O que é uma boa poupança?

Falar em poupar um terço dos rendimentos naturalmente não será com salário mínimo e nem com o médio.

Pois claro.
Existem vidas muito dispares... tanta gente a passar necessidade...mas por outro lado existem casais na casa dos 30 e picos ainda sem filhos, ambos formados e encaixados em multinacionais em que ganham ambos razoavelmente bem e podem viver apenas com o salário de um se quiserem... imaginem a poupança destes casos!

Há de tudo...conheço pessoal que deve ter despesas mensais a rondar os 2500-3000€... vivem numa boa vivenda, carros recentes, filhos nos colégios, etc, etc

Uma boa poupança é aquela que nos faz sentir felizes, com todas as alegrias e dissabores que isso nos possa trazer.

Hoje em dia "Poupar" é um luxo a que só uma pequena minoria tem acesso, seja 10%, 20% ou 30% dos rendimentos. E não se preocupem que o problema não é só em Portugal, mesmo nos países ditos "ricos" o problema é igual.

Portanto, se estão no grupo restrito dos que ainda consegue poupar, dêm-se por contentes.....[;)]

Quando sou eu a dizer isto chamam-me maluco [:D]

Aliás, quando eu digo que gasto sempre acima de 500 euros por mês em supermercado (somos 3 em casa) não compreendem como é que eu consigo gastar tanto.

E olha que eu não compro porcarias no supermercado (guloseimas e afins). E compro muita coisa de marca branca.

Em casa somos 3 e mesmo sem fazer restrições devo gastar menos de 400€ por mês.
Durante a semana fazemos 2 refeições em casa, pequeno-almoço e jantar. Gasto a volta de 7€ por dia para preparar o jantar para os 3 (vá, 2.5), e podia gastar menos sem perder qualidade/equilíbrio. Acho que gasto quase tanto nas refeições fora aos fins de semana e alguns almoços a meio da semana do que em supermercado.

btw, há duas coisas que pesam e onde se pode poupar muito: fraldas e produtos de limpeza.
Praticamente a cada 1~2 meses há desses artigos com 50% de desconto. Sempre que apanho compro em mais quantidade.
Só em fraldas e detergente de roupa, poupo uns 30~40€ por mês.

btw, há duas coisas que pesam e onde se pode poupar muito: fraldas e produtos de limpeza.
Praticamente a cada 1~2 meses há desses artigos com 50% de desconto. Sempre que apanho compro em mais quantidade.

A minha pequena deixou no mês passado as fraldas, só as usando à noite.

Obrigado pequenita!apr:)

Isso dos gastos no supermercado vai depender de quantas refeicoes se fazem em casa.
Uma refeicao normalmente custa cerca de 3€-4€ por pessoa. Daí que fazendo uma refeicao por dia em casa dá um intervalo de 180€ a 240€ por mes para duas pessoas.

A isso tem que se juntar produtos de higiene e limpeza.

Aqui em casa o Supermercado anda pelos 500 euros ou um pouco mais por mês, mas somos 5.

Pois claro.
Existem vidas muito dispares... tanta gente a passar necessidade...mas por outro lado existem casais na casa dos 30 e picos ainda sem filhos, ambos formados e encaixados em multinacionais em que ganham ambos razoavelmente bem e podem viver apenas com o salário de um se quiserem... imaginem a poupança destes casos!

Posso dizer-te que no me caso o meu ordenado chegava para viver os dois e ainda poupar uma boa quantia por mês, agora com a namorada a trabalhar também podemos poupar cada um ma quantia ainda melhor! Para mim o facto de ela começar a trabalhar significou "apenas" um aumento de 650 CHF da poupança mensal, porque o dela é dela e o meu é meu mas para ele significou bem mais ... Mas não temos iPhones. [:D]

Quando referi carro e prestação, refiro-me que mesmo que o carro esteja pago é necessário ter-se poupado antes para o ter.

As despesas com alimentação são baixas, coloquei já um exemplo para baixo.

O objectivo foi demonstrar que não é fácil ter rendimentos para poupar 1/3 e que para 1/3 que era só razoável é necessário ter rendimentos desfasados da realidade.

A isso tem que se juntar produtos de higiene e limpeza.

Aqui em casa o Supermercado anda pelos 500 euros ou um pouco mais por mês, mas somos 5.

Quanto é que gastam em produtos desses? Uma pasta dos destes sao 1.5€, gel de banho idem, champo dura-me meses, o mesmo para o detergente da loica. Será assim uma despesa tao avultada? Onde gasto mais será talvez em papel higiénico. [:D]

Posso dizer-te que no me caso o meu ordenado chegava para viver os dois e ainda poupar uma boa quantia por mês, agora com a namorada a trabalhar também podemos poupar cada um ma quantia ainda melhor! Para mim o facto de ela começar a trabalhar significou "apenas" um aumento de 650 CHF da poupança mensal, porque o dela é dela e o meu é meu mas para ele significou bem mais ... Mas não temos iPhones. [:D]

Eu felizmente consigo poupar todos os meses mas também não me atiro para fora de pé nem ligo a luxos principalmente a gadgets e nunca se sabe se daqui por 1, 2 anos continua a entrar para casa o que entra actualmente. Já tive a mulher desempregada pouco depois do nascimento da minha 2ª filha.... Felizmente à alguns males que vem por bem e ela acaba por ganhar mais hoje do que antes de ter sido despedida à 5 anos atrás.
Se fosse uma vida apenas a 2, isto um pouco no seguimento do post anterior, o orçamento estaria folgadíssimo..se agora só na fatura do colégio anual para as duas ficam lá uns 10K...nem vou fazer contas depois a roupa, alimentação, calçado, seguros de saúde, médicos, farmácia, festas, actividades culturais, brinquedos, jogos, livros, etc, etc.

Quanto é que gastam em produtos desses? Uma pasta dos destes sao 1.5€, gel de banho idem, champo dura-me meses, o mesmo para o detergente da loica. Será assim uma despesa tao avultada? Onde gasto mais será talvez em papel higiénico. [:D]

Detergente e amaciador para a roupa, tira nódoas, produtos de limpeza de pavimentos e madeiras, detergente loiça manual e máquina, guardanapos, rolo de cozinha, pelicula aderente, prata, papel vegetal, champoo, amaciador, gel de banho, pasta de dentes, creme barba, laminas, papel higiénico, creme hidratante, protector solar, etc.

Depois pode haver coisas um pouco mais especificas como cremes especificos, etc.

Eu felizmente consigo poupar todos os meses mas também não me atiro para fora de pé nem ligo a luxos principalmente a gadgets e nunca se sabe se daqui por 1, 2 anos continua a entrar para casa o que entra actualmente. Já tive a mulher desempregada pouco depois do nascimento da minha 2ª filha.... Felizmente à alguns males que vem por bem e ela acaba por ganhar mais hoje do que antes de ter sido despedida à 5 anos atrás.
Se fosse uma vida apenas a 2, isto um pouco no seguimento do post anterior, o orçamento estaria folgadíssimo..se agora só na fatura do colégio anual para as duas ficam lá uns 10K...nem vou fazer contas depois a roupa, alimentação, calçado, seguros de saúde, médicos, farmácia, festas, actividades culturais, brinquedos, jogos, livros, etc, etc.

Estamos em situações muito diferentes nesse caso, eu e ela vivemos juntos a 1 ano e qualquer coisa e só desde ai é que comecei a ganhar melhor... Não temos filhos, não fumamos bem bebemos álcool, noitadas é no lençóis bar etc etc... Como deves calcular tudo isto ajuda a guardar umas boas notas ao fim do mês.
Agora tu com duas filhas e poupar já podes ficar bem contente porque filhos são uma fonte de despesa (falando em dinheiro).

Se estivesse em PT nem quero pensar em como seria. :sh)

Acho que 7500€ é uma boa poupança anual.
Há um par de anos conseguia poupar um pouco mais. Neste momento não consigo poupar isso. A renda de casa e a vida louca [:D] de Lx desgraçam um gajo!E isto "solteiro"

Gosto de acreditar que entre 5k e 7k é uma boa poupança. Se houver filhos à mistura é excelente mesmo

Acho que 7500€ é uma boa poupança anual.
Há um par de anos conseguia poupar um pouco mais. Neste momento não consigo poupar isso. A renda de casa e a vida louca [:D] de Lx desgraçam um gajo!E isto "solteiro"

Gosto de acreditar que entre 5k e 7k é uma boa poupança. Se houver filhos à mistura é excelente mesmo

Os filhos são uma tragédia financeira. [:D]

Quando olho para o recibo da escola e o valor é superior ao recibo do CH, vejo logo que alguma coisa não vai bem...[:D]

Detergente e amaciador para a roupa, tira nódoas, produtos de limpeza de pavimentos e madeiras, detergente loiça manual e máquina, guardanapos, rolo de cozinha, pelicula aderente, prata, papel vegetal, champoo, amaciador, gel de banho, pasta de dentes, creme barba, laminas, papel higiénico, creme hidratante, protector solar, etc.

Depois pode haver coisas um pouco mais especificas como cremes especificos, etc.

E compras isso tudo todos os meses?

Por aqui o rebento com 13 meses ainda gasta muitas fraldas e leite Nan 3, é um balúrdio ao fim do mês [:p]

Voltar
Superior