Primeiro eu nunca vivi em Lisboa concelho

Segundo nasci em cresci em capitais de distrito do interior e graças à Maria conheço uma realidade parecida às que conheces onde há casas a €20k e coisas do género
Acredita que tenho perfeita noção que se faz mais com menos e quanto a colégios privados, bem nestas terras nem os há portanto é uma não questão.
Agora continuo a achar que subestimas o custo de ter filhos e eu nem os tenho, mas basta fazer umas contas.
Nem ando aqui com conversas de novo rico a desdenhar salários que até são um pouco acima da média, mas a minha questão com o que disseste prende-se muito com o termo “confortável”.
Aceito que seja um conceito que varia de pessoa para pessoa mas para mim confortável é poder poupar algum dinheiro “que se veja”, é poder viajar para fora do país pelo menos uma vez por ano, e ter dois carros minimamente bons, ou pelo menos um melhor e outro mais razoável e é ter uma casa minimamente em condições para quem tem 2 filhos, ou seja pelo menos um bom T3.
Idealmente um T4 se falarmos de conforto pois para mim conforto é ter um quarto extra pare receber hóspedes e/ou servir de escritório.
Quando aos super, há quem diga que sou agarrado e para duas pessoas devemos gastar uns ~€300. Ok se não tivesse um cão era capaz de ser só €250, but still, como disse, falas em confortável e eu até sou bastante modesto nos meus gastos de hiper. Nem há vinhos nem nada desse tipo de “luxos” (obviamente não considero luxo beber vinhos até €5/6 a garrafa) que encarece mais as faturas no hiper.
Quando morava com os meus pais, isto há mais de 10 anos atrás, tenho ideia que já na altura para 4 pessoas eram uns €500/600 e acredita que a minha mãe é pessoa de olhar aos preços das coisas, ver de promoções etc.
E nos últimos 10 anos as coisas encareceram bastante. Acho que muita gente não se apercebe mas isto é factual.
E obviamente quando digo encareceram é claramente acima dos aumentos médios dos salários e da inflação.
Às vezes crítico algum novo riquismo por aqui e mantenho essa visão, mas há uns meses houve um post acho que do Vrrrum que foi um abre olhos para mim nisto do ter filhos e tudo mais.
Foi algo do género que se levares mulher é filhos e comer fora umas pizzas facilmente gastas €70-80.
Fazes isso todos os sábados e voaram €300 num mês...
Podes achar que na tua ótica isso é um luxo e não é algo necessário para viver confortável. E respeito isso.
No entanto viver de forma confortável para mim é poder fazer estas coisas sem andar todos os dias a ver o homebanking.
Não quero de todo ofender quem vive até com bem menos que €2500 por mês e com dois filhos (2500 por casal).