O que é uma boa poupança?

Mas o rapaz nem aluga uma casa, aluga um quarto e tem de lidar com a vida e os modos dos outros também. E não tem carro...

Assim talvez seja possível

Exacto. Eu falei de pessoas na altura que estudavam e trabalhavam no Jumbo.

Agora eu...prefiro pagar mais e ter o meu sítio. Nem que tenha que reduzir a dimensão do apartamento.

2€ pizza 2.50€ sandes :|
Sim, sou meio burro nos gastos... já reparei que sim.
:sh)
Olha que um tipo não tem noção mas gasta-se muito a comer. E tomar boas opções é importante. às vezes para se conseguir ir comer qualquer coisa "fora", por exemplo, entre ir pagar 10€ por pessoa para comer um qualquer prato no restaurante, consegue-se pagar 9€ por um franguinho assado para 2, sempre dá a possibilidade para de vez em quando ir comer fora, sem nos atrevermos muito nos gastos.
Uma sande 4,5... isso dá quase uma diária na minha zona.

Conheço bastante pessoal que tem e anda todos os dias. E outros ganham acima de 1000€ e a meio do mês dizem que já nem dinheiro para combustível tem...[:D]
Pois. Certo pessoal com 40 e tal anos vai comer a casa da mãe e tal... e dá. Outros recebem ainda dinheiro não sei de onde...
Pois é. 1000€ numa cidade desaparece logo, nem é bonito de se ver lol.

30 euros ginasio + 10 euros telemovel + 30 euros seguro saúde + 20 euros transportes (cidades como Aveiro vive-se bem sem carro. E o porto fica a 3.50 EUR pra cada lado e 1h10 distancia. Bom para um fim de semana.

Sobram 160 euros.

Dá perfeitamente pra se alimentar. Mas se a uns uma refeição normal por dia (sopa+prato principal+sobremesa) chega, a outros tem que ser isso x 2, mais lanche de manha e tarde no café, pequeno almoço na padaria, etc..

Sim já ouvi que andam a subir bem :sh)

edit:
O que eu quero dizer é: quem não tem dinheiro, não tem vícios. E se recebem 1000 euros limpos e quiserem poupar 50 %, assim que recebem os 1000, colocam 500 nas poupanças. E é isto. O vosso dinheiro para o mês passa a ser 500, e com isso desenrasquem-se. Isto se quiserem poupar esse valor.

Se recebem 600 euros e querem poupar ao máximo, vão ter que partilhar casa entre outras coisas.

Agora fica a questão: vale a pena o esforço de poupar mas ter que aturar outros quando se chega a casa? Isso fica ao gosto de cada um.

Concordo que cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mas acreditar que 150 ou 160 euros permite uma alimentação correta durante um mês inteiro, parece-me que é demasiado.

E não estou a falar de ir a padarias ou cafés, estou a falar de comer em casa.

Claro que ao jantar ou almoço se comemos uma sandes e fazemos isto durante todo o mês, eventualmente, o dinheiro pode ser suficiente.

Mas fazer isto não porque se quer mas para poupar, para mim, não me parece adequado.

De qualquer forma, como referi, cada um toma as opções que quiser.

Concordo que cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mas acreditar que 150 ou 160 euros permite uma alimentação correta durante um mês inteiro, parece-me que é demasiado.

E não estou a falar de ir a padarias ou cafés, estou a falar de comer em casa.

Claro que ao jantar ou almoço se comemos uma sandes e fazemos isto durante todo o mês, eventualmente, o dinheiro pode ser suficiente.

Mas fazer isto não porque se quer mas para poupar, para mim, não me parece adequado.

De qualquer forma, como referi, cada um toma as opções que quiser.
Dizem isso dos 100e para comer..
Um pimento custa 50centimos ( é parvo mas vai acumulando). Um saco de compras de nada fica logo por 10€.
Acho que não dá, mas vai de ser esperto nas compras...

Ou plantar o tabaco ou outras plantas que precisem de menos tratamento das folhas antes de fumar. Quem sabe haverá interessados no produto e ele possa fazer algum dinheiro e....oh wait [:D]

mesmo com as supostas melhorias todas que têm acontecido, só no ano passado pediram ajuda à deco 30 mil famílias sobreendividadas, muitas com 1200 euros de rendimento mensal, 5 créditos e taxas de esforço na ordem dos 70% só para os créditos

mesmo com as supostas melhorias todas que têm acontecido, só no ano passado pediram ajuda à deco 30 mil famílias sobreendividadas, muitas com 1200 euros de rendimento mensal, 5 créditos e taxas de esforço na ordem dos 70% só para os créditos

Se foi esse o nº, não é assim tanto.
Quantas familias haverá??...isso é quanto em percentagem?

Tem de ser analisado caso a caso, mas se tivermos em conta que a euribor esta em mínimos Históricos, existem aqui dois culpados, quem deu a pistola, banco, empresas de crédito ao consumo, créditos para ferias, etc, com menor responsabilidade, e quem puxou o gatilho, para ficar nesta situação.

A crise puxou a corda, mas quem a pôs no pescoço foi quem se envidou em demasia, tirando alguns casos de acidentes da vida.

Acho que é mais por aqui...

O ano passado comprei um carro banal... se podia ter comprado um premium xpto? Podia... mas...

E esta reflexão não é transversal, e quando tens 10, acabas por achar que podes gastar 10+20, e a partir daí é uma bola de neve.

Acho que é mais por aqui...

O ano passado comprei um carro banal... se podia ter comprado um premium xpto? Podia... mas...

E esta reflexão não é transversal, e quando tens 10, acabas por achar que podes gastar 10+20, e a partir daí é uma bola de neve.
É isso. Eu a comprar carro é com 20% do que tenho disponível. Mas vejo pessoal que nem 20% dá de entrada, porque não tem, e paga o resto em prestações.

Mas por mim nada contra, considero útil que a maioria da população faça isso. ha ha

Nunca aqui escrevi... vou-me estrear.

A poupança anual planeada é de cerca de 10% do rendimento anual.
Há anos que a cumpro, outros que nem por isso... sobretudo por causa de... carros. Problemas imprevistos com carros. Trocas de carros não planeadas.
E alguns problemas com custos do apartamento de família e de outro que se encontra arrendado.

Este ano (2018) além do (habitualmente) planeado decidi duas novas modalidades de poupança extra:
- Por mês eu a minha companheira metemos logo 100€ num envelope (vai dar 1200€ anual).
- Eu em cada semana coloco 28€ num envelope (vezes 52 semanas = 1456€).

Noto que o dinheiro desaparece mais rapidamente da carteira, mas enquanto conseguir suportar... no final do ano terei um valor extra de cerca de 2700€.

Voltar
Superior