Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

Das maiores vantagens do azoto é ele ser linear em tempo frio e quente, logo menos probabilidade de rebentamento.

Outra vantagem é que com azoto o carro pode andar meses sem ser preciso verificar pressão já que as perdas são minimas ao contrário do "ar" em que passado uma semana o pneu já perdeu alguma pressão.

Agora a maior vantagem pra mim é o facto de o pneu não envelhecer tão rápido com azoto porque não contem vapor de água nem gases que estragam a borracha do pneu, assim o pneu aguenta muito mais tempo, com niveis de aderência sempre constantes e não há o risco do pneu vidrar nem de o desgaste ser desigual como acontece a partir do meio piso, enfim, experimentem azoto nos pneus e digam algo. Acho que se os tipos da F1 usam é porque alguma coisa faz lol.

Saudações

Meus amigos, olhem que já se começa a usar também CO2 nos pneus de F1 (este era um dos capitulos do dossier da Ferrari a que a McLaren teve acesso).[;)]

Porquê não sei, apesar de trabalhar com CO2 frequentemente não consegui perceber as vantagens, mas pelas minhas parcas experiências acho que o CO2 é ainda mais estável à temperatura.

Meus amigos, olhem que já se começa a usar também CO2 nos pneus de F1 (este era um dos capitulos do dossier da Ferrari a que a McLaren teve acesso).[;)]

Porquê não sei, apesar de trabalhar com CO2 frequentemente não consegui perceber as vantagens, mas pelas minhas parcas experiências acho que o CO2 é ainda mais estável à temperatura.

Sempre se usou, depende das circunstâncias e pelo que li num fórum da especialidade era dito em que situações se usava CO2. Não confundir CO2 com o ar que usamos pra encher os pneus já que esse CO2 é puro.

Não sabia que uma razão era por causa do pneu andar frio, ainda por cima em Portugal onde nem sequer faz calor a maioria do ano nem nada. Só por acaso, sabes qual o intervalo de temperatura a que um pneu de automóvel normal anda para justificar com esse facto?

Eu falei À CHUVA!!!!!!!!!!!!................. em que os pneus demoram imenso a aquecer e por isso tudo o que ajude a aquecer é bem vindo para mim!

Eu falei À CHUVA!!!!!!!!!!!!................. em que os pneus demoram imenso a aquecer e por isso tudo o que ajude a aquecer é bem vindo para mim!

Oh amigo, há alguma confusão da sua parte. Andar à chuva não quer dizer que faz mais frio nem que o pneu custe mais a aquecer, muitas vezes quando chove a temperatura até sobe um pouco, a aderência é que não. Experimente a pôr as mãos em cima de um pneu que acabou de rolar á chuva com e sem azoto, nem vai notar diferença. Está a falar em aquecimento de um pneu como se fosse fazer um troço do rally de portugal.

E qual era o forum? Ja agora gostava de saber mais umas coisas![/QUOTE

Lol, com essa pergunta parece-me haver ai uma ligeira desconfiança para com o que eu disse mas o site é este: http://www.f1technical.net/

Para quem gosta de F1 aconselho vivamente.

Edit:
Já agora deixo a ficha técnica para os que não querem procurar:

Formula One tires by the numbers
Compound: 79 percent rubber, 18 percent steel, and 3 percent textile (greatly simplified)
Load: 3,000 revolutions/minute
Tread: four grooves distributed evenly across the surface. Groovings must be at least 14 mm wide and 2.5 mm deep
Optimal operating temperature: 90 to 100 degrees Celsius
Optimal tire pressure: 1.0 to 1.2 bars of dehumidified air or nitrogen
Maximum width: 355 millimeters front, 380 mm back
Diameter: 660 mm
Rim diameter: maximum 330 mm (13 inches)

Última edição:
Caro fmcr quando disse que queria saber mais umas coisas, queria mesmo saber mais umas coisas, pois tal como referi só tinha conhecimento do uso de co2 na ferrari e pensei que fosse novidade.

Tal como referi anteriormente trabalho com ambos os gases (e outros, mas menos) e assim é mais uma forma de alargar horizontes.

Não pense que estou a dúvidar, apesar de saber umas coisitas de automóveis tenho a plena consciência que não conheço todos os segredos de todos os sectores do mundo automóvel.

Este fórum tem muitos utilizadores e infelizmente metade dos posts só têm picardias e desconfianças mas não somos todos assim, OK?!!!![;)]

Continue com as suas contribuições!!!!

Caro fmcr quando disse que queria saber mais umas coisas, queria mesmo saber mais umas coisas, pois tal como referi só tinha conhecimento do uso de co2 na ferrari e pensei que fosse novidade.

Tal como referi anteriormente trabalho com ambos os gases (e outros, mas menos) e assim é mais uma forma de alargar horizontes.

Não pense que estou a dúvidar, apesar de saber umas coisitas de automóveis tenho a plena consciência que não conheço todos os segredos de todos os sectores do mundo automóvel.

Este fórum tem muitos utilizadores e infelizmente metade dos posts só têm picardias e desconfianças mas não somos todos assim, OK?!!!![;)]

Continue com as suas contribuições!!!!

Concordo plenamente, só não participo mais por essas mesmas razões, é pena mas em fóruns estrangeiros que costumo visitar existe sempre um grande espirito de camaradagem que ás vezes falta, em geral, nos fóruns portugueses de automóveis.

Oh amigo, há alguma confusão da sua parte. Andar à chuva não quer dizer que faz mais frio nem que o pneu custe mais a aquecer, muitas vezes quando chove a temperatura até sobe um pouco, a aderência é que não. Experimente a pôr as mãos em cima de um pneu que acabou de rolar á chuva com e sem azoto, nem vai notar diferença. Está a falar em aquecimento de um pneu como se fosse fazer um troço do rally de portugal.

O que aqueçe o pneu é a temperatura do ar? lol...

Se tens menos atrito o que acontece? aquece menos! Chuva = Mais tempo a aqueçer!

O que aqueçe o pneu é a temperatura do ar? lol...

Se tens menos atrito o que acontece? aquece menos! Chuva = Mais tempo a aqueçer!

A temperatura do ar influencia todo o meio envolvente incluindo o pavimento de rodagem, a água provoca uma maior dissipação de calor mas não é assim tão relevante, o que é mais relevante é a perda de aderência e nisso azoto ou oxigénio influênciam muito pouco. Só lhe falta falar na energia cinética para pôr entraves ao azoto lol. Os únicos senãos do azoto é não estarem acessíveis em todo o lado gratuitamente, mas no futuro de certeza que isso vai mudar.

Das pessoas que já experimentaram, eu inclusivé, há a opinião generalizada de que embora pouco ou nada se possa notar em termos de melhoria dos consumos, nota-se pelo menos menos desgaste na superfície do pneu.

Será que os 8€ são caros, caso os pneus me façam no mínimo mais 5000kms?
A mim, sinceramente, não me parece.

Tretas e mais tretas que poupa e deixa de poupar...

Como sou loiro digam-me se forem capazes como se retira o ar de um pneu tubless [:)]

E pensando melhor até hélio daria muitos mais resultados... sendo mais leve alem do desgaste dos pneus teríamos um carro mais leve... logo menos consumo![:)]

Última edição:
Há mais de 3 anos que uso disso e não quero outra coisa! Nota-se bem é na temperatura dos pneus depois de muitos kilometros.

O marketing inventa com cada uma...[:D]

Faz lembrar a história dos economizadores de combustível, slick 50 e afins.

Última edição:
O marketing inventa com cada uma...[:D]

Faz lembrar a história dos economizadores de combustível, slick 50 e afins.

Sim...Pois...Mas sabes o que mete o Hamilton no f1....e os outros todos? E que gás é usado para encher os pneus dos aviões?

A resposta é azoto.

P.S. Só não sei é se os gajos da F1 usam as pastilhas no depósito....

O azoto é mais estável que o ar normal, ou seja não se expande ou pelo menos não se expande tanto com o aquecimento mantendo a pressão mais ou menos sempre correcta.

Segundo dizem o pneu não perde pressão com tanta facilidade, como com o ar.

O não aumentar a pressão possivelmente irá reduzir o ruído de rolamento visto que o pneu não fica mais rijo e com certeza a aderência mantém-se intacta.

O "Ar" como lhe chamas, aquilo que inspiramos, é uma mistura de vários gases entre os quais oxigénio, dióxido de carbono, Azoto= nitrogénio, entre outros.

Dessa mistura a que se chama "ar", 78% é AZOTO= nitrogénio!!!

portanto quando metes "ar" normal nos pneus já estas a meter quase 80% de azoto!!!

Se notas a diferença de 20% então o teu carro é um carro de rally ou de formula 1, pois a diferença da pressão atmosférica e da temperatura da mesma tem mais efeito sobre o carro do que os 20% a mais de azoto que venhas a colocar...

Portanto, ou são veiculos de ALTO desempenho ( f1, rally, avião...) e ai algumas vantagens existem visto serem projectados para esse efeito, ou, sendo veiculos normais é efeito psicologico/placebo...

De notar que os pneus normais são projectados para usarem "ar" normal.

Última edição:
A mim basta-me a propriedade de o azoto conseguir manter o pneu sempre próximo da pressão correcta para se obterem várias vantagens.

A mais importante é a duração do mesmo, o que ao preço que está um bom pneu, é uma opção bastante vantajosa.

Mantendo o pneu na pressão correcta aumenta tambem a sua fiabilidade.

Logicamente mantendo o atrito correcto reflecte-se no consumo, pode não ser uma percentagem importante, mas contribui, como contribui um filto de ar limpo ou umas velas em condições. Tudo somado começa a ser importante.

Estás cheio de "mitos" no teu discurso...

QUALQUER gás, obedece á lei dos gases em que PV=nRT.... QuALQUER gás!! Seja azoto, oxigenio, butano, etc.... não há exepções....

E o que tu chamas de "ar" é uma mistura de gases entre o quais o proprio azoto em maioria 80%!

reparei que estás convicto no marketing do azoto, mas os factos não enganam.

Poupa o dinheiro e usa o "ar" normal, pois já tem 80% de azoto, é de borla e foi para ele que o pneu foi projectado.

Voltar
Superior