Por muito que a 120 uma pessoa vá mais relaxada, é mais seguro do que ir a 180. Ah, e a esta velocidade (120) em AE, de facto não é preciso ir atento a carros à paisana nem aos sinais de radares. Velocidade de reacção (contabilizando os metros/segundo), capacidade de travagem, consequências de um embate, uma guinada para se desviar de um obstáculo (p.e. um animal) são situações muito diferentes nas 2 velocidades que mencionas. Independentemente do maior estado de alerta, não posso concordar que seja mais sensato andar a 180 do que a 120.
Não acho que é mais sensato andar a 180 do que a 120. O que quero dizer é que em autoestrada felizmente os relativamente poucos acidentes que acontecem têm mais a ver com outros factores do que o excesso de velocidade, mas o "bode expiatório" é sempre o mesmo. Dos casos que pessoalmente conheço 1 entrou a 120 numa saída e foi em frente porque se deixou dormir as 3 da manhã, e eu faço várias vezes essa saída a 120 e o carro comporta-se bem, o outro tava a mexer no ac e quando deu por isso bateu no vizinho do lado e embrulharam-se contra os separadores a cerca de 100km/h (vasco da gama em hora de ponta)
Na famosa 2 circular com controlos em ambos os sentidos. Dias de chuva intensa e sexta à tarde... matemático acidente pela certa.... a culpa? Óbvio a velocidade!!!!
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk