Motas económicas.

Independentemente da classificação que cada marca atribuí, essa bmw é uma concorrente de uma varadero, vstrom, etc, tudo 1000 cm3.

Depois tens os modelos de cc mais baixa que o Stock indicou.

Já tive uma transalp, e àparte um problema crónico que tinha, foi uma boa moto. Pessoalmente adoro os motores em V.

São motos mais redondas, supostamente mais confortáveis, com uma manutenção mais em conta, quando comparadas com as 600 utilitárias. O consumo é um pedacito mais alto fruto da maior protecção aerodinâmica, e da altura/peso que têm.

As Bmw, nunca tive oportununidade de experimentar, mas pelo que ouço são motos muito equilibradas fruto do seu baixo centro de gravidade (motor boxer).

Não são, nem pretendem, ser motos rápidas. Se não estou em erro, a 1150 gs demora +- 5/6 seg 0-100. Não é para isso que foram concebidas ; )

Cump.

Já agora...

Alguém sabe quais são os modelos de referência das motas de enduro?

Tipo a BMW que referi, mas com cilindrada entre os 500cm3 e os 900cm3.

Não é o estilo de motos onde estou mais a vontade.
Bom da BMW tens a F650, uma moto monocilindrica com um motor rotax. É gémea da Aprilia Pegaso 650, com a qual partilha diversos componentes incluido o motor. (com diferenças minimas)
É bastante económica e tem força mas o facto de ter apenas um cilindro nao me convence...

A Honda Transalp é uma das referencias, tem um 650cc 2 cilindros em V refrigerado a água, é um motor económico e com muitas provas dadas, podemos encontra-lo na Deauville e na naked NTV650. Tenho boas impressoes deste modelo apesar de estéticamente não me agradar.

Um modelo que conheço muito mal mas já ouvi falar muito bem é a V Storm 650. Se estiveres interessado neste tipo de motos faz uma boa pesquisa sobre ele.

P.S: E que tal uma moto como a Suzuki GSX 750F?
É uma mota totalmente diferente da Hornet mas que consegue ter algumas semelhanças com ela. A nivel de andamento e consumos são muito parecidas com a GSX a ser mais económica em AE fruto da aerodimica. É leve e paga o mesmo selo que a Hornet. O motor é a toda a prova, já teve versões mais potentes mas agora chega-lhe os 95 cv para mostrar o que vale. Não é uma moto dificil fruto do seu peso muito contido. Mas a sua melhor qualidade reside na relação qualidade/preço, acho que é sem duvida uma moto a ter em conta, como defeitos aponto a estética desinspirada quando comparada com uma VFR por exemplo...

O mais proximo que estive de uma 1150 GS foi no meu mecanico, ele estava a trabalhar numa e fiquei muito surpreso por aquela motor não ter praticamente quadro. Bom o quadro da moto parecia ser o próprio bloco do motor, aquela que la estava tinha partido precisamente um dos apoios!

Concordo com voçês relativamente ao gozo!

mas sinceramente.....e da forma que eu sou .......(agarrado ao €) , tou a andar de mota como andava com a ktm e a aprilia, só a pensar no desgaste que tou a dar........(embraiagem,trasmissão etc) em cidade!

a scooter não tem como objectivo dar-me (muito) gozo! mas sim ser um meio de transporte citadino!

po gozo tenho o primera [:D]

[;)]

mas sim a rmx ou uma dt são uma opção...mas eu desgosto de 50´s "cross"!!! no minimo uma 125! tipo DTR.....só que depois é um "here we go again".....ponteira Rhino, kit 175............e lá vou eu pelo cano abaixo novamente €€€

por isso fico-me pela scooter pa cidade! se for morar pa outro ponto do país vou ponderar uma ktm adventure usada ou algo do género![;)]

Não é o estilo de motos onde estou mais a vontade.
Bom da BMW tens a F650, uma moto monocilindrica com um motor rotax. É gémea da Aprilia Pegaso 650, com a qual partilha diversos componentes incluido o motor. (com diferenças minimas)
É bastante económica e tem força mas o facto de ter apenas um cilindro nao me convence...

A Honda Transalp é uma das referencias, tem um 650cc 2 cilindros em V refrigerado a água, é um motor económico e com muitas provas dadas, podemos encontra-lo na Deauville e na naked NTV650. Tenho boas impressoes deste modelo apesar de estéticamente não me agradar.

Um modelo que conheço muito mal mas já ouvi falar muito bem é a V Storm 650. Se estiveres interessado neste tipo de motos faz uma boa pesquisa sobre ele.

P.S: E que tal uma moto como a Suzuki GSX 750F?
É uma mota totalmente diferente da Hornet mas que consegue ter algumas semelhanças com ela. A nivel de andamento e consumos são muito parecidas com a GSX a ser mais económica em AE fruto da aerodimica. É leve e paga o mesmo selo que a Hornet. O motor é a toda a prova, já teve versões mais potentes mas agora chega-lhe os 95 cv para mostrar o que vale. Não é uma moto dificil fruto do seu peso muito contido. Mas a sua melhor qualidade reside na relação qualidade/preço, acho que é sem duvida uma moto a ter em conta, como defeitos aponto a estética desinspirada quando comparada com uma VFR por exemplo...

A BMW 650 GS também me desperta interesse (uma espécie de irmã mais nova da 1150).

O monocilindro também me deixa algumas reservas, mas se for económica fica perdoado...eheheh.

O problema é que não se vêem muitas o que dificulta uma eventual aquisição...

Comé que eu me esqueci de umas das melhores [8b]

e outra que um colega meu tem e que fala muito bem dela é a Aprilia Caponord !

PauloFVF eu estava só a comparar o andamento, porque para cidade tambem acho que as scooters sao boas opções!

mcabral para começar o melhor é mesmo XT 600 desse género e é facil de encontrar usada, mas não estejas á espera do andamento de uma Hornet [kiss]

ps:DTR é que é canhão :P

Última edição:
Realmente a BMW 650 GS parece-me uma proposta muito interessante e é bastante económica (talvez mais do que a CB500):

Tipo

Válvulas 4
Cilindrada 652 cm³
Potência 50 cv às 6.500 rpm
Binário 60 Nm às 5.000 rpm
Alt. do Banco 780 mm
Peso ordem marcha 193 kg
Depósito 17,3 litros
Consumos: 90 km/h 3,2 L / 120 km/h 4,3 L
Vel. Máxima Motor monocilindrico 4 tempos 170 Km/h

Tem mais binário do que a CB500 e um óptimo consumo em velocidade de cruzeiro a 90kmh (vai ser a minha velocidade média).

Os 170 de velocidade máxima já dão e sobram para um esticanço em AE.

O motor também é naked embora seja uma mota com uma filosofia diferente.

Agrada-me a ideia de poder fugir da estrada e andar por todo o tipo de caminhos com ela.

Acho que o principal problema aqui vai ser mesmo encontrar uma a um preço decente (pelo que tenho visto, às vezes motas com 3 e 4 anos só desvalorizarem 1.000/2.000€, ou seja, quase não desvalorizam nada).

A BMW 650 GS também me desperta interesse (uma espécie de irmã mais nova da 1150).

O monocilindro também me deixa algumas reservas, mas se for económica fica perdoado...eheheh.

O problema é que não se vêem muitas o que dificulta uma eventual aquisição...

Essa moto é económica, tanto ou mais do que a CB500 e o motor monocilindrico não vibra por aí alem, até pelo contrário no entanto prefiro sempre a rustica dos motores 2 cilindros. Tens também a Pegaso que é irmã da F650 e custa menos.

No entanto dizem que a VStrom é superior a essas duas!

P.S: Encontras a Transalp por pouco mais de 3000 €, pessoalmente prefiro-as a F650 apesar de gastar um pouco mais. Cuidado na compra destas motas que muitas vezes não estão em bom estado, o andar em certos terrenos dá um desgaste muito grande nas motos.

Última edição:
Concordo com voçês relativamente ao gozo!

mas sinceramente.....e da forma que eu sou .......(agarrado ao €) , tou a andar de mota como andava com a ktm e a aprilia, só a pensar no desgaste que tou a dar........(embraiagem,trasmissão etc) em cidade!

a scooter não tem como objectivo dar-me (muito) gozo! mas sim ser um meio de transporte citadino!

po gozo tenho o primera [:D]

[;)]

mas sim a rmx ou uma dt são uma opção...mas eu desgosto de 50´s "cross"!!! no minimo uma 125! tipo DTR.....só que depois é um "here we go again".....ponteira Rhino, kit 175............e lá vou eu pelo cano abaixo novamente €€€

por isso fico-me pela scooter pa cidade! se for morar pa outro ponto do país vou ponderar uma ktm adventure usada ou algo do género![;)]

A Rmx e a DT nunca em 50cc, isso seria submotorizado de origem em pouco tempo tinhas as motos kitadas e como dizes ias gastar uns bons euros.
Se dúvida que as Scooters batem as outras aos pontos para andar em cidade, mas é muito estranho para mim, de vez em quando lá tenho vontade de carregar na manete esquerda para mudar de relação, já cheguei a apanhar um bom susto assim. :)

P.S: Porta-te bem com o Primera porque ele certamente porta-se bem pra contigo! ;)

FernandoAC, se reparares bem vais ver que o motor da hornet, assim como outras motas, serve de quadro, aliás foi uma das criticas quando saíu. Eu não vejo problema que assim seja, aliás a hornet sempre foi uma boa moto, e quando colocaram a jante de 17 também à frente ficou excelente.

A bmw f650 nunca experientei, mas sempre ouvi dizer que é uma moto porreira para iniciação. Agora um monocilindrico nunca terá a suavidade de um bi. São motores mais bruscos, há quem goste, há quem fuja deles, vai dos gostos.

Para cidade são do melhor, têm uma resposta muito rápida, mas em estrada mostram as suas limitações mais cedo, e andar acima dos 140/50 torna-se complicado, e estarás a puxar pela mecânica.

Cump.

A Rmx e a DT nunca em 50cc, isso seria submotorizado de origem em pouco tempo tinhas as motos kitadas e como dizes ias gastar uns bons euros.
Se dúvida que as Scooters batem as outras aos pontos para andar em cidade, mas é muito estranho para mim, de vez em quando lá tenho vontade de carregar na manete esquerda para mudar de relação, já cheguei a apanhar um bom susto assim. :)

P.S: Porta-te bem com o Primera porque ele certamente porta-se bem pra contigo! ;)

[;)] nunca deixei o primera ficar mal, nem ele a mim!

eu adoro motos , e para mim uma moto não é nada sem caixa manual!

mas a scooter não vejo como uma moto, para dar prazer! mais como um verdadeiro meio de transporte!

Fernando e uma KTm adventure nao entra na lista?

[;)] nunca deixei o primera ficar mal, nem ele a mim!

eu adoro motos , e para mim uma moto não é nada sem caixa manual!

mas a scooter não vejo como uma moto, para dar prazer! mais como um verdadeiro meio de transporte!

Fernando e uma KTm adventure nao entra na lista?

Eu prefiro motas naked e sport touring, essa KTM já é algo muito offroad mim para além disso sou baixinho (1.71) nem chegava com os pés ao chão. ehehe

Mas gosto de algumas motos como a Varadero e Caponord que são menos extremas do que a adventure. Depois não sei como seria o preço das peças e fiabilidade da KTM.

Essa moto é económica, tanto ou mais do que a CB500 e o motor monocilindrico não vibra por aí alem, até pelo contrário no entanto prefiro sempre a rustica dos motores 2 cilindros. Tens também a Pegaso que é irmã da F650 e custa menos.

No entanto dizem que a VStrom é superior a essas duas!

P.S: Encontras a Transalp por pouco mais de 3000 €, pessoalmente prefiro-as a F650 apesar de gastar um pouco mais. Cuidado na compra destas motas que muitas vezes não estão em bom estado, o andar em certos terrenos dá um desgaste muito grande nas motos.

Esteticamente prefiro mesmo a BMW (gosto em amarelo).

O motor de só de 1 cilindro é que me deixa um pouco de pé atrás (o ideal era com 2 cilindros e uns 70 cv).

Mas já encontrei uma de 2.000 por 3.950€ (embora eu ache que o preço justo seria de cerca de 3.000€).

Eu prefiro motas naked e sport touring, essa KTM já é algo muito offroad mim para além disso sou baixinho (1.71) nem chegava com os pés ao chão. ehehe

Mas gosto de algumas motos como a Varadero e Caponord que são menos extremas do que a adventure. Depois não sei como seria o preço das peças e fiabilidade da KTM.

ahh ! ok![;)]

então joga-te lá pa hornet!

Aconselho mesmo os mais fundamentalistas das velocidades a experimentar uma Vespa GT 200 ou uma GTS 250ie. Para além do conforto e da poupança de cansaço no trânsito, estas Vespas são divertidissimas de guiar. Para já porque curvam que é uma coisa impressionante e depois porque a agilidade permite uma desenvoltura no trânsito que nenhuma outra moto consegue.
Para além de que, se o objectivo é poupança, são imbatíveis. E têm cá uma pinta... [:cool:]

Voltar
Superior