O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por neoxic

É um facto. As pessoas é que aceitam.

Agora põe te no lugar dum jovem recém licenciado: é pegar ou largar. Há mais uns quanto na sala de espera. E desses ainda consegues encontrar um que paga para estagiar...
:D
Penso que as pessoas têm falta de ambição.

Do mesmo modo que aceitam passivamente qualquer coisa que apareça, dentro de um espectro de garantia, passam a vida seguinte mergulhados no conformismo e na mediocridade.

Entrevistei muitos gajos de LESI e a maioria tinha uma falta de atitude que nem te digo. Trabalhar no Porto? Da-se, que dói.
Mas trabalhar na Sonae, na Maia - que é ao lado - num rebanho de + 50 gajos, sem quelquer perspectiva, isso já dá pica. Pelo menos têm cantina para comer...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

“Será que é humanamente possível viver dignamente com salário mínimo nacional?”

Não!

Para viver com MUITA qualidade de vida como diz o TDI_sport sou da opinião que 1500 euros não chegam, mas com 1000euros acho que já se vive sem ter a corda ao pescoço pelo menos sem fazer grandes “aventuras”.
Se pagares, por exemplo, €500/€600 de prestação da casa, mais electricidade, água, telefone(s), gasolina/gasóleo/transportes, portagens, seguros, gás, escola dos filhos, internet, televisão por cabo, almoços fora de casa (trabalho), saúde, compras do mês para casa, oficina, formação profissional (...), prestação do carro, uma ou outra volta de passeio em família, roupa, calçado, etc... vais ver que esses €1000 não dão nem para começar...

Nem mais... infelizmente é assim[|)]

PS: antes de vender a minha antiga casa levei meses a pagar uma prestação de 1500€, fora as despesas adicionais( luz, gás, água, Condominio, etc... )
Foi um sacrificio dos diabos mas caso não o fizesse teria que me mudar para os arredores de Lisboa, algo que não queria!

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Dependendo da zona onde se vive. Em Lisboa, mas comprar uma casa digna num sitio minimamente decente para criar os filhos, pagar as despesas e não viver com a corda na garganta se avariar o carro ou a máquina de lavar, eu diria que nunca menos de 2000 euros por casal, liquidos.

2000€ por casal ou pessoa?

Como é que consegues um emprestimo para uma casa em Lisboa num sitio +/-? :(
Um T3 banalissimo custa para cima de 350.000€! Com 2000€ mês o banco manda-te passear[xx(]

citação:Originalmente colocada por 3com

Dependendo da zona onde se vive. Em Lisboa, mas comprar uma casa digna num sitio minimamente decente para criar os filhos, pagar as despesas e não viver com a corda na garganta se avariar o carro ou a máquina de lavar, eu diria que nunca menos de 2000 euros por casal, liquidos.

2000€ por casal ou pessoa?

Como é que consegues um emprestimo para uma casa em Lisboa num sitio +/-? :(
Um T3 banalissimo custa para cima de 350.000€! Com 2000€ mês o banco manda-te passear[xx(]

Concordo contigo. Em Lx com 2.000€ por casal nao se faz nada..so nos arredores (e mesmo assim depende dos arredores)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Penso que as pessoas têm falta de ambição.

Do mesmo modo que aceitam passivamente qualquer coisa que apareça, dentro de um espectro de garantia, passam a vida seguinte mergulhados no conformismo e na mediocridade.

Entrevistei muitos gajos de LESI e a maioria tinha uma falta de atitude que nem te digo. Trabalhar no Porto? Da-se, que dói.
Mas trabalhar na Sonae, na Maia - que é ao lado - num rebanho de + 50 gajos, sem quelquer perspectiva, isso já dá pica. Pelo menos têm cantina para comer...

Percebo o que queres dizer, vi muito isso quando fui estagiar, isso acontece porque têm quem lhes pague a vida que levam mesmo que não trabalhem. Para além do que preferem estar a engordar o rectângulo que é a actual estrutura hierarquica da enabler, e ser como dizes mais 1 do rebanho, e dizer aos amigos que trabalham na enabler do que arriscar a trabalhar noutro sítio que lhes traga menos conforto mas que lhes possa permitir futuramente algo melhor.

Acho que estar a dizer ordenados e não falar da idade não tem qq sentido. Eu posso dizer que ganho 2500€, mas se tiver 50 anos não é comparável a quem ganhar isto com 30 anos.

citação:Originalmente colocada por Flyer

70 mil contos um t3 banal?....porra....n sei onde vives mas aki nos arredores da capital n é assim!! è caro....mas 70 mil....

Não falava nos arredores(amadora, oeiras, loures, odivelas, etc..) falava no centro de Lx, pois, o hpventura referia-se a Lx[xx(]

Puxa as casas subiram assim tanto em cerca de ano e meio / 2???? Comprei casa na margem sul, estou a 30 minutos de carro do centro de lisboa, um T3 novo por 20 mil contos, sei que os andares disponiveis desapareceram todos, a outra coisa, a casa tem uma disposição excelente, toda a gente adora e tenho 120m2.

Parece-me q a tua empresa é um bocado exploradora, não?

Dentro do que conheço (Porto) um bocado por baixo ms falamos de 10 a 20% não de metade ou assim.

Foi um troca que aceitei. Trabalhava na PTin com 850 limpos mais premio anual de 1200 mas achava que nao estava a aprender nada. Ao fim de 3 ano iria ter experiencia mas nao saberia fazer nada.

Esta empresa trabalho no cliente (alias estou sozinho hoje e entrou a intranet em producao) e pode ser Porto ou Lisboa. Infelizmente nao arranjei mais ng para vir cmg (Nao gostaram da solucao Porto ou Lisboa em cada projecto).

Se for p lisboa alojamento pago e 15 euros/dia para despesas.

Eu entendo quem nao muda (a PT a seguir era 1200 limpos) só que para ficar na PT e preciso ter a certeza que e p sempre.

citação:Originalmente colocada por lsalvador

Puxa as casas subiram assim tanto em cerca de ano e meio / 2???? Comprei casa na margem sul, estou a 30 minutos de carro do centro de lisboa, um T3 novo por 20 mil contos, sei que os andares disponiveis desapareceram todos, a outra coisa, a casa tem uma disposição excelente, toda a gente adora e tenho 120m2.

Estás a 30m dependendo das horas....

Tenho colegas meus que moram em Almada e levam 1 hora a chegar ao trabalho e, outra hora do trabalho para casa.... (isto se não tiver de chuva ou acidente)
Algo que eu faço em 15m + 15m !
Além disso ainda tenho a mais valia de morar perto do trabalho da minha esposa.
Ela apanha o metro e faz 3 estações... [8D]
(juntamos o útil ao agradável)

Ainda assim não deixa de ser revoltante.... mas tive que engolir o "sapo" da especulação imobiliária em Lx, pois, no final do dia quero passar o maximo de tempo possivel com a familia;)

O que eu ganho (à volta de 600€) dá perfeitamente para viver en casa dos pais, mas tenho plena consciência que se vivesse fora dos meus pais não davam nem para a prestação da casa!!

Tudo a falar de 1000€ por pessoa no casal , alguns até de 4000€ casal ... ja pensaram que percentagem de portugueses vive nessas condiçoes ... A maior parte mesmo , o homem digamos ganha 700€ , a mulher 500€ , e muitos destes casos com 2 ou 3 filhos ... teem 1 só carro , nao se tem grandes luxos ...

Concordo que o ideal sempre , o que se entende por bom , seria algo do tipo 5000€ por casal , coisa que não é nada fácil ... nem sei se 5% da populacao portuguesa consegue isto ...

As despesas são mais que muitas ... Água , Gás , Luz , Internet , TV Cabo , Telefone , ficam sempre por uns bons 150€ , + telemóvel , gasta-se sempre uns 40€ / mes ... Carro digamos prestação de 400€ para um carro médio ,isto x 2 , claro , que é casal ... mais 600€ para uma casa , mais 300€ para comida e 200€ para combustivel dos 2 carros , fora roupa , e outras despesas correntes façam contas ... isto sem filhos ...

Eu vejo isto muito complicado ... Entretanto estou a acabar o curso , area da engenharia , sei que o meu salário irá andar a volta dos 1000€ em inicio de curso , e nao vou sair de casa dos pais enquanto nao arranjar cara-metade certa que partilhe a vida comigo ... pk nesse inicio de carreira , com 1000€ / mes so meus seria um completo suicidio ...

Just my 2 cents

citação:Originalmente colocada por Janus

No minimo dos minimos 4 000 euros por casal já é bem. Tudo o que seja abaixo não dá para muito.
Sim, tudo a partir daí, pois menos é "contar tostões até ao fim do mês"...

Voltar
Superior