Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não percebi bem esta frase. "Nem perto dos dígitos mensais", que dígitos são esses?
Sobre Lisboa e os seus preços/salários, vou-me abster de comentar isso. Quase fui fuzilado quando disse que 1500€ em Lisboa não eram nada de especial noutro tópico. []
Tás cá pah?Recetemente mudei-me para Madrid, em trabalho, e confirmo a tua experiência.
Quanto às despesas de habitaçao, nao me posso pronunciar porque nao pago nada. Apenas uma nota: nao compares um T2 em Madrid com um T2 em Lisboa. Em termos de áreas, as casas em Madrid/Barcelona, em media, sao mais pequenas. Constato isto com base na minha experiencia e de outros. Em muitos casos um T2 em Espanha seria considerado um T1+1 em Portugal.
De resto, é tudo muito parecido, excluindo despesas com educaçao de filhos, por exemplo (nao tenho informaçao mas presumo que seja mais caro do que em Lisboa).
Eu pago cerca de 370€ por mês numa privada. A IPSS aqui da zona ficava-me 330€ (mensalidade base + horário até as 18h30) e não se compara em termos de qualidade e oferta.
Tanto numa como noutra, as actividades extras são cobradas à parte, basta juntar natação e música para se chegar aos 500€.
As IPSS são porreiras para quem ganha (muito) menos de 800€ por mês, acima disso pouca diferença faz em termos de preços.
Se poder é receber mais de 150% do SMN per capita e querer é preferir gastar mais 40€ por mês no conforto e educação de um filho, concordo perfeitamente contigo.
Eu moro em Portugal e não me venham com tangas.
Há opções. Ninguém é obrigado a pagar 400€ ou 500€ por uma creche.
Se pagam é porque querem e podem.
Eu pago os meus impostos e de desconto muito dinheiro por mês.
Escolherei as melhores escolas para a minha filha, mas porra, pública.
Agora se há gente com tiques de rico isso é outra história.
Vantagem da escola privada é só uma: "qualidade" da rede de contactos para o futuro.
Um puto ter amigos filhos de operários tem impacto diferente a longo prazo do de ter amigos filhos de quadros superiores.
Eu não valorizo muito mas sei q tem implicações.
Quem vier aqui a este tópico e andar à pouco tempo no forum fica com uma ideia que isto é um forum só de gente chique e rica!
Falam de 3k como se falasse em 500€ .. [] Poupanças de 5 dígitos ao ano, até tenho vergonha de vir para aqui comentar [
]
Vai-se a ver se é preciso tirar 50% (ou mais) ao que aqui se diz.
a
Não, Vocês é que estão a misturar!
Podem optar por um misto que são as ÎPSS, onde pagam consoante os rendimentos.
Normalmente este tipo de instituição tem excelentes condições para as crianças.
Continuo a dizer que pagar 500€ por uma creche é para quem quer e pode!
Quem vier aqui a este tópico e andar à pouco tempo no forum fica com uma ideia que isto é um forum só de gente chique e rica!
Falam de 3k como se falasse em 500€ .. [] Poupanças de 5 dígitos ao ano, até tenho vergonha de vir para aqui comentar [
]
Vai-se a ver se é preciso tirar 50% (ou mais) ao que aqui se diz.
a
Pois,
é tudo muito lindo, mas eu prefiro que o meu filho seja visto como igual aos outros numa escola normal do que seja visto como pobre numa escola de ricos!!
Porque das duas uma, ou vais viver só para o teu filho parecer igual aos outros ou o teu filho vai sofrer porque não consegue acompanhar os amigos!
Ou os gastos das mulheres em decoração, lol.
Pois,
é tudo muito lindo, mas eu prefiro que o meu filho seja visto como igual aos outros numa escola normal do que seja visto como pobre numa escola de ricos!!
Porque das duas uma, ou vais viver só para o teu filho parecer igual aos outros ou o teu filho vai sofrer porque não consegue acompanhar os amigos!
Disto vi eu muito e a minha filha nem eu havemos de passar por isso.
Não é por aí que cai ter uma educação melhor.
Pobres os pais que deixam a educação na mão dos educadores!! :sh)
150% do salário médio, já estou a ver que é muito abastado!! []
Eu gosto é desta parte da mentalidade tuga que confunde humildade com pobreza.
Parece crime ou vergonha pública que pessoas recebam ordenados decentes, mesmo que tenham investido anos e anos em estudo e carreira, que dos 15~25 anos tenha trabalhado e estudado ao invés de andar nos copos e farras, e que continue a estudar e bater os costados todos os dias a tentar ter mais alguma coisa.
A malta que enche a boca para criticar os "senhores doutores e engenheiros", costuma pagar em dia as cotas do Benfica e subscrição da sporttv, enquanto os "Sr. Dr. Engs." investem 12k€ numa pós-graduação e passam 3h por dia em aulas durante um ano, chegam a casa as 22h todos os dias a custo de não ver os filhos crescerem, para evoluir e ganhar mais e lhes dar alguma segurança e conforto.
Eu cá nego-me a ter vergonha de receber mais que a média nacional porque os coitadinhos sentem-me diminuídos. Saiu-me e continua a sair-me do couro e espero bem continuar a duplicar o que ganho a cada 5~6 anos.
Tás cá pah?
Temos de ir já tratar disso com umas cañas não? []
Sorry pelo Off-topic.
Isso parte da assumpção de que os amigos do 10º ano vão continuar a ser os mesmos grandes amigos depois de concluir o mestrado.
Esta assumpção é na maioria dos casos errada.
Parece crime ou vergonha pública que pessoas recebam ordenados decentes, mesmo que tenham investido anos e anos em estudo e carreira, que dos 15~25 anos tenha trabalhado e estudado ao invés de andar nos copos e farras, e que continue a estudar e bater os costados todos os dias a tentar ter mais alguma coisa.
A malta que enche a boca para criticar os "senhores doutores e engenheiros", costuma pagar em dia as cotas do Benfica e subscrição da sporttv, enquanto os "Sr. Dr. Engs." investem 12k€ numa pós-graduação e passam 3h por dia em aulas durante um ano, chegam a casa as 22h todos os dias a custo de não ver os filhos crescerem, para evoluir e ganhar mais e lhes dar alguma segurança e conforto.
Eu cá nego-me a ter vergonha de receber mais que a média nacional porque os coitadinhos sentem-me diminuídos. Saiu-me e continua a sair-me do couro e espero bem continuar a duplicar o que ganho a cada 5~6 anos.
MVA, fica atento a entrevistas de políticos e outras figuras de relevo: foram todos amigos de todos, andaram na mesma escola etc etc. A elite tuga existe muito nessa base das amizades de infância ou dos pais amigos/ familiares sobretudo na burguesia ( e altos funcionários estatais ex nobresa) Lisboetas mas tb das cidades capitais de distrito.
Tu vens lá da provincia ( como eu) e não tens ainda tanta sensibilidade para isso...
Uma vez falei no exemplo dos quadros Juniores da banca filtrados via Linkedin acabados de sair da fac e já altos quadros: olhar para sobrenomes e o filme é simples de montar. É outra dimensão que o mortal não topa à primeira. Leva o seu tempo...
Depois há as ordens religiosas que levam ao colo os "exemplos" do menino pobrezinho (faz de conta) que veio para Lisboa e fez uma carreira fulminante. Vai-se ver veio da província dircto para um colégio duma ordem religiosa por recomendação dum alto membro qq e já pq seus pais eram da "nobreza local" ( tinham terras portanto) e recomendaram o menino etc. Paletes de casos destes PS ou PSD.
Sem núcleo forte de contactos de longa data tudo é mais complicado.
Bolas, ter vergonha de ganhar bem? Era o que mais faltava.
Mas neste tópico tens é que poupar bem! E dar dicas de preferência![]
Tu vens lá da provincia ( como eu) e não tens ainda tanta sensibilidade para isso...