citação:Originalmente colocada por xicos perto
Mas façam outra experiencia, sim outra
Circulem em 1ª velocidade numa rotação qqr constante estabilizada durante alguns segundos em recta, e carreguem no pedal do acelerador a fundo e verifiquem o tempo de resposta.
Depois façam o mesmo em 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª e verifiquem o tempo de resposta.
O tempo de resposta tem a a ver com o esforço que o motor tem que fazer para fazer o carro subir de velocidade.
O tempo de resporta varia consoante a velocidade da viatura devido ao atrito causado, sendo o do ar uma das principais condicionantes.
citação:Originalmente colocada por xicos perto
Que esforço![]()
citação:Originalmente colocada por caz
olhem uma coisa, em condiçoes normais, imaginemos uma recta, em 1 a 4000 e 5 a 4000 o esforço é o mesmo
citação:Originalmente colocada por Darth Vader
um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!citação:Originalmente colocada por colin
um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
E os carros mais antigos, quando estão no trânsito (ao ralenti) também aquecem. Depois começa a andar a uma velocidade jeitosa e já arrefecem.
Quererá isto dizer que um motor ao ralenti está mais em esforço do que em auto-estrada?
o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!
todos os motores que tem que andar sempre em regimes diferentes ou seja mt altos ou mt baixos tem maior desgaste do que os regimes constantes da AE!citação:Originalmente colocada por colin
o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!
mas esforça em quê? O motor precisa de debitar mais potência no pára-arranca do que a 120km/h??
citação:Originalmente colocada por AF147
acho que uma forma simples de vermos isto é, imaginar um ciclista.
vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da rotação logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.
citação:Originalmente colocada por AF147
acho que uma forma simples de vermos isto é, imaginar um ciclista.
vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da rotação logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.
desgaste do motor e caixa e embraiagem!citação:Originalmente colocada por colin
Mas desgaste de quê ao certo?
E qual pode ser a explicação para isso?
Que esforços estão envolvidos?
Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.citação:Originalmente colocada por Darth Vader
ia?aquilo tinha um barulho infernal,coisa que não acontecia,caso fosse numa velocidade mais alta!citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.citação:Originalmente colocada por Darth Vader
desgaste do motor e caixa e embraiagem!citação:Originalmente colocada por colin
Mas desgaste de quê ao certo?
E qual pode ser a explicação para isso?
Que esforços estão envolvidos?