Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A roubalheira é total, no BCP uma conta com saldo superior ao valor de isenção e cobram à mesma. Os distraídos não se apercebem.
Os bancos tornaram-se instituições de mer**
(...)
Mas a poupança líquida cada vez me parece mais atractiva face bens físicos.
Eu também prefiro liquidez a bens, o problema é que a liquidez neste momento não dá grandes dividendos. Já um imóvel vai dando sempre algo, o que muitas vezes cria a ilusão de ser mais apetecível.
Se calhar por não ter grandes bens físicos e ter alguma poupança líquida (ando a ver se poupo para dar de entrada para uma casa), tenho exactamente a sensação contrária.
Um bem físico não poderá ser um pouco mais seguro do que o dinheirinho numa qualquer instituição que pode ir de vela a qualquer momento?
Mesmo para quem tem investimentos com rendimentos obtusos (IYKWIM [][
][
]) - não me posso rir muito porque ainda há pouco também tinha - a coisa não é sempre um bocado "etérea"? (com o mini crash de há algumas semanas, os meus parcos investimentos estão agora com um rendimento inferior a um DP, se precisasse de os mobilizar agora, bem que "perdia" dinheiro :sh))
Qualquer coisa que uma pessoa consiga arrendar com uma rentabilidade maior do que um DP não acaba por ser mais interessante?
A principal vantagem de um imóvel é a eventual grande valorização. Mas isso também é um risco.Eu também prefiro liquidez a bens, o problema é que a liquidez neste momento não dá grandes dividendos. Já um imóvel vai dando sempre algo, o que muitas vezes cria a ilusão de ser mais apetecível.
Também pensava dessa forma, mas depois de ter todos os rendimentos a começar nos 5% sendo que alguns vão bem acima disso, numa perspectiva de diversificação, já fiz contas e nenhum investimento imobiliário compensa. Teria de ter rendimentos acima disso para compensar o trabalho e as chatices e despesas de gerir o imobiliário e sem a vantagem de mobilidade e liquidez.
Porquê ilusão?
Se calhar por não ter grandes bens físicos e ter alguma poupança líquida (ando a ver se poupo para dar de entrada para uma casa), tenho exactamente a sensação contrária.
Um bem físico não poderá ser um pouco mais seguro do que o dinheirinho numa qualquer instituição que pode ir de vela a qualquer momento?
Mesmo para quem tem investimentos com rendimentos obtusos (IYKWIM [][
][
]) - não me posso rir muito porque ainda há pouco também tinha - a coisa não é sempre um bocado "etérea"? (com o mini crash de há algumas semanas, os meus parcos investimentos estão agora com um rendimento inferior a um DP, se precisasse de os mobilizar agora, bem que "perdia" dinheiro :sh))
Qualquer coisa que uma pessoa consiga arrendar com uma rentabilidade maior do que um DP não acaba por ser mais interessante?
A questão é que esses investimentos têm uma rentabilidade de 5%, ao preço de hoje. Amanhã podes lá ter -5%.
No início do mês eu também estava com ganhos anualizados na ordem daqueles que tu há uns tempos davas como "normais" e hoje, se for lá fazer as contas, a coisa deve andar nos 0,0x% [][
]:sh)
Quanto maior o potencial de rendimento, maior a volatilidade e o risco. Investimentos "seguros" dão o mesmo ou até menos do que um DP.
É isto. E tudo mais trabalhoso para chegar ao fim do dia e ter menos rendimento do que com investimentos financeiros.Ilusão porque deixamos de ter liquidez e se vendermos o imóvel ou empatamos novamente o dinheiro noutro ou temos de pagar mais valias.
Em muitos casos o dinheiro a render acaba por rentabilizar o mesmo.
Falando em períodos longos.
A exceção são os imóveis em zonas mais apetecíveis.
Bom post. Por isso é que não vejo uma casa como boa poupança.Isto existem variadas opiniões e não é fácil dizer qual será a melhor opção.
Para mim a principal desvantagem é que se fica sem liquidez. Se tivermos o dinheiro disperso por produtos financeiros diferentes (riscos e rentabilidades) e com prazos também eles distintos, existirá sempre algum que estará disponível de um dia para o outro.
Se o metermos no tijolo e cimento e de repente fizer falta o dinheiro, como é?
Outro ponto é que é preciso fazer muito bem as contas entrando com todas as despesas, para quem faz investimentos de compra de casa e se for (a crédito essas ainda aumentam mais), com o intuito de colocar o imóvel a arrendar para rendimento.
No acto da compra -> IMT, imposto de selo sobre a escritura, imposto de selo sobre o valor do empréstimo, registos, escritura.
Depois -> Juros, comissões do banco, seguros de vida, seguros da casa, condomínios, IMI, manutenção do apartamento.
Não sei se me escapou ainda mais algum item!
Quando for grande quero ser como o Obtuso.
Em quê? Ter bons rendimentos de capitais? Vai ao tópico da bitcoin que anda para lá pessoal a ganhar muito dinheiro...Quando for grande quero ser como o Obtuso.

Em quê? Ter bons rendimentos de capitais? Vai ao tópico da bitcoin que anda para lá pessoal a ganhar muito dinheiro...![]()