo a deixar o carro em casa (quando está bom tempo) e começo a andar de mota.

O ideal é que a mota não ultrapassasse muito o consumo do carro que é de +- 5€/100kms. Para isso teria de consumir uns 4,5 litros de média e parece-me que a CB500 consegue isso, para além de ter um seguro e selo mais baratos.

Como não é uma compra urgente vou amadurecendo a ideia...

Sim a CB500 é sem dúvida a escolha racional, mas no mundo das motas a parte emocional tem muita importancia, o melhor é conseguir encontrar um equilibrio. Portanto não considero acertado escolher a Cb500 tendo em conta apenas o lado racional da questão... Para se andar de moto é preciso gostar e se a moto não agrada...
Realmente não são muitas as motas a fazer 4,5 litros de média, eu na nacional com uma condução calma faço isso com a cb500, já com a Cb450 raramente faço menos de 6 litros...

Realmente a utilização a dar será mais estradas nacionais e secundárias (raramente irei à AE) por isso é que acho que a cb 500 me enche as medidas em tudo.

A paixão é que me faz olhar para a hornet (estética) no entanto a razão puxa-me para a CB500 (mais económica, menos virada para "aventuras").

No máximo irei fazer deslocações de 30 kms com ela (trabalho), ou seja, 60 kms por dia. É que se começo a gostar muito começo a deixar o carro em casa (quando está bom tempo) e começo a andar de mota.

O ideal é que a mota não ultrapassasse muito o consumo do carro que é de +- 5€/100kms. Para isso teria de consumir uns 4,5 litros de média e parece-me que a CB500 consegue isso, para além de ter um seguro e selo mais baratos.

Como não é uma compra urgente vou amadurecendo a ideia...

Algo a salientar, os pneus para a Hornet são bem mais caros que para a CB500. Falo por experiência própria.

Mta AE destroi-te o pneu traseiro num instante.

BT56 traseiro -> durou 10.000 km's e mudei para BT020
BT56 dianteiro -> durou 18.000 km's e mudei para BT020.

Deixei de andar em AE por alteração de local de residência e dps de 8.000 o BT020 traseiro continua com mta vida ainda, o da frente nem 500 km's ainda tem :-).

RR

Algo a salientar, os pneus para a Hornet são bem mais caros que para a CB500. Falo por experiência própria.

Mta AE destroi-te o pneu traseiro num instante.

BT56 traseiro -> durou 10.000 km's e mudei para BT020
BT56 dianteiro -> durou 18.000 km's e mudei para BT020.

Deixei de andar em AE por alteração de local de residência e dps de 8.000 o BT020 traseiro continua com mta vida ainda, o da frente nem 500 km's ainda tem :-).

RR

Mais um argumento a favor da CB500. ;)

Mais um argumento a favor da CB500. ;)

[;)] é verdade.

Apenas tenho como comparação as aulas de condução na CB500.

Mto manobrável, mais leve e pequena que a Hornet (ao menos foi o que senti), rápida QB mas por nada deste mundo trocaria a minha Hornet e os 3 anos que passei com ela por uma CB500 [;)].

Claro que teria poupado algo (n sei precisar mas se as revisões são de 12.000 em 12.000 e as da Hornet são de 6.000 em 6000 dado as intermédias serem multiplos de 6000 e as gerais multiplos de 12000) e que de certeza n é pouco mas o fascinio qdo chego à garagem todos os dias de manhã e tenho o prazer de guiar é inigualável.

Tvz seja como ter um bom carro na garagem, um objecto de puro desejo pessoal, mas no meu caso tive que optar por um carro economico e de mto baixa gama pelo que o prazer tenho qdo ando de Hornet quer faça chuva (como hoje) quer faça sol.

Antes de mais compra algo de que gostes mesmo pq para andares de mota vais apanhar frio, mto frio, chuva, tempestades, calor insuportável com o casaco e protecções e tens que gostar do que conduzes para ter prazer ;).

É quase masoquista :D

RR

Sim a CB500 é sem dúvida a escolha racional, mas no mundo das motas a parte emocional tem muita importancia, o melhor é conseguir encontrar um equilibrio. Portanto não considero acertado escolher a Cb500 tendo em conta apenas o lado racional da questão... Para se andar de moto é preciso gostar e se a moto não agrada...
Realmente não são muitas as motas a fazer 4,5 litros de média, eu na nacional com uma condução calma faço isso com a cb500, já com a Cb450 raramente faço menos de 6 litros...

Pois, pelo que vejo 4,5 litros com a CB500 é possível. Já com a hornet a coisas sobem p'rai para uns 6 litros.

Se eu fizer uns 8.000 kms por ano (fazendo as contas por alto) gasto mais cerca de 150€ com a hornet em combustivel, que quase dá para o seguro da CB500.

A tudo isto acrescenta-se ainda o facto de a CB500 ser mais barata e de eu apenas ter andado com a minha 75cm3.

A hornet é mesmo só paixão...

Conhecem outras motas que façam médias < 5 litros ?

Pois, pelo que vejo 4,5 litros com a CB500 é possível. Já com a hornet a coisas sobem p'rai para uns 6 litros.

Se eu fizer uns 8.000 kms por ano (fazendo as contas por alto) gasto mais cerca de 150€ com a hornet em combustivel, que quase dá para o seguro da CB500.

A tudo isto acrescenta-se ainda o facto de a CB500 ser mais barata e de eu apenas ter andado com a minha 75cm3.

A hornet é mesmo só paixão...

Conhecem outras motas que façam médias < 5 litros ?

Isso de só teres andado com uma de 73cm3 n tem nada a ver.

Eu apenas tinha tido a minha NSR50 e qdo tirei a carta comprei a Hornet.

Um período de habituação, mto controlo no punho senão o pneu derrapava logo. Grande mudança de centro de gravidade, mobilidade no meio dos carros era para esquecer nos primeiros dias, ia na fila.

Dps de umas semanas já me sentia bem. Aprender a conduzir, aprendo todos os dias pq n sou nenhum Valentino Rossi.

[;)] Agora os outros factos apontados por ti podem sim influenciar.

RR

Os consumos variam muito com o nosso punho.

Mas as mais económicas que tens são as da cb500. Tens a er5, a gs500, as trail já gastam mais um pouquito fruto do maior peso.

Mas se tens um carro que faz 100 kms com 5€, digo-te já que o melhor que tens a fazer é comprar uma cg125, essa sim mais económica que o carro. mesmo assim, como as revisões são de 5 em 5 mil (ou perto disso), a poupança esvai-se...

É muito díficil justificar a compra de uma moto apenas pelo factor económico ; )

Ganha-se muito tempo em deslocações urbanas, essa sim é a mais valia da mota.

Por isso dei o meu exemplo, que prefiro andar mais de transportes públicos, e quando a trago para o trabalho venho de sorriso de orelha a orelha... é como disse o SonecaII.

Cump.

Os consumos variam muito com o nosso punho.

Mas as mais económicas que tens são as da cb500. Tens a er5, a gs500, as trail já gastam mais um pouquito fruto do maior peso.

Mas se tens um carro que faz 100 kms com 5€, digo-te já que o melhor que tens a fazer é comprar uma cg125, essa sim mais económica que o carro. mesmo assim, como as revisões são de 5 em 5 mil (ou perto disso), a poupança esvai-se...

É muito díficil justificar a compra de uma moto apenas pelo factor económico ; )

Ganha-se muito tempo em deslocações urbanas, essa sim é a mais valia da mota.

Por isso dei o meu exemplo, que prefiro andar mais de transportes públicos, e quando a trago para o trabalho venho de sorriso de orelha a orelha... é como disse o SonecaII.

Cump.

Também tenho outro carro que faz 100 kms com 4€.

A compra da mota é mesmo pela paixão das duas rodas. Mas se tiver um consumo muito mais elevado do que os carros a minha razão vai-me inibir de aproveitá-la mais. E em vez de no Verão, por exemplo, ir todos os dias de mota para o trabalho, secalhar só vou andar ao fds e pouco mais.

Tens uma 125 de velocidade maxima 120 e andas a gastar na casa dos 5 e axas economico?

:sh)

RR

Já tive uma 350cc 4 tempos, e em cidade gastava 7/8

tive uma 50cc em cidade gastava 5

tive uma 125 2 tempos, em cidade gastava 6/7

tive uma 600 4 tempos, em cidade gastava 8/9

achas que uma scooter 125 , que dá 120 e chega lá mesmo muito depressa, a gastar 5 é muito?

querias que não gastasse nada?[:D] [;)]

:confused:
Então foste comprar uma scooter 125cc a 2 tempos para andar em cidade??
Sendo assim 5 litros até é bom.

fui fernando!

Andei a ver, Cb500´s, Gs´s, Hornet´s, etc etc! e uma scooter 125 é mm o melhor para cidade, menos desgaste, menos chato devido a ser automatica....

e 5 é muito bom!embora se andar sempre a fundo chegue aos 6 [;)]

se andar a uns 80 sempre, bebe uns 4 ou menos até

[:p] N chega lá tão depresa como a minha hornet a gastar quase o mesmo [:D]

[;)]

RR

hum.....

nao é bem assim!

se viesses atrás de mim, num circuito citadino (lx), garanto-te que a tua hornet não ia beber menos que 7![;)]

e ias ter que tar sempre a mudar de velocidades (coisa que adoro fazer, mas detesto no transito).....

e os pneus da minha são menos de metade do preço da tua!

[:p]

a hornet bebe 5/6 a andar muito pacatamente,

a minha a andar pacatamente chega a beber entre os 3 e os 4! mas 5 é na boa por isso ando quase sempre de punho trancado!

Ora lx de facto n sei.

Sei que em coimbra antes da nova ponte e no trânsito caótico que tinha para chegar à UC eu fazia 240 km's com 15 litros que dava 6,25.

Sei que já consegui fazer 4,75 num passeio o que axei fenomenal.

Sei que já consegui fazer 12 litros aos 100 km's o que axei fenomenalmente caro :D

Mudar de mudança n me faz particular confusão e é engraçado deixar os carros para trás :D.

5/6 faz-se na boa cumprindo os limites de velocidade impostos por lei. Se se consome mais é pq se prevarica :).

Os pneus são caros mas adoro os BT020, podia ter poupado mas n me arrependo nem 1 bocadinho pq são eles que me agarra à estrada.

Por isso só ganho em arranque nos semáforos e perco na oficina e nas bombas de gasolina :D

RR

fui fernando!

Andei a ver, Cb500´s, Gs´s, Hornet´s, etc etc! e uma scooter 125 é mm o melhor para cidade, menos desgaste, menos chato devido a ser automatica....

e 5 é muito bom!embora se andar sempre a fundo chegue aos 6 [;)]

se andar a uns 80 sempre, bebe uns 4 ou menos até

Sim realmente é o mais pratico para andar em cidade ter uma Scooter levezinha, e os 5 litros até parecem-me bem para uma 125cc, a Gilera penso que seja da Aprilia e estes italianos desde á uns anos que tem motores a 2 tempos muito evoluidos.
Mesmo assim não é o mais economico, gastam mais e ainda levam autolube, o problema é que a grande maioria das 125cc a 4 tempos quase não se mexem basta uma DT50 praticamente de origem para as acompanhar...

Ora lx de facto n sei.

Sei que em coimbra antes da nova ponte e no trânsito caótico que tinha para chegar à UC eu fazia 240 km's com 15 litros que dava 6,25.

Sei que já consegui fazer 4,75 num passeio o que axei fenomenal.

Sei que já consegui fazer 12 litros aos 100 km's o que axei fenomenalmente caro :D

Mudar de mudança n me faz particular confusão e é engraçado deixar os carros para trás :D.

5/6 faz-se na boa cumprindo os limites de velocidade impostos por lei. Se se consome mais é pq se prevarica :).

Os pneus são caros mas adoro os BT020, podia ter poupado mas n me arrependo nem 1 bocadinho pq são eles que me agarra à estrada.

Por isso só ganho em arranque nos semáforos e perco na oficina e nas bombas de gasolina :D

RR

[:D]

Sonecas, em lx não tens hipotese, nem em consumos, nem em arranques....

a nao ser que andes a queimar embraiagem e mesmo numa de picaria!

eu todos os dias, paro em semaforos com estafetas, em cb500,hornet, fazers etc etc....e nao há hipotese....a não ser mesmo que se queime meio quilo de embraiagem [:p]

é que eu mal acelero, a gaja....demora uns 3 secs dos 0-50........

enquanto que o pessoal mete a velocidade, largar a embraiagem, muda de 1ª pa 2ª.....

otherwise, é embraiagem, consumos, pneus!

Claro que em termos de prestações puras nao tem nada a ver.......mas por isso é que digo, e saliento a condução citadina!que é feita de pára arranca e espaços que muitas vezes só cabem mesmo uma mota pequena!

eu sei, e esta mota não foi uma compra "á toa" mas sim uma aquisição ponderada
.....e realmente a não ser com uma CG125 ou uma sr125 etc etc, é que se consegue gastar menos que a scooter em termos gerais! e mesmo assim levam ratada a torto e a direito[:D]

Acredita que em lx, é irritante uma mota de mudanças no transito, eu pasei 3 anos com uma tuareg350 e ktm400 e disse para nunca mais.....semaforos de 50 em 50 metros, verde nuns, vermelho noutros...

se eu vivesse em coimbra, faro, etc etc.....uma scooter era a ultima hipotese, mas numa cidade com esta, é de facto a melhor escolha (apenas para andar dentro da cidade)!

[;)]

Última edição:
Sim realmente é o mais pratico para andar em cidade ter uma Scooter levezinha, e os 5 litros até parecem-me bem para uma 125cc, a Gilera penso que seja da Aprilia e estes italianos desde á uns anos que tem motores a 2 tempos muito evoluidos.
Mesmo assim não é o mais economico, gastam mais e ainda levam autolube, o problema é que a grande maioria das 125cc a 4 tempos quase não se mexem basta uma DT50 praticamente de origem para as acompanhar...

eu já andei em muitas 125 (scooters) e esta é a unica que se mexe bem!a aerox 100 tbem nao é má!

mas motas tipo a daelim 125 etc......bahhh

pá...as minha medições assim por alto, e baseadas no velocimetro...são +- isto

0-50km/H = +- 3 segs
0-80 =+- 7/8seg

vel max em plano 120/130km/h

em descida uns 140

mas a mota a partir dos 120 é muito instavel, é uma scooter, com todas as suas limitações, nomeadamente ao nivel da ciclistica.......suspensoes etc! passar num buraco só com uma mão no guiador por exemplo.......acima dos 80 é sinonimo de ir ao chão!

olha que o autolube não é nada demais......6€ todos os meses....são pouco a meu ver! e pelo menos a minha fx é ligar , pega sempre á primeira, nem preciso esperar que aqueça......ela nao engasga nem atrofia....

e táu...sempre a abrir pelo transito sem pensar em reduções e mudanças de velocidade!!!

e é confortavel na medida do possivel!![;)]

e ainda tem algo que prezo muito, uma "bagageira" debaixo do assento enorme! cabe um capacete integral, e ainda mais umas cenas!

isso para mim é importante, porque senão tenho que andar á "Puto" com uma mochila.....

e odeio aquelas malas para as motas [:vm)]

Última edição:
Hoje andei à pendura (ainda tenho aquela limitação da categoria A na carta e não quis arriscar) numa BMW 1150 GS (R?) e achei o conforto e as prestações de bom nível.

Sente-se bem o motor possante (binário) o que torna a condução bastante agradável a baixas rotações.

No entanto acho-a bastante grande, o que lhe tira agilidade. Decididamente não irei para uma cilindrada tão elevada.

Andei à procura na net mas não encontro nada de especial sobre este modelo.

Alguém sabe indicar as características técnicas? Principalmente a performance (0-100km/h, etc...)

eu já andei em muitas 125 (scooters) e esta é a unica que se mexe bem!a aerox 100 tbem nao é má!

mas motas tipo a daelim 125 etc......bahhh

pá...as minha medições assim por alto, e baseadas no velocimetro...são +- isto

0-50km/H = +- 3 segs
0-80 =+- 7/8seg

vel max em plano 120/130km/h

em descida uns 140

mas a mota a partir dos 120 é muito instavel, é uma scooter, com todas as suas limitações, nomeadamente ao nivel da ciclistica.......suspensoes etc! passar num buraco só com uma mão no guiador por exemplo.......acima dos 80 é sinonimo de ir ao chão!

olha que o autolube não é nada demais......6€ todos os meses....são pouco a meu ver! e pelo menos a minha fx é ligar , pega sempre á primeira, nem preciso esperar que aqueça......ela nao engasga nem atrofia....

e táu...sempre a abrir pelo transito sem pensar em reduções e mudanças de velocidade!!!

e é confortavel na medida do possivel!![;)]

e ainda tem algo que prezo muito, uma "bagageira" debaixo do assento enorme! cabe um capacete integral, e ainda mais umas cenas!

isso para mim é importante, porque senão tenho que andar á "Puto" com uma mochila.....

e odeio aquelas malas para as motas [:vm)]

As scooters nesses aspectos não dão hipotese mesmo são super práticas ainda assim para andar em cidade eu preferi uma RMX (semelhante á DT50LC) no lugar de uma acelera pois o estar constantemente a mudar de relação nestas motos não é cansativo uma vez que a embraiagem é super macia e muito leve para além de engrenar sempre com o motor esforço. São peças e motores pequenos, é mais facil e divertido. Afinal quem não gosta de expremer uma DT50... Mas admito que uma scooter faz o mesmo serviço ainda com menor esforço e tanta ou mais agilidade

No entanto tinha de andar (e ainda ando) como dizes constantemente de mochila e a passear o capacete.

Quando levo a Cb500 tenho o TopCase onde cabe 2 capacetes integrais, alem disso debaixo do banco tem um espaço muito pratico onde cabe umas luvas, cadeado etc. Já quando levo a Cb450 não tenho hipotese, sempre de mochila as costas, nem top case nem espaços para arrumos debaixo do banco. Não compro malas nem para brisas pois em motas com mais idade acho que não fica bem. Enfim são "sacrificios" :P

Já agora...

Alguém sabe quais são os modelos de referência das motas de enduro?

Tipo a BMW que referi, mas com cilindrada entre os 500cm3 e os 900cm3.

mcabral não tou a perceber porque estás tao preocupado com os consumos se vais fazer tao poucos km's !!! Manda lá vir a Hornet que é o melhor que fazes apr:)

PauloFVF eu sou mais aqui da opinião do Fernando Ac.. scooter é fixe para dar umas voltas e tal.. mas sem mudanças? que gozo é que isso dá?´

e quanto a isto:
Sonecas, em lx não tens hipotese, nem em consumos, nem em arranques....

a nao ser que andes a queimar embraiagem e mesmo numa de picaria!

eu todos os dias, paro em semaforos com estafetas, em cb500,hornet, fazers etc etc....e nao há hipotese....a não ser mesmo que se queime meio quilo de embraiagem

LOLOLOL o que eu me ri com isto ! nem parece que já tiveste motas com mudanças... Mas onde é que uma scooter 125 papa uma cb 500 de arranque? ou tu estás-te a referir aos primeiros 5 metros do arranque?

Pareces um amigo meu de Aerox quando eu tinha uma LC a dizer-me que eu de arranque levava 1 cordel LOL ! Claro que tivemos de ir testar e pronto levou 1 bigode tá bem tá [:)]

Voltar
Superior