Motor e rotações

olhem uma coisa, em condiçoes normais, imaginemos uma recta, em 1 a 4000 e 5 a 4000 o esforço é o mesmo

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Mas façam outra experiencia, sim outra:D

Circulem em 1ª velocidade numa rotação qqr constante estabilizada durante alguns segundos em recta, e carreguem no pedal do acelerador a fundo e verifiquem o tempo de resposta.

Depois façam o mesmo em 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª e verifiquem o tempo de resposta.

O tempo de resposta tem a a ver com o esforço que o motor tem que fazer para fazer o carro subir de velocidade.

O tempo de resporta varia consoante a velocidade da viatura devido ao atrito causado, sendo o do ar uma das principais condicionantes.

isso tem a ver com a relação de caixa, ser mais longa ou mais curta.

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Que esforço:D

:D:D:D

Eu continuo na minha[:p]:D

ar156ob4.gif

um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.

citação:Originalmente colocada por caz

olhem uma coisa, em condiçoes normais, imaginemos uma recta, em 1 a 4000 e 5 a 4000 o esforço é o mesmo

NÃO! Se fosse o mesmo, quase que podíamos dizer o seguinte:

A mim custa-me tanto ir a andar 1km sem nada as costas ou andar o mesmo km com um tonel de vinho ao ombro.

Em 5ª as 4000rpm vais a uma velocidade mto elevada e a resistencia do ar ao avanço do carro é enorme. Para isso tens de carregar no acelerador a fundo (ou quase). Se carregas a fundo, tas a meter la pra dentro mto combustivel, que vai queimar, provocar pressoes enormes para te disponibilizar a força que precisas para vencer a resistencia do ar.

cumps

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.

E os carros mais antigos, quando estão no trânsito (ao ralenti) também aquecem. Depois começa a andar a uma velocidade jeitosa e já arrefecem.

Quererá isto dizer que um motor ao ralenti está mais em esforço do que em auto-estrada?

citação:Originalmente colocada por colin

E os carros mais antigos, quando estão no trânsito (ao ralenti) também aquecem. Depois começa a andar a uma velocidade jeitosa e já arrefecem.

Quererá isto dizer que um motor ao ralenti está mais em esforço do que em auto-estrada?
o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!

acho que uma forma simples de vermos isto é, imaginar um ciclista. :D

vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.

mas esforça em quê? O motor precisa de debitar mais potência no pára-arranca do que a 120km/h??

mas esforça em quê? O motor precisa de debitar mais potência no pára-arranca do que a 120km/h??
todos os motores que tem que andar sempre em regimes diferentes ou seja mt altos ou mt baixos tem maior desgaste do que os regimes constantes da AE!

citação:Originalmente colocada por AF147

vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da rotação logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.

Essa experiencia já fiz:D

E esforço me menos em 1ª mas canso-me mais, e esforço me mais em 5ª mas canso-me menos:D

ar156ob4.gif

Mas desgaste de quê ao certo?
E qual pode ser a explicação para isso?
Que esforços estão envolvidos?

citação:Originalmente colocada por AF147

vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da rotação logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.

Tambem serve como exemplo de uma experiencia que se pode fazer.

Mas aí está, vi bater ao mesmo, apesar das diferenças não serem tão notorias, devido a pouca velocidade que um ciclista atinge relativamente a um carro em 5ª ou 6ª.

Vais a fazer 500rpm na pedaleira em 1ª velocidade numa bicicleta de montanha e vais mto devagar, quase que não sentes o esforço.

Mudas para a mudança mais alta, 10ª, 12ª? n sei, para manteres as mesmas 500 rpm na pedaleira terás que ir a uma velocidade mais alta e nessa situação tens mais atrito do ar, mais o atrito do terreno, o do mecanismo da bicicleta, daí necessitares mais esforço para manteres essa rotação constante. Se continuares de certeza que te cansas mais depressa que se fossem em 1ª velocidade.

Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.
ia?aquilo tinha um barulho infernal,coisa que não acontecia,caso fosse numa velocidade mais alta!

Mas desgaste de quê ao certo?
E qual pode ser a explicação para isso?
Que esforços estão envolvidos?
desgaste do motor e caixa e embraiagem!

Embraiagem percebo perfeitamente.
Da caixa também vou dizer que sim.

Mas do motor pq? Qual a explicação? E de que componentes?

Back