Nissan Leaf 2018

Essa questão de trocar a bateria encaro como a necessidade de trocar um motor inteiro num carro.
É raro e a acontecer é numa fase em que o carro em si também já precisa de substituição.

Basicamente uma não questão.

Um a combustão precisaria de substituição.. um elétrico pode facilmente durar 2-3 milhões de km.

Surpreendentemente, não! Segundo os dados do gráfico, teve apenas "8 QCs" (Quick Charges)

Há alguns estudos na literatura que apontam para cargas rápidas serem MELHORES do que lentas. Razão: a bateria passa muito menos tempo quente por causa do fluxo de eletricidade no carregamento. Ora o calor é o principal fator de perda de capacidade.

Penso que há teslas com a mesma idade e kms semelhantes com baterias nos 90-95%, e que só levaram cargas rápidas. (Se tentarem carregar um tesla em casa, vão ver porquê lol)

Esperemos que a bateria tenham evoluido o suficiente neste novo modelo para que a degradação não sejam tão acentuada, deve ser chato de 10 em 10 anos ter que trocar de bateria.

No meu caso e estando sempre o carro em garagem durante o dia e durante a noite estou em crer que a a bateria se vai aguentar mais tempo com o mínimo de degradação.

Esperemos que a bateria tenham evoluido o suficiente neste novo modelo para que a degradação não sejam tão acentuada, deve ser chato de 10 em 10 anos ter que trocar de bateria.

No meu caso e estando sempre o carro em garagem durante o dia e durante a noite estou em crer que a a bateria se vai aguentar mais tempo com o mínimo de degradação.

Pelas contas feitas aqui na empresa, um pouco por alto, contamos que a poupança do Leaf em 30.000 km/ano (está a fazer 40.000) em 10 anos a carro esteja pago, se for apenas trocar a bateria e fica pronto para mais 10 anos, é menos chato que ter de trocar o carro, por todos os problemas que os ICE com mais idade começam a dar.

A degradação da bateria do Leaf é pequena. Tens aqui o exemplo de um táxi com 300000km e apenas com cerca de 40% de degradação.

Já se encontram vários Leaf, mesmo os Tekna, de 2015 na casa dos 18.000 euros. Pena serem os de 24kwh. Espero para o próximo ano encontrar um de 30kwh com 2 anos a rondar esses valores.
O de 30 kwh já tem uma autonomia aceitável e tem já 8 anos de garantia / 160.000 kms na bateria.
Estou na mesma situação.
Para já, Tekna de 30kwh usados só na casa dos 25/26k.

Isso é que é previsão de ficar com o carro "para sempre"
Daqui por 10 anos muita coisa mudou nos automóveis. Nem imagino daqui por 20 anos.

e todos os carros fazem 300.000 kms no 1° dono ?

Mesmo considerando um set de baterias a cada 300.000km, continua a compensar largamente face ao custo do combustível apenas..

Quem compra usado é que tem que ter isso em conta, e quantos kms vai fazer, e o preço em usado ter isso em "mente"

300.000km e 40% de perda de capacidade assusta um pouco mas certamente teve muitas cargas rapidas.
Que carro recente com 300 000 km não assusta?

Ao menos ali sabes que tens uma bateria com 60% da capacidade inicial.

E o melhor é que a degradação fica muito lenta a partir destes valores. Se aquela autonomia chegar tens carro para muitos anos.

Agora imagina quando houver baterias com maior capacidade...

300.000km e 40% de perda de capacidade assusta um pouco mas certamente teve muitas cargas rapidas.
Já fizeste as contas à poupança em combustível em 300000km?

Um carro a diesel a fazer média de 5l/100km, para fazer 300000km gasta 16935€ de gasóleo ao preço actual do inter, não sei o consumo exacto de €/100 de um leaf, nem o preço da substituição das baterias, mas ainda assim acredito que o que se poupa vai chegar bem para a substituição das baterias. (Isto para não falar nos gastos de manutenção)

E mais, 60% de bateria ainda continuam a dar para utilizar, não é obrigatório substituir as baterias.

Em média um leaf consome 1,5€ por 100km no tarifário bi-horario.
Uma bateria atualmente anda a volta de 6 a 7 mil euros, mas daqui a 10 anos ja devem estar bem mais baratas.

Estou indignado! Hoje ia a pastar a cerca de 110km na AE e fui passado por um Leaf (modelo anterior), que iria a uns 130km/h! Maluco!! A derreter baterias.

Estes dias vi uma imagem de um leaf a 160 e o novo tem como velocidade maxima 144... Nao percebi mas a margem de erro nao poder ser assim tao grande.

Como assim uma imagem de um Leaf a 160km/h? Na TV num painel publicitário?

Num grupo do face, em PT. Deu propriamente 162km/h, pode ter sido a descer mas acho estranho o novo leaf com mais potencia ter como velocidade maxima 144km/h e o leaf antigo dar muito mais.

Última edição:
Voltar
Superior