O que é uma boa poupança?

As IPSS são porreiras para quem ganha (muito) menos de 800€ por mês, acima disso pouca diferença faz em termos de preços.

Nem sempre assim é. Eu tenho uma filha na creche de uma IPSS e pago o escalão máximo (na verdade nem sequer lhes entrego o IRS porque sei que ia ao máximo e não me interessa divulgar essas coisas), escalão máximo esse que são 200 euros. São creches que têm contratos de associação com o Estado.
Todas as actividades extra são a pagar separadamente, claro.

Eu gosto é desta parte da mentalidade tuga que confunde humildade com pobreza.
Parece crime ou vergonha pública que pessoas recebam ordenados decentes, mesmo que tenham investido anos e anos em estudo e carreira, que dos 15~25 anos tenha trabalhado e estudado ao invés de andar nos copos e farras, e que continue a estudar e bater os costados todos os dias a tentar ter mais alguma coisa.

A malta que enche a boca para criticar os "senhores doutores e engenheiros", costuma pagar em dia as cotas do Benfica e subscrição da sporttv, enquanto os "Sr. Dr. Engs." investem 12k€ numa pós-graduação e passam 3h por dia em aulas durante um ano, chegam a casa as 22h todos os dias a custo de não ver os filhos crescerem, para evoluir e ganhar mais e lhes dar alguma segurança e conforto.

Eu cá nego-me a ter vergonha de receber mais que a média nacional porque os coitadinhos sentem-me diminuídos. Saiu-me e continua a sair-me do couro e espero bem continuar a duplicar o que ganho a cada 5~6 anos.

A minha grande duvida é se será melhor para os filhos essa ausência e mais alguma abundância se menos abundância e um pai mais presente.

Mas independentemente destas dúvidas existenciais, parabéns pelo esforço e dedicação. apr:)

Tiveste coragem de escrever o que eu não quis escrever...[:D]
Este meio termo é tramado para os putos de facto.
Mas está muito ligado aos pais.

Há pais que tendem a querer parecer mais ricos do que o que são na realidade.
E há o inverso.

Isso tudo se transmite às crianças e pode causar-lhes grandes angustias.

Mas tb não pensar que a escola publica é só pobritainas. À porta da minha (Ok é em Lisboa mas...) vejo com cada maquinão que até fico a bater mal.

Como diz -e bem - o MVA: um casal com casa paga ou herdada em LX é maravilha. Atendendo a salários mais elevados pode comprar carros bons. Então quem consegue casas a custos controlados ( EPuls CML etc) que são uns bons milhares, melhor ainda.

No meu caso tenho 3, só andaram em creches privadas, depois tem sido escola publica e no caso mais avançado faculdade publica, complementarmente inglês no British, já houve quem precisasse de explicações para além de actividades desportivas extras também. Nas férias tenho tentado viajar e actualmente já é tudo doido por viajar cá em casa.

Aprende-se muito ao conhecer os sitios, ao estar exposto a outras culturas, povos, costumes, locais, climas, etc.

Fácil,

Gasta pouco!! [:D][:D]

Eu sei...
Esta é a típica conversa que se tem com alguém que emagreveu.

"ai como é que fizeste?"
"comi menos"

E uma pessoa faz um facepalm mental.[:)]

Sobre escolas bem frequentadas, estou 100% de acordo.
Não é porque se espetam com mini humanos nas mesmas salas que eles se "mesclam", por mais rosa que seja a visão do mundo.

Em suma, é isto. Eventualmente há quem invista menos e ganhe menos e com isso tenha uma boa qualidade de vida. São opções diferentes que não se podem apontar o dedo.

E 12k até é um valor simpático para uma boa pós-graduação. Tenho visto delas bem acima disso, que o preço até assusta. [:D]

Sim, é uma "baratinha" que minha esposa está a fazer. Temos um filho com 19 meses e ela está grávida de 6,5 meses, pelo que é um esforço pessoal muito grande.

12k parece pouco, mas se juntares as outras 3 que ela já fez com o mesmo valor e os 3 ou 4 cursos de ~3k€ já ascende aos 55k em 4 anos, sem mencionar a formação base e 1 mestrado na católica e outro mestrado na UL.

Eu tenho nos planos um MBA, mas ainda tenho de pedalar um bocado a ver se a empresa paga pelo menos uma parte, esse sim é puxadote.

Boas,

Mais uma vez, opções de vida. Atenção, em nada criticável, pois depende do que valoriza neste "mundo" cada indivíduo!

Para mim, tendo a minha pequenina 16 meses não há nada que pague vê-la crescer.

Por outro lado, nenhuma pós graduação garante um futuro melhor, apenas por si!

Por isso tudo o que disse não é uma crítica mas um estilo de vida que defendo sem colocar em causa o teu!

Quanto ao SMN pensei que querias dizer salário médio! [;)]

Acredito que ninguém paga e faz uma pós apenas porque sim, a espera que fique automaticamente a ganhar mais. É sempre algo planeado e discutido, com retorno directo, principalmente quando é o próprio a pagar.

Parece crime ou vergonha pública que pessoas recebam ordenados decentes, mesmo que tenham investido anos e anos em estudo e carreira, que dos 15~25 anos tenha trabalhado e estudado ao invés de andar nos copos e farras, e que continue a estudar e bater os costados todos os dias a tentar ter mais alguma coisa.

A malta que enche a boca para criticar os "senhores doutores e engenheiros", costuma pagar em dia as cotas do Benfica e subscrição da sporttv, enquanto os "Sr. Dr. Engs." investem 12k€ numa pós-graduação e passam 3h por dia em aulas durante um ano, chegam a casa as 22h todos os dias a custo de não ver os filhos crescerem, para evoluir e ganhar mais e lhes dar alguma segurança e conforto.

Eu cá nego-me a ter vergonha de receber mais que a média nacional porque os coitadinhos sentem-me diminuídos. Saiu-me e continua a sair-me do couro e espero bem continuar a duplicar o que ganho a cada 5~6 anos.

Bom post, mas percebes-te mal o meu post. Era mais no sentido critico de aqui (forum) só existir gente de classe alta, e não é de agora, é de há muito tempo. [:D][;)]

Bom post, mas percebes-te mal o meu post. Era mais no sentido critico de aqui (forum) só existir gente de classe alta, e não é de agora, é de há muito tempo. [:D][;)]

"Percebeste", homem!

Mas adiante, tens razão no que dizes e isso nota-se em vários tópicos. Claro que a coberto do anonimato toda a gente pode ser quem bem quiser. Eu por norma dou um desconto de 30 a 50% no que dizem aqui no fórum, e não é por mal. E não me importo que façam o mesmo comigo.

Se for uma renda de 500, já pode ser?
[:D]

Não convém, mas tens mais mobilidade porque a qualquer momento entregas a casa e ficas livre desse encargo.
Mas não recomendo.

Ruben agora desculpa, mas...
Ontem vi uma reportagem sobre uma miuda que apareceu morta, ela era do Luxemburgo, uma das amigas disse acerca do estilo de vida da defunta:
"sim ela tinha um grande salário... tinha... praí uns 2000 euros!... sim que o salário mínimo aqui é quase isso!"

Epá......

Não percebi bem se estavas a ironizar ou não, achas os 2000 muito ou pouco para o país em questão ?

É mesmo. Eu felizmente este ano rendi-me ao serviço público de ensino e poupo, portantos, 1000 e tal euros mensais mas não é a mesma coisa (obviamente...) ... Ainda assim, o valor poupado há de dar para enviar os meninos estudar para fora se quiserem compensando a qualidade mediana/fraca do ensino público.

Eu andei sempre no publico, como em qualquer escola tinha acesso a droga e álcool, boas e más companhias... Juntei-me as más porque assim tinha as costas protegidas (era meio traquina eu) mas nunca meti um cigarro sequer a boca nem sequer bebo álcool, muito mas muito raramente! Como vês é uma questão de escolhas.

Tive amigos que foram para privadas, apenas porque queriam facilidade, não sei o que é feito de muitos mas eu escolhi vir para fora e não me arrependo nem um bocadinho, o que ganho aqui mesmo não sendo fortuna é mais que suficiente para uma vida decente.

Se o teu miúdo ou miúda souber escolher não é a escola x que o vai impedir do que quer que seja, mas respeito a tua opção porque afinal de contas o teu dinheiro não me custa nada. [:p]

Certo, não é fácil chegar a esses valores e mesmo assim não é grande coisa, mas penso que se estava a falar em 3k líquidos por casal. E sim, não é a flipar hamburguers, é depois de muito investimento financeiro e pessoal na carreira...

Eu estava a falar 3k líquidos por casal, é mais fácil mas mesmo assim... O investimento que falas as vezes demora anos a ser recuperado ou fica alguém com o prejuízo (pais por norma).

São os valores normais. Mesmo em creches IPSS, os valores mínimos andam nos 150~180€ e máximos em 330€, sendo que basta ganhares mil e poucos para chegares ao máximo. Eu tive sorte de conseguir menos de 400€ no sítio que escolhi, a segunda opção eram 480€+extras. Infelizmente é a nossa realidade e é por isso que andamos com taxas de natalidade ridículas e com envelhecimento da população.

O racional dos preços é simples, o ME limita o tamanho das turmas e mínimo de educadores, no caso do meu filho são 14 miúdos para 2 educadores. Com turma cheia a 350€/mês, consegues 4900€, onde cerca de 2900€ vão direitinhos para os custos dos educadores. Os 2k que sobram tem de chegar para alimentação, funcionários de suporte e administração, custos do espaço e outros tantos.

Em relação ao que está em Bold, são gestores, engenheiros ou as duas coisas em simultâneo. Tenho vários amigos a trabalhar no UK como contractors a ~500£ por dia, com contratos permanentes andam a volta dos 75~95k£/ano + benefits para funções técnicas, 12~140k£/ano para management.
Em França e Suíça os valores são ligeiramente mais altos, cá em PT andavam a volta dos 30k.

Como não podia deixar de ser estás a falar de gente com bons atributos profissionais, muito provavelmente gente muito experiente e que infelizmente faz falta em PT mas fizeram muito bem em sair, eu sai por menos e não me arrependi por isso eles não se devem ter arrependido por terem sido valorizados. Não quero que penses que estava a duvidar de ti, apenas queria frisar que para pessoas normais não é fácil ganhar milhares por mês como se pinta, muito menos em Portugal.

Como já disseram antes, 500€ é o custo normal para a prestação (ou renda) de um T2 num subúrbio "normal" de Lisboa (ou seja, nem é no Sky Restelo, nem na Cova da Moura).

E sim, 500€ também é a mensalidade normal para uma creche privada em Lisboa e arredores. Infelizmente, ao nível de creches, o serviço público fica muito aquém das necessidades, pelo que a maioria das pessoas não tem outra hipótese que não seja meter os filhos no privado. Para o ensino básico é que a oferta pública começa a ser suficiente. Até lá, ou tens a sorte de ter avós disponíveis para ficar com os míudos, ou vais mesmo ter de pagar...

Isso é quase ridículo (eu sei que o mercado se auto regula) mas não faz sentido, eu pago 650 por um estúdio (para quem não sabe, Suíça), com garagem, e tudo incluido (luz, agua, aquecimento, condomínio, limpa neves de inverno, lavandaria só pago para lavar, secar é de borla)... Se é caro ? Já começo a achar barato depois de ver esses preços, é que aqui alugo já uma casa com 1.5 por 1000 mensais com tudo incluido na mesma... no fim Lisboa não é muito convidativo para o proletariado. [:D]

Gmigas o teu balanço é muito positivo e fico contente pois falavas muito em mudar de ares. :) Esses valores que falas aqui na Suíça num restaurante portugês pago 24 CHF por um bitoque e salada e bebida e café a parte, onde eu trabalho o prato mais barato custa 38 CHF [:)] uma boa costeleta de dry age custa facilmente 300 ou 400 CHF ... Por isso aproveita bem para comer fora. [:D]

Sorry, por escrito muitas vezes parece ter outro significado...

"Percebeste", homem!

Mas adiante, tens razão no que dizes e isso nota-se em vários tópicos. Claro que a coberto do anonimato toda a gente pode ser quem bem quiser. Eu por norma dou um desconto de 30 a 50% no que dizem aqui no fórum, e não é por mal. E não me importo que façam o mesmo comigo.

Também não me importo nada, gostava que as finanças fizessem isso também xD

Eu estava a falar 3k líquidos por casal, é mais fácil mas mesmo assim... O investimento que falas as vezes demora anos a ser recuperado ou fica alguém com o prejuízo (pais por norma).

Como não podia deixar de ser estás a falar de gente com bons atributos profissionais, muito provavelmente gente muito experiente e que infelizmente faz falta em PT mas fizeram muito bem em sair, eu sai por menos e não me arrependi por isso eles não se devem ter arrependido por terem sido valorizados. Não quero que penses que estava a duvidar de ti, apenas queria frisar que para pessoas normais não é fácil ganhar milhares por mês como se pinta, muito menos em Portugal.

Estou a falar de malta de 30 e poucos, com 8~10 anos de experiência. Já pensei muito nisso e já recusei algumas propostas, há dias em que me arrependo (normalmente nos dias 28 de cada mês).
Como eu tenho dito, ganha-se algum em PT mas é preciso um investimento pessoal que a maioria não está disposta a fazer. Em alguns (muitos) casos o esforço é demasiado alto e não se justifica dadas as limitações do nosso mercado. Depende muito da profissão e motivações pessoais...

Não convém, mas tens mais mobilidade porque a qualquer momento entregas a casa e ficas livre desse encargo.
Mas não recomendo.

Não percebi bem se estavas a ironizar ou não, achas os 2000 muito ou pouco para o país em questão ?

Até podes ter "mobilidade" mas o problema é que se deixas de ter carcanhol, estas debaixo da ponte na mesma.

Sobre os 2000, estou a constatar que muitos emigrantes, parece que são um híbrido. Vivem a vida do país de onde saíram, tentando medir com o país onde estão.
O salário é grande? Só se for comparado com o português médio, aí sim, sem dúvida.
As rendas são caras? concordo, mas são caras sim, que se pode fazer?

Gmigas o teu balanço é muito positivo e fico contente pois falavas muito em mudar de ares. :) Esses valores que falas aqui na Suíça num restaurante portugês pago 24 CHF por um bitoque e salada e bebida e café a parte, onde eu trabalho o prato mais barato custa 38 CHF [:)] uma boa costeleta de dry age custa facilmente 300 ou 400 CHF ... Por isso aproveita bem para comer fora. [:D]

Dass! Aqui na Irlanda custa uns 50€ e já estamos a falar em restaurantes pipis.

Estou a falar de malta de 30 e poucos, com 8~10 anos de experiência. Já pensei muito nisso e já recusei algumas propostas, há dias em que me arrependo (normalmente nos dias 28 de cada mês).
Como eu tenho dito, ganha-se algum em PT mas é preciso um investimento pessoal que a maioria não está disposta a fazer. Em alguns (muitos) casos o esforço é demasiado alto e não se justifica dadas as limitações do nosso mercado. Depende muito da profissão e motivações pessoais...

No meu caso foi a melhor opção, nunca quis seguir com os estudos em frente porque para o que pretendo preciso primeiro de dinheiro ... Mas acho que é uma boa opção estudar e ter uma boa formação.

Até podes ter "mobilidade" mas o problema é que se deixas de ter carcanhol, estas debaixo da ponte na mesma.

Sobre os 2000, estou a constatar que muitos emigrantes, parece que são um híbrido. Vivem a vida do país de onde saíram, tentando medir com o país onde estão.
O salário é grande? Só se for comparado com o português médio, aí sim, sem dúvida.
As rendas são caras? concordo, mas são caras sim, que se pode fazer?

Como disse a única vantagem que vejo é a tal liberdade de entregar o imóvel caso saias do país por ex como eu... assim deixas de ter esse encargo.
Eu pouco diferente vivo do que vivia em PT, não é por ganhar mais que tenho de gastar mais, pelo menos para já... queres que ande a tirar passes de Sky semanais de 500 CHF ? [:D] Que vá gastar 300 para comer fora ? É mais interessante para já integrar-me com os daqui (Suiços e derivados [:D]) para me poder movimentar casa vez melhor. [;)]

Cinco dígitos de poupança anual em Portugal, mesmo que seja 9999+1 parece me difícil.
Pegando claro, nos dados oficiais.

hehe lá estás tu a mudar isto para o lado que te interessa mais [:D] [;)]

10 mil euros de poupança num ano se for 1/4 do rendimento total de uma família, ou seja 40 mil euros limpos parece-me viável.

Para um casal ganhar 40 mil limpos/ano, ou seja cada um 20 ou seja cada um 1.500 limpos, falamos de ordenados de aproximadamente 2.500 brutos x 2 não é nada de outro Mundo.

A grande questão é sempre disciplina para poupar e poupar com que objectivos.

Lol maior parte dos licenciados está desempregado ou precário, e maior parte dos chefes ou ricos deste país não tem formação superior, enfim

hehe lá estás tu a mudar isto para o lado que te interessa mais [:D] [;)]

10 mil euros de poupança num ano se for 1/4 do rendimento total de uma família, ou seja 40 mil euros limpos parece-me viável.

Para um casal ganhar 40 mil limpos/ano, ou seja cada um 20 ou seja cada um 1.500 limpos, falamos de ordenados de aproximadamente 2.500 brutos x 2 não é nada de outro Mundo.

A grande questão é sempre disciplina para poupar e poupar com que objectivos.

É o tópico da poupança pah [:D]

Concordo com o que dizes, e felicito te pelas excelentes participações neste é noutros tópicos.[;)]

Isto de facto é o país dos baldes de caranguejos portugueses.

Ainda gostava de saber de onde cresce a raiva nos dentes de haver alguém que ganhe mais do que a média da mediocridade. É logo porque teve uma grande cunha, ou é filho de alguém, ou é da jota, ou subiu na horizontal no caso das mulheres.

Se ha casos? Ora evidente, mas isso há em todo o lado, não é só em Portugal. Na terra da liberdade e do liberalismo, os USA, é mato, e ninguém mexe nesse status quo.

O esforço, sacrifício, dedicação e privações, isso ninguém valoriza.

Isto é um assunto que me toca particularmente, pois venho de uma família de avós analfabetos agricultores, pais com a 4ª classe em que um deles estudou já em adulto, perfeita classe média, um ferroviário, outra professora primária do magistério de antigamente. Toda a minha formação e graus académicos foram em universidades públicas. Não caiu do céu.

Lol maior parte dos licenciados está desempregado ou precário, e maior parte dos chefes ou ricos deste país não tem formação superior, enfim

Tu baseias-te em que para afirmar isso?
Todos os meus colegas de faculdade estão empregados salvo raríssimas excepções, não têm nada de precário.

Não podes estar a falar a sério... 3/4 dos Portugueses ganham menos de 1000 euros brutos.
Não é à toa que várias pessoas dizem que quem frequenta este forum anda completamente alienado da realidade do país...

Voltar
Superior