"O cantinho das motos"-

Acompanho o canal deles e acompanhei na altura do acontecimento. Deve ter acontecido há quase um ano, talvez. Ela tinhas uns 26 ou 27 anos na altura.

Na altura pensavam que ela tinha sido violada por 7, mas depois descobriram que afinal foram 8. Foram todos apanhados nas semanas seguintes.

Eles voltaram para Espanha logo de seguida. Andaram por lá uns tempos, voltinhas aos Pirenéus e Andaluzia. Depois foram para Marrocos. Entretanto já voltaram à "volta ao mundo", Nepal e agora andam na China.

Pouco depois de aquilo ter acontecido lá andavam a defender a cultura Indiana, e que sentiam-se seguros lá, que os indianos não são todos iguais, e que o único sitio em que foram assaltados foi precisamente em Barcelona, bla bla bla.

Indianos e segurança (sobretudo para mulheres) na mesma frase não combina nada! Lá (e temo que, em breve, por cá) as violações a mulheres são o prato de dia e quase sempre em grupo! É um flagelo tremendo!!!

Tenho uns amigos "entradotes" vindos de Moçambique no pós 25 de abril, mas Goeses e são eles próprios a dizer que sempre foi uma miséria e a justiça pouco ou nada fazia ou faz nesses casos...

Mais on-topic, tenho uns amigos que foram fazer a Rota Norte nestes dias (cerca de 1700 km, saindo das bandas de lx, eu não tinha disponibilidade para ir) e houve um dia que choveu tanto que mesmo com fatos impermeáveis e gore tex e o diabo a sete a gaja chegou a todo o lado!!!🤣

É por isso que digo que a IB prepara bem as viagens. Ela na Índia nunca acampou. Fica sempre em casas particulares ou hotéis. Na Índia uma mulher é violada a cada 16 minutos. É um país perigoso.

Indianos e segurança (sobretudo para mulheres) na mesma frase não combina nada! Lá (e temo que, em breve, por cá) as violações a mulheres são o prato de dia e quase sempre em grupo! É um flagelo tremendo!!!

Tenho uns amigos "entradotes" vindos de Moçambique no pós 25 de abril, mas Goeses e são eles próprios a dizer que sempre foi uma miséria e a justiça pouco ou nada fazia ou faz nesses casos...

Mais on-topic, tenho uns amigos que foram fazer a Rota Norte nestes dias (cerca de 1700 km, saindo das bandas de lx, eu não tinha disponibilidade para ir) e houve um dia que choveu tanto que mesmo com fatos impermeáveis e gore tex e o diabo a sete a gaja chegou a todo o lado!!!🤣

Tranquilo, para cá só vêm os bons.

É por isso que digo que a IB prepara bem as viagens. Ela na Índia nunca acampou. Fica sempre em casas particulares ou hotéis. Na Índia uma mulher é violada a cada 16 minutos. É um país perigoso.

Eu não sigo a Itchy Boots com grande regularidade mas acho que ela não acampa em lado algum, nem me lembro de ver uma tenda e saco cama pendurados na moto.

Quando fizeres, apita. Posso andar por lá para um café. (Ou dito de outra forma, por norma estou em 2 pontos opostos da rota norte [:D]).

No ano passado fiz a rota praticamente toda com uns amigos, em 2 dias. Ficou apenas a faltar parte da N222, mas a malta já vinha cansada e a festa acabou na Pesqueira.
Entretanto ando mais numa de fazer reconhecimentos para fazer uma(s) rota(a) norte "à minha maneira", fora das estradas principais, e eventualmente entrando em Espanha.

Acredito e sei que sim, mas vou lembra-te o óbvio:

Isso anda muito, trava pouco, as suspensões e o quadro são uma porcaria e os sustos são vulgares, sobretudo se fizeres uma condução mais "desportiva", algo muito tentador em estradas mais lentas e de bom piso, então se houver picanços com outros...

PS: illo tempore, tive um valente estampanço numa, felizmente sem grandes danos para mim...

O que dizes é verdade, por muito que eu adore a motorizada. A segurança não é realmente o ponto mais forte. Mesmo eu que já estou habituado a ela, já apanhei alguns sustos quando foi preciso travar de repente, ao ponto de ter de me desviar para a berma para não me enfiar na traseira de um carro. É que a bem dizer aquilo tem abrandadores, não travões. Ou trava pouco, ou a roda bloqueia, não há aquele meio termo. É por isso que já pensei em adaptar travões de disco, mas acho que para a frente tenho de meter as baínhas da XF-17 Super, que as da XF-17 normal não dão.
Quanto a estampanços, também já malhei na minha uma vez. Foi numa rotunda que estava cheia de cascalho. Assim que a roda da frente resvalou, nunca mais tive mão na motorizada...

Ah, e outra coisa não menos importante: os pneus. Esses pneus que a malta normalmente mete nas motorizadas são do pior que há

Bom, fui neste fim-de-semana à oficina do meu amigo, e o motor já está desmontado. Para além do material que comprei, vai ter de levar uma cambota reforçada, até porque esta já tinha alguma folga. De qualquer das formas não iria aguentar muito tempo.
Quanto ao cilindro velho, está assim...

Bom, fui neste fim-de-semana à oficina do meu amigo, e o motor já está desmontado. Para além do material que comprei, vai ter de levar uma cambota reforçada, até porque esta já tinha alguma folga. De qualquer das formas não iria aguentar muito tempo.
Quanto ao cilindro velho, está assim...

Sendo assim seá motor completamente aberto e refeito, fic por terra a tipica troca de pistão ( e cilindro) nas 2T.

Ainda existe facilidade em arranjar esse restante material para a reconstrução?

Exactamente, será completamente refeito porque vou aumentar a cilindrada para 70 cm[SUP]2[/SUP]. Porque se fosse para manter, bastava comprar o kit de cilindro (o do tamanho original, evidentemente), que já inclui o pistão, cavilha, os segmentos, juntas, etc. E esta cambota que tinha ainda aguentava uns tempos. Agora assim, vai ter de ser substituída, senão rebenta logo. Será pior a emenda do que o soneto.
Quanto à facilidade em arranjar este material, é claro que não é a mesma de há 30 anos, mas por exemplo no site da Sibanel arranja-se muita coisa. Falando em concreto nestes kits de cilindro, tem havido muita procura, pelo que as roturas de stock têm sido regulares.

Sendo assim seá motor completamente aberto e refeito, fic por terra a tipica troca de pistão ( e cilindro) nas 2T.

Ainda existe facilidade em arranjar esse restante material para a reconstrução?

A Jasil produz boa parte das coisas na atualidade, mas vão produzindo em função da procura e não fazem stocks, além de que muito material vai para exportação, caso da Alemanha ou alguns países nórdicos onde estes motores são ainda muito apreciados e usados...

Um exemplo:
Alguém quis encomendar um conjunto biela/cambota para um motor Zundapp 5 e nesse momento não tinham em stock. Tinham recebido uma encomenda de fora do país que levou tudo o que tinham!

PS: história contada por um mecânico que trabalha com esses motores...

Resolvi trocar os pneus na gorda. Depois de um semi susto numa rotunda onde entrei mais alegre do que devia…ainda roçou com o descanso lateral, mas deu perfeitamente para fazer o resto do percurso com 3 tomates. Estou a ponderar entre os ContiTrailAttack3 e os Pirelli Scorpion Trail III, mas estes últimos sendo um pouco mais recentes não encontro grande coisa “online”.

Resolvi trocar os pneus na gorda. Depois de um semi susto numa rotunda onde entrei mais alegre do que devia…ainda roçou com o descanso lateral, mas deu perfeitamente para fazer o resto do percurso com 3 tomates. Estou a ponderar entre os ContiTrailAttack3 e os Pirelli Scorpion Trail III, mas estes últimos sendo um pouco mais recentes não encontro grande coisa “online”.

Os Trail III são mais recentes no mercado, imagino que sejam bons, mas ainda não há informação palpável na net (comparativos, análise de utilizadores, durabilidade...).

Não me apeteceu ser já cobaia...ficavam 13,5% mais caros que os Trail II, e 20% mais caros que os Trailattack 3.

Também tens outras opções dentro do mesmo tipo 90/10, Michelin, Bridgestone ou Metzeler Tourance Next

Eu já vou em 3/4 jogos de CTA3, e a menos que venham outros numa moto nova que compre, não quero outros, logo recomendo, são é carotes, mas paciência. Para mim o da frente é um bocado "bicudo" a carcaça devia ser mais redonda. É bom para curvar, mas em velocidades elevadas por AE, a mota por vezes faz um ligeiro shimmy, porque tem pouco pneu no pavimento.

Os Pirelli Scorpion Trail III, nunca utilizei, mas já utilizei o anterior (II), Era um bom pneu, mas atualmente como a Pirelli foi vendida aos Chineses, muitos deles são lá fabricados, e produtos chineses, a menos que não saiba, não utilizo em motas minhas, e então pneus Pirelli tenho razões para desconfiar.

Atualmente tenho um misto…… CTA3 na roda traseira e Conti Road attack 4 à frente, por este ser mais redondo, e após um bons kms percorridos 5 estrelas.

Eu já vou em 3/4 jogos de CTA3, e a menos que venham outros numa moto nova que compre, não quero outros, logo recomendo, são é carotes, mas paciência. Para mim o da frente é um bocado "bicudo" a carcaça devia ser mais redonda. É bom para curvar, mas em velocidades elevadas por AE, a mota por vezes faz um ligeiro shimmy, porque tem pouco pneu no pavimento.

Os Pirelli Scorpion Trail III, nunca utilizei, mas já utilizei o anterior (II), Era um bom pneu, mas atualmente como a Pirelli foi vendida aos Chineses, muitos deles são lá fabricados, e produtos chineses, a menos que não saiba, não utilizo em motas minhas, e então pneus Pirelli tenho razões para desconfiar.

Atualmente tenho um misto…… CTA3 na roda traseira e Conti Road attack 4 à frente, por este ser mais redondo, e após um bons kms percorridos 5 estrelas.

Usaste o As de trunfo logo😆chineses. Vou para os Comtinental.

Back