Nissan Leaf 2018

andar acima dessas velocidades as baterias esgotam-se num instante

Num motor ICE, à medida que a velocidade sobe, as perdas por aumento do arrasto são compensadas por uma melhoria no rendimento do motor devido à subida de rotação (quanto mais perto das 3000-4000 rpm, mais eficiente é a combustão).

Num motor elétrico o rendimento é praticamente fixo, portanto não há nenhum fator que compense o aumento de arrasto do ar e os consumos disparam.

Volumetria interior igual à do Tesla? Do que tenho visto, o model 3 tem quase tanto espaço interior como o S, não sei como é que vais ter esse espaço no leaf...

São carros diferentes, não acho que sejam comparáveis, o tesla tem mais espaço, mais potência, mais autonomia, etc. Entre dar 30000 por um leaf de 40kwh ou 35000 por um model 3 de 60kwh, não tinha dúvidas nenhumas de que ia para o segundo.

A única vantagem real do leaf é a disponibilidade, de resto, o tesla é um carro superior, estranho era que não fosse melhor, sendo de um segmento acima.

É isto que eu venho dizendo e que acho será a lógica da maioria dos compradores.

É um bom passo para já mas dentro de meses vai ser preciso uma política de descontos muito agressiva e colocar rapidamente a versão com a bateria de 60 ao preço a que vai agora ser lançada a de 40.

Todos ganharemos com isso.

Num motor ICE, à medida que a velocidade sobe, as perdas por aumento do arrasto são compensadas por uma melhoria no rendimento do motor devido à subida de rotação (quanto mais perto das 3000-4000 rpm, mais eficiente é a combustão).

Num motor elétrico o rendimento é praticamente fixo, portanto não há nenhum fator que compense o aumento de arrasto do ar e os consumos disparam.

É isso mesmo, não queria ser tão técnico.[:D]

isso não é nada.. técnico é isto :)

Fr ~ kv^2

i.e.: o arrasto é aproximadamente proporcional ao quadrado da velocidade

Isso trocado por miúdos quer dizer que os carros quanto mais velocidade têm mais oposição têm numa razão quadrática, num mundo de vácuo era sempre a abrir, assim sendo há que colocar limites.
De qualquer das formas este novo Leaf consegue melhorar, e bem, os consumos de energia em relação ao atual.. muito perto dos 10kwh por cada 100 kms.

Volumetria interior igual à do Tesla? Do que tenho visto, o model 3 tem quase tanto espaço interior como o S, não sei como é que vais ter esse espaço no leaf...

O Leaf é um hatch e usam melhor o espaço interior. Espaço atrás da fila do condutor no Leaf é de 23.6 cubic feet (ou seja com bancos traseiros rebatidos). O Model 3 tem 15.0 cubic feet.
Para medições europeias, a bagageira do Model 3 tem 396L, o Leaf 2018 tem 435L.

São carros diferentes, não acho que sejam comparáveis, o tesla tem mais espaço, mais potência, mais autonomia, etc. Entre dar 30000 por um leaf de 40kwh ou 35000 por um model 3 de 60kwh, não tinha dúvidas nenhumas de que ia para o segundo.

A única vantagem real do leaf é a disponibilidade, de resto, o tesla é um carro superior, estranho era que não fosse melhor, sendo de um segmento acima.

O Tesla Model 3 não é o Messias. Apesar de ser maior tem menos espaço, por isso em vez de te iludires vai procurar as medições antes de dizeres coisas incorrectas.
Pode ter mais potência e autonomia, mas o Leaf é bem mais acessível. Além de que tem um interior normal em vez daquela estupidez sem botões do Model 3. E não é por isso que não deixa de ter imensas inovações tecnológicas também.

E duvido muito que vás ter o Model 3 disponível por 35.000€ aqui em Portugal ou na Europa. Aposto contigo que o mínimo vai ser 40.000€. Os carros nos EUA são sempre bem mais barato que por cá (porque normalmente não apresentam o preço com IVA para os diferentes estados entre outras coisas).

É um facto que são carros bem diferentes. O Leaf pode ter autonomia inferior, mas está previsto um Leaf de 60kWh. Vamos ver quando esse chegar como vai ser o preço. No entanto, uma coisa é certa: este Leaf é um óptimo upgrade a quem comprou o de primeira geração e o quiser substituir.

Este novo Leaf, se o preço rondar mesmo os 30,000 €, vai ser uma boa opção para muita gente que não comprou o anterior por um destes motivos:

-Estética da traseira;

-Motor pouco potente;

-Autonomia no limite dos requisitos;

O novo Leaf resolve estas 3 questões cruciais.

Nota: qual será o comportamento dos atuais donos dos Leaf: será que vão trocar ou manter o atual?
E a estética de frente... Sei de mais que uma pessoa que o acho parecido a um sapo de frente...

Há vários aspetos dececionantes. Apenas 40 kWh

Vai haver uma versão de 60 kWh, como os concorrentes. Provavelmente fazem assim para ser progressivo e não desvalorizar demasiado o stock atual.

Para mim dá jeito porque 240 km já é bastante bom e daqui a 10 anos quem sabe possa comprar um em segunda mão a bom preço. [:D]

O pior é mesmo ser chademo, daqui a 10 anos se calhar não vai haver muitos carregadores. Espero que para a Europa usem CCS.

Last edited:
Preços para os estados unidos:
2018-nissan-leaf-different-versions-in-the-usa.png

O Leaf é um hatch e usam melhor o espaço interior. Espaço atrás da fila do condutor no Leaf é de 23.6 cubic feet (ou seja com bancos traseiros rebatidos). O Model 3 tem 15.0 cubic feet.
Para medições europeias, a bagageira do Model 3 tem 396L, o Leaf 2018 tem 435L.

O Tesla Model 3 não é o Messias. Apesar de ser maior tem menos espaço, por isso em vez de te iludires vai procurar as medições antes de dizeres coisas incorrectas.
Pode ter mais potência e autonomia, mas o Leaf é bem mais acessível. Além de que tem um interior normal em vez daquela estupidez sem botões do Model 3. E não é por isso que não deixa de ter imensas inovações tecnológicas também.

E duvido muito que vás ter o Model 3 disponível por 35.000€ aqui em Portugal ou na Europa. Aposto contigo que o mínimo vai ser 40.000€. Os carros nos EUA são sempre bem mais barato que por cá (porque normalmente não apresentam o preço com IVA para os diferentes estados entre outras coisas).

É um facto que são carros bem diferentes. O Leaf pode ter autonomia inferior, mas está previsto um Leaf de 60kWh. Vamos ver quando esse chegar como vai ser o preço. No entanto, uma coisa é certa: este Leaf é um óptimo upgrade a quem comprou o de primeira geração e o quiser substituir.
As medições da bagageira não me interessam minimamente, claro que o espaço até ao tecto vai ser superior num hatch... O que falo é espaço para as pernas, que no model 3 dizem ser praticamente o mesmo do model S.

Ninguém disse que o model 3 é o Messias, mas achas mesmo que o leaf se compara? Também comparas um pulsar com um Passat, por exemplo?

Para mim, o preço justo para o leaf base seriam não mais de 25000.

Mesmo que tivesse os € agora, não comprava nenhum dos 2, nos próximos 3 anos vão aparecer propostas mais interessantes certamente.

Baterias sem refrigeração ativa...apesar das melhorias na química, não é bom para a saúde longo prazo. Está na hora de mudar isso, esperemos que as de 60 sejam diferentes quando sairem.

Back