Nissan Leaf 2018

andar acima dessas velocidades as baterias esgotam-se num instante

Num motor ICE, à medida que a velocidade sobe, as perdas por aumento do arrasto são compensadas por uma melhoria no rendimento do motor devido à subida de rotação (quanto mais perto das 3000-4000 rpm, mais eficiente é a combustão).

Num motor elétrico o rendimento é praticamente fixo, portanto não há nenhum fator que compense o aumento de arrasto do ar e os consumos disparam.

Volumetria interior igual à do Tesla? Do que tenho visto, o model 3 tem quase tanto espaço interior como o S, não sei como é que vais ter esse espaço no leaf...

São carros diferentes, não acho que sejam comparáveis, o tesla tem mais espaço, mais potência, mais autonomia, etc. Entre dar 30000 por um leaf de 40kwh ou 35000 por um model 3 de 60kwh, não tinha dúvidas nenhumas de que ia para o segundo.

A única vantagem real do leaf é a disponibilidade, de resto, o tesla é um carro superior, estranho era que não fosse melhor, sendo de um segmento acima.

É isto que eu venho dizendo e que acho será a lógica da maioria dos compradores.

É um bom passo para já mas dentro de meses vai ser preciso uma política de descontos muito agressiva e colocar rapidamente a versão com a bateria de 60 ao preço a que vai agora ser lançada a de 40.

Todos ganharemos com isso.

Num motor ICE, à medida que a velocidade sobe, as perdas por aumento do arrasto são compensadas por uma melhoria no rendimento do motor devido à subida de rotação (quanto mais perto das 3000-4000 rpm, mais eficiente é a combustão).

Num motor elétrico o rendimento é praticamente fixo, portanto não há nenhum fator que compense o aumento de arrasto do ar e os consumos disparam.

É isso mesmo, não queria ser tão técnico.[:D]

Isso trocado por miúdos quer dizer que os carros quanto mais velocidade têm mais oposição têm numa razão quadrática, num mundo de vácuo era sempre a abrir, assim sendo há que colocar limites.
De qualquer das formas este novo Leaf consegue melhorar, e bem, os consumos de energia em relação ao atual.. muito perto dos 10kwh por cada 100 kms.

Volumetria interior igual à do Tesla? Do que tenho visto, o model 3 tem quase tanto espaço interior como o S, não sei como é que vais ter esse espaço no leaf...

O Leaf é um hatch e usam melhor o espaço interior. Espaço atrás da fila do condutor no Leaf é de 23.6 cubic feet (ou seja com bancos traseiros rebatidos). O Model 3 tem 15.0 cubic feet.
Para medições europeias, a bagageira do Model 3 tem 396L, o Leaf 2018 tem 435L.

São carros diferentes, não acho que sejam comparáveis, o tesla tem mais espaço, mais potência, mais autonomia, etc. Entre dar 30000 por um leaf de 40kwh ou 35000 por um model 3 de 60kwh, não tinha dúvidas nenhumas de que ia para o segundo.

A única vantagem real do leaf é a disponibilidade, de resto, o tesla é um carro superior, estranho era que não fosse melhor, sendo de um segmento acima.

O Tesla Model 3 não é o Messias. Apesar de ser maior tem menos espaço, por isso em vez de te iludires vai procurar as medições antes de dizeres coisas incorrectas.
Pode ter mais potência e autonomia, mas o Leaf é bem mais acessível. Além de que tem um interior normal em vez daquela estupidez sem botões do Model 3. E não é por isso que não deixa de ter imensas inovações tecnológicas também.

E duvido muito que vás ter o Model 3 disponível por 35.000€ aqui em Portugal ou na Europa. Aposto contigo que o mínimo vai ser 40.000€. Os carros nos EUA são sempre bem mais barato que por cá (porque normalmente não apresentam o preço com IVA para os diferentes estados entre outras coisas).

É um facto que são carros bem diferentes. O Leaf pode ter autonomia inferior, mas está previsto um Leaf de 60kWh. Vamos ver quando esse chegar como vai ser o preço. No entanto, uma coisa é certa: este Leaf é um óptimo upgrade a quem comprou o de primeira geração e o quiser substituir.

Este novo Leaf, se o preço rondar mesmo os 30,000 €, vai ser uma boa opção para muita gente que não comprou o anterior por um destes motivos:

-Estética da traseira;

-Motor pouco potente;

-Autonomia no limite dos requisitos;

O novo Leaf resolve estas 3 questões cruciais.

Nota: qual será o comportamento dos atuais donos dos Leaf: será que vão trocar ou manter o atual?
E a estética de frente... Sei de mais que uma pessoa que o acho parecido a um sapo de frente...

Há vários aspetos dececionantes. Apenas 40 kWh

Vai haver uma versão de 60 kWh, como os concorrentes. Provavelmente fazem assim para ser progressivo e não desvalorizar demasiado o stock atual.

Para mim dá jeito porque 240 km já é bastante bom e daqui a 10 anos quem sabe possa comprar um em segunda mão a bom preço. [:D]

O pior é mesmo ser chademo, daqui a 10 anos se calhar não vai haver muitos carregadores. Espero que para a Europa usem CCS.

Última edição:
Preços para os estados unidos:
2018-nissan-leaf-different-versions-in-the-usa.png

O Leaf é um hatch e usam melhor o espaço interior. Espaço atrás da fila do condutor no Leaf é de 23.6 cubic feet (ou seja com bancos traseiros rebatidos). O Model 3 tem 15.0 cubic feet.
Para medições europeias, a bagageira do Model 3 tem 396L, o Leaf 2018 tem 435L.

O Tesla Model 3 não é o Messias. Apesar de ser maior tem menos espaço, por isso em vez de te iludires vai procurar as medições antes de dizeres coisas incorrectas.
Pode ter mais potência e autonomia, mas o Leaf é bem mais acessível. Além de que tem um interior normal em vez daquela estupidez sem botões do Model 3. E não é por isso que não deixa de ter imensas inovações tecnológicas também.

E duvido muito que vás ter o Model 3 disponível por 35.000€ aqui em Portugal ou na Europa. Aposto contigo que o mínimo vai ser 40.000€. Os carros nos EUA são sempre bem mais barato que por cá (porque normalmente não apresentam o preço com IVA para os diferentes estados entre outras coisas).

É um facto que são carros bem diferentes. O Leaf pode ter autonomia inferior, mas está previsto um Leaf de 60kWh. Vamos ver quando esse chegar como vai ser o preço. No entanto, uma coisa é certa: este Leaf é um óptimo upgrade a quem comprou o de primeira geração e o quiser substituir.
As medições da bagageira não me interessam minimamente, claro que o espaço até ao tecto vai ser superior num hatch... O que falo é espaço para as pernas, que no model 3 dizem ser praticamente o mesmo do model S.

Ninguém disse que o model 3 é o Messias, mas achas mesmo que o leaf se compara? Também comparas um pulsar com um Passat, por exemplo?

Para mim, o preço justo para o leaf base seriam não mais de 25000.

Mesmo que tivesse os € agora, não comprava nenhum dos 2, nos próximos 3 anos vão aparecer propostas mais interessantes certamente.

Baterias sem refrigeração ativa...apesar das melhorias na química, não é bom para a saúde longo prazo. Está na hora de mudar isso, esperemos que as de 60 sejam diferentes quando sairem.

Voltar
Superior