Nissan Leaf 2018

A bateria do Leaf alegadamente tem 14 traços que mostram a capacidade e estado da mesma. Tenho andado a espreitar usados e apanho vários com baterias nos 9 ou 10 traços. Estou a falar de carros com menos de 5 anos e tendo em conta que a autonomia já não é muita, perder 30% de autonomia em poucos anos, é muito significativo.

Seria uma não questão, se o carro fosse a pedais.
São 12 traços.. estás a por 14 para passar uma ideia errada..

Depois, os primeiros Leaf tinham uma bateria menos tolerante ao calor, algo que não acontece aos actuais.

Enviado do meu TA-1004 através de Tapatalk

A bateria do Leaf alegadamente tem 14 traços que mostram a capacidade e estado da mesma. Tenho andado a espreitar usados e apanho vários com baterias nos 9 ou 10 traços. Estou a falar de carros com menos de 5 anos e tendo em conta que a autonomia já não é muita, perder 30% de autonomia em poucos anos, é muito significativo.

Seria uma não questão, se o carro fosse a pedais.

O Leaf tem 12 barras e é o único carro que dá para ficar facilmente com uma noção do estado da bateria.

Não é só isso. A bateria é um consumível e por isso expectável que possa dar o berro. Nunca tive motores a dar o berro, mas baterias já tive muitas, por isso é algo a ter em conta.

Repara, pretendo um veículo barato para voltas citadinas de algumas dezenas de kms por dia, no máximo preciso de fazer 130kms, por isso esta é a autonomia mínima que preciso. Com um orçamento de 10-15k encaixam um segmento B novo ou um eléctrico usado. Mas para ser um eléctrico usado significa que terei de "arriscar" a questão da bateria.

Quando compra um ICE usado, não sabes o estado em que está o motor e restante componentes, no caso do Leaf, como um adaptador para ligar a ficha OBD, que custa uns 20€, e com o programa Leaf spy, gratuito, consegues saber a quantidade de carregamentos rápidos e normais alem do estado de saude das baterias.

Exemplo do leaf aqui do trabalho:

Qq50eOc5RjmDWaXCQhNwCg.png

46.000km com bateria a 88%, e 26 carregamentos rápidos, por 2 vezes levou 3 carregamentos rápidos seguidos e 747 carregamentos normais, o patrão por vezes mete a carregar a hora de almoço e não só, dai a quantidade tão grande de carregamentos.

Sim, porque é só revisões... Não há turbos, FAP, injectores, embraiagem, etc...

Tenho um carro com 16 anos que nunca levou fap, turbo ou injetores, nem todos os carros tem que meter essas peças. E no ciclo de vida de um carro nao gastas 5000 euros em turbos, faps e injetores. O que eu queri dizer é que um VE tem preços de revisoes baixos ( menos a tesla?!) mas quando for preciso trocar de bateria tem que dar de uma vez 5000 mocas... Num carro dito normal para gastar 5000 euros em peças extra ainda é preciso muita coisa, fora os N47:) Com o evoluir das baterias vai existir menos degradação e vão ser cada vez mais baratas mas isso ainda vai levar uns 5 anitos na minha opiniao.

Tenho um carro com 16 anos que nunca levou fap, turbo ou injetores, nem todos os carros tem que meter essas peças. E no ciclo de vida de um carro nao gastas 5000 euros em turbos, faps e injetores. O que eu queri dizer é que um VE tem preços de revisoes baixos ( menos a tesla?!) mas quando for preciso trocar de bateria tem que dar de uma vez 5000 mocas... Num carro dito normal para gastar 5000 euros em peças extra ainda é preciso muita coisa, fora os N47:)
Pois... Ser eu andar com a minha bicicleta de 20 anos também não gasto nada. E nesses 16 anos, quanto é que gastaste em combustível?

Pois... Ser eu andar com a minha bicicleta de 20 anos também não gasto nada. E nesses 16 anos, quanto é que gastaste em combustível?

Estamos a falar unicamente em manutenção do carro. Em 16 anos seguramente não gastei mais 5000 euros em manutenção. Mas como disse as baterias vão ficar mais baratas e vão durar mais tempo, é uma questao de tempo. A nova bateria de 60kwh que vai sair no leaf já é bastante evoluida, mais densidade energetica, mesmo tamanho e mais barata de se produzir por utilizar menos cobalto e custa sensivelmente 50.000 euros a tn, é o minerio mais caro, sendo que os outros custam menos de metade.

As baterias dos automóveis são sistemas muito mais complexos e com muito mais protecções por forma a não "darem o berro".

Sim, no teu caso tens que "assiscar" investiga a condição da bateria, se a Nissan faz diagnósticos extra, como é das garantias etc.
E se é monetariamente sequer viável a substituição, quando o carro tiver +10 anos por exemplo.

Eu penso sempre no pior cenário, e para já é mesmo isto que me interessa saber.

O Leaf tem 12 barras e é o único carro que dá para ficar facilmente com uma noção do estado da bateria.

Quando compra um ICE usado, não sabes o estado em que está o motor e restante componentes, no caso do Leaf, como um adaptador para ligar a ficha OBD, que custa uns 20€, e com o programa Leaf spy, gratuito, consegues saber a quantidade de carregamentos rápidos e normais alem do estado de saude das baterias.

Exemplo do leaf aqui do trabalho:

(...)

46.000km com bateria a 88%, e 26 carregamentos rápidos, por 2 vezes levou 3 carregamentos rápidos seguidos e 747 carregamentos normais, o patrão por vezes mete a carregar a hora de almoço e não só, dai a quantidade tão grande de carregamentos.

A questão não é essa. Nunca sabemos o estado de nada, mas temos "histórico" do que vamos comprando e tendo e até hoje nunca tive de mudar nenhum motor a nenhum carro (em algumas décadas de vida condutora). Por outro lado, sabemos sempre o pior cenário, que é o carro ter de levar um motor novo, e isso é relativamente fácil saber.

Nos eléctricos, principalmente usados, o pior cenário será necessitarem de baterias novas e só preciso saber quanto custam para ter noção de que riscos estou disposto a aceitar na compra de um usado. Já perguntei orçamento no agente Nissan local, mas ainda não obtive resposta.

Tenho um carro com 16 anos que nunca levou fap, turbo ou injetores, nem todos os carros tem que meter essas peças. E no ciclo de vida de um carro nao gastas 5000 euros em turbos, faps e injetores. O que eu queri dizer é que um VE tem preços de revisoes baixos ( menos a tesla?!) mas quando for preciso trocar de bateria tem que dar de uma vez 5000 mocas... Num carro dito normal para gastar 5000 euros em peças extra ainda é preciso muita coisa, fora os N47:) Com o evoluir das baterias vai existir menos degradação e vão ser cada vez mais baratas mas isso ainda vai levar uns 5 anitos na minha opiniao.

Uma revisão de um carro diesel anda a volta de quanto 250€? o Leaf 70€, se contarmos uma revisão por ano ano/20.000km, ao fim de 200.000 km com um ICE gastamos 2.500€, isto apenas manutenção programada e sem contar com a mudança das correias, num Leaf gastas 700€, só aqui já poupaste 1.800€, sem contar com a poupança de combustível e potenciais avarias, mais o IUC (que em poucos anos o governo deve arranjar uma forma de taxar).

Se tivermos em conta os 160.000km da garantia com 75% de capacidade, por isso os 200.00km são uma marca realista, se a bateria se degradar antes melhor e trocada ao abrigo da garantia.

Uma revisão de um carro diesel anda a volta de quanto 250€? o Leaf 70€, se contarmos uma revisão por ano ano/20.000km, ao fim de 200.000 km com um ICE gastamos 2.500€, isto apenas manutenção programada e sem contar com a mudança das correias, num Leaf gastas 700€, só aqui já poupaste 1.800€, sem contar com a poupança de combustível e potenciais avarias, mais o IUC (que em poucos anos o governo deve arranjar uma forma de taxar).

Se tivermos em conta os 160.000km da garantia com 75% de capacidade, por isso os 200.00km são uma marca realista, se a bateria se degradar antes melhor e trocada ao abrigo da garantia.

Comprando novo e tendo a garantia a proteger, pode ser opção, mas no mercado de usados a coisa já não será assim tão linear.

Esta é a minha bateria com 75 000km e 8% de degradação. O carro fez 3 anos em Setembro.

O erro das vossas contas é que se trocarem a bateria aos 200 000km, ficam com carro para mais 300 000km porque as novas baterias são mais resistentes. Logo fazem 500 000km com um custo de 6000€ de "manutenções"... O que acaba por ser um valor irrisório visto que provavelmente sera a vossa única despesa com o carro
a544ca2b1e8fd0067b10f8d5da85950d.jpg

Sim, mas a garantia inicial é de 5 anos penso. E se estás a comprar um usado, até podes ter um ano de garantia, não acontecer nada e passado esse ano caput.

5 anos na versão de 24kWh e 8 anos na versão 30kWh [;)]

As baterias não fazem assim caput de um dia para o outro.. isto não é uma bateria de um telemóvel xinoca [;)]

A questão da troca de bateria tornar-se-á numa não questão à medida que vão saindo modelos com maior capacidade visto que a vida útil das baterias tem muito a ver com o número de ciclos (o equivalente a descarregar e voltar a carregar a bateria).

A bateria de um carro com autonomia de 200 km, sujeita a bateria a 500 ciclos para fazer 100 000 km, mas com 500 km de autonomia apenas "gasta" 200 ciclos da bateria.

Portanto, a bateria com maior capacidade vai demorar muito mais tempo a perder capacidade porque sofre um desgaste menor. Além disso, mesmo quando ambas tiverem perdido 1/3 da capacidade, enquanto a primeira já só faz 130 km, a segunda ainda faz 330 km, mais do que a primeira quando estava a 100% da capacidade, LOL.

Enquanto que antes havia carros que em novos faziam 200 km, daqui a uns anos, mesmo carros com 200 000 km ainda vão ter essa autonomia.

Uma bateria tem milhares de células, a única forma de fazerem caput de um dia para o outro é atirares o carro dum penhasco.

Segundo li algures, a bateria tem 48 módulos, pelo que presumo que havendo problema num módulo, ele seja desactivado. Mas isto é algo que pode acontecer em vários, o que associado ao desgaste natural da bateria, a autonomia possa cair a pique.

Isto não seria relevante se a bateria inicialmente tivesse 1000kms de autonomia, mas com 160, sim, faz diferença. Em 10 anos a perder cerca de 10% ao ano, a primeira ainda manteria cerca de 450kms de autonomia e a segunda cerca de 55kms.

É por isso que num eléctrico usado, o preço de substituição da bateria tem de estar em cima da mesa.

Segundo li algures, a bateria tem 48 módulos, pelo que presumo que havendo problema num módulo, ele seja desactivado. Mas isto é algo que pode acontecer em vários, o que associado ao desgaste natural da bateria, a autonomia possa cair a pique.

Isto não seria relevante se a bateria inicialmente tivesse 1000kms de autonomia, mas com 160, sim, faz diferença. Em 10 anos a perder cerca de 10% ao ano, a primeira ainda manteria cerca de 450kms de autonomia e a segunda cerca de 55kms.

É por isso que num eléctrico usado, o preço de substituição da bateria tem de estar em cima da mesa.
Tem que estar em cima da mesa a degradação claro, mas depende do valor pedido, pois quando a bateria estiver "nas couves" possivelmente o carro tem 10 anos ou mais, e a troca pode nem compensar num eléctrico de 1ª geração claro.

Esta é a minha bateria com 75 000km e 8% de degradação. O carro fez 3 anos em Setembro.

O erro das vossas contas é que se trocarem a bateria aos 200 000km, ficam com carro para mais 300 000km porque as novas baterias são mais resistentes. Logo fazem 500 000km com um custo de 6000€ de "manutenções"... O que acaba por ser um valor irrisório visto que provavelmente sera a vossa única despesa com o carro
a544ca2b1e8fd0067b10f8d5da85950d.jpg

marcopns qual o máximo de SOC que o LEaf trazia ???

Voltar
Superior