Se for uma renda de 500, já pode ser?
[

]
Não convém, mas tens mais mobilidade porque a qualquer momento entregas a casa e ficas livre desse encargo.
Mas não recomendo.
Ruben agora desculpa, mas...
Ontem vi uma reportagem sobre uma miuda que apareceu morta, ela era do Luxemburgo, uma das amigas disse acerca do estilo de vida da defunta:
"sim ela tinha um grande salário... tinha... praí uns 2000 euros!... sim que o salário mínimo aqui é quase isso!"
Epá......
Não percebi bem se estavas a ironizar ou não, achas os 2000 muito ou pouco para o país em questão ?
É mesmo. Eu felizmente este ano rendi-me ao serviço público de ensino e poupo, portantos, 1000 e tal euros mensais mas não é a mesma coisa (obviamente...) ... Ainda assim, o valor poupado há de dar para enviar os meninos estudar para fora se quiserem compensando a qualidade mediana/fraca do ensino público.
Eu andei sempre no publico, como em qualquer escola tinha acesso a droga e álcool, boas e más companhias... Juntei-me as más porque assim tinha as costas protegidas (era meio traquina eu) mas nunca meti um cigarro sequer a boca nem sequer bebo álcool, muito mas muito raramente! Como vês é uma questão de escolhas.
Tive amigos que foram para privadas, apenas porque queriam facilidade, não sei o que é feito de muitos mas eu escolhi vir para fora e não me arrependo nem um bocadinho, o que ganho aqui mesmo não sendo fortuna é mais que suficiente para uma vida decente.
Se o teu miúdo ou miúda souber escolher não é a escola x que o vai impedir do que quer que seja, mas respeito a tua opção porque afinal de contas o teu dinheiro não me custa nada. [

]
Certo, não é fácil chegar a esses valores e mesmo assim não é grande coisa, mas penso que se estava a falar em 3k líquidos por casal. E sim, não é a flipar hamburguers, é depois de muito investimento financeiro e pessoal na carreira...
Eu estava a falar 3k líquidos por casal, é mais fácil mas mesmo assim... O investimento que falas as vezes demora anos a ser recuperado ou fica alguém com o prejuízo (pais por norma).
São os valores normais. Mesmo em creches IPSS, os valores mínimos andam nos 150~180€ e máximos em 330€, sendo que basta ganhares mil e poucos para chegares ao máximo. Eu tive sorte de conseguir menos de 400€ no sítio que escolhi, a segunda opção eram 480€+extras. Infelizmente é a nossa realidade e é por isso que andamos com taxas de natalidade ridículas e com envelhecimento da população.
O racional dos preços é simples, o ME limita o tamanho das turmas e mínimo de educadores, no caso do meu filho são 14 miúdos para 2 educadores. Com turma cheia a 350€/mês, consegues 4900€, onde cerca de 2900€ vão direitinhos para os custos dos educadores. Os 2k que sobram tem de chegar para alimentação, funcionários de suporte e administração, custos do espaço e outros tantos.
Em relação ao que está em Bold, são gestores, engenheiros ou as duas coisas em simultâneo. Tenho vários amigos a trabalhar no UK como contractors a ~500£ por dia, com contratos permanentes andam a volta dos 75~95k£/ano + benefits para funções técnicas, 12~140k£/ano para management.
Em França e Suíça os valores são ligeiramente mais altos, cá em PT andavam a volta dos 30k.
Como não podia deixar de ser estás a falar de gente com bons atributos profissionais, muito provavelmente gente muito experiente e que infelizmente faz falta em PT mas fizeram muito bem em sair, eu sai por menos e não me arrependi por isso eles não se devem ter arrependido por terem sido valorizados. Não quero que penses que estava a duvidar de ti, apenas queria frisar que para pessoas normais não é fácil ganhar milhares por mês como se pinta, muito menos em Portugal.
Como já disseram antes, 500€ é o custo normal para a prestação (ou renda) de um T2 num subúrbio "normal" de Lisboa (ou seja, nem é no Sky Restelo, nem na Cova da Moura).
E sim, 500€ também é a mensalidade normal para uma creche privada em Lisboa e arredores. Infelizmente, ao nível de creches, o serviço público fica muito aquém das necessidades, pelo que a maioria das pessoas não tem outra hipótese que não seja meter os filhos no privado. Para o ensino básico é que a oferta pública começa a ser suficiente. Até lá, ou tens a sorte de ter avós disponíveis para ficar com os míudos, ou vais mesmo ter de pagar...
Isso é quase ridículo (eu sei que o mercado se auto regula) mas não faz sentido, eu pago 650 por um estúdio (para quem não sabe, Suíça), com garagem, e tudo incluido (luz, agua, aquecimento, condomínio, limpa neves de inverno, lavandaria só pago para lavar, secar é de borla)... Se é caro ? Já começo a achar barato depois de ver esses preços, é que aqui alugo já uma casa com 1.5 por 1000 mensais com tudo incluido na mesma... no fim Lisboa não é muito convidativo para o proletariado. [

]
Gmigas o teu balanço é muito positivo e fico contente pois falavas muito em mudar de ares.

Esses valores que falas aqui na Suíça num restaurante portugês pago 24 CHF por um bitoque e salada e bebida e café a parte, onde eu trabalho o prato mais barato custa 38 CHF [

] uma boa costeleta de dry age custa facilmente 300 ou 400 CHF ... Por isso aproveita bem para comer fora. [

]