carloseduardo
Banido
se a forma como respondo te dá outra ideia lamento mas quanto a isso nada posso fazer. das tuas ideias sabes tu.
poupar não é um valor consideravel. conheço quem nao poupe um centimo com 5 mil de ordenado e outros que com 600 o conseguem. muitas vezes é uma questao de prioridades. tenho um cabrao no condominio que ainda nao pagou um centimo das obras e diz que nem 20 euros tem por mes para amortizar e no entanto fumam os dois. um mero exemplo.
mas para mim poupar é fugir de tudo aquilo que eu acho acessorio depois de satisfeitas as necessidades basicas. cada um de nós considera o essencial ou o acessorio diferentes coisas. tu olhas como a marca branca a lefties, modalfas, etc. para mim nem penso nisso, é a coisa mais normal do mundo, recuso-me a gastar fortunas em roupa, fortunas que nao tenho.
mas sao apenas ideias gerais e opinioes. nao te estou a julgar nem sou ninguem para isso ora essa.
poupar não é um valor consideravel. conheço quem nao poupe um centimo com 5 mil de ordenado e outros que com 600 o conseguem. muitas vezes é uma questao de prioridades. tenho um cabrao no condominio que ainda nao pagou um centimo das obras e diz que nem 20 euros tem por mes para amortizar e no entanto fumam os dois. um mero exemplo.
mas para mim poupar é fugir de tudo aquilo que eu acho acessorio depois de satisfeitas as necessidades basicas. cada um de nós considera o essencial ou o acessorio diferentes coisas. tu olhas como a marca branca a lefties, modalfas, etc. para mim nem penso nisso, é a coisa mais normal do mundo, recuso-me a gastar fortunas em roupa, fortunas que nao tenho.
mas sao apenas ideias gerais e opinioes. nao te estou a julgar nem sou ninguem para isso ora essa.
A forma como respondes dá outra ideia.
Por outro lado, há que separar as águas. Quem vive de "chapa ganha, chapa gasta" não pode sequer falar em poupança. Poupar é colocar de lado um "pé de meia", algo além dos gastos mensais, que te permita algum desafogo para algum "capricho" ou despesa extraordinária que possa surgir.
"ler por alto" não é o ideal quando se tem um texto com todo um conteúdo. Falei no vestir bem, porque gosto efectivamente de me manter apresentável, mas na mesma frase falo em marcas brancas. Não tenho qualquer problema em ir a uma Modalfa, uma Code, Lefties, mesmo uma casa dos chineses ou até à feira da minha cidade para comprar o que for necessário. Porque sei quais são as possibilidades financeiras que tenho. Comprar carros... é relativo. Se pudesse fazê-lo, bem que vendia 1 deles e ficava somente com 1, mas os meus horários de trabalho com os da minha esposa são incompatíveis, pelo que é de todo impossível.
Não estou aqui a fazer o papel de "coitadinho". Sei que há pessoal em muito pior situação do que eu. Agora, volto à mesma lógica, quando falamos de "O que é uma boa poupança?", claro que se interpreta como um valor considerável que é possível ter de lado, ou aplicado para rendimento, ou arriscado para ganhos futuros. Não o dinheiro da sobrevivência mensal.