Multa Ridicula!

citação:Originalmente colocada por AMR

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Nenhum, se as pessoas estiverem alertadas para isso. Eu não tenho dúvidas que 90% das pessoas ao mudar de faixa para a esquerda em estrada instintivamente olham pelos espelhos, mas ficaria admirado se mais de 20 ou 30% olhassem em caso de encostar à direita. É só por isso que é perigoso, se fosse uma regra do código bem assimilada (como nos EUA) já não seria.

Mas cá em PT governamo-nos de outra maneira. É o deixa andar ou então que se f....

"Ah e tal ó xor Engr. como descalçamos esta bota das ultrapassagens vs passagens fora das localidades??"
"Deixa tar!! Não mexas mais!!"

Condeno veemente os "cozedores a alta velocidade" que fazem de uma AE um slalom ou trofeu de pericias.

Agora não posso concordar que se enfie tudo no mesmo saco, e uma simples passagem com um diferencial de velocidade reduzido seja tão severamente castigada como condução perigosa, e mais severamente que o indevido uso das vias mais à esquerda e a falta de cuidado aquando da transição de vias.

Como eu prezo a minha integridade fisica e a dos meus, vou continuar a passá-los e a seguir viagem, em vez de estabilizar a velocidade lado-a-lado com esses monos para não os "ultrapassar" pela direita e ficar a servir de alvo em conjunto com esse mono, aos misseis que se possam aproximar pela retaguarda [8]

Quando o volume de tráfego é tal em que as "boxs" são constantes, e ficamos constantemente presos entre quem segue à frente e quem segue ao meio à mesma velociddae de quem segue à nossa frente na via devida, é fazer como os américas: Go with the flow, que é o mesmo que dizer, esquerda com ele e aumento de velocidade e de distâncias de segurança.

O que tu dizer é: "como (des)prezo a minha integridade fisica e a dos meus, vou continuar a ultrapassar pela direita"!![8)][8)]

Vais bonito, vais....................

citação:Originalmente colocada por ASAS

citação:Originalmente colocada por Japh

A reter de 12 páginas de tópico:
- As multas foram bem aplicadas, à luz do actual CE
- A actuação da BT pode ser catalogada de "caça à multa" por estar a "multar cegamente", sem usar de bom senso (é óbvio para todos que só o artista que ia na faixa do meio é que devia ser multado, e não o tal dos bytes (heh) que embora tenha cometido uma infracção, bem vistas as coisas até estava a conduzir de forma correcta ).
- Vou começar a circular na faixa do meio. Assim se for multado é uma "infracção leve" e garantidamente só tenho que mudar de faixa 2 vezes (em vez de 4) para fazer uma ultrapassagem. É que estou um bocado farto de vir a 120/140 na AE pela faixa da direita e andar feito maluquinho a ziguezaguear para fazer ultrapassagens às abéculas que se sentam na do meio a 100kms/h e ser rotulado como "um motoqueiro suicida" ...

"V"

Eu também prefiro que tu circules na via do meio do que me ultrapasses pela direita!!!

Mas como queres que ele circule na via do meio se estás lá tu a fazer de tampão qual David Coulthard num tal GP do Mónaco à chuva?? [}:)]

???[8)][8)]
Eu, na via do meio?!
Onde?!

Já não dizes coisa com coisa........

Se te ultrapassa pela via da direita é pq vais na do meio indevidamente.

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Nenhum, se as pessoas estiverem alertadas para isso. Eu não tenho dúvidas que 90% das pessoas ao mudar de faixa para a esquerda em estrada instintivamente olham pelos espelhos, mas ficaria admirado se mais de 20 ou 30% olhassem em caso de encostar à direita. É só por isso que é perigoso, se fosse uma regra do código bem assimilada (como nos EUA) já não seria.

Mas cá em PT governamo-nos de outra maneira. É o deixa andar ou então que se f....

"Ah e tal ó xor Engr. como descalçamos esta bota das ultrapassagens vs passagens fora das localidades??"
"Deixa tar!! Não mexas mais!!"

Condeno veemente os "cozedores a alta velocidade" que fazem de uma AE um slalom ou trofeu de pericias.

Agora não posso concordar que se enfie tudo no mesmo saco, e uma simples passagem com um diferencial de velocidade reduzido seja tão severamente castigada como condução perigosa, e mais severamente que o indevido uso das vias mais à esquerda e a falta de cuidado aquando da transição de vias.

Como eu prezo a minha integridade fisica e a dos meus, vou continuar a passá-los e a seguir viagem, em vez de estabilizar a velocidade lado-a-lado com esses monos para não os "ultrapassar" pela direita e ficar a servir de alvo em conjunto com esse mono, aos misseis que se possam aproximar pela retaguarda [8]

Quando o volume de tráfego é tal em que as "boxs" são constantes, e ficamos constantemente presos entre quem segue à frente e quem segue ao meio à mesma velociddae de quem segue à nossa frente na via devida, é fazer como os américas: Go with the flow, que é o mesmo que dizer, esquerda com ele e aumento de velocidade e de distâncias de segurança.

O que tu dizer é: "como (des)prezo a minha integridade fisica e a dos meus, vou continuar a ultrapassar pela direita"!![8)][8)]

Vais bonito, vais....................

Isso já é meter palavras na minha boca, e como tal considerado uma falta de respeito. Mas como isto é um forum... guess what.

Meus caros....depois de ler e reler e discutir com varios colegas meus.....se o dito infractor estava na faixa a direita....."passou" pelo que estava na do meio....e manteve-se na direita...nunca pode ser autoado...pelo simples facto de nao haver ultrapassagem mas sim passagem...pois quem estava em infraccao era o que circulava na faixa do meio...a velocidade inferior...pois deveria circular na faixa mais a direita...coisa que nao aconteceu!!!
O que o agente fez foi a pensar na seguranca de todos...pois imaginemos que o individuo ao ver aproximar a viatura pela sua direita resolvia encostar a direita para ser ultrapassado...ai iria dar bronca, certo? Poderia acontecer o inesperado e o que se tenta evitar com tudo isto e os acidentes, certo?
Claro esta que ninguem gosta de ser autoado...e legalmente nao foi cumprido o C.E. pelo condutor que circulava na faixa do meio, mas todos sabemos que na estrada devemos utilizar uma conducao defensiva.....e o caso deste user isso nao foi a melhor escolha.
Espero que percebam o meu ponto de vista...pois nao estou aqui a defender ninguem nem a culpar ( ora bem...culpa, culpa tem o fulano que circulava no meio, claro esta!! ), mas como o infractor deste topico nao teve uma atitude defensiva foi penalizado por isso.
Bom esta e so a minha opiniao!
Cump ao autoado e boa sorte com o processso!

MacedoStore: convém então que tu e os teus colegas voltem a ler o código e, por favor, já que estão nisso, nos digam onde está lá a diferença entre "passagem" e ultrapassagem. É que passagem, no código da estrada e neste contexto, não existe.

AMR: eu acho que cada pessoa deve conduzir conforme a sua consciência. Eu ando a maior parte das vezes em AE acima dos 120, arrisco-me a dizer acima dos 140. A diferença é que eu sei que se for autuado, sou e sou bem - tu se fores autuado ainda achas que tens razão.

Quanto aos outros: podem continuar a espernear à vontade. Ele ultrapassou pela direita, foi multado como o sr. que ia na faixa do meio, a polícia agiu bem. O lixado é que quando eles agem bem, é porque agem bem; quando agem mal, é porque agem mal.

Nós realmente nunca estamos satisfeitos...

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte

A questão que eu coloco é que eu nunca saí da direita, nunca tive atrás do outro carro e limitei-me a circular o mais à direita possível como manda o código. Alias foi assim que aprendi na instrução.

Atenção que parece qu muitos não leram isto. Se o giga nunca esteve atrás do outro então nunca o ultrapassou. Nem pela direita, nem pela esquerda, nem por cima, nem por baixo.

Nesta situação não deveria ter sido multado. Se ele tivesse ultrapassado o outro (circulando sempre pela direita) então a multa era justa, para os 2.

zizo, isso é apenas má escrita por parte do gigabyte.
ele disse isso para acentuar o facto de não ter estado atrás NA MESMA FAIXA DE RODAGEM que o outro carro (ou seja não se desviou para o ultrapassar).

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

zizo, isso é apenas má escrita por parte do gigabyte.
ele disse isso para acentuar o facto de não ter estado atrás NA MESMA FAIXA DE RODAGEM que o outro carro (ou seja não se desviou para o ultrapassar).

Exactamente.

PS: sim, paulinhuu, eu sei o que é uma faixa de rodagem, mas aqui o que interessa é o sentido prático da palavra e não o sentido legal, ok? cumps

citação:Originalmente colocada por Dark_Sorcerer

MacedoStore: convém então que tu e os teus colegas voltem a ler o código e, por favor, já que estão nisso, nos digam onde está lá a diferença entre "passagem" e ultrapassagem. É que passagem, no código da estrada e neste contexto, não existe.

AMR: eu acho que cada pessoa deve conduzir conforme a sua consciência. Eu ando a maior parte das vezes em AE acima dos 120, arrisco-me a dizer acima dos 140. A diferença é que eu sei que se for autuado, sou e sou bem - tu se fores autuado ainda achas que tens razão.
Quanto aos outros: podem continuar a espernear à vontade. Ele ultrapassou pela direita, foi multado como o sr. que ia na faixa do meio, a polícia agiu bem. O lixado é que quando eles agem bem, é porque agem bem; quando agem mal, é porque agem mal.

Não acho que tenho razão. Tal como dizes é assim o CE, certo ou errado... e se vamos para a estrada sujeitamo-nos.

Mas estou no meu direito de concordar ou discordar, até pq o CE não é perfeito, e está anos-luz dos CE de outros países.

citação:Originalmente colocada por Dark_Sorcerer

Não acho que tenho razão. Tal como dizes é assim o CE, certo ou errado... e se vamos para a estrada sujeitamo-nos.

Mas estou no meu direito de concordar ou discordar, até pq o CE não é perfeito, e está anos-luz dos CE de outros países.

O CE não é perfeito, mas não é pior que o da maior parte dos países do norte da Europa. Aliás, salvo pequenas coisas, os CE's quase parecem traduções uns dos outros.

Para não ter de ler 13 páginas, alguém me explica como se eu fosse uma criança, se existe um condutor que ultrpassa pela direita, e outro que não ia na faixa mais à direita, porque é que ambos não deveriam ser multados ? [8)]

citação:Originalmente colocada por João Dias

Para não ter de ler 13 páginas, alguém me explica como se eu fosse uma criança, se existe um condutor que ultrpassa pela direita, e outro que não ia na faixa mais à direita, porque é que ambos não deveriam ser multados ? [8)]

hmmm... come se fosses um criança n sei... mas se eu fosse uma diria: "porque não" :D

só voltei agora a ler o tópico... tinha ficado com ideia que ele de facto n tinha ultrapassado o outro carro. Afinal parece que passou mm... nesse caso temos pena! Se bem que o caramelo que ía na faixa do meio devia levar 3x a multa do dr.gigabyte.

Porque ha uma teoria, que se não mudar de faixa não é ultrapassagem [8)]
Eu ja perdi a esperança neste assunto.

para mim não.. pois só acho que é ultrapassagem quando se muda de faixa....mas claro, sou eo e os brasileiros que somos burros...

Mais uma vez, aqui está um belo exemplo portugês de definição de ultrapassagem pelo código da estrada....
Estranho é o meu livro não dizer nada disso... mas pronto.

citação:Originalmente colocada por 1alfista

Porque ha uma teoria, que se não mudar de faixa não é ultrapassagem [8)]
Eu ja perdi a esperança neste assunto.

Mas eles insistem, e convém manter o fórum animado! :D

Já aí pus todas as citações relevantes do CE que mostram que a monabra de "passagem" é ilegal. Ainda estou à espera de que indiquem o artigo que define ultrapassagem como sendo uma manobra que implica mudar de faixa e retomar a inicial. Vá lá, digam qual é...

O CE define esta manobra como ultrapassagem, senão porque existiria a excepção com as filas todas ocupadas (ai tambem não há mudanças de faixas - ilegais até) ?

Mais uma moedinha, mais uma voltinha.... [8]

Por este andar, não saiem daqui...Um diz que ultrapassou...o outro diz que não....mas pelos vistos só uns é que sabem ler o Código de Estrada ;)

Back