O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por André

Enquanto a função pública custar o que custa e prestar os serviços que presta, definitivamente, o país não avança [:P]
A avaliar por alguns comentários que já aqui vi e, em parte, por também este, embora este tenha sido formulado de forma correcta, confirmo que, da facto, o vosso repúdio pela função pública é de tal ordem que nem fazem distinções e falam nela como um todo, como se de uma amálgama indistinta e incaracterística se tratasse...[:p][:p][:p]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por ebay

!Posso tomar como certo que os 329.099 restantes não tiveram Concurso???"

Podem tomar como certo que estes serão agentes ( não funcionários) com contratos administrativos de provimento e contratos temporários, por ex, estagiários, militares em regime de contrato, contratados pelas escolas e hospitais, pelos institutos públicos...grande parte dos enfermeiros que estão nos hospitais funciona nesta base, o mesmo acontecendo a pessoal que desempenha actividades nos serviços da DGCI,etc...
Isso está complicado...:D

Então proponho-te o seguinte, já que estás a teimar, escolhe uma carreira ou duas da função pública (ao acaso), procura a respectiva Lei Orgânica (na net encontra-se tudo...), lê e coloca aqui parte do Prefácio respectivo na parte onde o mesmo se refira aos funcionários, bem como aos primeiros artigos introdutórios...:)

Há aí uma baralhação, Pé Leve...quem tem Lei Orgânicas são os órgãos, os ministérios por exemplo este aqui (http://sg.min-cultura.pt/LeisOrganicas/MC_DL42-96.htm )...as carreiras não têm leis orgânicas...

citação:Originalmente colocada por ebay
...
Há aí uma baralhação, Pé Leve...quem tem Lei Orgânicas são os órgãos, os ministérios por exemplo este aqui (http://sg.min-cultura.pt/LeisOrganicas/MC_DL42-96.htm )...as carreiras não têm leis orgânicas...
Há, de facto, alguma baralhação, mas não é minha...:)

Pronto, eu dou-te algumas dicas, para procuras, pois que já vi que não estás, minimamente, por dentro!

Procura lá, entre muitas outras, a Lei Orgânica dos Funcionários Judiciais, a Lei orgânica dos Magistrados do Ministério Público, a Lei Orgânica dos Magistrados Judiciais, a Lei Orgânica da Direcção Geral do Tesouro, Lei Orgânica da DGRN (Direcção Geral de Registos e Notariado), Lei Orgânica da P.S.P., Lei Orgânica da Polícia Judiciária, Lei Orgânica do Supremo Tribunal de Justiça, Lei Orgânica da Direcção Geral das Contribuições e Impostos, a Lei Orgânica dos Municípios, a Lei Orgânica dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras...

Meu caro, praticamente todos os organismos da Função Pública têm a sua Lei Orgânica específica!;)

Enquanto a função pública custar o que custa e prestar os serviços que presta, definitivamente, o país não avança [:P]
O País não avança apenas por causa da função pública.

Mas que é um bom bode expiatório para muita coisa, lá isso é![:p]

Espera que eu ainda te vou ver num Hospital Publico a segurar o "tachinho" (sustento e a reforma), e depois terás o teu "consultóriozinho" (numa clinica privada com amigos) onde fugirás aos impostos e farás tábua rasa do que tens apregoado aqui no forum.

A vida pode ser tão cruel [:p]

citação:Originalmente colocada por eu

A inteligência do EU ficou demonstrada nesta frase...

citação:Originalmente colocada por eu

Parece que às vezes dá muito jeito!...;)

A FP vai piorar se o estado continuar a ter a atitude que tem...

Não se pode reformar ninguém. Há pessoas com ordenados congelados há cerca de 4 anos...

E depois querem que o pessoal trabalhe a 200% não?

Um gajo que tivesse 34 anos de serviço via a reforma a 2 anos. Agora tem de trabalhar mais uns 10 ou assim... Claro que a productividade vai ser baixa. E depois essa pessoa ocupa o lugar de uma nova pessoa que poderia entrar... E assim se vai enterrando a FP.

Claro que depois serve de explicação para todos os males do país.

Então, diz-nos lá SilverArrow, o porquê de antigamente com regras para a reforma e aposentação bastante favoráveis, a FP nunca ter trabalhado bem, tendo-se até enterrado sucessivamente ao longo dos anos, até à situação actual.

Há uma falha qualquer nesse teu raciocínio simplista, não?

A avaliar por alguns comentários que já aqui vi e, em parte, por também este, embora este tenha sido formulado de forma correcta, confirmo que, da facto, o vosso repúdio pela função pública é de tal ordem que nem fazem distinções e falam nela como um todo, como se de uma amálgama indistinta e incaracterística se tratasse...[:p][:p][:p]

Uma frase tão longa para dizer o quê, amigo Pé Leve? ;)

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

...
...
Dizem os entendidos que se o índice de produtividade da FP fosse de 60%, o nº de FP teria estabilizado nos 472,600 e o nº de anos para a reforma poderia ter-se mantido, ou até baixado.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

...
...
Dizem os entendidos que se o índice de produtividade da FP fosse de 60%, o nº de FP teria estabilizado nos 472,600 e o nº de anos para a reforma poderia ter-se mantido, ou até baixado.

Então andamos com azar... Pq nunca temos entendidos no poder...

Ahhh pois, nós gostamos muito dos entendidos de bancada!!

Todos sabemos que a FP a funcionar a 100% produzia MUITO mais que produz. Não quero omitir isso. Agora dai até a ser culpa da FP do estado do pais... Vai um caminho muito longo.

Uma frase tão longa para dizer o quê, amigo Pé Leve? ;)
Simples, que seja qual for a forma como se exprimam, os que estão incondicionalmente contra a função pública atacam-na, à sua maneira, de forma cega e abrangente, sendo que nem se dão ao trabalho de fazer "a distinção"!

É que, meu caro, em 737.774 almas que servem na Função Pública concerteza que nem as suas atribuições e competências legais são todas iguais, nem as pessoas que as exercem o são...

É que, amigo André, o que eu contesto não é que parte de Função Pública funcione mal, como uma parte demasiadamente grande da privada também o faz, o que eu contesto é que não haja, claramente, a preocupação de fazer essa distinção!;)

...
...
O que dizer então do sector privado (os tais, os únicos, os exclusivos que produzem riqueza...), já que detemos a mais baixa (ou das mais baixas) taxa de produtividade da UE...[xx(]

Todos sabemos que a FP a funcionar a 100% produzia MUITO mais que produz. Não quero omitir isso. Agora dai até a ser culpa da FP do estado do pais... Vai um caminho muito longo.
Não me parece que alguém sério esteja a colocar as coisas desse modo.

Os Funcionários Públicos têm a ver com os estado da Função Pública.

O ESTADO do País é da responsabilidade de todos. :)

Não me parece que alguém sério esteja a colocar as coisas desse modo.

Os Funcionários Públicos têm a ver com os estado da Função Pública.

O ESTADO do País é da responsabilidade de todos. :)
E não é que estou de acordo contigo?!:)

O que dizer então do sector privado (os tais, os únicos, os exclusivos que produzem riqueza...), já que detemos a mais baixa (ou das mais baixas) taxa de produtividade da UE...[xx(]
Meu caro Pé Leve, no caso das Empresas Privadas, quando não dá, fecha. Ponto final.

É a lei natural das coisas.

No caso da FP, continua. Exige-se mais condições, impede-se qualquer atitude reformista.

E como não vos sai do bolso, tudo tranquilo e esperar pelo fim do mês. :)

Voltar
Superior