beterraba
New member
ontem caiu uma chuvada que não via quase nada, detesto andar de mota com chuva
Espera la que os outros gostam...[
ontem caiu uma chuvada que não via quase nada, detesto andar de mota com chuva
Pois, faz bastante sentido. A maioria da malta (eu incluído) faz ao contrário, primeiro aperta a manete...
Cump.
Exato! E foi assim que acabei no chão uma vez. Deixar entrar o travão traseiro primeiro permite-te transferir menos peso para a frente, aumentando a eficácia da travagem e mantendo a mota muito mais estável.
Isto é muito fácil de verificar, a diferença é assustadora a altas velocidades.
Mesmo depois de começar a travagem com a frente basta fazer entrar o traseiro e parece que a traseira deixa de estar solta.
No entanto isto é em grande parte apenas "sensação" de segurança, as diferenças reais de travagem não são assim tão grandes (em motas com bons travões), simplesmente para o cidadão comum vai sentir a mota muito mais estável em vez de estar quase em versão monociclo
Exato! E foi assim que acabei no chão uma vez. Deixar entrar o travão traseiro primeiro permite-te transferir menos peso para a frente, aumentando a eficácia da travagem e mantendo a mota muito mais estável.
Um pedido ajuda para os mais entendidos:
Tenho uma Yamaha FZ600 de 2006. Quero meter uma topcase para 2 capacetes. Ja comprei uma Givi V46. Agora preciso dos suportes Givi 351fz e da base Givi M7. Estou certo?
Segundo o site deles sim é isso. Também pode ser usada a base M5
Nada de novo........todas as recomendações que mencionou utilizo desde de sempre.
Eu pessoalmente, quando tive motas desportivas, (hoje tenho uma maxi-trail) nunca utilizei a técnica que o LuisMiguel mencionou.
Embraiagem só para parar. Em travagem, sempre utilizei, motor/redução, travão da frente auxiliado com o de trás. Apesar das motas que tive terem CBS, utilizava sempre o travão de trás como se não tivessem CBS, o que resulta num equilíbrio de travagem nos dois eixos.
Mesmo que seja recomendado a técnica do LUisMiguel, nunca a irei utilizar, porque estou muito mais confortável com aquilo que estou habituado.
Aliás, até sou da opinião que ao carregar na embraiagem a fundo, ficando a roda traseira em "roda-livre" vai contribuir para esta bloquear mais facilmente.
Reduzindo e com o motor em alta dificilmente a roda traseira bloqueia com a utilização do travão de trás.
Há anos vendi uma mota (Susuki 750) a um conhecido que estava a começar a andar de mota, logo algo inexperiente. Na travagem para uma curva, bloqueou a roda traseira, batei num muro, e foi a ultima coisa que fez.

É tudo muito bonito quando se tem tempo para o fazer.
Acho impensável travar só com o da frente, mas quando aparece uma situação inesperada, o que normalmente acontece é pressionar a manete da frente com mais força que o habitual, levando a que a direcção torça, com a consequente queda.
Sou um completo noob em motas...porque razão se deve usar a manete da embraiagem quando se trava? Qual a vantagem?