O que é uma boa poupança?

Não, mandam um papel todos os meses que apenas indica a contribuição desse mês, totalmente inútil, nem o total inclui.

Quanto à valorização é de 1 ano, eu é que erradamente chamei 2019, mas é de 25 Dez 2018 a 25 Dez 2019 para ser exato, calha do mercado dever 20% nas próxima semana e será bem diferente .

Por exemplo, eu entro na app da vanguard e vejo isto, pensava que era prática habitual até começar a trabalhar com a Genereli...

4fbbfd0519b60005cbe20204fe3d1ff4.jpg
Esses tipos da vanguard têm várias participações de referência em vários bancos mundiais.

Então a BlackRock é impressionante a quantidade de participações e a dispersão geografia..É o fundo que mais encontro quando estou a ver o top ten shareholders dos bancos.

No que tenho consigo consultar online, saldo, contribuições e valores da UP. (Mas só actualizam mensalmente)
Para saber a % de rentabilidade em determinado momento tenho de fazer contas aos valores da UP.
Por exemplo, quando disse que este ano de 2019 pode dar mais de 10%, foi porque o valor da UP neste momento está cerca de 10% acima do valor da UP no encerramento de contas de 2018. Ainda tem mais uns dias para sofrer variações este ano.... E contas finais do ano, só mesmo em fev como disse.

Um bem haja a todos e votos de uma época natalícia feliz.

Estive a seguir este tópico e de momento tenho aplicados 2500€ no CTPM desde maio de 2018.

Mas pretendo aplicar algum €€ em outros produtos, e tinha em mente os PPR.

O que me podiam aconselhar, assim como outras situações?

Obrigado

Um bem haja a todos e votos de uma época natalícia feliz.

Estive a seguir este tópico e de momento tenho aplicados 2500€ no CTPM desde maio de 2018.

Mas pretendo aplicar algum €€ em outros produtos, e tinha em mente os PPR.

O que me podiam aconselhar, assim como outras situações?

Obrigado

O que posso dizer em relação aos PPR's é que são bons de fazer para aproveitar o beneficio fiscal em sede de IRS.
Ter em mente que são produtos de longa duração a pensar na idade da reforma. Não aconselho usar se se pensar ir mexer nesse dinheiro em pouco tempo.

Existem PPR's em que o capital investido é garantido e a rentabilidade é baixa e existem outros mais agressivos em que o capital não é garantido, e em anos bons as rentabilidades podem ser altas mas em anos maus podem ser negativas.

Acho que tens de sair de Lisboa para perceber que a vida não é assim tão cara em Portugal.
E a viver de rendimentos com 2,5k limpos, parto do princípio que já tivesse casa própria.

Acho um estouro essas contas de supermercado. 5 pessoas cá em casa e não se gastam 300€ de supermercado por mês, mas também há alguma agricultura, o que ajuda largo a reduzir os custos de imensa mrd venenosa que os urbanos compram nos hipers.
No distrito de Braga não tens qualquer necessidade de meter os putos na privada a não ser que eles sejam burros e precisem de subir as notas - Extrenato Carvalho Araújo ou D Diogo (aqui nem tanto, é mais quando os pais tem horários complicados, o que não se aplicaria).

Luz- 100€
Telecomunicações 70€
Água - 30€?!? Tenho poço nunca paguei água.

Acho que se uma família de um distrito não "capital" com dois filhos não vive com 2.5k limpos confortávelmente, gasta demasiado dinheiro onde não deve ser preciso.
Podia ficar mais lixado quando os putos fossem pra universidade caso fosse fora, mas mesmo assim, acho que é exagerado dizer que 2.5k não chegam.
No supermercado gasta-se bastante. Nesta época de natal estiquei-me e gastei cerca de 1000 euros só para alimentação nos supermercados.

No supermercado gasta-se bastante. Nesta época de natal estiquei-me e gastei cerca de 1000 euros só para alimentação nos supermercados.

Para poupares o que poupas, com alguns dos gastos que vais dizendo... Tens mesmo de ter um income mensal brutal.

Digo eu, que já não ganho mal e... Não consigo esses números de poupança. [:D]

Eu em alimentação, gasto em média 300/400€ desde que o miúdo nasceu.

Desde que comecei a ter mais folga, sim, nem sempre foram rosas, que compro comida de melhor qualidade.
Foi um dos pontos que decidi começar a investir mais do orçamento.

Para poupares o que poupas, com alguns dos gastos que vais dizendo... Tens mesmo de ter um income mensal brutal.

Digo eu, que já não ganho mal e... Não consigo esses números de poupança. [:D]

Eu em alimentação, gasto em média 300/400€ desde que o miúdo nasceu.

Desde que comecei a ter mais folga, sim, nem sempre foram rosas, que compro comida de melhor qualidade.
Foi um dos pontos que decidi começar a investir mais do orçamento.
Um pouco acima da média mas nada de extravagante. Também não poupo na comida. Não significa que esbanje mas compro sempre de qualidade e isso inflaciona os preços.

Sobre o tema do tópico o que faço agora também já fazia com rendimentos baixos. É uma logica de "disciplina" que mesmo sem grande rigor consigo os objectivos de poupança.

Mas também estou numa lógica como tu. Usar alguma poupança para alavancar um imóvel e com isso retirar rendimento. Diversificar fontes, basicamente.

Mas o segredo geral é poupar, manter e multiplicar.

O que é uma boa poupança?

Acho que tens de sair de Lisboa para perceber que a vida não é assim tão cara em Portugal.
E a viver de rendimentos com 2,5k limpos, parto do princípio que já tivesse casa própria.

Acho um estouro essas contas de supermercado. 5 pessoas cá em casa e não se gastam 300€ de supermercado por mês, mas também há alguma agricultura, o que ajuda largo a reduzir os custos de imensa mrd venenosa que os urbanos compram nos hipers.
No distrito de Braga não tens qualquer necessidade de meter os putos na privada a não ser que eles sejam burros e precisem de subir as notas - Extrenato Carvalho Araújo ou D Diogo (aqui nem tanto, é mais quando os pais tem horários complicados, o que não se aplicaria).

Luz- 100€
Telecomunicações 70€
Água - 30€?!? Tenho poço nunca paguei água.

Acho que se uma família de um distrito não "capital" com dois filhos não vive com 2.5k limpos confortávelmente, gasta demasiado dinheiro onde não deve ser preciso.
Podia ficar mais lixado quando os putos fossem pra universidade caso fosse fora, mas mesmo assim, acho que é exagerado dizer que 2.5k não chegam.

Primeiro eu nunca vivi em Lisboa concelho

Segundo nasci em cresci em capitais de distrito do interior e graças à Maria conheço uma realidade parecida às que conheces onde há casas a €20k e coisas do género ;)

Acredita que tenho perfeita noção que se faz mais com menos e quanto a colégios privados, bem nestas terras nem os há portanto é uma não questão.

Agora continuo a achar que subestimas o custo de ter filhos e eu nem os tenho, mas basta fazer umas contas.

Nem ando aqui com conversas de novo rico a desdenhar salários que até são um pouco acima da média, mas a minha questão com o que disseste prende-se muito com o termo “confortável”.

Aceito que seja um conceito que varia de pessoa para pessoa mas para mim confortável é poder poupar algum dinheiro “que se veja”, é poder viajar para fora do país pelo menos uma vez por ano, e ter dois carros minimamente bons, ou pelo menos um melhor e outro mais razoável e é ter uma casa minimamente em condições para quem tem 2 filhos, ou seja pelo menos um bom T3.

Idealmente um T4 se falarmos de conforto pois para mim conforto é ter um quarto extra pare receber hóspedes e/ou servir de escritório.

Quando aos super, há quem diga que sou agarrado e para duas pessoas devemos gastar uns ~€300. Ok se não tivesse um cão era capaz de ser só €250, but still, como disse, falas em confortável e eu até sou bastante modesto nos meus gastos de hiper. Nem há vinhos nem nada desse tipo de “luxos” (obviamente não considero luxo beber vinhos até €5/6 a garrafa) que encarece mais as faturas no hiper.

Quando morava com os meus pais, isto há mais de 10 anos atrás, tenho ideia que já na altura para 4 pessoas eram uns €500/600 e acredita que a minha mãe é pessoa de olhar aos preços das coisas, ver de promoções etc.

E nos últimos 10 anos as coisas encareceram bastante. Acho que muita gente não se apercebe mas isto é factual.

E obviamente quando digo encareceram é claramente acima dos aumentos médios dos salários e da inflação.

Às vezes crítico algum novo riquismo por aqui e mantenho essa visão, mas há uns meses houve um post acho que do Vrrrum que foi um abre olhos para mim nisto do ter filhos e tudo mais.

Foi algo do género que se levares mulher é filhos e comer fora umas pizzas facilmente gastas €70-80.

Fazes isso todos os sábados e voaram €300 num mês...

Podes achar que na tua ótica isso é um luxo e não é algo necessário para viver confortável. E respeito isso.

No entanto viver de forma confortável para mim é poder fazer estas coisas sem andar todos os dias a ver o homebanking.

Não quero de todo ofender quem vive até com bem menos que €2500 por mês e com dois filhos (2500 por casal).

Sim, é isso. Numa saída a restaurante com filhos facilmente se vão de 50 a 100 euros em restaurantes banais.

Mesmo a ir uma vez por semana são logo umas centenas por mês.

Concordo bastante. A única poupança que tenho conseguido nos últimos 2 anos tem sido o plano de pensões da empresa, e mesmo esse já tive a tentação de parar.
Com 2 filhos pequenos e com a minha esposa a começar com o negócio próprio, há meses bastante difíceis. Recebo prémios trimestrais e é o que vai equilibrando as contas. Quando um trimestre corre mal, tenho de apertar o cinto e aguentar até ao próximo.

É bem como disseste, um passeiozito ao fim de semana e umas pizzas são logo uns 100€, e comes à pressa, interrompido pelas fraldas sujas, birras, asneiras e afins.
Colégio para os 2 são em média 850€ ao mês. Cada festinha, passeio, cinema, teatro, 15~20€ a cada um. Seguro de saúde, 1700€ ao ano. E temos muita sorte de serem saudáveis e não necessitaram de alimentação específica, medicamentos ou tratamentos...

Primeiro eu nunca vivi em Lisboa concelho

Segundo nasci em cresci em capitais de distrito do interior e graças à Maria conheço uma realidade parecida às que conheces onde há casas a €20k e coisas do género ;)

Acredita que tenho perfeita noção que se faz mais com menos e quanto a colégios privados, bem nestas terras nem os há portanto é uma não questão.

Agora continuo a achar que subestimas o custo de ter filhos e eu nem os tenho, mas basta fazer umas contas.

Nem ando aqui com conversas de novo rico a desdenhar salários que até são um pouco acima da média, mas a minha questão com o que disseste prende-se muito com o termo “confortável”.

Aceito que seja um conceito que varia de pessoa para pessoa mas para mim confortável é poder poupar algum dinheiro “que se veja”, é poder viajar para fora do país pelo menos uma vez por ano, e ter dois carros minimamente bons, ou pelo menos um melhor e outro mais razoável e é ter uma casa minimamente em condições para quem tem 2 filhos, ou seja pelo menos um bom T3.

Idealmente um T4 se falarmos de conforto pois para mim conforto é ter um quarto extra pare receber hóspedes e/ou servir de escritório.

Quando aos super, há quem diga que sou agarrado e para duas pessoas devemos gastar uns ~€300. Ok se não tivesse um cão era capaz de ser só €250, but still, como disse, falas em confortável e eu até sou bastante modesto nos meus gastos de hiper. Nem há vinhos nem nada desse tipo de “luxos” (obviamente não considero luxo beber vinhos até €5/6 a garrafa) que encarece mais as faturas no hiper.

Quando morava com os meus pais, isto há mais de 10 anos atrás, tenho ideia que já na altura para 4 pessoas eram uns €500/600 e acredita que a minha mãe é pessoa de olhar aos preços das coisas, ver de promoções etc.

E nos últimos 10 anos as coisas encareceram bastante. Acho que muita gente não se apercebe mas isto é factual.

E obviamente quando digo encareceram é claramente acima dos aumentos médios dos salários e da inflação.

Às vezes crítico algum novo riquismo por aqui e mantenho essa visão, mas há uns meses houve um post acho que do Vrrrum que foi um abre olhos para mim nisto do ter filhos e tudo mais.

Foi algo do género que se levares mulher é filhos e comer fora umas pizzas facilmente gastas €70-80.

Fazes isso todos os sábados e voaram €300 num mês...

Podes achar que na tua ótica isso é um luxo e não é algo necessário para viver confortável. E respeito isso.

No entanto viver de forma confortável para mim é poder fazer estas coisas sem andar todos os dias a ver o homebanking.

Não quero de todo ofender quem vive até com bem menos que €2500 por mês e com dois filhos (2500 por casal).
Até 2012 os meus pais viveram com menos de 2500 euros e éramos 5 cá em casa. Como disse acima, é certo que há muita agricultura de subsistência que ajuda a diminuir enormente os custos de vegetais e afins. Mesmo coelhos, frangos, alguma carne de porco etc etc.
Nunca se gastaram mais de 300€ em hipermercados, mas também te digo que quem fazia as compras olha a tua e mais alguma coisa e faz Stock quando vê 50%s

O que referes de ir comer fora não é um luxo, mas não considero esses valores para uma família de 4 pessoas. Uma família de 4 pessoas de onde sou gasta 60€ e já come muito bem fora (na minha óptica) e eu janto fora com bastante frequência.

Eu não sigo que de para viver extremamente folgado com 2,5k mês, mas da para viver bem e confortável, aliás, tem que dar, poucas são as famílias onde entra 2,5k mês.

Acho que até da para fazer férias no estrangeiro todos os anos e também ter um bom T3/4 se comprado há 4 anos. Talvez não de para trocar de carro de 4/4 anos, mas eu nos carros tenho uma perspectiva demasiado racional, não consigo gastar muito dinheiro. O valor dos carros dos meus pais representa menos de 0,5% do património deles.

Eu já podia ter comprado carro e colocar-me em empréstimos para isso, mas poupo sempre até poder ter um retorno desses investimentos que me pague o renting do carro, que não precisa de todo de ser um bom carro, um carro de 15k com menos de 10 anos para mim está óptimo. Dou muito mais valor a uma piscina que um carro, ou a umas boas férias e a poder viajar que um carro. São tudo opções. O que eu vejo é que as famílias que se metem a comprar uma série 3 e um polo pra mulher, tendo ainda a prestação da casa para pagar, nunca vão sair de cepa torta a nível financeiro e vão trabalhar até à reforma.

Eu só acho mesmo que os 2,5k podem ficar curtos se os putos tivessem de estudar fora, aí a chapada é valente.

Sei que é um bocado em cima da hora mas tendo em conta os seguintes dados qual o PPR mais indicado:

26 anos
Montante inicial de 2.000€
Não tenho neste momento nenhum tipo de aplicação financeira.

A prioridade para já é mesmo o benefício fiscal associado mas com tanta oferta queria escolher a melhor opção possível.

Neste momento tenho conta na CGD e AB. Estive no Banco CTT (tenho lá uma ex-colega de trabalho) que me apresentou um PPR mas, além de ter de abrir conta lá (apesar de não ter comissões de manutenção), o rendimento é praticamente igual à comissão de manutenção do PPR...

Se alguém puder dar umas dicas...
Eu tenho 2 PPR, um em meu nome outro no da "maria", para ter o máximo de beneficio e irei usar para pagar prestações do CH...
Ambos em forma de fundo no banco Best...
PPR Vintage (capital garantido) e o NB PPR....

Sobre o benefício dos ppr creio q o máximo ao nível da dedução fiscal se obtém com 1750 por cabeça, pelo menos no ano passado era assim.

Depende da idade, se tiver menos de 35 anos pode colocar 2000€ por cabeça e obtém 400€ de beneficio por cabeça se não tiver um escalão de rendimentos muito alto.

nb0nQt3.png

WTF!!! Sou mesmo a parte deste mundo! Eu com 1000€ de ordenado, consigo por comida na mesa, pagar água, luz, combustível, empréstimo de casa nova, empréstimo de carro novo, fraldas para o puto de 1 ano, e ainda têm dado para lançar o negócio da Maria!
Poupanças este ano, foi zero! Só em despesas de veterinário este ano, foram 1400€, mais umas dívidas que paguei aquando a construção da casa, e ainda comprei um AC novo para casa! Para o ano vamos ver como corre!
Agora as pessoas nos dias de hoje só não poupam se não quiserem![8b] eu então com 2500€ limpos todos os meses aqui no meu bairro era um lorde![:D]

WTF!!! Sou mesmo a parte deste mundo! Eu com 1000€ de ordenado, consigo por comida na mesa, pagar água, luz, combustível, empréstimo de casa nova, empréstimo de carro novo, fraldas para o puto de 1 ano, e ainda têm dado para lançar o negócio da Maria!
Poupanças este ano, foi zero! Só em despesas de veterinário este ano, foram 1400€, mais umas dívidas que paguei aquando a construção da casa, e ainda comprei um AC novo para casa! Para o ano vamos ver como corre!
Agora as pessoas nos dias de hoje só não poupam se não quiserem![8b] eu então com 2500€ limpos todos os meses aqui no meu bairro era um lorde![:D]

Fico contente que a Maria esteja lançada na cena das pastelarias! Parabéns e sucesso para 2020!

Se isso correr bem, dou-te dois anos para deixares de ser esquerdalha [:p]

Quem é de origens mais humildes, habitualmente sabe viver com bem menos.

Poucos são aqueles de origens média /alta que sabem viver com pouco.

Aquilo que hoje para mim é indispensável, foi durante muitos anos dispensável.

Por exemplo os meus pais tinham lareira, e.. Na hora de ir para a cama era uma tonelada de cobertores, botija de água quente etc.
Agora... Considero indispensável o meu filho ter a casa quente para não se constipar.

Este indispensável, diluído por 12 meses dá mais de 200€ mês de poupança direta... Caso fosse dispensável, claro está.

Para quem foi sempre habituado a isto ser indispensável... Acha lo dispensável nem sequer entra na equação.

Isto, somado a outros... Dá uma bela conta. [:D]

Voltar
Superior