Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Podes ter razão, mas o ACP é o ACP, e até ver, é uma referência na assistência aos sócios.Opá esse teu avatar mata-me []
Mas isso não depende dos acordos que as seguradoras têm com as empresas de reboques ? Pode-se calhar com uma seguradora que não demore muito.
já cá faltava os professores de português, isto nunca muda [][
][
]
Viagem iniciada por voltas das 14:30, Agosto 2017. Variação da velocidade e temperatura do líquido de refrigeração ao longo da viagem. Skoda Octavia 1.6TDi.
Não!
E não é manómetro, é termómetro.
O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
Pronto, agora já podes jogar ténis contra uma parede.
as voltas que dá para não admitires um erro.
faz como eu que meti a viola no saco e aceitei o preciosismo do termomentro em vez de manómetro[]
mais uma vez, qual é mesmo a influencia que tem o sensor de temperatura medir sempre no mesmo local para o facto do termómetro dentro do carro não apresentar a leitura real, mas sim uma aproximada fixa a 90º dentro da janela de funcionamento normal.
custa muito perceber que na maioria dos carros o sensor de temperatura fixo num determinado local (normalmente no corpo do termostato) até pode estar a ler 98º reais, enviar essa info para a ecu que por sua vez envia info para termómetro mantendo o ponteiro fixo nos 90º pois segundo a mesma está dentro da tal janela de segurança para o funcionamento normal. mas por sua vez se ligares um leitor obd à ecu vais conseguir ver a temperatura real.
quem está a dizer que não há médias??
lá por dizer que o sensor está fixo num local não quer dizer que a leitura do mesmo seja fixa[8b]
Os termostatos possíveis para o carro dele:O teu carro, assim como outros, mas não como todos os outros, está equipado com um termostáto eletrónico!
Os termostatos antigos abriam e fechavam a temperaturas preconizadas, estes não. Estes fazem uma gestão e controlo de todas as temperaturas envolvidas.
Nunca vos aconteceu num dia de inverno estarem a conduzir, a descer uma rua durante vários metros/quilómetros e o ponteiro do termómetro descer?
Especialmente em carros a gasóleo.
Os termostatos possíveis para o carro dele:
https://www.auto-doc.pt/pecas-sobre...skoda/octavia/octavia-combi-5e5/58766-1-6-tdi
É uma eletrónica complicadíssima, não a consigo entender...
Desculpa aproveitar-me do gráfico que colocaste, mas acho que deverá servir para esclarecer algumas questões, que algumas pessoas insistem em demonstrar.
No entanto preciso ressalvar alguns pontos e fazer alguns pressupostos em relação ao gráfico que apresentas:
1 - Em princípio a linha das abcissas estará em segundos, como falaste de uma viagem do Algarve para Lisboa, imagino que sim.
2 - Imagino também que essa viagem tenha sido num dia de verão (falaste que foi em agosto do ano passado, mas sem temperaturas exageradamente elevadas). Imagino entre os 25 e os 35 graus. Ou seja, que é onde quero chegar, sem qualquer tipo de anormalidade.
Quero no entanto, fazer-te uma pergunta: o teu carro tem mostrador digital da temperatura do líquido de refrigeração, certo? Durante toda essa viagem, a temperatura no mostrador digital, esteve sempre nos 90ºC? Obviamente que estou a considerar depois do carro ter ficado à temperatura normal de funcionamento.
Vou pressupor que tu me vais responder que sim.
Vou ainda ressalvar o que gerou toda esta discussão, e que foi esta minha afirmação:
Ou seja, para além da questão do manómetro vs termómetro (e agora estou a levar lições de alguém que nem sabia distinguir estes dois instrumentos, imagina lá bem....) eu disse logo que num sistema de arrefecimento, existem diversas temperaturas. Como é óbvio a temperatura do líquido de refrigeração no radiador é diferente da temperatura no seio do motor. Mas a leitura dos valores que são apresentados nos mostradores, sejam digitais, ou analógicos, têm apenas um ponto de leitura, e não há cá médias, extrapolações, logaritmos, etc. Se é para ligar o complicómetro.... []
Ora, os mostradores apresentam-te a temperatura mais crítica, a mais importante em caso de alguma falha. Para quê apresentar a temperatura no radiador? Quando essa estiver crítica, já as outras estão muito mais críticas. Certo?
Então já sabemos que existem diversas temperaturas e daí não há dúvidas nenhumas, nem discussão quanto a isso.
vamos continuar então.
O gráfico que apresentas, refere-se à temperatura de entrada no motor.
A comprovar isso, está o facto de teres estado cerca de 30 minutos até atingires os 80ºC. Nessa altura já o mostrador digital e o "manómetro" [], indicavam-te os 90ºC da praxe!
Certo? Pergunto-te eu.
Certíssimo, responderias tu! []
Portanto essa não é a temperatura que nos importa controlar / monitorizar.
A que nos interessa observar é a mais crítica, a de saída do motor.
Neste momento farias-me uma pergunta ainda mais complicada, que vamos deixar para a parte 2, deste post! []
Não és, mas deves ser vendedor de algo... se não és podias/devias ser - paleio para isso não te falta [Até um Punto 1.3 multijet o traz.
Mas não sou vendedor de peças! []
ser negativa (o meu colega tem um carro igual - é um ponteiro), invalida um pouco tudo o que dizes a seguir baseado nesse pressuposto... ou não?Quero no entanto, fazer-te uma pergunta: o teu carro tem mostrador digital da temperatura do líquido de refrigeração, certo? Durante toda essa viagem, a temperatura no mostrador digital, esteve sempre nos 90ºC? Obviamente que estou a considerar depois do carro ter ficado à temperatura normal de funcionamento.
Vou pressupor que tu me vais responder que sim.
Então explica-nos uma coisa:O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
Gostei da parte das entrelinhas, onde eles são sinceros e dizem a verdade , que de facto não é obrigatório , mas fazem-no como se não fosse algo importante quando se trata de uma cobertura importantíssima senão mesmo das mais importantes a ter ao contratar um seguro automóvel.
Quanto ao assunto do tópico eu graças a deus ainda não tive nenhum dissabor por causa do calor e faço por vezes bastantes Km com temperaturas exteriores bastante altas, tenho é sempre bastante cuidado ao longo de todo o ano com o sistema de refrigeração, tendo um BMW e39 com cerca de 18 anos, há que há q haver manutensões mais cuidadas, neste momento tem quase todas as tubagens e os dois termostatos do liquido de refrigeração e o da egr novos e leva sempre anticongelante novo a cada 15mil km original bmw.
De resto tenho puxado bastante, com velocidades bastante acima do limite por vezes e nunca passa dos 90 graus que é a temperatura normal de funcionamento (ponteiro a meio). Acho que um carro quando passa da temperatura normal de funcionamento mesmo com temperaturas exteriores a rondar os 45graus é porque algo não está bem, ou o próprio sistema de arrefecimento é bastante fraco, porque normal não acho que seja.
Num carro minimamente moderno? Não. Atingue os 90°, e lá fica, a haver oscilações, se pequenas, não há indicação no mostrador. Isto de dezenas de carros que conduzi.

Portanto, para quem não percebe bem inglês:90 degrees on the gauge is anywhere between 75 degrees and 105 degrees C temp.
The minute it starts to move off the bottom, it is 51 degrees C
Mine would usually sit at 90 on the gauge but actual coolant temp was between 77 and 82.. fitting new Thermostat it goes up to 89-92 actual coolant temp and stays there. Economy is much better as well.