O que é uma boa poupança?

Com as taxas dos DPs a pouco mais de 0, está criado o incentivo...

Mesmo que a inflação esteja também muito baixa há esse efeito psicológico do dinheiro não estar a render e por isso mais vale curtir.

É isso que as pessoas acabam por pensar e mais um incentivo como dizes a não haver poupança.

É preciso uma força de vontade enorme para conseguir poupar com estes juros. A solução que eu arranjei foi depósitos não mobilizáveis antecipadamente. Mesmo que me dê a tentação de gastar, não posso.

Com as taxas dos DPs a pouco mais de 0, está criado o incentivo...

E não só. O próprio governo transmite essa despreocupação, que a crise está ultrapassada e que se podem ir repondo as coisas.

É por isso que a dívida global portuguesa está a aumentar, tanto os privados, como as empresas, como o próprio estado que este ano já aumentou mais 4,8 mil milhões a dívida e ainda nem a meio do ano vamos...

Parecem todos cigarras a contar que o verão nunca acabe...

E não só. O próprio governo transmite essa despreocupação, que a crise está ultrapassada e que se podem ir repondo as coisas.

É por isso que a dívida global portuguesa está a aumentar, tanto os privados, como as empresas, como o próprio estado que este ano já aumentou mais 4,8 mil milhões a dívida e ainda nem a meio do ano vamos...

Também acho. Acho que há um otimismo desenfreado hoje em dia em Portugal, muito estimulado pelo governo.

Quando (e se) os combustíveis subirem ou a Euribor muita gente vai voltar a passar mal...

Também acho. Acho que há um otimismo desenfreado hoje em dia em Portugal, muito estimulado pelo governo.

Quando (e se) os combustíveis subirem ou a Euribor muita gente vai voltar a passar mal...

A euribor quando subir vai ser a desgraça de muita gente. O pessoal tem andado iludido com as taxas negativas e com a descida dos spreads, a procura tem aumentado. Até tenho uma casa não habitada que nem sequer está à venda e já tenho vários interessados. O problema é mesmo a questão de terem dinheiro para a comprar ou terem acesso a crédito...

O que é uma boa poupança?

Exato.

É também muito isto.

O grosso da população vive de acordo com o que vê na TV.

Ora segundo a TV estamos muito bem, tal como na altura do Passos era grande crise e por isso a malta retraí-se mais.

No fim do dia é tudo muito psicológico pois quem era pobre continua certamente a ser, quem era média, média alta e alta o mesmo. Como é óbvio há quem fique na miséria ou quem consiga melhorar muito a sua vida em 2/3 anos, mas no geral tudo fica na mesma para a maioria das pessoas.

Aliás eu aproveitei algumas coisas na crise. Aproveitei promos nalgumas coisas que hoje em dia nem vê-las, lá está, agora a malta está a gastar mais sem olhar tanto.

Os carros usados estão agora muito mais caros, enfim, é absurdo, mas é efeito do pessoal achar que não há crise.

Embora depois na prática se vejam muitos desses carros meses, trimestres semestres ou mais a ganhar pó nos stands.

E depois temos o mercado imobiliário que esse então não comento, está tudo doidinho.

Última edição:
O mais normal é ter-se á volta de 100.000€, pelo que tenho lido no fórum autohoje, qualquer gajo com cabeça em 4 ou 5 anos chega lá facilmente.

Portanto, não me espanta... [:D]

Exato.

É também muito isto.

O grosso da população vive de acordo com o que vê na TV.

Ora segundo a TV estamos muito bem, tal como na altura do Passos era grande crise e por isso a malta retraí-se mais.

No fim do dia é tudo muito psicológico pois quem era pobre continua certamente a ser, quem era média, média alta e alta o mesmo. Como é óbvio há quem fique na miséria ou quem consiga melhorar muito a sua vida em 2/3 anos, mas no geral tudo fica na mesma para a maioria das pessoas.

Aliás eu aproveitei algumas coisas na crise. Aproveitei promos nalgumas coisas que hoje em dia nem vê-las, lá está, agora a malta está a gastar mais sem olhar tanto.

Os carros usados estão agora muito mais caros, enfim, é absurdo, mas é efeito do pessoal achar que não há crise.

Embora depois na prática se vejam muitos desses carros meses, trimestres semestres ou mais a ganhar pó nos stands.

E depois temos o mercado imobiliário que esse então não comento, está tudo doidinho.

Esta é a minha exacta opiniao.
Como micro empresario (digamos assim pq tento investir dentro dos meus limitados recursos) noto que estas ondas de "estamos em crise" ora "estamos nas vacas gordas" é excelente para fazer dinheiro facil. Pq tendo dinheiro ne epoca da crise compra-se e faz-se negocios muito bons. Chegando a epoca das "vacas gordas" os preços viram absurdos. O exemplo que deste dos carros é dos mais obvios. Muito carro esta mais caro agora que em relacao a 2 ou 3 anos. Num segmento mais alto como Prsche Cayman chegam a estar uns 5000€ mais caros agora do que quem os comprou à 3 anos. Mas identico a muito produto menos diferenciado. Ramo relojoaria que aprecio idem. 1001 idem. Ou seja muita gente de direita e que vota PSD gosta destas mudanças de governo pq no fundo promovem o enriquicimento as custas de muito lorpa

Apenas nao concordo em absoluto que quem é classe media continua depois classe media. Acho que é nestas epocas que muiutos tontos se individam e daqui por 3 a 4 anos estou a abrir falencia.

Uma coisa interessante é que eu estando a viver neste momento no Porto a percepçao que tenho é que anda tudo cheio de dinheiro. Iphones, carros novos ou semi novos. Mas depois basta numa conversa mais apertada e perceber que para essas mesmas pessoas que demonstam alguns sinais de bem estar (objectos ) consideram depois 1000€ um extraordinario ordenado ou no melhor dos casos profundamente satisfatorio. Ou seja vai algo profundamente errado na nossa classe media

Última edição:
O dinheiro fácil é de facto uma doença para a maioria dos portugueses, então cartão de crédito com TAEG de 25% é um mimo.

Andam durante uns tempos a pagar o valor minimo mensal (1-3%) e quando se dão por ela nem esse valor pagam.. depois lá vem a renegociação da divida e, no fim da linha, a Insolvência :sh)

Se soubessem a quantidade de gente que tem saldos acima de €10.000 só em cartões de crédito (1,2 ou mais por casal) até se assustavam [kiss]

Voltar
Superior