Motas económicas.

Aconselho mesmo os mais fundamentalistas das velocidades a experimentar uma Vespa GT 200 ou uma GTS 250ie. Para além do conforto e da poupança de cansaço no trânsito, estas Vespas são divertidissimas de guiar. Para já porque curvam que é uma coisa impressionante e depois porque a agilidade permite uma desenvoltura no trânsito que nenhuma outra moto consegue.
Para além de que, se o objectivo é poupança, são imbatíveis. E têm cá uma pinta... [:cool:]

É bem verdade, as Vespas sejam as recentes ou as antigas são divertidas de se conduzir, existe sempre uma mistica nessas motos. Um tio meu tinha uma 50SS, mota que actualmente é rara. Infelizmente um primo teve um acidente e estragou a mota toda, ferro velho com ela, aproveitou apenas o motor.
Agora fez uma toda em fibra de vidro, chassis também feito por ele que é fibra e refroçado com uns paineis em inox, o motor ainda é o mesmo 50cc de á 30 anos. Foi a coisa menos convencional que já conduzi mas é bastante divertido, ja exprimentei também uma 150 Sprint e também gostei.
Quanto ao curvar mesmo as antigas conseguem faze-lo mais rapido do que se esperava, gostei de ver uma Virago a não conseguir acompanhar vespas com 30 anos nas curvas :)

A nova está muito bonita, ainda nao tive a oportunidade de conduzir mas dizem não ser mais uma scooter que por aí anda, afinal ela é uma VESPA! :)

Alguém sabe consumos oficiais ou tem experiência com a Honda CBF 500?

Pelo que tenho visto na net, varia entre os 4,5 e os 6 litros. A BMW F 650 GS, a 90 km/h, consegue 3,2 litros (dados oficiais).

Embora a BMW seja mais cara e, teoricamente, tenha manutenção mais cara (para além do seguro e do selo) tem um consumo mais baixo, o que equilibra os gastos (além de ter a vantagem de ser estradista/off-road).

Mas gostaria de ter mais opiniões...

Alguém sabe consumos oficiais ou tem experiência com a Honda CBF 500?

Pelo que tenho visto na net, varia entre os 4,5 e os 6 litros. A BMW F 650 GS, a 90 km/h, consegue 3,2 litros (dados oficiais).

Embora a BMW seja mais cara e, teoricamente, tenha manutenção mais cara (para além do seguro e do selo) tem um consumo mais baixo, o que equilibra os gastos (além de ter a vantagem de ser estradista/off-road).

Mas gostaria de ter mais opiniões...

A CBF500 gasta entre 0,5 a 1 litro a mais do que a CB500, a ciclística está diferente, os pneus mais largos e o motor perdeu uns cavalitos, talvez devido a novas regras anti poluição. Neste aspecto é menos eficiente do que a Cb500.

A BMW é mais cara, teoricamente tem uma manutenção mais cara e terá tendência para ser menos fiável (a cb500 é muitas vezes chamada de 190d das motas) mas penso que não será por aí, nesse aspecto como dizes as coisas equilibram-se pois é bastante económica. Se estiver estimada a F650 não deverá dar problemas. Mas começa a ponderar outra questão, será que gostas de ter uma monocilindrica? É que trata-se de algo que não podemos mesmo fugir, se uma moto travar mal fazemos um upgrade aos travões agora neste caso não podemos fazer nada, sempre que a vamos conduzir o monocilindrico está lá e há quem goste, mas também quem deteste.
Se gostares então acabaste de ultrapassar uma das maiores entraves que a moto tem portanto não há que enganar.

P.S: Continuo na opinião que uma V-Storm 650 é bastante superior.

As mono cilindricas são incomodativas em cidade. Já andei com a F650 e achei muito cansativo aquele motor. Embora ande muito.
Também me parece que a V-Strom é das melhores propostas.

A CBF500 gasta entre 0,5 a 1 litro a mais do que a CB500, a ciclística está diferente, os pneus mais largos e o motor perdeu uns cavalitos, talvez devido a novas regras anti poluição. Neste aspecto é menos eficiente do que a Cb500.

A BMW é mais cara, teoricamente tem uma manutenção mais cara e terá tendência para ser menos fiável (a cb500 é muitas vezes chamada de 190d das motas) mas penso que não será por aí, nesse aspecto como dizes as coisas equilibram-se pois é bastante económica. Se estiver estimada a F650 não deverá dar problemas. Mas começa a ponderar outra questão, será que gostas de ter uma monocilindrica? É que trata-se de algo que não podemos mesmo fugir, se uma moto travar mal fazemos um upgrade aos travões agora neste caso não podemos fazer nada, sempre que a vamos conduzir o monocilindrico está lá e há quem goste, mas também quem deteste.
Se gostares então acabaste de ultrapassar uma das maiores entraves que a moto tem portanto não há que enganar.

P.S: Continuo na opinião que uma V-Storm 650 é bastante superior.

O que irei fazer mais é estrada (muito pouco dentro da cidade).

Hoje estive num concessionário Honda a ver a CBF 500 e realmente é muito agradável. Consumos oficiais é que não há (de qualquer modo não parece haver dúvida que consome mais que a BMW).

Embora, teoricamente, a manutenção da BMW seja mais cara, pelo menos os pneus ficam mais baratos.

Isto está complicado...

A conduzir a BMW será mais brusca e a Honda será mais suave, certo?

É só a questão do "nervo" ou há mais diferenças significativas?

Não se podem comparar (bmw/cbf).

São motos com carácteres distintos.

Quanto ao abs, já andei numa moto com abs (cbf600sa) e não achei muita piada.

Só será "melhor" com a estrada molhada, por exemplo, e em situações muito pontuais.

Mas mais uma vez a tua opinião é que conta ; )

Cump.

Não se podem comparar (bmw/cbf).

São motos com carácteres distintos.

Quanto ao abs, já andei numa moto com abs (cbf600sa) e não achei muita piada.

Só será "melhor" com a estrada molhada, por exemplo, e em situações muito pontuais.

Mas mais uma vez a tua opinião é que conta ; )

Cump.

Eu sei que as duas motas têm filosofias muito diferentes, mas gosto de ambas (cada uma tem as suas qualidades que aprecio).

Mas como acho que raramente irei para o mato (e se pensar mesmo em ir compro uma 125 ou uma 250) estou mais virado para os 2 cilindros da Honda e para o seu carácter mais estradista.

Bem, como não penso andar com a mota em dias de chuva o ABS não me deve acrescentar grande coisa à segurança.

Boas,
Vou aproveitar o tópico assim escuso de abrir outro.
Estou a pensar comprar uma mota mas não sei qual.
Os requisitos seriam o mais económico possivel (idas para o trabalho e pouco mais) e em que gastaria no maximo 2000 eurius e em que teria de ser + 250cc.

Boas,
Vou aproveitar o tópico assim escuso de abrir outro.
Estou a pensar comprar uma mota mas não sei qual.
Os requisitos seriam o mais económico possivel (idas para o trabalho e pouco mais) e em que gastaria no maximo 2000 eurius e em que teria de ser + 250cc.

Por esse preço encontras CB's 500 de 2001.

Vê no ocasião.

Eu sei que as duas motas têm filosofias muito diferentes, mas gosto de ambas (cada uma tem as suas qualidades que aprecio).

Mas como acho que raramente irei para o mato (e se pensar mesmo em ir compro uma 125 ou uma 250) estou mais virado para os 2 cilindros da Honda e para o seu carácter mais estradista.

Bem, como não penso andar com a mota em dias de chuva o ABS não me deve acrescentar grande coisa à segurança.

É uma questão de som, linearidade e suavidade. A Cb500 não é no entanto das motos mais suaves e lineares, ela só gosta de andar acima das 4000 rpm e não é preciso baixar muito dai para ela começar a "bater" no entanto em cidade onde a condução é mais "energica" ela está em casa.

Em relação ao ABS acho que é algo útil em qualquer moto seja uma 50cc ou uma 1000cc, um dos pontos fracos das motos é a travagem de urgência, não que travem mal mas porque é difícil de se fazer para 99% das pessoas, ora se o ABS vem melhorar isto só me parece algo muito bom. Repara que para bloquear uma roda não é muito difícil basta encontrar óleo ou terra na estrada e caso isto aconteça com a roda da frente a queda é certa depois temos de contar com danos materiais (€€€) fisicos e psicologicos.

Deixo aqui um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=f0DPenyvomU

Última edição:
É uma questão de som, linearidade e suavidade. A Cb500 não é no entanto das motos mais suaves e lineares, ela só gosta de andar acima das 4000 rpm e não é preciso baixar muito dai para ela começar a "bater" no entanto em cidade onde a condução é mais "energica" ela está em casa.

Em relação ao ABS acho que é algo útil em qualquer moto seja uma 50cc ou uma 1000cc, um dos pontos fracos das motos é a travagem de urgência, não que travem mal mas porque é difícil de se fazer para 99% das pessoas, ora se o ABS vem melhorar isto só me parece algo muito bom. Repara que para bloquear uma roda não é muito difícil basta encontrar óleo ou terra na estrada e caso isto aconteça com a roda da frente a queda é certa depois temos de contar com danos materiais (€€€) fisicos e psicologicos.

Deixo aqui um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=f0DPenyvomU

wow...

Acho que o ABS vai ser mesmo imperativo. (Até porque já dei algumas quedas, mas sem gravidade).

O problema é que o ABS é opcional nas CBF500 o que vai dificultar a procura de uma usada.

Acho que a balança está a pender novamente para a BMW (já tem ABS de série).

wow...

Acho que o ABS vai ser mesmo imperativo. (Até porque já dei algumas quedas, mas sem gravidade).

O problema é que o ABS é opcional nas CBF500 o que vai dificultar a procura de uma usada.

Acho que a balança está a pender novamente para a BMW (já tem ABS de série).
Não sabia que era de serie na F650, é raro e nem como opcional existe em todas a motos.
Se vais andar pouco em cidade, mas vais fazer estrada/AE a velocidades contidas e preocupas-te com os consumos pondera tambem a Deauville 650, é uma mota com mais binário do que a Cb500, o motor V2 tem menos nervo, acho-a mais lenta a arrancar mas é mais confortável e tem uma boa protecção aerodinâmica.

Axo que tu n procuras uma mota para prazer mas sim um meio de locomoção citadino.

Pq não uma dakelas scooters encorpadas?

RR

Isso nem pensar.

A mota vai ser para fazer estrada nacional (quase nada dentro de cidade) por isso uma estradista é o mais adequado.

Até porque as scooters costumam ter mudanças automáticas, o que tira um pouco prazer de condução.

Não sabia que era de serie na F650, é raro e nem como opcional existe em todas a motos.
Se vais andar pouco em cidade, mas vais fazer estrada/AE a velocidades contidas e preocupas-te com os consumos pondera tambem a Deauville 650, é uma mota com mais binário do que a Cb500, o motor V2 tem menos nervo, acho-a mais lenta a arrancar mas é mais confortável e tem uma boa protecção aerodinâmica.

É isso mesmo. Vou andar mais em nacionais (médias de 90/100kmh) e um pouco de AE. Mas no geral sempre em velocidades contidas (o meu avô anda de mota à 38 anos e ainda só teve uma pequena queda, sem gravidade, graças às velocidades contidas).

Vou investigar essa Deauville 650...

Tinha ficado com a ideia que não pretendias gastar muito dinheiro, logo uma duville fica afastada...

Vais ter sempre várias opiniões válidas no que respeita ao abs.

Vê o exemplo do teu avô...de certo que as motos que ele teve não possuíam abs.

Mas como disse são opções, onde acresce sempre +- 500€, com a desvantagem das usadas do segmento em questão raramente terem...

Algumas hondas (caso da nova hornet, deuville, etc) têm um sistema de travagem combinadas CBS, que, segundo dizem funciona muito bem.

Mas lá está se a prioridade for o preço, dificilmente conseguirás uma moto como queres.

Cump.

Voltar
Superior