Nissan Leaf 2018

Engraçado que num electrico é do genero : Ah e tal a bateria degrada, a bateria é cara, a bateria não dura a vida util do carro !!!!

e depois vamos a ver quando compram os ditos normais (CI) andam a troca-los de 4 em 4 anos ou de 5 em 5, etc .... Quantos daqui têm carros com mais de 10 anos ??? poucos ....

Parece colegas que arranjavam mil e uma desculpas para não fazerem ou admitirem certas coisas ....

Sabem a desculpa que a minha esposa deu para não concordar com a compra de um certo equipamento ????

Primeiro era uma tecnologia muito recente, depois que seria fonte de problemas, depois que era caro, no final explique-lhe tudo e já não repetiu as desculpas mas no final só deu uma explicação para não aceitar que foi : que inicialmente tinha dito que não !!!

Tem que estar em cima da mesa a degradação claro, mas depende do valor pedido, pois quando a bateria estiver "nas couves" possivelmente o carro tem 10 anos ou mais, e a troca pode nem compensar num eléctrico de 1ª geração claro.

Mais uma razão para ser algo muito sério a considerar na compra de um usado com 5 anos, por exemplo. Uma coisa é comprares um eléctrico novo e usares durante 10 anos, outra coisa é comprares com 5 anos, e ficares numa situação de usares pouco tempo e/ou teres de investir numas baterias que podem valer mais do que o carro.

Tenho realmente interesse num eléctrico, mas novo, para mim, financeiramente não vejo qualquer vantagem, e nos usados tenho sérias dúvidas.

Mais uma razão para ser algo muito sério a considerar na compra de um usado com 5 anos, por exemplo. Uma coisa é comprares um eléctrico novo e usares durante 10 anos, outra coisa é comprares com 5 anos, e ficares numa situação de usares pouco tempo e/ou teres de investir numas baterias que podem valer mais do que o carro.

Tenho realmente interesse num eléctrico, mas novo, para mim, financeiramente não vejo qualquer vantagem, e nos usados tenho sérias dúvidas.

Novo são caros .... mas olha o novo leaf..... por 30.000 trazes um com muito equipamento e quanto custa um diesel do mesmo segmento com equipamento igual ou parecido ??

e olha que há usados muito bons e com um OBD e a aplicação correcta no telemóvel consegues ver o estado da bateria.

Tudo depende do uso, de quanto tempo vais usar, e do valor do usado.
Essa do financeiramente vantajosa é engraçada, é que por esse prisma andávamos todos de Dacia base a GPL...

Tens que analisar o teu orçamento, o que precisas e o que valorizas, para depois poderes comparar devidamente as opções.
E sim, acredito que para muita gente o eléctrico compense largamente.

Nota que 10 anos é aproximado, é pegar nos dados que existem e extrapolar.
Se calhar com 15 anos fazer uma troca de bateria pelo mesmo valor do carro não compensará.

Aqui, a desvalorização do eléctrico é que tem que reflectir isto, coisa que não sei se acontece.
Por outro lado, um diesel com 10/15 anos entra na fase crítica de mudar FAP e Bimassa, coisas que não são nada baratas.

Tens que analisar opções concretas, para poder ver se compensa ou não.

Segundo li algures, a bateria tem 48 módulos, pelo que presumo que havendo problema num módulo, ele seja desactivado.

96 módulos [;)]

Isto não seria relevante se a bateria inicialmente tivesse 1000kms de autonomia, mas com 160, sim, faz diferença. Em 10 anos a perder cerca de 10% ao ano, a primeira ainda manteria cerca de 450kms de autonomia e a segunda cerca de 55kms.

Nenhuma bateria perde 10% ao ano.. As baterias degradam inicialmente de uma forma mais rápida, acabando por estabilizar ao fim de 1/2 anos com uma degradação muito baixa a partir daí.

Novo são caros .... mas olha o novo leaf..... por 30.000 trazes um com muito equipamento e quanto custa um diesel do mesmo segmento com equipamento igual ou parecido ??

e olha que há usados muito bons e com um OBD e a aplicação correcta no telemóvel consegues ver o estado da bateria.

Eu não faço orçamentos pelo bem em si, mas sim pelo objectivo ou uso.

Se para um familiar confortável para viajar posso gastar 50k, para um moço-que-faz-recados na cidade que não passa de alguns milhares de kms anuais, considero que cerca de 15k é mais do que razoável. Citadino e 30k para mim não funciona, preferiria gastar 60-70 num familiar e manter na mesma os 15k no citadino.

O novo Leaf não estará um pouco acima de um citadino?

Em segmento sim, concorre com pequenos familiares, mas em "conceito" de carro para fazer pequenos percursos percebo que se chame citadino.

Exacto. Até poderia estar no segmento F, mas se tem autonomia de 150kms então é um "citadino".

Eu olho também para os carros no objectivo e uso que têm e não só para a sua classificação de segmento.

96 módulos [;)]

Nenhuma bateria perde 10% ao ano.. As baterias degradam inicialmente de uma forma mais rápida, acabando por estabilizar ao fim de 1/2 anos com uma degradação muito baixa a partir daí.
Exato, a degradação não é linear, a partir dos 30-40% a degradação é muito lenta.

É por isso que a estão da bateria vai deixar de ser uma questão nas próximas gerações de elétricos porque com capacidades maiores as baterias vão durar mais e como têm maior capacidade inicial vão sempre manter uma capacidade ainda bastante boa durante centenas de milhares de quilómetros.

Já se encontram vários Leaf, mesmo os Tekna, de 2015 na casa dos 18.000 euros. Pena serem os de 24kwh. Espero para o próximo ano encontrar um de 30kwh com 2 anos a rondar esses valores.
O de 30 kwh já tem uma autonomia aceitável e tem já 8 anos de garantia / 160.000 kms na bateria.

Exacto. Até poderia estar no segmento F, mas se tem autonomia de 150kms então é um "citadino".

Eu olho também para os carros no objectivo e uso que têm e não só para a sua classificação de segmento.

Então, mas para isso comparas com um Zoe, já rondam os 10k com 3 anitos.

Conheço que tenha Leaf, e o melhor que conseguiu fazer foram uns 250km, mas ronda ali os 220km

Não me tinha lembrado dessa, daí serem mais baratos.:sh)
Estava a falar do novo. Se o novo fizer vá o dobro do original já me parece autonomia decente para não o considerar um "citadino" como dizem

Já se encontram vários Leaf, mesmo os Tekna, de 2015 na casa dos 18.000 euros. Pena serem os de 24kwh. Espero para o próximo ano encontrar um de 30kwh com 2 anos a rondar esses valores.
O de 30 kwh já tem uma autonomia aceitável e tem já 8 anos de garantia / 160.000 kms na bateria.

Esse é que já poderão ser interessantes para comprar usados ainda com um bom tempo de garantia, mas ainda não vi nenhum.

...sera a vossa única despesa com o carro

Num eléctrico nada avaria nunca? nunca uma pessoa num carro eletrico ficou apeada sem ser por causa de falta de bateria?

E uma questão que eu não sei mesmo, como é em termos de preços de se der um toque com um leaf por exemplo, as peças são baratas uma optica e coisas do genero?

Voltar
Superior