O que é uma boa poupança?

Me gusta Madrid![:D]

Quanto à despesas é fácil gastar 1000€ em despesas relacionadas com a casa, 200€ em despesas relacionadas com carro.

Portanto para dois adultos 1200\1400€ mensais será a despesa sem grandes mordomias. Diria até, a poupar bastante.

Não percebi bem esta frase. "Nem perto dos dígitos mensais", que dígitos são esses?

Sobre Lisboa e os seus preços/salários, vou-me abster de comentar isso. Quase fui fuzilado quando disse que 1500€ em Lisboa não eram nada de especial noutro tópico. [:D]

O problema é que as pessoas confudem Almada/Amadora/Oeiras/Loures com Lisboa.
1500€ em Lisboa não chega para a renda e contas da luz e água.

Um casal com dois filhos em Lisboa não se safa com menos de 3000 euros a entrarem em casa todos os meses. A não ser que tenham já casa paga, aí a conversa é outra.

Recetemente mudei-me para Madrid, em trabalho, e confirmo a tua experiência.

Quanto às despesas de habitaçao, nao me posso pronunciar porque nao pago nada. Apenas uma nota: nao compares um T2 em Madrid com um T2 em Lisboa. Em termos de áreas, as casas em Madrid/Barcelona, em media, sao mais pequenas. Constato isto com base na minha experiencia e de outros. Em muitos casos um T2 em Espanha seria considerado um T1+1 em Portugal.

De resto, é tudo muito parecido, excluindo despesas com educaçao de filhos, por exemplo (nao tenho informaçao mas presumo que seja mais caro do que em Lisboa).
Tás cá pah?

Temos de ir já tratar disso com umas cañas não? [:D]

Sorry pelo Off-topic.

Eu pago cerca de 370€ por mês numa privada. A IPSS aqui da zona ficava-me 330€ (mensalidade base + horário até as 18h30) e não se compara em termos de qualidade e oferta.
Tanto numa como noutra, as actividades extras são cobradas à parte, basta juntar natação e música para se chegar aos 500€.

As IPSS são porreiras para quem ganha (muito) menos de 800€ por mês, acima disso pouca diferença faz em termos de preços.

Se poder é receber mais de 150% do SMN per capita e querer é preferir gastar mais 40€ por mês no conforto e educação de um filho, concordo perfeitamente contigo.

Pois,

é tudo muito lindo, mas eu prefiro que o meu filho seja visto como igual aos outros numa escola normal do que seja visto como pobre numa escola de ricos!!

Porque das duas uma, ou vais viver só para o teu filho parecer igual aos outros ou o teu filho vai sofrer porque não consegue acompanhar os amigos!

Disto vi eu muito e a minha filha nem eu havemos de passar por isso.

Não é por aí que cai ter uma educação melhor.

Pobres os pais que deixam a educação na mão dos educadores!! :sh)

150% do salário médio, já estou a ver que é muito abastado!! [:p]

Eu moro em Portugal e não me venham com tangas.

Há opções. Ninguém é obrigado a pagar 400€ ou 500€ por uma creche.

Se pagam é porque querem e podem.

Eu pago os meus impostos e de desconto muito dinheiro por mês.

Escolherei as melhores escolas para a minha filha, mas porra, pública.

Agora se há gente com tiques de rico isso é outra história.

Pensa antes de dizeres disparates. Não há escola pública para crianças com menos de 3 anos.

Vantagem da escola privada é só uma: "qualidade" da rede de contactos para o futuro.
Um puto ter amigos filhos de operários tem impacto diferente a longo prazo do de ter amigos filhos de quadros superiores.
Eu não valorizo muito mas sei q tem implicações.

Isso parte da assumpção de que os amigos do 10º ano vão continuar a ser os mesmos grandes amigos depois de concluir o mestrado.

Esta assumpção é na maioria dos casos errada.

Quem vier aqui a este tópico e andar à pouco tempo no forum fica com uma ideia que isto é um forum só de gente chique e rica!

Falam de 3k como se falasse em 500€ .. [:D] Poupanças de 5 dígitos ao ano, até tenho vergonha de vir para aqui comentar [:D]
​Vai-se a ver se é preciso tirar 50% (ou mais) ao que aqui se diz.

a

Eu gosto é desta parte da mentalidade tuga que confunde humildade com pobreza.
Parece crime ou vergonha pública que pessoas recebam ordenados decentes, mesmo que tenham investido anos e anos em estudo e carreira, que dos 15~25 anos tenha trabalhado e estudado ao invés de andar nos copos e farras, e que continue a estudar e bater os costados todos os dias a tentar ter mais alguma coisa.

A malta que enche a boca para criticar os "senhores doutores e engenheiros", costuma pagar em dia as cotas do Benfica e subscrição da sporttv, enquanto os "Sr. Dr. Engs." investem 12k€ numa pós-graduação e passam 3h por dia em aulas durante um ano, chegam a casa as 22h todos os dias a custo de não ver os filhos crescerem, para evoluir e ganhar mais e lhes dar alguma segurança e conforto.

Eu cá nego-me a ter vergonha de receber mais que a média nacional porque os coitadinhos sentem-me diminuídos. Saiu-me e continua a sair-me do couro e espero bem continuar a duplicar o que ganho a cada 5~6 anos.

Não, Vocês é que estão a misturar!

Podem optar por um misto que são as ÎPSS, onde pagam consoante os rendimentos.

Normalmente este tipo de instituição tem excelentes condições para as crianças.

Continuo a dizer que pagar 500€ por uma creche é para quem quer e pode!

O meu anda numa IPSS (e posso dizer que tem instalações que são um luxo).
Pago 160 euros com alimentação, ginástica, karaté, musica e dança, tudo incluído no preço.

Mas estive um ano em lista de espera. E a maioria das pessoas não têm possibilidades de dizer ao patrão que vão ficar em casa 1 ano até o filho conseguir vaga na cresce.

Quem vier aqui a este tópico e andar à pouco tempo no forum fica com uma ideia que isto é um forum só de gente chique e rica!

Falam de 3k como se falasse em 500€ .. [:D] Poupanças de 5 dígitos ao ano, até tenho vergonha de vir para aqui comentar [:D]
​Vai-se a ver se é preciso tirar 50% (ou mais) ao que aqui se diz.

a

Do fórum não sei, mas vai do estilo de vida.
Tem um bocado a ver com pessoal mais velho que até ganhava bem... meteram-se em casas, carros...tudo de boa, perderam poder de compra, muitos ganham isso cada e estão 150% endividados...
Não faço ideia do forum, mas é uma realidade da classe média \ baixa.
Nem são ricos ...
Por cá é que se ganha tão mal... principalmente as novas gerações - que é tudo corrido com 800€\1000, que fica meio confuso perceber isso.

Pois,

é tudo muito lindo, mas eu prefiro que o meu filho seja visto como igual aos outros numa escola normal do que seja visto como pobre numa escola de ricos!!

Porque das duas uma, ou vais viver só para o teu filho parecer igual aos outros ou o teu filho vai sofrer porque não consegue acompanhar os amigos!

Tiveste coragem de escrever o que eu não quis escrever...[:D]
Este meio termo é tramado para os putos de facto.
Mas está muito ligado aos pais.

Há pais que tendem a querer parecer mais ricos do que o que são na realidade.
E há o inverso.

Isso tudo se transmite às crianças e pode causar-lhes grandes angustias.

Mas tb não pensar que a escola publica é só pobritainas. À porta da minha (Ok é em Lisboa mas...) vejo com cada maquinão que até fico a bater mal.

Como diz -e bem - o MVA: um casal com casa paga ou herdada em LX é maravilha. Atendendo a salários mais elevados pode comprar carros bons. Então quem consegue casas a custos controlados ( EPuls CML etc) que são uns bons milhares, melhor ainda.

Pois,

Disto vi eu muito e a minha filha nem eu havemos de passar por isso.

Não é por aí que cai ter uma educação melhor.

Pobres os pais que deixam a educação na mão dos educadores!! :sh)

150% do salário médio, já estou a ver que é muito abastado!! [:p]

1º SMN - Salário Mínimo Nacional, 570€ ou lá quanto é.

2º miúdos de 2 anos não discriminam os colegas, por norma ainda não sabem sequer o que é dinheiro.

3º Se 150% do salário médio nacional (~1250€ segundo o google) é ser abastado, nem quero imaginar o que é ser pobre.

Parece crime ou vergonha pública que pessoas recebam ordenados decentes, mesmo que tenham investido anos e anos em estudo e carreira, que dos 15~25 anos tenha trabalhado e estudado ao invés de andar nos copos e farras, e que continue a estudar e bater os costados todos os dias a tentar ter mais alguma coisa.

A malta que enche a boca para criticar os "senhores doutores e engenheiros", costuma pagar em dia as cotas do Benfica e subscrição da sporttv, enquanto os "Sr. Dr. Engs." investem 12k€ numa pós-graduação e passam 3h por dia em aulas durante um ano, chegam a casa as 22h todos os dias a custo de não ver os filhos crescerem, para evoluir e ganhar mais e lhes dar alguma segurança e conforto.

Eu cá nego-me a ter vergonha de receber mais que a média nacional porque os coitadinhos sentem-me diminuídos. Saiu-me e continua a sair-me do couro e espero bem continuar a duplicar o que ganho a cada 5~6 anos.

Em suma, é isto. Eventualmente há quem invista menos e ganhe menos e com isso tenha uma boa qualidade de vida. São opções diferentes que não se podem apontar o dedo.

E 12k até é um valor simpático para uma boa pós-graduação. Tenho visto delas bem acima disso, que o preço até assusta. [:D]

Isso parte da assumpção de que os amigos do 10º ano vão continuar a ser os mesmos grandes amigos depois de concluir o mestrado.

Esta assumpção é na maioria dos casos errada.

MVA, fica atento a entrevistas de políticos e outras figuras de relevo: foram todos amigos de todos, andaram na mesma escola etc etc. A elite tuga existe muito nessa base das amizades de infância ou dos pais amigos/ familiares sobretudo na burguesia ( e altos funcionários estatais ex nobresa) Lisboetas mas tb das cidades capitais de distrito.

Tu vens lá da provincia ( como eu) e não tens ainda tanta sensibilidade para isso...

Uma vez falei no exemplo dos quadros Juniores da banca filtrados via Linkedin acabados de sair da fac e já altos quadros: olhar para sobrenomes e o filme é simples de montar. É outra dimensão que o mortal não topa à primeira. Leva o seu tempo...

Depois há as ordens religiosas que levam ao colo os "exemplos" do menino pobrezinho (faz de conta) que veio para Lisboa e fez uma carreira fulminante. Vai-se ver veio da província dircto para um colégio duma ordem religiosa por recomendação dum alto membro qq e já pq seus pais eram da "nobreza local" ( tinham terras portanto) e recomendaram o menino etc. Paletes de casos destes PS ou PSD.

Sem núcleo forte de contactos de longa data tudo é mais complicado.

Boas,

Mais uma vez, opções de vida. Atenção, em nada criticável, pois depende do que valoriza neste "mundo" cada indivíduo!

Para mim, tendo a minha pequenina 16 meses não há nada que pague vê-la crescer.

Por outro lado, nenhuma pós graduação garante um futuro melhor, apenas por si!

Por isso tudo o que disse não é uma crítica mas um estilo de vida que defendo sem colocar em causa o teu!

Quanto ao SMN pensei que querias dizer salário médio! [;)]

Bolas, ter vergonha de ganhar bem? Era o que mais faltava.

Mas neste tópico tens é que poupar bem! E dar dicas de preferência![:cool:]

MVA, fica atento a entrevistas de políticos e outras figuras de relevo: foram todos amigos de todos, andaram na mesma escola etc etc. A elite tuga existe muito nessa base das amizades de infância ou dos pais amigos/ familiares sobretudo na burguesia ( e altos funcionários estatais ex nobresa) Lisboetas mas tb das cidades capitais de distrito.

Tu vens lá da provincia ( como eu) e não tens ainda tanta sensibilidade para isso...

Uma vez falei no exemplo dos quadros Juniores da banca filtrados via Linkedin acabados de sair da fac e já altos quadros: olhar para sobrenomes e o filme é simples de montar. É outra dimensão que o mortal não topa à primeira. Leva o seu tempo...

Depois há as ordens religiosas que levam ao colo os "exemplos" do menino pobrezinho (faz de conta) que veio para Lisboa e fez uma carreira fulminante. Vai-se ver veio da província dircto para um colégio duma ordem religiosa por recomendação dum alto membro qq e já pq seus pais eram da "nobreza local" ( tinham terras portanto) e recomendaram o menino etc. Paletes de casos destes PS ou PSD.

Sem núcleo forte de contactos de longa data tudo é mais complicado.

Boas,

De pouco ou nada adianta andares na escola com esses "meninos" se não puderes andar nos círculos deles!

A Elite vai continuar elite!! [;)]

Conheço gente que conhece muita gente, mas esses "contactos" são só pare eles prórpios!!

É assim que funciona.

Por isso é que digo que tendo andado na escola com alguns e tendo até amizades com alguns, isso de nada me adiantou porque não fazia parte do mesmo meio!! Se me faço entender!! [;)]

Isto até soava a insulto mas com o acrescento do "como eu" até me ri [:D]

Mas sim, acredito que até seja verdade, até porque fiz do 7º ao 12º numa escola que está constantemente nas 5% piores do ranking de escolas e a realidade é que não há ninguém do meu tempo de escola que seja alguém de grande sucesso (pelo menos que eu conheça [:D])

Voltar
Superior